Nadal pode ser o Maior VENCEDOR de Todos ?



Rafael Nadal é indiscutivelmente o maior tenista de todos os tempos no saibro. Não precisa ter ganho o maior número de títulos na superfície, – Gullermo Vilas, 45, contra 36 do espanhol – basta ter batido o recorde no mais difícil deles e nestas conquistas ter superado outros grandes nomes no saibro e líderes do ranking como Roger Federer e Novak Djokovic. Só a parte física poderá dizer quantas vezes ele ganhará em Paris. Na plenitude, até o decacampeonato pode vir.

Fica claro que Nadal tem chances de se tornar o maior vencedor de todos os tempos em Slams. Não é nenhum absurdo afirmar isso se há mais de dois anos Roger Federer não vence um Major, fruto da evolução técnica e física de Nadal e Novak Djokovic. Nesse período Nadal reduziu a vantagem de 16 a 7 para 16 a 11 e só não encostou por conta do nível absurdo de tênis do sérvio. O mais importante para Nadal é que as últimas vitórias sobre o sérvio lhe injetam confiança para derrotá-lo também em outros pisos.

Fazendo a média de que Nadal ganhe quatro Slams a cada dois anos, para 2015 ele poderia passar o suíço. Poderemos ter variáveis por esse caminho. A tendência é que com 28, 29 anos Nadal não tenha mais aquele pique todo que ainda lhe resta. Andy Murray pode dar aquele passo a mais que está faltando assim como Juan Del Potro pode beliscar um ou outro Major ou quem sabe uma nova promessa despontar.

Federer ainda pode vencer um ou outro Slam, mas cada vez tem menos chances. Apesar de pouco falar abertamente, ele constantemente vem sofrendo com problemas físicos, costas e agora quadril, o que limita quando com os dois melhores do mundo em melhor de cinco sets. Suas maiores possibilidades ficam em Wimbledon e o US Open, torneios que se adequam melhor ao seu estilo agressivo. Mesmo assim nas últimas temporadas ele falhou.

O fato de Nadal concretizar e poder ultrapassar Federer não o colocará como o maior de todos os tempos do tênis e sim um dos maiores. A discussão sempre vai continuar. Afinal os estilos, épocas e gerações são diferentes. 

Deixo a caixa de comentários aberta. Será que Nadal alcança Federer ? Ou o suíço pode ressurgir ? E qual fora dos top 3 pode quebrar a série de 32 Slams vencidos por Federer/Nadal/Djokovic nos últimos 35 disputados ? OPINE!



MaisRecentes

Djokovic a caminho de recordes



Continue Lendo

Indomável, Djokovic agora postula ida ao Nº 1. Brasil tem por quem torcer



Continue Lendo

Del Potro pisa mais forte que Nadal no US Open. NextGen ainda não embala



Continue Lendo