Nadal pode ser o Maior VENCEDOR de Todos ?



Rafael Nadal é indiscutivelmente o maior tenista de todos os tempos no saibro. Não precisa ter ganho o maior número de títulos na superfície, – Gullermo Vilas, 45, contra 36 do espanhol – basta ter batido o recorde no mais difícil deles e nestas conquistas ter superado outros grandes nomes no saibro e líderes do ranking como Roger Federer e Novak Djokovic. Só a parte física poderá dizer quantas vezes ele ganhará em Paris. Na plenitude, até o decacampeonato pode vir.

Fica claro que Nadal tem chances de se tornar o maior vencedor de todos os tempos em Slams. Não é nenhum absurdo afirmar isso se há mais de dois anos Roger Federer não vence um Major, fruto da evolução técnica e física de Nadal e Novak Djokovic. Nesse período Nadal reduziu a vantagem de 16 a 7 para 16 a 11 e só não encostou por conta do nível absurdo de tênis do sérvio. O mais importante para Nadal é que as últimas vitórias sobre o sérvio lhe injetam confiança para derrotá-lo também em outros pisos.

Fazendo a média de que Nadal ganhe quatro Slams a cada dois anos, para 2015 ele poderia passar o suíço. Poderemos ter variáveis por esse caminho. A tendência é que com 28, 29 anos Nadal não tenha mais aquele pique todo que ainda lhe resta. Andy Murray pode dar aquele passo a mais que está faltando assim como Juan Del Potro pode beliscar um ou outro Major ou quem sabe uma nova promessa despontar.

Federer ainda pode vencer um ou outro Slam, mas cada vez tem menos chances. Apesar de pouco falar abertamente, ele constantemente vem sofrendo com problemas físicos, costas e agora quadril, o que limita quando com os dois melhores do mundo em melhor de cinco sets. Suas maiores possibilidades ficam em Wimbledon e o US Open, torneios que se adequam melhor ao seu estilo agressivo. Mesmo assim nas últimas temporadas ele falhou.

O fato de Nadal concretizar e poder ultrapassar Federer não o colocará como o maior de todos os tempos do tênis e sim um dos maiores. A discussão sempre vai continuar. Afinal os estilos, épocas e gerações são diferentes. 

Deixo a caixa de comentários aberta. Será que Nadal alcança Federer ? Ou o suíço pode ressurgir ? E qual fora dos top 3 pode quebrar a série de 32 Slams vencidos por Federer/Nadal/Djokovic nos últimos 35 disputados ? OPINE!



  • Otávio Lima

    É dificil até o Nadal passar os 16 Majors imagine se tornar o maior de todos os tempo. Mas se o Nadal ganhar Wimbledon esse ano, posso até mudar de opinião..

  • Vandenberg Gouveia Dias

    É uma possibilidade real. Nadal tem um estilo de jogo absurdo. Quem poderá responder essa pergunta é Roger Federer. Se suiço ressurgir esse ano em WB e USOpen esse ano, a resposta é não. Mas se Nadal vence um desses dois pelo menos, e o suiço falhar novamente. A tendencia é que o espanhol se torne o maior de todos. Não acredito mais no Nole, nem no Murray. É Nadal o homem a ser batido.

  • Ricardo Lourenço

    Fabrizio não acredito que Nadal passara Federer pelos motivos obvios, o fisico. Acho que ele joga mais este e o outro ano em alto nivel. Federer por sua vez tem lenha de sobra para queimar e acredito que ele vença mais um 3 slams, o fato é que nos momentos cruciais tem falhado mas fica claro que desde o ano passado tem jogado muito, tirando o aberto da França. Acredito que Djokovic, Del potro, Berdych começarão a dar algum tipo de trabalho e passarão a dominar. Quanto ao Murray acho que ele possa sim dar trabalho tem jogo de sobra para isso precisa ganhar um Slam para deslanchar só que tem que trabalhar muito o mental.

  • João Antonio

    Acho pouco provável que Nadal chegue aos 16 Slams, chutaria que ele vence mais uns 3 ou 4… Ainda não vejo o Nadal ganhando do Djoko em Wimbledon ou US Open. Caso o Nadal vença Wimbledon ou US Open ainda esse ano, aí sim já começarei a acreditar que ele conseguirá chegar aos 16 Slams…

    Acredito que há uma pequena possibilidade de o Federer ainda ganhar mais um Winbledon (para igualar Sampras) ou US Open.

    Resumo: Nadal = 14-15; Federer 16-17

  • Sandro Ferreira

    Realmente incrível a qualidade que possuem para jogar tênis esses três talentos. Talves eles não fossem tão bons sozinhos. Parece aquele desenho do Dragon Ball Z, onde sempre aparecia um adversário mais forte, fazendo com que um adversário mais fraco treinasse forte para alcançar o mesmo nível. Não sei quem vai ser o melhor, mas é um prazer assistir eles jogando, como naquele lobby que o Nadal devolveu por baixo das pernas no Djokovic. Sensacional.

  • Rafael

    Acredito que Nadal não vá ultrapassar Roger na quantidade de Slams…O suíço certamente vai vencer mais alguns e Novak também vai se aproveitar dessa….Enfim, a discussão é ótima e independente do que acontecer já é um maiores tenistas de todos os tempos.

  • Fernão

    Fabrizio,

    Acho difícil o Nadal chegar lá. Vai depender muito de seu preparo físico, do tênis do Djokovic (que pode impedi-lo em todos os outros slams) e, claro, do Federer não ganhar mais nenhum ( e ele tem chance em Wimbledon e US Open). Fora a possibilidade de aparecer outro tenista no caminho, como por ex. o Del Potro ( se estiver em noa forma física).
    Mas com certeza vale a pena acompanhar! Rs

  • Ronaldo Ponce

    Pode vir a ser nos números mas nao tem como comparar épocas distintas. é igual comparar messi com pelé. messi dá de dez no pelé levando em conta os dias de hj mas na época o pelé era o melhor disparado.

    • Marcos

      Concordo com você Ronaldo. Eu admiro demais o estilo de Roger jogando, as vezes me irrito pois parece que nem suar ele sua, de tão leve que é seu estilo de jogar. Porém, peço vênia aos seus admiradores, mas tenho de ser realista. Não se pode dizer que foi melhor em sua geração se não pode ser melhor ou mesmo vencer mais vezes seu principal rival. A geração Federerx Nadal ja esta no fim. O suiço deve jogar por mais uma ou duas temporadas, pois ja declarou isso abertamente, pois não tem tempo de cuidar e acompanhar o crescimento de suas filhas e isso o esta encomodando muito. Rafa, se continuar a jogar em alto nivel e dependendo também do nivel quem Novak, podemos ter esses dois travando a disputa de mais uns 15 titulos de majors em alto nivel. Vai depender de quem conseguir manter o foco e a saude em dia. Eu sou torcedor do tênis, mas admiro a raça de Nadal, que mesmo sem ter o arsenal de Roger, consegue impor seu jogo se forma impressionante e consistente. Desejo que ele ganhe muitos mais Grand Slans, mas minha vontade agora é vê-lo vencendo Wimbledon, USOPEN e AOpen novamente, pois ai sim, ganhando de novo nessas quadras, eu poderia acreditar que ele pode SIM ganhar uns 16,18,20 Grand Slans.

  • André

    Dificilmente o Nadal passará na frente do Federer em semanas no topo.Só nesse ponto acho que já damos um basta na discussão. Isso sem contar estilo de jogo, pois claro que o Nadal é o mais raçudo, claro que é o q mais corre, o q chega em todas, o q devolve mais, mas que o jogo dele geralmente é feio isso é! Prefiro assistir a qualquer jogo do Nalbadian ou delpotro do a os do Nadal.

    • Marcão

      OBRIGADO ANDRÉ!!! C O M P A R T I L H E I !!!

      • rui

        tambem assino por baixo..sem duvidas ver um jogo do nadal e super xato…

    • Willian Lopes

      Concordo contigo André, além de tudo isso que vc disse, não existe essa possibilidade pelo que o Federer vem jogando ultimamente mesmo sendo 4 ou 5 anos mais velho que Nadal e Djokovic, acredito que ele vai manter esse alto nivel de jogo por mais umas tres ou quatro temporadas, levando em conta que quatro temporadas são 16 Grand Slams, acredito que o Federer ganhe mais uns 04 ou 05 Grand Slams, passando dos 20, pode ser exagero, só que o Federer cuida muito do físico e o Nadal já está sentindo o desgaste de jogar por mais de 05 horas algumas partidas principalmente contra o Djokovic, enquanto o Federer não se desgasta tanto quanto os outros dois, só discordo sobre o estilo de jogo do Nadal, tem tenistas que jogam mais feio que ele, como o Tsonga e o Ferrer por exemplo e além dos jogos do Nalbandian e do Del Potro eu coloco também os jogos do Berdych ou Soderling.

  • Julio

    Nossa, quanto papo furado.

    • luis rabelo

      isso é pra quem gosta, e pra quem entendi, que não é o seu caso..

  • RAFAEL FLUMINENSE

    Só LLEYTON HEWITT!!! E logo no aniversário de 10 anos da sua conquista em Wimbledon!!!

  • Acho que dizer que algum jogador é o maior de todos é impossível justamente por essa questão de nao podermos comparar jogadores de épocas diferentes,acho que o grande barato vai ser dizer se o Nadal é ou não é maior do que Federer.Hj em dia já é bem possível essa comparação,afinal de contas os dois já alcançaram grandes feitos,eu sinceramente acho que o Nadal já pode ser considerado melhor que o Federer,afinal de contas ele tem um retrospecto muito favoravel em jogos entre eles e se analisarmos o retrospecto de cada um com os outros jogadores do circuito o Nadal ainda deve levar um pouco de vantagem,além disso acho que o Federer ganhou tanto de Nadal pelo fato de ter pego um Nadal ainda em amadurecimento contra ele em seu auge,depois que os dois estavam mais ou menos no seu auge,2008-2009 por exemplo,o Nadal já começava a dominar,outra questão da qual poucas pessoas falam é do fato do Federer ter pego quase que uma “entre safra” de jogadores,ele teve grandes adversários,sem dúvida,mas a maioria em final de carreira ou em começo de carrera durante sua época vencedora,além disso,vamos ser honestos que se dois grand slams fossem jogados no saibro ao invés do piso duro,com certeza teriamos ai pelo menos um placar de 14/13 em grand slams entre nadal e federer,digo isso pois vai ter muita gente dizendo que o Federer ainda é melhor pois tem mais slams,o interessante é que todos esses fatores separados nao justificariam eu dizer que o Nadal é melhor que o Federer,porém com todos eles juntos,não fica tão dificil assim dizer que o Nadal é maior…as pessoas se esquecem que apenas ter mais talento ou ser mais capacitado em algo nao faz necessáriamente essa pessoa melhor.

    • rui

      se formos por essa teoria,davydenko e melhor do k o nadal,tem vantagem de 5-4 no duelo mano a mano..rsrsrs outra vez a historia de que se houvesse mais slams em terra batida o nadal teria mais…pois,assim seria o melhor,sem duvida pois e o melhor de sempre nessa superficie…mas e se fosse todos em relva ou em quadra dura? nadal so teria 4 GS….POR AMOR DE DEUS…roddick,hewit,safin,nalbandian e etc sao da geraçao de federer,no seu auge,nao foram estes grandes jogadores? so nao ganharam mais porke federer nao deixou,basta rercordar k roddick perdeu 4 finais de GS para fed…agora ha gente k nao entende e nada de tenis e so vem aki falar besteira…por exemplo,ao nadal falta lhe um titulo k a meu ver e mt importante,atp masters final…afinal sao os melhores dos melhores k jogam esse torneio,e nadal mesmo jogando ja mts vezes o torneio, nunca ganhou nenhum…porque sera?

  • LUQUES

    FG. Se continuarem a fazer esses sorteios onde a chave do Nadal só ficam os tenistas defensivos, Ferrer, Murray, e na chave do Djocko sempre está junto o Federer, e outros tenistas que atacam o adversário como: Del Potro, Berdych, Cilic. Assim o Nadal chega a 25 slans.

    • Fabrizio Gallas

      É sorteio. O Federer na época áurea dele como número 12 tinha uns sorteios bem bacanas também. Isso varia muito.

    • Joao Paulo

      Ta discutindo SORTEIO? o nome ja diz tudo! acha ve é montada pelo SORTE! nossa

    • Deco

      Uma resposta ao Lukes,,antes de tudo um um abraco pra voce.Na semi deste ano de Indy Wells quem estava com Federer?=Nadal,,,No Aberto da Australia deste ano quem estava com Federer?=Nadal,,Quem estava nas oitavas de Wimbledon com Del Potro?=Nadal,,ainda ano passado em Madri quando na semi o Djoko pegou o Belucci(que seria o Muray)quem estava na semi com o Federer?=Nadal,em Miami ano passado quem estava com o Federe na semi=Nadal,,entao voce nao pode dizer que so pega jogadores defensivos na chave do Nadal e so ver o retrospecto,,,.Quanto ao Joao e ao Marcao eu diria que voces tem razao,,durante sete anos de 2005 a 2012 menos 2009 choveu demais ,diria caiu um diluvio em Paris,,e por isto que o Nadal ganhou todos os jogos,,,,e o Djokovic que estava la em todos e joga bem em chuva,nao ganhou nunca por la…concordo com voces porque sera ne?No mais a comparacao e interessante pela polemica,,se o Nadal chega ao Federer nao sei,,mesmo porque o Federer tem condicoes de ganhar mais slams ainda,e o Djoko tambem assim como o Nadal,,e talvez outros do circuito belisquem algo,,mas os tres sao diferenciados e isto e legal neste esporte,nao fica em torno somente de um,,,,e quanto a dizer que o Nadal tem jogo feio,,eu faco uma pergunta somente correria e pancada levaria um cara a ganhar tanto igual ja ganhou?Em todos os pisos,claro que mais no saibro,,,mas so pra lembrar 21 masters,11 slams,50 titulos no total,68 finais,e o cara so tem 26 anos,,maior aproveitamento de vitorias do circuito em slams,melhor retrospecto contra todos no circuito, inclusive contra Federer e Djokovic,pessoal para ,porque esta perseguicao com o espanhol,o cara joga demais voces tem que admitir,,,apesar de terem suas opinioes,,,mas contra numeros e fatos nao tem argumento,,, Abracos,

      • Simone Affonso

        Prezado Deco,

        como é prazeroso ler comentários consistentes!! Estou contigo e ratifico que não há satisfação maior do que ver Rafa Nadal jogando com toda a sua extraordinária técnica e RAÇA!!!! Vai ultrapassar todos e já é o melhor de todos os tempos em todos os sentidos!!! Abçs!

        • Deco e Simone,

          Realmente é prazeroso ler estes comentários!
          Assino embaixo tudo que escreveram.
          É o maior tenista de todos os tempos, além de ser um ser humano excepcional e carismático.
          Valeu mesmo,
          Abs.,
          Nadalistas

  • Mário Fagundes

    Bom dia, Fabrizio!

    Como torcedor de Federer é duro admitir a possibilidade concreta de Nadal ultrapassá-lo em número de majors e, com isso, tornar-se o maior vencedor de slams da história. Entretanto, não acredito (e já afirmei isso há um tempo atrás) que o espanhol mantenha seu impecável físico pelos próximos anos. Haverá uma natural queda de explosão, de velocidade. Nadal, maior de todos os tempos? Não, não mesmo! Nadal será sempre uma referência de superação, de garra, de vontade, de excelente atleta, de dedicação, etc. Quanto a Nole, este não vai se conformar com as últimas derrotas para Nadal e vai buscar evolução de seu jogo para voltar a vencer. A situação para Federer é mais complicada, já que o tempo é um adversário impiedoso. Mas creio que ele consiga manter um tênis de alto nível por mais 4 anos e que até admita fazer alguns ajustes em seu jogo, como fizeram seus principais rivais. Haverá chances de ganhar mais 3 ou 4 slams, inclusive algum neste ano, em Wimbledon. Mas como é sabido, o suíço tem como principal meta para 2012 ganhar as olimpíadas, em Londres. Um outro vencedor de slams que naõ seja um dos top 3? Vejo a maior possibilidade em Berdych e um pouco menos em Tsonga.

  • Junior

    Não gostos dessas comparações acho que o Federer é o melhor jogador que vi jogar, pois tem muitos golpes, uma técnica que nunca vi em nenhum outro, se o nadal o passar em Slans parabéns a ele, mas acho que isso não quer dizer que ele seja melhor ou pior do que Federer, Sampras, Nole, Agassi entre outros. Acho que cada um tem sem merito e suas caracteristicas, então vamos aguardar o que a Historia vai nos mostrar, só sei de uma coisa sou feliz por ver esses caras jogarem

    abraços

  • Igor Fernandes

    Acredito que Nadal tenha grandes possibilidades de bater o recorde de Slam. Federer só ganhará caso não enfrente Djokovic e Nadal no meio do caminho. Caso o faça acho dificil em 5 sets. 1 contra 5 avalio as chances do suiço sair vencedor. Apesar de ser fã incontestável do Federer sei que a idade pesa para o tênis. Fora do top 3 acredito que possam surgir outros campeões de Slam sim, nomes como Del Potro que na minha opinião é o verdadeiro integrante do Top 4, Berdych que se estiver em uma boa semana é muito perigoso para esses 3 jogadores. Fora do Top 10 só vejo um tenista com chances em um futuro proximo que é o Milos Raonic, a evolução técnica do canadense nos próximos 2 anos irão mostrar o futuro deste talentoso jogador.

  • Leônidas Vieira

    Caro Fabrízio.

    Implica em muita pretensão ao se afirmar Roger Federer como maior de todos os tempos, pois, a história do Tênis mundial, têm mais de 100 anos. Roger, sem dúvida, é um dos maiores, não somente pelos títulos, mas também pelo seu estilo de jogo técnico e agressivo. Porém, cabe salientar, que Roger, nos últimos anos, tem demonstrado desequilíbrio emocional durante as partidas e amplas variações em seu jogo, ou seja, vêm sendo dominado pelos seus principais adversários como alguém de ranking distante. Não se tira os méritos deste exímio jogador, entretanto, seu golpe de esquerda, por exemplo, é um indício de uma deficiência técnica que não pode ocorrer com os grandes campeões. Quanto ao Nadal, este pode sim ultrapassar Federer em números de Majors, podendo sim entrar como maior vencedor deste tipo de torneio, o que também não vai caracterizá-lo como Maior de Todos os Tempos. Sabemos que este, também possui deficiências técnicas, bem como apresenta um tênis em que não agrada a todos, e contudo, de fato, é muita pretensão afirmá-lo, em caso de record em Grand Slans, como o Maior da História. Teremos quebras de records, mitos sendo revelados, etc. Destarte, opino com consciência: Nadal sim, a meu ver, é o maior do Saibro, e talvez o jogador mais competitivo da história, no quesito mental e raça, e com esses atributos, pode se beneficiar de mais records. Quanto a Federer, pode sim, entrar como jogador mais elegante da história, o mais técnico, porém, afirmá-lo como Maior de Todos os Tempos, é descartar grandes mitos do passado e do presente, que em muitas ocasiões, o fizeram perder como juvenil em quadra. O que se coloca é: somos privilegiados em viver nos tempos de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, grandes campeões, disputando cada bola em cada torneio. São histórias a contar para nossos netos destes grandes mitos que já marcaram a história do Tênis mundial.

    • NASMONE

      Boa Leônidas, muito sensato seu comentário. Determinar o maior de todos os tempos é complicado, principalmente, porque sempre tendemos a achar melhor o jogador pelo qual torcemos. Cada jogador tem suas qualidades e dificuldades incontestáveis. Ao invés de discussões quanto ao melhor, porque não nos sentirmos privilegiados por podermos desfrutar da mesma época desses grandes jogadores? Espero que ainda possamos ver outros GRANDES surgirem e brilharem, e que os deuses do tênis continuem nos brindando com bons momentos no tênis!!! Abraços a todos.

    • marta

      Concordo com tudo que você falou.

      Não existe classificar um jogador como maior de todos os tempos! … simplesmente pelo fato de que não se pode comparar épocas e estilos diferentes … Existe a possibilidade real de nadal superar Federer em números de slams … torço para que isso aconteça!

    • Pedro

      caro Leônidas Vieira, vc citou que à um indício de uma deficiência técnica no backhand de Federer, como todos sabem o backhand de federer e um de seus melhores golpes, basta vc observar que quem joga com apenas uma mao e muito dificil atacar uma bola muito alta, pois e difícil gerar muito spin com a bola muito acima da cintura, vc pode notar a grande diferença do uso do backhand de Federer no piso duro e no saibro. Nadal como nao e bobo fica dando “baloes no backhand de Federer” ate que ele devolva a bola de uma maneira fácil de atacar, Djokovic tbm esta fazendo isso com Federer, talvez a unica maneira do suíço voltar a ganhar seria mudar o backhand para duas mãos, porem eu já li em uma entrevista em que perguntam a Federer se ele faria isso, ele respondeu que para isso teria que voltar aos seus 12 anos de idade.

  • Fabrizio. Tudo bem? Sou de opinião semelhante à sua. Inclusive enviei um comentário dois dias atrás
    no blog saque&voleio. Se não tiver nenhuma lesão séria, acho que Nadal leva ainda + 3RG, + 2W(uma já em 2012), +1 AO,+ 1 USOpen, + 1 Olimpiadas, +3 Davis e no mínimo +7 Masters 1000. Como disse Borg, recordes difíceis de serem batidos um dia. Abraço

  • diego

    Belo post! O Nadal pode sim superer o Federer em Slams, ainda é muito difícil. Acho q o Nadal ainda jogue dessa forma por mais 2 anos. Acredito tbm q o suíço ainda erga uns 2 Slams (WB e US).
    Quem dominará o circuito após era Federer/Nadal/Nole serão Murray atrapalhará e muito o Nadal pra se tornar o maior vencedoor em Slams, Delpo (pra mim o melhor dessa nova geração) e o Raonic. O Federer termina a carreira com 18 ou 19 Slams, Nadal com 14 ou 16 Slams e o Nole com uns 12 Slams. Sou fã do suíço e não escondo o desprazer de o mesmo ser superado pelo seu maior rival, é possível? sim, difícil? tbm. Mesmo superado Federer ainda continuará sendo o melhor de todos os tempos! Go Federer.

  • o nadal pode ganhar 30 slam, e mesmo assim o federer sera o melhor de todos!

    • marcos

      Se ele é tão “melhor” assim, porque não consegue vencer seu maior rival? não se pode dizer que foi o maior da história se não foi o maior de sua geração?.

  • Joao Alves

    Kkkkkkkk se continuar chovendo todo ano em roland garros tem uma chance dele encostar no suíço. Mas falando do Federer, acho q se ele nao ganhar wimbledon ou o us open esse ano nao ganha mais slans em sua carreira, infelizmente. Se ele ganhar um desses dois esse ano sua confiança aumenta e ai entra na briga de novo. Acho q o tsonga é um que pode beliscar tb alem desses q vc falou. Valeu

    • Marcão

      Vamos cobrir a quadra central de RG… aí Nadal estará morto!

      • Como voces são ridiculos e pobre de espirito!
        Calem-se, quanta asneira!
        Rafa é o maior de todos os tempos, inclusive em terra batida, ponto e basta!
        A chuva que caiu de um lado caiu do outro, não é?
        O problema é que o destemperado do Djoko, não teve competência, com muitissimos erros não forçados e dupla falta num ponto crucial.
        Hora pessoal, ninguém precisa ficar justifando isso ou aquilo, todos nós, temos o livre arbítrio de torcer para quem quer que seja. Ok?
        Abs. Nadalistas,

        • André

          Sandra, com todo respeito… O Nadal é só um cara q corre mais que os outros. Sinceramente não dá prazer em assisti-lo jogar. Estar entre os melhores da história É Mérito dele claro!! Só acho engraçado como a maioria das pessoas torcem somente para quem está no topo e nao por qualidades ou melhor por um estilo de jogo mais bonito que um tenista tem.

          • marcos

            Dor de cotovelo…desculpa de aleijado é muleta, choveu e dai? que culpa que o jogador tem? ahh ele deve ter um acerto com São Pedro né??? quanta besteira que vejo aqui. Cada um tem seus méritos, um com todo seu arcenal de golpes, outro com menos recursos mas com um equilibrio mental que nunca foi visto desde B’jork Borg. Sempre vejo as mesmas desculpas. Se o Nadal perde é porque ele ta acabado, que seu jogo é ruim. Agora, se ele vence…ahhhh o adversário estava machucado, a quadra estava pesada, a chuva colaborou…e inumeras bobagens a fim de desqualificar quem ja conquistou seu lugar na história. Admiro por demais Roger, principalmente seu estilo limpo, bonito de jogar…nem sua… Mas prefiro a garra a raça de quem mesmo sem tanta qualificação técnica, consegue se impor e ser melhor que seu principal rival.

  • Theago

    Nadal nunca será o maior de todos os tempos, mesmo que passe o número de slams do Federer, pois seu estilo de jogo não agrada quase ninguém, pois chega a ser ridículo seu estilo de jogo quase sempre na defensiva e sem variação alguma, é muito limitado tecnicamente.

    • Marcão

      Theago! Assim vc ofende as Nadaletes, falando descaradamente estas verdades!

      • marcos

        Interessante que o cara tem tantas limitações e mesmo assim consegue ser melhor que seu principal adversário…se sendo pior ele é melhor…ahhh meu amigo ele é um gênio..rsrsr,,,,ahhh marcão…a mãe vai bem????Nadalete…rsrssr quanta bobagem sai de poucas bocas…

    • Antonio

      Cara, pelo jeito você nunca jogou tênis. Você não imagina a técnica necessária para colocar tanto spin na bola. A mecânica do movimento do Nadal é incomum.

  • Edmárcio Santos

    Quanta maionese no blog… bastou o Nadal ser super beneficiado para ganhar RG esse ano que agora pode tudo… meu deus… caiam na real.

    • Edmárcio Santos

      E antes que venham falar… o Nadal tava com o rabinho preso no meio das pernas no domingo e deu GRAÇAS A DEUS que a chuva mudou o jogo para a segundo… No melhor de 5 sets direto em RG Djokovic tah assombrando o Nadal…. mas sorte tb conta neh.

      • É uma lástima voce escrever tanta asneira!

  • Luzio

    Minha opinião sobre Nadal,este cidadão tem muinta raça,e uma força mental incrivel temos que admirar,mais seu jogo é muinto feio chato,bolas altas,eslaicinho o tempo todo tirando o ritmo acredito até que seu pelido nos torneios deve ser o Lixeiro,pois não tem vergonha de fazer o feio
    só manda lixo para o outro lado,agora como o que vale é a vitória fazer o oque,vamos aguardar um dia aparecer algum tenista que goste de fazer uma faxina,rsrs Luzio sorocaba.

  • Não sei vai depender, muito do fisico do nadal, concordo com o amigo Joao alves, se o federer nao ganhar wimbledom ou us open esse ano nao ganha mais nada. mais acredito que o nadal chegue a pelo memos 14-15 titulos. o que já é muita coisa pois independente disso já escreveu seu nome na historia. para futuro dentro de 1 a 2 anos aposto em milos raonic, acho que esse ano ele já pode surpreender em wimbledom e no us open beliscando quem sabe uma semi-final ou até final.

  • Maria S. Braga

    Não é possivel comparar estilos diferentes , e muito menos dizer que é o maior ou melhor e todos os tempos.Não devemos nos esquecer dos grandes idolos do passado e que escreveram a história do tenis ; A nós que gostamos do Tenis , nos cabe agradecer aos deuses do olimpo , por nos permitir viver na era desses grandes Jogadores , como Federer , Nadal e Nole , assim como Murray , Tsonga , Almagro e Del Potros , que nos faz ficar , e sem sentir , horas diante da televisão assistindo duelos de força fisica e mental , de técnica , torcendo sempre para que haja um game a mais , para que o espetáculo continue.Preferencias , todos temos a nossa , mas não podemos negar a grandeza de outros em nome de nossas preferências. A mim me encanta o posicionamento elegante de Federer , dentro e fora das quadras , assim como me encanta a raça , a força fisica e mental de Rafa , e a persistencia de Del Potro.Todos são grandes e merecem respeito por tudo o que já fizeram e certamente ainda farão pelo Tenis.
    Não posso deixar de mencionar o orgulho que senti , no Domingo , ao ver o GUGA , sendo ovacionado na quadra de Roland Garros , e do respeito com que foi entrevistado pelos reporteres espanhois , assim como me orgulho de Meligeni comentando os jogos , e relembrando os seus feitos , com humildade , dizendo que tem uma fita de video do jogo que ganhou do Federer , porque tem dias em que ele acorda e pensa que sonhou ter ganho o jogo , e então ve a fita para se convencer da verdade ; enfim todos são grandes , todos são bons , todos buscam fazer o melhor e por isso merecem nosso respeito.Agora se é para torcer por algúém , embora já tenha quase setenta anos , eu sou mais …… a raça , a força e o carisma do ……..NADAL

  • Rogério

    Olha, Fabrizio, esse tal de Edmarcio – é demais, o Marcão – aumentativo só no apelido, eles enchem o saco com as mesmas ladainhas em seus posts. Melhor seria uma suspensão temporária, pelo menos não precisaríamos ler tanta bobagem. As vezes penso que devem ser crianças, considerando a linguagem primária dos comentários. Falam eternamente dos sorteios que beneficiam Nadal, parecendo que não sabem como os sorteios de grand slam, masters, etc. são feitos com a imprensa presente, com jogadores, patrocinadores e convidados. Se assim fosse, será que o sorteio também não beneficiou Federer? ou Kamke, Ungur, Mahut e Goffin viraram craques? Parece que não adianta você repetir inúmeras vezes! Tira esses meninos daí, quem sabe eles vão ler um livro!

  • marcelo

    Ninguém pode decidir quem é o maior de todos os tempos. Para is so existem os números…federer é o maior qdo o assunto é slams e em consequência o maior de todos os tempos(cara q mais venceu os maiores torneios). Se o nadal vai passar algum dia, eu não sei. Mas se passar não haverá o q contestar. Podemos go star mais desse ou daquele jogador, mas os números estão aí…caso contrário, podemos pegar a taça da copa de 82…ou algum outro time agradava mais? Agora nos resta assistir e torcer para nossos favoritos…

  • pessoal!magnífico o comentário de vocês, mas eu ainda continuo com a opinião de que o NADAL NUNCA poderá ser chamado de maior de todoS os tempos(pode sim e acho até que vai ser o maior vencedor de grand slam, ELE É O MAIOR DO SAIBRO, É TAMBEM O MAIOR BALOEIRO DE TODOS OS TEMPOS rsrs joga muito feio, não arrica quase nada…)mas já postei que em suma será assim:
    NADAL:16 PESSIMISTA,17 REALISTA, 18 OU MAIS OTIMISTA
    FEDERER:16 PESSIMISTA, 17 REALISTA, 18 E NADA MAIS! se ganhar wimbledom este ano e ou US open ainda este ano( sim acho este ano o “ULTIMO SUSPIRO” do Federer; até nem tanto pela parte física mas sua vontade deixará de existir se não faturar um slam este ano.
    DJOCOVIC:13 PESSIMISTA, 14 REALISTA, 15 OU 16 sendo muito otimista.

  • Sobre este post, acho, na minha humilde opinião, independente de ser fã incondicional do Rafa.
    Pelo fisico, raça, determinação, força mental, tem evoluido muito em vários golpes, seu reves, forehand e backhand tem funcionado muito, tem ido bem mais a rede, enfim técnicamente ele está cada dia melhor, e aliado a tudo que ja escrevi acima, creio que ele poderá passar o Federer em GS, até porque acho que Federer não fica muito tempo em atividade.
    Enfim, quem viver verá!
    Abs.,

    • Sandra,sou fã incondicional do Rafa,agora estive em Paris e vi com meus olhos o que é ser Rafael Nadal,não tenho dúvidas esta história de ser maior ou melhor é redundante.Nadal já escreveu sua história e vai continuar escrevendo sorte nossa abraços.

      • Mario,

        Até me deu um pouquinho de inveja (no bom sentido). Mas ano que vem, estarei de perto para vê-lo jogar, ainda não sei qual torneio, estou marcando com um pessoal.
        Nós, fãs do Rafa, não precisamos, provar nada para ninguém! A sua trajetória desde 2000, descreve tudo que esse Monstro do Tênis, é e sempre será!
        Abs.
        Nadalistas

        • Abraços!Tem toda razão.

          • Maria S. Braga

            MARIO E SANDRA , posso entrar nesta turma ? e , se der quero ir também ver o Nadal , mais uma vez de perto. Quando o vi no Brasil , sabia que ele iria longe e como vcs. também sou nadalista ferrenha. abraços.

  • Rogerio

    Fabrício, tenho que te CORRIGIR: o RF não ganha GS ha mais de dois anos em razão de estar velho, e não só em razão da evolução do Nole ou do Nadal. O Nadal TAMBÉM não tem mais a resistência física que tinha quando tinha 23/24 anos. Isso ficou nítido nos confrontos anteriores frente ao Nole. Engraçado, basta o NADAL ganhar 01 GS de novo, que vem esse tipo de discussão, com suposições de o Nadal ganhar mais SEIS GS para passar o RF… Do jeito que falam parece tão simples isso (ganhar seis GS)…, esquecendo-se que ele já tem 26 anos. O Federer não ganha GS há mais dois anos porque já está sem idade para isso e NÃO É DE HOJE. Na verade, ele ganhou seu ultimo GS com idade bem avançada para o nível físico dos jogadores de hoje. Não nos enganemos. 5 sets não é algo para jogadores de 29/30 anos. O nadal, daqui a dois anos (ou até antes), também vai estar um pouco velho para ganhar GS, ainda mais no saibro onde e o esforço físico é extraordinário. Portanto, mesmo que o Nole não volte ao nível do ano passado e do início desse ano, não dá para desconsiderá-lo desse jeito. E para finalizar, basta o TOMIC amadurecer de vez, que não vai ter pra ninguém. Ele já tem 19 anos e está faltando muito pouco para o salto de amadurecimento. Olho nele em LONDRES!

    • eu só acho bem possível o Nadal chegar no Federer pq no saibro ele simplesmente nao tem adversário fora o Djoko,pare pra pensar, seus maiores adversários dos ultimos anos tem sido Federer e Ferrer e os dois além de quase sempre perderem já já estarão se aposentando,sobra só o Nole e mais ngm,nem mesmo revelações estamos tendo no saibro e até mesmo na grama.

    • Thiago

      Rogerio, o Dmitrov é muito mais jogador que esse tal Tomic.

      Abraços.

      Olho é no búlgaro nessa reta final de temporada.;

      • Fabrizio Gallas

        Discrodo, acho o Tomic mais talentoso, mas é irresponsável, muito imaturo e mesmo assim já é top 30, top 35

        • Rogerio

          Pela TV não se tem tanta noção da habilidade que o Tomic tem. Eu vi uns jogos dele em Munique, este ano, e fiquei impressionado. Contra o Starece, foi de deixar a platéia admirada. Já vi vários torneios profissionais in locco e nunca tinha visto tanta habilidade e variação de jogo como desse moleque. Realmente, ele ainda é um moleque (um Neymar do Tenis-falta maturidade ainda). Ganhou o primeiro set quase aplicando um pneu, quando jogou sério e aplicou as custas, slice de direita e slice de esquerda quando realmente era a hora certa. No segundo set, perdeu no tie break por exagerar no show, mas fez a festa de quem estava assistindo o jogo (fiquei com a impressão que o pai dele incentiva esse show, pois o Tomic fazia as jogadas e olhava para o pai dele, e o pai ria muito). No terceiro set, quando jogou sério novamente, deu várias direitas com spin, chapadas, e com sidespin (único a aplicar esse tipo de batida com tanto sucesso), além de um esquerda que anda muito, tando na cruzada quando na paralela. Só achei que o saque dele é um pouco fraco se comparada com a estatura que tem. Tem algo de errado no movimento, o que não identifiquei. De qualquer forma, dá para melhorar muito o saque.

  • Eduardo

    O número de Slans não é o unico fator determinante no curriculum de um tenista.
    Por exemplo, Nadal nunca ganhou uma Master Cup, que reune os 8 tops de cada ano, contra 6 conquistas de Federer.
    E continuo com a teoria de que o maior record do tênis são as 238 semanas consecutivas de domínio do suíço, como n° 1.
    Esse é o feito mais incrível do tênis. Quase 5 anos no topo, levando em conta o critério de defesa permanente dos pontos conquistados nas últimas 52 semanas é algo extraordinário, dificilmente igualável.
    E já impossível pra Nadal.

  • Igor Fernandes

    Sou um fã incondicional do Federer e na minha opnião ele é um dos 3 melhores. Na verdade talvez ele seja pra mim o segundo melhor de todos os tempos. Bjorg parou aos 25 anos de idade e por conta disso não teve mais conquistas e outros jogadores acabaram se beneficiando de sua retirada do tenis. Assim tudo seria diferente. Mas considero Bjorg o melhor.

  • Rita

    “O fato de Nadal concretizar e poder ultrapassar Federer não o colocará como o maior de todos os tempos do tênis e sim um dos maiores.” Como assim? Hahahaha se Federer é considerado o melhor de todos os tempos por ter 16 GS, se Nadal ganhar 17 ele automaticamente se torna o melhor de todos os tempos, ultrapassando o suíço, oras! É um feito difícil? Sim, mas não é impossível. A única coisa que poderia atrapalha-lo seria lesão. Mas ele sempre se cuida; venho ouvindo por mais de 3 anos que Nadal iria se aposentar por causa do joelho. Depois disso ele ganhou vários GS, e ainda conseguiu se tornar o melhor jogador de saibro de todos os tempos. Irônico rsrs.

  • Lina

    É difícil prever, mas há possibilidade sim do Nadal ultrapassar ou igualar os Majors do Federer. Levando em consideração uma série de fatores que poderão impedir ou dificultar essas conquistas como: físico, contusões, lesões já existentes, o Escafóide no pé do Rafa, o joelho etc. As lesões do Federer também poderão dificultar. Lembrando, que o Rafa sendo cinco anos mais novo, já é um diferencial a mais. Às vezes, acho até injusto, se fazer comparações entre os dois, visto a diferença de idade. Hoje o Federer à beira dos 31 anos, já cogita uns três anos no circuito, o Nadal, até agora não tem ainda previsão de parar. Tudo é possível, nada é impossível. O meu sincero desejo, é que eles permaneçam no circuito para sempre, esses dois, cada um no seu estilo, são simplesmente
    GÊNIOS.

  • vou dizer mais uma coisa que sinto quando assisto jogos do nadal:
    Contra top 10 praticamente sem exceção nadal ganha de lavada em menos erros não forçados(percentual de dobro metade praticamente)nas bolas vencedoras ou ele “empata” ou perde em 30% mais ou menos) concluindo ele ganha mas.. “não convence” porque é horrivel ver os outros a todo momento dando pontos “de graça” para ele e assim ele vai minando a paciencia do adversário e a nossa também… mais fazer o quê? tenis é um esporte que a regularidade, a força mental, vale mais que tudo e portanto dale NADAL PARA NOSSA ADMIRAÇÃO E DESESPERO!
    balão prá cá, balão prá lá… diz NADAL”- eu jogo feio! mas à quadra volto ao meio, são troféus a conquistar” rsrs

  • Rafael

    Gosto do Nadal, mas acho difícil chegar a 16. Talvez os 14 do Sampras por outro lado ele alcance em não muito tempo. Em geral, Nadal joga melhor na grama que na hard e depois dessa temporada do saibro ele pode vir com muita moral contra Djokovic em WB e quem sabe conquistar o tricampeonato.

  • Julio Marinho

    É engraçado ficar lendo os comentários. Salvo algumas exceções, a emoção dá a resposta pelas entranhas e a cabeça tenta racionalizar e justificar a paixão (mesmo que alguns até consigam parecer muito técnicos). Quem torce pro Nadal acha que sim, quem torce pro Federer acha que não. O fato é que o Federer tem que querer mais, treinar mais, porque não faz nada tão mais fácil como antigamente, apenas o improviso e o saque ainda continuam como antes. Ele ainda tem capacidade, claro, não se pode duvidar dele (como muitos o deram por morto há mais de 3 anos) e voltou ainda a ganhar mais Slams e ao #1. O Nadal eu vejo pelo seguinte aspecto: ninguém no circuito tem mais vontade de ganhar do que ele, isso é um fato e faz uma enorme diferença. Alguns defendem aqui que Nadal é baloeiro, defensivo e similares, eu discordo, embora por um bom tempo tenha sido verdade. A principal face do livre-arbítrio é conseguir mudar de opinião. O Nadal mudou muito. Essa vontade do Nadal faz ele ser um jogador que não se contenta em estar deficiente. Ele hoje é bem agressivo (basta ver o quanto foge do backhand quando a bola fica minimamente mais curta), voleia como poucos (e eu nunca achei que isso fosse possível, mas hoje é difícil ver o Nadal ir a rede e perder o ponto, os voleios são curtos, cruzados e preciso, ainda que não tenha aquela mão mágica do Federer, de jogar no contra pé e de bate-pronto), saque hoje é bem melhor, slice muito bom. Esse é o grande trunfo do Nadal na corrida em busca de GS do Federer, essa vontade inigualável de melhorar. Haverá a fusão entre essa grande vontade de vencer e a queda do vigor físico do espanhol (que de fato ocorrerá e, sem qualquer demérito, ele necessita muito dele), sendo que a resultante desse encontro de fatores é imprevisível. Para não ficar em cima do muro, acho que a queda do vigor físico pesará demais para que ele mantenha uma média elevada de títulos de GS, a exemplo do que ocorreu já no último ano com o Djokovic chegando também em todas as bolas.
    A grande verdade é que o Djokovic é o fator decisivo dessa disputa, sobretudo nos confrontos contra o Nadal. Se o Federer estiver bem eu ainda aposto nele para vencer do sérvio em GS; já contra o Nadal entra todo aquele lado psicológico que hoje acredito ser insuperável. Assim, vejo hoje que o suíço dependa, infelizmente, mais do sérvio do que dele próprio a fim de evitar que Nadal o alcance nos Slams.
    Abç

  • Roger Federer esta acima de qualquer estatistica de qualquer ranking e de qualquer outra coisa.
    ELE SEMPRE SERA O ETERNO NUMERO 1.

    O NADAL QUANDO GANHA DO FEDERER ELE SEMPRE DIZ:
    E SEMPRE BOM JOGAR CONTRA O MELHOR TENISTA DA HISTORIA.

  • marcelo

    Como fico feliz em ver essa galera recalcada se manifestando. rsrsrsrs. Eu assisto ao Nole dar uma surra no Federer; deixando evidente o qto a esquerda do Federer é bisonha qdo é realmente exigida e ninguém fala um ai…o Federer joga mto, mas nunca chegou ao nível desses dois “monstrinhos” q dominam o circuito e vão dominar por um bom tempo. Reza forte para alguma coisa acontecer a esses dois, ou então veremos Nadal vs Nole por mtos anos nas decisões dos slams. E lógico que Nadal e Nole vão passar facilmente o Federer se nenhuma catástrofe acontecer. Faz as contas: Federer parou e não é de hj. Nadal ganha no mínimo um slam por ano e Nole ta ganhando dois. Não tem ninguém nem perto do nível deles. Delpo não consegue entrar em forma e o resto não tem jogo mesmo. Nem adianta sonhar q se: esse jogador isso…aquele jogador aquilo…a realidade é essa doa a quem doer. Não gosta do jogo deles, não assiste mais as decisões dos gdes torneios. Pois eles jogam melhor q todos os outros e a prova é o resultado…
    Não fala do jogo do Nadal e do Nole, pois isso é um pecado e deus vai te castigar…pecador!!!

    • Júlio Marinho

      Caramba,
      é sério que você esteve ausente de 2003 a 2008 e passou a ver o tênis agora? Não se preocupe. Faça assim: vai lá no youtube e dê uma pesquisada pelo período áureo do Federer. Acho que vai te ajudar a ter uma visão temporal um pouco melhor do que é manter uma média de títulos por tanto tempo, a base do Djokovic que você tirou tem 1 ano (média de 2 por ano)? Muito boa essa média de um ano só!
      Abç

      • Eduardo

        Fedrer parou ? Não sabia !!!
        Nos ultimos 8 meses ganhou 4 masters series e uma master cup, inclusive vencendo Nadal em Londres e Indian Wells. Aos 30 anos!!!
        Quem parou foi Nadal que ficou um ano sem títulos, aos 25 anos, teoricamente no seu auge!!!
        O circuito não é só saibro, felizmente!!!

  • Thiago

    O nome dessa promessa em que o Fabricio citou que pode aparecer, ja apareceu e esta amadurecendo (Grigor Dmitrov) cada vez mais, talvez para o final deste ano para o ano que vem teremos essa boa surpresa…

    Olho no Búlgaro Dmitrov em Wimbledon… VAMOSSSS!

  • O Nadal tem 50 títulos, sendo 36 no saibro. Tem 11 Grand Slams, sendo 7 no saibro. Vamos dizer que chegue a 11 títulos de Roland Garros e ganhe algum outro. Terá 16, mas 11 no saibro. Suponhamos também que chegue a 70 títulos na carreira, mas 50 no saibro. Será que isso faz dele o maior da história? Seria muita disparidade entre as superfícies. Faz dele o maior no saibro, mas além disso hoje temos os seguintes números na comparação entre Federer e Nadal, nesta ordem:

    Australian Open: 4-1
    Roland Garros: 1-7
    Wimbledon: 6-2
    US Open: 5-1
    ATP Finals: 6-0
    Semanas como nº 1: 285-103
    Semanas consecutivas como nº 1: 237-56

    Contra esses números, não há argumentos.

    • Deco

      concordo Felipe,,porem vc se esqueceu do masters 21 a 20 pro Nadal(diferenca pequena),,e ja que esta colocando os numeros esqueceu-se do confronto direto com os dois que e bem maior a favor do Nadal,e por ultimo a idade a diferenca e quase cinco anos,,,talvez se fossem da mesma idade,os numeros equipariam mais,,mas acredito que o Federer ainda levaria vantagem,,,,de qualquer maneira sao dois monstros,,,,e e por causa dos numeros acima que o Federer e considerado o maior,,,,

    • Júlio Marinho

      Tem razão. Se fizer do H-H do Federer e Nadal, essa disparidade do Nadal no saibro também é evidenciada.

    • Rogério

      *Faltou vc registrar os 5 aninhos que Federer tem na frente do Touro Miúra, isso faz muita diferença, considerando que ninguem pode prever o que Nadal fará daqui prá frente. Eu não duvido da superação de Rafael Nadal.

      • Mesmo com esses cinco anos a mais, no ano passado o Nadal venceu 3 títulos, contra 4 do Federer. Aliás, na temporada em que tinha 25 anos, o Federer venceu 12 títulos, enquanto que o Nadal com essa idade venceu apenas 3, e apenas no saibro.

        • O confronto direto estaria mais equiparado se mais confrontos tivessem ocorrido em quadras realmente rápidas, que são uma raridade no circuito de hoje. Das sete vezes em que se enfrentaram em uma quadra de fato rápida (3 em Wimbledon e 4 no ATP Finals), o Federer venceu seis. Como a maioria dos confrontos ocorreu no saibro e em quadras duras que mais parecem saibro, como Miami, a vantagem, é claro, está a favor do espanhol, e isso contra qualquer jogador do mundo, não só o Federer.

      • Igor Fernandes

        Pois é Rogério, faz mesmo. Nandal não jogou contra Guga, Sampras, Agassi, Norman, Haas, Rafter, Ivanisevic, Moya, Kafelnikov e nem cito o resto.

        • Igor,

          Com Moya já jogou e ganhou dele. E o próprio Moya já disse em varias entrevistas que Rafa é um monstro no tênis! É só voce visitar alguns sites dos jornais espanhóis, como el mundo, marca, rtve, etc…
          Ah! Leia o Livro “Rafa minha história” e depois venha conversar!

  • Nadal,não entra nesta pilha de ser o maior..ele já escreveu seu nome daqui cem anos iram falar dele..ele vai de torneio a torneio..que bom!abraços.

  • Ele ficará o Maior do Saíbro que já é o piso mais exigente.
    Ele já é uma lenda e ninguém pode comparar e desvalorizar esse desempenho único.
    Parabéns mesmo.

  • Felipe Velasquez

    É uma pergunta bastante interessante “Nadal pode ser o maior de todos?”. Bom, eu acredito que ele pode SIM ganhar mais GS do que Roger Federer (16). Claro, desde que Federer não vença mais nenhum (o que eu não acredito, pois o suíço tem competência de sobra para ganhar mais uns 2-3 GS) e, também, que re-aprenda a jogar com o Nole (que hoje é o seu grande adversário nas quadras). Nadal, tem esses dois “obstáculos”, caso queira passar o recorde de Federer e a seu favor o fato de estar em boa forma física (o pessoal está se esquecendo que Nadal disputou todas as finais de GS de 2011 e de 2012, até agora!). O tênis agradece!! Abraços

  • Lilian

    Nós vivemos num mundo onde só se fala em números, quem vai bater o recorde de quem, quem ganha mais do que quem e ai vai, eu adoro ver o Nadal jogar porque ele luta, ele corre, ele sofre, ganha , perde… , tenta achar soluções, ele tem gana, ele gosta de competir, e isto é maravilhoso de se ver, não importa quantas derrotas ele sofre, ele corre atrás e(mesmo não agradando a muitos) vence, talento o Roger Federer tem de sobra, mas as vezes me irrito com a displicência com que ele joga, não vejo gana, superação(as vezes nem suor), é tudo tão fácil, que chega a ser um tédio , se o Nadal vai ganhar mais GS, que o Roger eu não sei, o que eu sei é que quero vê-lo jogar por muitos anos, pra mim ele é a demonstração pura de que trabalho, persistência e paixão , levam sim à vitória. E queiram ou não ele faz parte da história do Tênis mundial.

    • Valeu Lilian, falou e disse!
      Abs.,
      Nadalistas

  • marcelo

    “Júlio Marinho disse:
    17 de junho de 2012 às 10:00

    Caramba,
    é sério que você esteve ausente de 2003 a 2008 e passou a ver o tênis agora? Não se preocupe. Faça assim: vai lá no youtube e dê uma pesquisada pelo período áureo do Federer. Acho que vai te ajudar a ter uma visão temporal um pouco melhor do que é manter uma média de títulos por tanto tempo, a base do Djokovic que você tirou tem 1 ano (média de 2 por ano)? Muito boa essa média de um ano só!
    Abç”

    Eu fico me perguntando o q se passa na cabeça dessa pessoa. Qualque coisa q aconteça não fará a menor diferença para “ele e seus semelhantes”. Sempre haverá uma desculpa. Sabe aquele garoto q “bate bonito” na bola e perde o jogo…aí vem o papai e diz: vc joga mto mais. Ele joga feio. Etc. Pois é. Por isso o Brasil tem tanta dificuldade em formar grandes competidores. Síndrome de vira lata. Acorda! Isso não é desfile de beleza. É competição. Ganha o melhor. Agrade a vc ou não. Já ouviu alguém dizer: O Phelps nada feio e nunca vai ser o maior. O Bolt é o mais veloz mas não é o melhor pq corre feio. Sem comentários…
    Ahhh. seu argumento. rsrs. Em 2008 Nole tinha 21 e Nadal 22 e Federer 27. Como vc quer comparar o período de 2003 a 2008. Ninguém esta aqui para tirar o mérito do Federer. Ele é o maior vencedor de slams e durante um bom tempo dominou o circuito. Assim como Sampras já foi e muitos outros. Mas não começa com esse tipo de comparação típico de quem não tem argumento. O cara fala de quando o Nadal tinha 17 anos e o Djoko 16. Alguém disse que o Federer não ganhou nada? Alguém falou q ele não é um fenômeno? Que ele não possui vários recordes? Ele é o maior…então é claro q tem inúmeras conquistas. Mas não fala de média, blá blá blá q, se for para comparar média, o Nadal(e outros) é muito superior ao Federer e não é por isso que vamos colocá-lo no topo. Ficou incomodado de ver o Federer ser surrado? Então é melhor parar de assistir tênis…pois daqui pra frente vai ficar pior. A época agora é de Nadal e Nole e isso não se discute. Mas podemos agradecer. Acompanho tênis há mais de 20 anos e nunca imaginei alguém jogando no nível desses dois “monstros”. Como disse anteriormente e vc criticou: só uma catástrofe pode evitar q Nole e/ou Nadal superem Federer. Bem vindo ao mundo real…

    • Lukas Rosol

      Saudações ae Nadaletes… só peço que me perdoem por eliminar o vosso queridinho…kkkkkkk

  • marcos

    Acho que esse assunto ja saturou, gerando até um certo desconforto dentro do blog. Uns defendem ferrenhamento Roger, outros preferem o estilo raça de Rafael. Gente, porém estamos esquecendo de uma coisa, quem ganha com isso somos nós, fãs do esporte. Nós que acordamos nas manhas ou madrugadas pra assistir os jogos e ver os grandes campeões em ação. Seja Roger, Nadal ou Nole, qualquer um deles é sinonimo de show, de arte no esporte e cada um deles ja fez seu nome na história. Não existe esse negocio de comparar gerações e etc. Estamos vivendo o melhor momento de todos no tenis, com os grandes campeões em ação. Roger ja se encaminhando pro final da carreira, pois o tempo é implacável com o tênis. Os outros 2 com 25 e 26 anos tem ainda mais uns 2 ou 3 pra jogarem em alto nivel e vermos mais dezenas de duelos entre os mesmos. A era Nadal x Federer ja terminou, pois agora temos outros jogadores que podem SIM ganhar os grandes torneios, faltando a eles alguns ajustes para poderem também emplacar seus nomes ja história. Eu particularmente, gostaria muito de ver Richard Gasquet ganhar um grande torneio, pena u

    • marcos

      …pena ele ter uma cabeça fraca nas horas dificeis, senão seria um grande campeão, e particularmente ele tem o melhor backhand de uma mão do circuito desde Guga. Del Potro também é outro que eu ainda quero ver no topo, pois ele sim tem cacife de ser hoje o nº4 do mundo e não o bebe chorão do Murray. Lembrem-se pessoal, quem ganha com tudo isso, somos nós. fãs do esporte.

  • Renato Mão de Ferro

    Ola Fabrizio;
    Vou utilizar este tema pra fazer uma pergunta:-

    PORQUE O TENISNEWS NÃO ACOMPANHA MAIS DE PERTO O NOSSO NUMERO 1 THOMAZ BELLUCCI ?????

    THOMAZ JÁ VENCEU VÁRIOS TOP 10, QUASE GANHOU DO DJOKOVIC E DO FEDERER … JÁ FOI 21º DO MUNDO … ACHO QUE OS TORCEDORES QUE VIBRAM COM ELE MERECERIAM UMA MELHOR ATENÇÃO POR PARTE DO BLOG.

    • Fabrizio Gallas

      Sempre falamos do Bellucci por aqui. Ele não tem jogado ultimamente e por isso não é assunto.

  • Deco

    Ja disse isto acima e volto a frizar,,respondendo ao Joao e Marcao.e o seguinte= o Nadal so ganhou sete vezes em Roland Garros .Vcs sao dois brincalhoes,,,dizendo que se chover ele ganha se cobrir o teto ele nao ganha mais..Foram sete canecos amigos,,Isto sim e dor de cotovelos,,,a ia me esquecendo,o Djokovic estava em todas as sete vezes,,porque sera que ainda nao ganhou nenhuma vez?O grande Federer estavam todas as vezes e ganhou uma vez,,,que engracado ne?Vcx vem tirar o merito do Nadal..Isto sim e dor de cotovelo.Mas quanto a enquete,,e dificil dizer se o Naqdal passa o Federer em slams e se passar nao da pra dizer que e o maior de todos os tempos,,sao tres grandes jogadores hoje no circuito ou seja Nole,Federer e Rafa,,,O problema e que nao reconhecem o merito do Nadal,,(algums e claro),,e ninguem ve alguem desdenhando de outros como o Djokovic em relacao a jogo feio estas coisas,somente do Nadal,,nao que eu acha o Djoko tenha jogo feio pelo contrario gosto e aprecio seu jogo,,mas e muita comspiracao para com o Nadal,,,porque ele incomoda tanto?Jogo feio,baloeiro,,,,queria ter estas qualidades e jogar feio e dar tanto balao e ganhar tanto,igual ele,,inclusive o Nole com quase a mesma idade,tem numeros muito inferiores a ele,,e que com jogos espetaculares o Nole barrou titulos importantes do Nadal ano passado….abraco a todos,

  • Raul

    Qualquer um: o Federer é melhor; Sandra: não o Nadal é melhor.
    Qualquer um: o Federer é melhor; Sandra: não o Nadal é melhor.
    Qualquer um: o Federer é melhor; Sandra: não o Nadal é melhor.
    Qualquer um: o Federer é melhor; Sandra: não o Nadal é melhor.
    O discussão idiota.

    • luis rabelo

      a discussão não é idiota, e sim os que não entendem…

  • Edmárcio

    kkkkkkkkkkk esse post virou obsoleto kkkkkkk… FEDEX mostou a real.

  • Silvano Marcos Silva

    O Nadal impediu o Federer der ser ainda maior e o Federer impediu q Nadal fosse o maior. Se n fosse Nadal Federer teria conquistas ainda mais absurdas. Se n fosse o Federer Nadal seria o maior de todos os tempos. Na minha opinião Federer é o maior n1 de tods os tempos e Nadal é o maior n2 de todos os tempos, inclusive n1 em qualquer outra época desde q n tivesse o Federer. O fato de Federer ter mais perdido do q ganho do Nadal e Nadal conseguir neutralizar as armas de Federer com mais competência não muda nada. Um impediu o outro de ter maior glória. Cada um com seu estilo. Eficientes ao extremo nos seus jogos. Resumindo. Quanto tempo Federer foi n1 jogando em mesma época q Nadal? E quanto tempo Nadal fi n1 jogando em mesma época q Federer. As conquistas de Nadal foram mais prodígias q as de Federer…conseguiu feitos mais cedo. N acredito q Nadal ultrapasse Federer em GS, ainda q Federer n seja mas tão competente como antes. Independente, é maravilhoso ver Jogos desses 2 gênios do tênis. Enquanto um é mais prodígio o outro é mais permanente. Enquanto Nadal se supera a cada ano, Federer eleva ainda mais a suas conquistas. Se qualquer um dos dois tivessem jogando em épocas diferents do outro, teríamos então números e recordes q jamais seriam quebrados. Obrigado Federer e Obrigado Nadal. Vcs são os maiores.

  • Flavio

    Quem vivo está verá… Nadal superar o Federer depois de um 2013 maravilhoso alguém ainda duvida de algo…!

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo