O REI DO SAIBRO



Rafael Nadal é o MAIOR DE TODOS OS TEMPOS NO SAIBRO. Agora posso afirmar com toda a certeza. Vencer o sétimo Roland Garros e se tornar o recordista absoluto ultrapassando Bjorn Borg já daria este rótulo ao espanhol. Acrescente aí ganhar na final de seu calcanhar de aquiles na final, Novak Djokovic, número 1 do mundo e tenista que lhe havia batido nas últimas três finais de Grand Slam e lhe havia derrubado mentalmente nos últimos meses. Certamente dá um gostinho especial a mais.

Os Deuses de Paris e do tênis deram uma forcinha. Provavelmente eles queriam que Nadal vencesse. A chuva, no fim das contas, acabou ajudando o espanhol. A sorte é importante e acompanha os grandes campeões, aqueles que trabalham duro. No caso de monstros sagrados do esporte, uma hora vem prum lado e depois pra outro. Ano passado lembro dos títulos de Djokovic com seguidas bolas importantes pingando na rede e caindo pro lado do rival. Acontece.

Nadal conseguiu reagrupar o tênis agressivo e com saque potente que jogou até o 6/4 6/3 2/0 de ontem impedindo ser dominado no fundo e pelas devoluções do sérvio. Foi crucial devolver a quebra logo de cara. Contou com a sorte no break-point em bola batendo na fita e atrapalhando o sérvio. Nadal na liderança acabou intimidando um pouco Djokovic que foi bem no 3/4, no 4/5 após nova paralisação pelo mau tempo, até a corda da pressão estourar no 5/6 perdendo com dupla-falta.

Nadal já disse que essa é uma das mais emocionantes conquistas dele e não é discurso pronto. Ainda fica, no meu ponto de vista, atrás do título de Wimbledon de 2008 por ser seu primeiro no mais tradicional evento e pelo nível de drama que teve. Mas o cenário de Nadal de ontem no fim do dia era temeroso, mas ele como um grande campeão que é conseguiu reverter para se consagrar e dar o troco naquele que era sua pedra no sapato nos últimos meses – ganhar um Slam é muito maior do que vencer qualquer Masters ou torneio menor, pode ter certeza.

E da conquista de Nadal fica a lição de que o tenista ou a pessoa como um todo pode sempre evoluir, pode sempre se tornar melhor mesmo que tenha limitações. Nadal tinha um problema evidente contra Djokovic, mas o derrota três vezes seguidas e rever o quadro.

E agora que venha a temporada de grama que promete ser recheada de emoções com Wimbledon e é claro a Olimpíada!

Curtinhas:

Nadal soma 52 vitórias e UMA derrota em oito participações em Roland Garros. Robin Soderling segue sendo o único bravo a batê-lo nas oitavas de 2009.

Nadal soma seu 36º título no saibro fechando o ano com quatro conquistas. Venceu todos os torneios no saibro vermelho.

São 50 títulos na carreira, o décimo maior vencedor de todos os tempos, e agora são 11 Slams vencidos, o quarto maior vencedor junto com Borg e Rod Laver.

E Nadal é a pedra no sapato de quem busca o 4º Slam seguido. Impediu o feito de Federer nas finais de Paris em 2006 e 2007 e agora de Djokovic. Rod Laver ainda é o último a vencer 4 Majors seguidos em 1969.



  • DOMENICA

    Onde eu assino? Agora são 3 vitórias consecutivas em cima do sérvio, espero que ele devolva as 7, seu número cabalístico, não é mesmo? VAMOS RAFA!!! Eres el más grande! #his7ory

  • Bom dia, Fabrizio,

    Belo post, não poderia e nem caberia nada diferente!
    Mas, só acho que não foi sorte dele, Rafa, não, foi garra e determinação e um Djoko, destemperado, pra variar, aí o mental vai pro espaço, quebrando o banco com a raquete e sem muita direção na partida.
    Pois é, mais uma vez estou aqui para confirmar que não tem outro igual a esse monstro do tênis, inclusive em terra batida. Que partida, que força mental, que humildade, que mais? Tudo, sem palavras para qualificar mais o que é Óbvio! Mereceu, calou mais uma vez a boca dos franceses, do pessoal que adora falar que ele é dopado, baloeiro, que mais???
    Os números falam por sí só!
    Estou mais uma vez em estado de graça, uma segunda-feira abençoada a todos,
    E abraços de uma fã incondicional do nosso Querido Rafael Nadal Parera

  • Edmárcio Santos

    Previsível… quando o jogo foi adiado nem precisa mais terminar a partida.

  • Eu não tenho nem o que falar! Merecida a vitória! Rafa é um grande campeão… lutador!
    Ele merecia muito este triunfo…
    Isso é bom para o Djokovic baixar um pouco a bola. Papelão ontem quebrando o banco… Pra mim voltou a ser o que sempre foi, um coadjuvante. Voltou a seu nível normal de jogo…
    Rafa mantendo este nível, creio que bate o recorde de Federer. Acho que ele ultrapassa os 16 slams.
    Parabéns Rafa!
    Vamos para grama!!!

  • Joao Alves

    A chuva deu o título para o Nadal. Caso o jogo nao tivesse sido interrompido o nole teria levado mais uma. Fato!!!! Nadal é inferior ao djokovic, inclusive no saibro, porém seu inicio lento nos dois primeiros sets custaram caro. O Nadal voltou mais solto hj por estar um set a frente. O djokovic jogou amarrado com essa desvantagem. Nadal foi campeão mas nao convenceu. Essa é minha opinião. Sei que nao é a mesma dos blogueiros aqui, mas é a verdade. Venceu mas nao convenceu. Alem de só ter pego amigos fregueses no caminho, contou com a interrupção pedida por ele e pelo tio pois viram que se continuasse o jogo a derrota era certa! Ao djoko resta lamentar seu inicio lento dos primeiros 2 sets e ao retornar sacando no 2×1. Seu saque estava irreconhecível tanto que o jogo acabou com uma dupla falta.

    • Roberto Junior

      O próprio Djoko disse:

      “Que fique claro que não quero encontrar uma desculpa e botar a culpa na chuva”,
      “O melhor jogador ganhou hoje. Parabéns para ele”,
      “Rafa é o melhor jogador da história no saibro. Os resultados estão mostrando isso. Ele tem apenas 26 anos e já conquistou vários títulos em sua carreira”.

      O resto é choradeira….

    • Marcão

      FALOU TUDO JOÃO!!!

      • Rogério

        A turma do João, Marcão e CIA. deveriam deixar de acompanhar este esporte porque são dão fora, não entendem absolutamente nada! Rafael Nadal não precisa convencer vcs, porque já convenceu o mundo do tênis, tenistas, especialistas, fãs, etc.

        • Marcão

          Bom… posso “entender” menos de tênis que muitos fâs cegos do Nadal, mas… Djoko com seu jogo é Número UM,… fato…

        • Rogério

          * Só dão fora!

    • Fabrício Teles

      kkkkkk O grande João Alves sempre chorando. Já são três vitórias consecutivas João Alves e 19 a 14 no total. Você é muito chato cara, todo sorteio você chora dizendo que o Nadal tem as costas quentes nos bastidores, aliás nesse quesito vc mostra que não entende nada de tênis. Agora toda vitória do Nadal foi porque aconteceu isso ou aquilo. Da um tempo cara, tá ficando chato já.

    • Emir Fabiano

      João Alves, que mundo vc vive ? Vc realmente assistiu o jogo inteiro? Meu Deus quanta besteira vc está dizendo. Ainda bem que o Nadal não vai ler isso e nem o Djokovic, serão poupados !!!

    • DOMENICA

      Só mesmo você, João Alves, para continuar coma teoria do “achismo” eu acho isso, eu acho aquilo…o próprio Djokovic declarou que se acha abaixo de Federer e principalmente para o REI do Saibro – Rafael Nadal. Foi inclusive publicado neste site. Vá assistir futebol, que todo mundo entende um pouco, até minha avó!

  • Joao Alves

    Existe uma grande diferença entre VENCER e ESCAPAR DA DERROTA. O Nadal escapou de perder. Em condições normais o djokovic ganharia dele, isso ficou comprovado.

    • Rafael

      Quanta amargura. Dá pena …

    • Leonidas

      Só se for na sua incapacidade de leitura do jogo. Este termina com a última bola.

      • Joao, Muito ridiculo seu comentário!
        O Djoko de 2011 já era! Acabou, sua intensidade e golpes estão diferentes, já notou? A irregularidade nos jogos, o seu destempero, raquete e banco quebrados, é o que fica evidente.
        É humanamente impossível de continuar o ritmo do ano passado e é isso que ele não se conforma.
        Na vida e em todos os aspectos há altos e baixos, momentos bons e ruins, tudo passa e esse momento é de vitórias para o Rafa. Ponto e basta!
        Não fica triste não, ainda temos muito torneios pela frente, e vencerá quem for o melhor!

  • Neto

    Eu levo em consideração outras coisas. Com a idade do Nadal, Borg nem jogava mais tênis, então ele poderia ter vencido muito mais do que 6 vezes.
    E outra coisa, não tem como comparar as condições de jogo e os adversários que o Borg enfrentava.
    Então, sinceramente, acho essa conversa de melhor de todos tempos muito vazia.
    Federer é o jogador mais completo que já vi, mas Laver não poderia ser também se tivesse jogado nessa época? não dá pra saber.
    Não sei por que as pessoas tem necessidade de falar essas coisas.
    Nadal é o maior HOJE, e só.
    De qualquer forma, isso é só uma opinião. Concordem ou discordem, mas respeitem.
    abraços

  • JR

    Nadal foi o mais regular durante todo o torneio e o fato de ter pego uma chave mais fraca não lhe tira o mérito. É sem dúvida o maior tenista no saibro de todos os tempos e tem tudo para ser o maior vencedor de Roland Garros por muitas décadas. Mas o fato é que a falta de estrutura de Roland Garros prejudicou o Djokovic, tirando dele a chance de vencer, algo que, em tese muito dífícil, passou a ser factível a partir do terceiro set. O Jogo foi interrompido no melhor momento do Djokovic na partida e no pior momento do Nadal. O Nadal não tem culpa do que aconteceu, mas Roland Garros tem.
    Chega a ser ultrajante com o público presente, com os telespectadores e com os tenistas ter partidas interrompidas por “falta de luz” e finais interrompidas por causa de chuva, sendo disputadas aos pedaços e finalizadas numa segunda-feira. Parece até coisa de futebol.
    Roland Garros tem que sair da “várzea” e seguir o exemplo de Wimbledon (um torneio tradicional que não abriu mão da modernidade) para poder fazer por merecer o título de Slam.
    Aliás, falam que o “tênis de sabão” de Madrid sonha em ser um Slam. Vai acabar conseguindo. Se Roland Garros pode ser Slam desse jeito, Madrid deveria poder também.

  • e ai Fabrizio, vc acha que o Nadal encosta e/ou passa o recorde de Slams do Federee?

    • Fabrizio Gallas

      É tema do meu próximo post rsrs

  • Guilherme

    Boa noite

    Sou fã incondicional do Nadal e do seu jogo. Desde

  • CHUPAAAA JOÃO ALVES!! HAHAHAHAHA

    Foi mal fabrizio,mas tinha que falar isso!!

    falando sério agora,o cara é um monstro mesmo,sem dúvida que a chuva ajudou nadal,mas dizer que o djokovic ganharia seria absurdo tbm, isso é que é maravilhoso no tenis,vence o melhor,nao há dúvidas,nao é como o schumacher que ganha por causa do carro ou o corinthians que ganha na arbitragem(e olha que nem torço pra time de SP), é uma pena pro djoko,que é um cara mto gente boa e admite quando o adversário é melhor ao invés de sair falando que só perdeu pq perdeu pra si mesmo…torço demais pro nadal chegar pelo menos perto do recorde de grand slams do Federer,pq vamos ser lógicos,o federer só tem mais grand slams do que o nadal pq a maioria é em quadra dura,pq se dois fossem no saibro…e nao adianta vim falar que nao pq é verdade sim senhor,pois mesmo eu sendo nadal roxo eu admito na boa que ano passado por exemplo meio roland garros foi o federer que deu pro nadal tirando o djoko.

    • rui

      se a minha tivesse rodas era um carro…k comentario mais estupido,se nao houvesse saibro,nadal tinha apenas 4 GS…tristeza….federer tem 6 em relva,10 em quadra dura e um RG..E 4 FINAIS…SEM FALAR EM TORNEIOS DE QUADRA COBERTA,AI FEDERER DA PORRADA EM TODOS MESMO COM 30 ANOS…FANATICOS E O K VOS SOIS,TODOS OS ANOS E PRECISO CHEGAR O SAIBRO PARA O NADAL COMEÇAR A GANHAR TITULOS NO ANO…

      • Rogério

        Não esqueça que há 3 anos ele não vence slams, desde os 27.

  • Guilherme

    Boa noite

    Sou fã incondicional do Nadal e do seu jogo. Desde que começou o torneio que Nadal vinha demonstrando estar em grande forma e no piso onde ele se sente mais a vontade. Pelo que vi o único que poderia incomodá-lo seria o Nole, uma vez que tinha um primeiro objectivo a alcançar que seria vencer Rolland Garros e completar o Career Slam. Relativamente ao jogo vimos o Nadal a mostrar porque é o Rei do Saibro e a situação só mudou porque, além de o Nole se soltar, as condições climatéricas ajudaram o Djokovic. Para o Nadal a chuva só incomoda. Ainda bem que voltou a abrir o tempo e Nadal venceu, Justiça seja feita, pelo que fizeram os dois jogadores, o Nadal mereceu mais.
    Mais uma rivalidade que está para durar e com o mesmo protagonista de sempre “NADAL”.
    Viva o ténis e quem trabalha todos os dias para melhorar.

    O touro está bravo.

    • É isso mesmo! Valeu o seu comentário.
      E vamos que vamos Rafa!

  • Roberto Rocha

    Um monstro. É tudo que se pode dizer de Rafael Nadal.
    Intensidade, entrega, luta, evolução…faltam adjetivos…
    Minha alegria é imensa por poder assistir a História se fazendo diante dos meus olhos.
    Parabéns ao Tênis! Parabéns, Nadal! E parabéns a todos nós que amamos esse esporte incrível!

  • Marcão

    Nadal corre mais, resiste mais, aceita ser atacado mais, espera pelo erro adversário mais, e por aí vai… só que nesta final ficou claro que quem define a vitória entre Djoko e Nadal, é Djoko… Nadal jogou da mesma forma no 4 sets, Djoko é que alternou, quando cometia muitos erros não forçados e estava sem confiança no saque, o feijão+arroz do Nadal lhe deu os sets, mas bastou Djoko se sentir bem e confiante em quadra, que Nadal já levou uma surra ( 8 games a ZERO )… depois… todos nós vimos a sorte do Nadal ( isso também ele tem mais… ).

    • Fabrício Teles

      Mais um Chorão no blog..

    • se vc acha que sorte e feijão com arroz dão 11 grand slams…

  • Estou mto feliz!!!!!! com vitoria de Nadal,ele provou que é um verdadeiro guerreiro,lutador,PARABÉNS!!!!! BRAVO CAMPEÃO!!!!!!!

  • Fabrizio, vc acha q depois de hj o Nadal é favorito pra Wimbledon?

    • Fabrizio Gallas

      Um dos favoritos com Federer e Djokovic. Será bem interessante Wimbledon também.

  • Marcelo Brunelli

    O Nadal só levou essa porque o jogo de ontem foi interrompido.
    Pra mim houveram dois jogos, ontem e hoje, e o de ontem o Nadal se mostrou visivelmente incomodado quando estava tomando a reação do Djoko.
    A obssessão do Nadal faz com que ele jamais tenha o carisma do Djoko, e isso ficou evidente ontem com o desespero dele em parar o jogo.
    Djokovic tem tudo para ser um grande campeão de RG, é questão de tempo e persistência!
    Ontem ficou provado ao mundo quem seria o real campeão!!!

    • Voce vem me falar de carisma? Então voce não sabe nada desse adjetivo!
      Rafa é excepcionalmente carismático, enquanto o Djoko, coitado, faz uma força para ser…
      Marcelo, não fique triste não, mas vou te dizer uma coisa:

      RAFAEL NADAL, CAMPEÃO, MAIS UMA VEZ EM ROLAND GARROS!

      EL REY DE LA TIERRA BATIDA
      Ou
      THE KING OF CLAY!!!

    • Deco

      Virou advinho agora,,,,pois voce disse que ficou provado que o Djoko ganharia?

      • rui

        todos temos direito a ser fa de algum jogador,minha alegria e k a opiniao sobre o maior de todos na historia do tenis (roger federer) e consensual,nunca ninguem diz k ele joga um tenis feio,ja sobre nadal e bem discutivel…passa-bolas rsrrsrsrsr…agora parece k o tenis so e feito de terra batida…santa ignorançia de alguns aqui no forum,que so aparecem nas vitorias do nadal…

        • Rogério

          Santa ignorância é você escrever ignorância com “Ç”!

  • Realmente,quem poder ver um GS vá principalmente em R.G é um momento unico..sou torcedor ferrrenho do Nadal..garra,humildade,determinação,Nadal em 2011 foi o mesmo o Nole é que estava acima de todos..mas Nadal é melhor pela consistência humildade de todo dia sempre aperfeiçoar..este ano ele está melhor os outros é que estão bem abaixo,Nole realmente caiu bastante,,mesmo assim bate em federer que virou saco de pancada!Vamos Rafa!Parabéns!

    • rui

      tens a memoria curta…federer virou saco de pancada??? federer nao teve 7 derrotas seguidas pra ninguem rsrsrsrs….o k ainda vos deve estar atrevessado na garganta,e k o nadal kuando joga um torneio onde realmente estao os melhores (masters) nunca ganhou…leva sempre porrada do federer…assim como fed leva do nadal em RG…FEDERER SERA SEMPRE O MELHOR DE SEMPRE.OU VOCES JA SE ESQUECERAM DE TUDO O QUE ELE FEZ NO TENIS??

  • Guilherme

    Bom dia a todos

    Falou-se de muita coisa acerca da vitória do Nadal sobre o Nole, mas ainda não falaram das condições climatéricas, que mudaram bastante rumo dos acontecimentos. É certo que o Djoko cresceu, acertou melhor as pancadas, mas foi na altura em que chovia, o corte estava bastante molhado, a bola “cresceu” bastante e para o jogo de Nadal não é bom, não consegue ter o controlo da bola. Em condições normais as pancadas do Nadal estavam a fazer grande mossa sobre o Djoko, como se viu nos dois primeiros sets. A bola do Nadal com o tempo seco ganha muita velocidade, pelo que tira tempo de resposta ao Nole, dificultando na devolução e isso vimos nos dois primeiros sets. Aconteceu o mesmo em Roma e não digam que Djoko é que jogou mal, foi o Nadal que fez uma grande exibição, como fez durante o torneio de Rolland Garros. Foi muito mais consistente e convincente. Não concordam?

    É preciso que venham mais jogos como este, porque são estes jogos e rivalidades que fazem os adeptos do tenis gostar cada vez mais deste desporto.

  • Guilherme

    Fabrizio agradecia um comentário ao que disse.

    Obrigado

  • Grande jogador, acho que esse 7º titulode RG, o torna sim o maior de todos no saibro, acho uma bobeira pessoas ficarem discutindo ou questionando o nadal, acho que os 3 hj são jogadores acima da media, pra nós espectadores é um privilegio enorme ve-los jogando tenho certeza que daqui a 10 , 15 anos muita gente vai falar desses caras muitas crianças hj vão querer ter visto o q estamos presenciando. Nadal realmente como li num post de um amigo é um exemplo de vida, de se acomodar a cada ano ele evolui mais , procura sempre melhor alguma coisa, independente de posição no raking. por isso é esse monstro.

  • Deco

    Estao esquecendo de uma coisa,.O jogo foi paralisado porque chovia demais e nao e normal se jogar tenis com muita chuva sobre as cabecas,,,e jogaram algums games debaixo de muita chuva,,e nesta hora o Djokovic estava melhor,merito dele,,mas foi em condicoes adversas que naquele momento ele se adaptou melhor que o Nadal,,assim como nos primeiro dos 8 games nao chovia e ele ja vinha com uma recuperacao exelente na partida,,,O Nadal pedia pra parar o jogo porque estava dificil assim como na segunda feira o Djoko que estava vendo o jogo ir para o espaco reclamou que no saque estava indo mau por causa da chuva.Lembram-se?Nem chovia tanto e ele sugestionava uma interrupcao.Agora eu pergunto,,se o Djoko voce muito superior ao Nadal igual o Joao coloca em sua opiniao,,,o jogo nao deveria estar ao contrario?2 a 1 para o servio?Se fosse tao superior ele confirmaria o primeiro game,,no dia seguinte?Para o Nadal na partida total foi melhor e e por isto que venceu .Se o Djoko fosse superior ele nao teria 11 slams ao inves de 5?21 masters ao inves de 11/?Nao seria inverso o confronto 19 a 14 que e a favor para o Nadal?O Servio admitiu que ele chegou agora entre Federer e Nadal,,mas que a rivalidade dos dois e mais antiga(Federe e Nadal) e todo o tempo que o Nadal estava no circuito praticamente o Djokovic estava tambem,o Nadal e somente quase um ano mais velho que o Nole.Quanto a comparacoes com atletas do passado e dificil,,mas os numeros do Rafa surpreendem,em titulos finais,,aproveitamento em slams (que e o maior do circuito hoje),Porem quanto ao jogo em si hoje o Djokovic e do mesmo nivel do Nadal,mas dizer que e muito melhor ai e piada ne? Joao,,,a sua opiniao pode estar correta assim como errado e a Biblia.

  • Lina

    Valeu Rogério, deve ser muito chato, quando um pessoa, que não entende nada de um esporte e insiste em comentá-lo. Uns falam que o Rafa é jogador só de saibro, o cara já ganhou 2 G. Slam na grama e 2 no cimento. E agora dizem, que o Rafa só ganhou o Djokovic, porque choveu, se esqueceram que, quem estava na frente era o Nadal. Quem estava correndo atrás do placar era o Djokovic, apesar de uma quebra no quarto set. Aí galera, vamos entender esse fascinante esporte chamado TÊNIS.

  • Vandenberg Gouveia Dias

    Nadal é o maior. Isso é um fato. Mas é lamentável assistir a geração que temos hoje no saibro. Uma geração que ano após ano assiste a um Federer (não joga bem no saibro) chegando as finais constantemente, Ferrer (batalhador e só). Djokovic é o único a fazer frente. Decepção Del potro, uma pena o Soderling (o único que ia pra cima sem medo). Será que não surgirá ninguem decente no saibro. Que vergonha. O Jeito é se empolgar nos outro torneios e assistir os shows de nadal quando chegar o saibro.

  • Rodrigo

    Agora torço pro FEDEX chegar ao 7º na Grama tb… Nadal foi melhor o torneio todo e ganhou, ponto final.

  • Marcão

    Realmente… quem sou eu para discutir, argumentar sobre tênis, sobre Nadal, o Rei do Saibro, o recordista de GS em RG, sou um “zézinho” um “zé ruela”, disso não diacordo, assim como as conquistas de RN que estão aí, e são dele a ninguém tira, colocou seu nome na história, sua garra e determinação é indiscutível.

    Porém o jogo do cara é tão porre, que mesmo ganhando tudo o que ganhou, ainda vem um “monte de zé ruela” querer contestar o cara. Isso é outro fato indiscutível, mundo afora muita gente, e até gente boa, contesta o jogo dele. Alguém sugeriu alguma vez que Djoko, Fed, Tsonga, Berdich, Soderling, Delpo, GUGA,… fossem balão zeiros,… não nunca vi alguem sequer suspeitar disso, mas o Nadal, até quem não entende contesta…

    Guga, ganhou só 3 GS ( se é que se pode dizer só 3 – é claro que não ), … ganhou 3 e foi amado mundo afora, seu jjogo nunca foi contestado… e RN ganha e ganha e não para de ganhar, mas mesmo assim não é unanimidade ( mesmo que a unanimidade, dizem, seja burra ). Então é isso, entre outras coisa, RN ganha, mas não encanta, Djoko, só ( novamente o só ) só ganhou e ganhou um ano, e não foi contestado, somente aplaudido…

    • Fabrício Teles

      bua bua bua!

  • Deco

    E tem mais,,,falaram que o Nadal so pegou baba,,e brincadeira ne?Ocara sobrou no torneio,,e o que dizer do Djokovic que tomou calor de um italiano ,quase perde e tambem por um triz nao perdeu pro Tsonga que na minha opiniao e do mesmo nivel do Ferrer,,,Vai Rafa,,,

  • Rafael

    Fala Fabrizio, blz??!!

    é, não sei se o Nadal é o melhor de todos os tempos, mas com certeza é um dos maiores de todos no saibro. Falo que não sei, pois o Borg, por exemplo, aposentou com 25 anos, 11 slams, sendo 6 em paris. Ainda estava muito bem, tanto que no ano da aposentadoria chegou nas finais de winbledom e do US Open.

    Sobre os posts, gostaria de ver uma prospecção do Ranking para Winbledom. Se fiz as contas corretamente, até o Federer pode se tornar número 1 de novo ao término do torneio, caso ele vença e o Djoko não chegue na final.

    Queria saber a sua opinião também sobre até onde o Nadal pode chegar em número de Slams!!!! eu acho que pode passar o Federer, mas não será fácil….!!

    valeu e parabéns pelo blog!!!!

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo