Quem vai parar Nadal ?



Depois de quatro rodadas disputadas e o início do afunilamento de Roland Garros posso afirmar com toda certeza que Rafael Nadal é o destaque de longe. Ele chega numa situação completamente diferente do ano passado quando fez três primeiras rodadas ruins e depois deslanchou a partir das quartas. Pelo nível que vem apresentando e a confiança é difícil se imaginar que Nadal deixe de ganhar o HEPTA. Ou será que alguém pode derrotá-lo ?

Dois pontos a analisar sobre a partida de hoje. O que Nadal fez com Juan Monaco foi sensacional. O argentino jogou muito bem no primeiro set e perdeu por 6/2. Isso diz tudo ? Quase. Monaco tem um estilo que favorece ao do espanhol ainda mais no saibro e mesmo que esteja num bom momento ou atuando muito bem, acaba que não consegue achar muitos buracos no jogo do espanhol. O argentino é firme no fundo, troca muita bola, dá ritmo, não tem um grande saque e tampouco aquela bola demolidora. Ele veio com uma proposta mais agressiva, tentando encurtar os pontos. Mas não é sua característica e ainda encontrou um trator que elevou seu nível e acuou o sul-americano ao desespero a partir do segundo e terceiro sets.

Em quatro jogos Rafa perdeu apenas 17 games. Ou seja, uma média um pouco acima de quatro por partida. Em um torneio com partidas de no mínimo três sets isso se resume que Rafa está varrendo todo mundo.

Isso quer dizer que Nadal continuará atropelando todo mundo ? NEGATIVO. Cada rival tem um estilo diferente e cada dia do tenista é diferente. Vimos Nadal se complicar um pouquinho quando Schwank deu uma mudada com voleios, curtinhas na rodada anterior, e nomes como Andy Murray, Roger Federer e Novak Djokovic conseguem atrapalhar a vida do espanhol mesmo que sejam derrotados.

Federer e Djokovic vêm patinando ? Sim senhor. Mas passar por situações complicadas e se safar pode injetar aquela confiança e a partir de agora é que estes monstros passam a exibir suas melhores atuações. Ruim pra eles é que não estão poupando o físico como o espanhol. Que o diga Djokovic que atuou por 4h17 no domingo.

Por certo momento pensei que hoje era o dia de Murray ir embora do torneio. Mas o mental de Gasquet não acompanha seu tênis exuberante. Sua fragilidade na cabeça fica mais latente quando joga em casa (nunca atingiu as quartas em Roland Garros).

O escocês segue vencendo seus jogos com dores e  dificuldade na superfície, mas agora terá um desafio e tanto. David Ferrer, assim como Nadal, vem acabando com todo mundo e nunca perdeu de Andy no saibro. Ou seja, tem uma vantagem mental, além de técnica na superfície. Arrisco meu palpite que Murray sai do torneio na próxima quarta-feira. Mas sua valentia está sendo incrível em Paris.

No feminino o bicho pegou para Sharapova. Ela venceu, mas precisou de 3h em batalha com 20 quebras de serviço. Luz amarela para a musa que vinha muito bem na competição. Coincidentemente a atuação um pouco abaixo do padrão vem logo após a queda de Victoria Azarenka, o que deixa ela perto de assumir o Nº 1 e como franca favorita para vencer o único Slam que não possui. Será que começou a sentir a pressão ? Provável. Ela não ganha um Major desde 2008 e não está no 1º lugar desde a mesma época.

Sharapova será a líder se for à final em Paris e podemos ter uma nova Número 1 sem ter Majors. EXPLICANDO. Sharapova venceu 3 Slams na carreira, mas pode ser assumir o topo sem ter ganhado nenhum Major nas últimas 52 semanas, toda a época que contabilizam-se os pontos. Ela somaria vice de Wimbledon e Paris.



  • Como vc disse, Djoko e Federer estao patinando, o mental podem os deixar na mao numa possivel final contra o Nadal…

  • Ricardo Lourenço

    É dificil sim parar o Nadal, porque o jogo que os tops tem de fazer com ele chamando – o a rede eles não fazem e de fundo meu amigo o cara engole qualquer um. Acredito que se o Almagro tiver com o backhand afiado na paralela ou seja no revés do Nadal pode complicar um pouquinho para ele, mas vamos ver!

  • placar contra almagro amanha: 6×4 6×3 6×2

    isso se o almagro jogar bem…e olha que acho que o cara é bom…

    mas o Nadal está na ponta dos cascos mesmo, pra ganhar dele alguem vai ter que sacar uma barbaridade pra ter alguma chance

    • Eliete

      RAFANTÁSTICO neles!!!

  • Mani

    Eu assisti ao jogo do Murray a partir do começo do terceiro set. Ele simplesmente acabou com o Gasquet. Jogou perfeito. Mostrou porque é ele um dos top 4. Se continuar jogando dessa forma, vai vencer o Ferrer, sem sombra de dúvida.

    Aliás, eu estou curtindo esses jogos enquanto posso, porque já, já não vai dar para “escapar” de um jogo do Nadal (não assisti nenhum até agora). O título já está decidido no masculino. A resposta, Fabrizio, é não. Ninguém para o Nadal. Nem Federer, nem Djokovic, nem o Papa.

    A Sharapova não vai ganhar esse título. Pressão ou não, não vejo ela como tão boa assim no saibro.

    • Eliete

      Concordo com voce, Mani.

    • Marcos

      Eu gosto do estilo do Gasquet, mas a cabecinha fraca dele não o ajuda nas horas mais dificeis. Ele tem o melhor backhand de uma mão do circuito desde que Guga parou de jogar, faz o que quer com ele, voleia bem, saca razoavelmente bem. Porém não consegue deslanchar de uma vez, oque ja esta passando da hora. Nadal é o franco favorito na minha opinião, tem tudo pra levar o Hepta. No feminino gostaria que outra e não sharapova levasse o titulo. Não consigo ver 2 minutos de jogo dessa moça, chega ser irritante aqueles gritos e grunidos. Nunca vi e nem quero ver um jogo entre ela e Victoria Azarenka, minha nossa tem que assistir em “MUDO” pra não mandar elas calarem a boca pela tv.

  • linard

    Olá Fabrizio,
    Tem gente que ainda se ilude com o Murray, lesão ele tem, aliás a maioria do atletas convivem com dores e lesões, uns mais outros menos. Mas o Murray adora se fingir de morto, depois dar o bote. O Rafa está como gosta, jogando em seu piso predileto. Li uma entrevista do Rafa, ele disse: que esse ano começou melhor a temporada do que 2011 e está gostando de competir e muito feliz com o seu jogo. Bom sinal. O Roger bastante desconfortável com as quadras, segundo ele, lentas de mais. Ainda acredito no Federer, estou torcendo para ele vencer o Djokovic e fazer a final com o Rafa que tem tudo para vencer o Almagro e pegar ou Murray ou Ferrer, que na minha modesta opinião deve passar o Ferrer, que está jogando muito e tem ficado pouco tempo em quadra. Seja como for, agora só tem jogo pedreira. UM ABRAÇO.

  • Lina

    Rafa Nadal o “amigo da onça”. Se não fosse amigo, como seria? Triciclo?

  • Roberto Rocha

    Nadal é um monstro em qualquer superfície por sua capacidade de luta e adaptação. Mas no saibro, ele beira o inacreditável….
    O Nole do ano passado poderia (eu disse “poderia”!!!!) vencê-lo…mas como aquele jogador extra-terreno retornou ao seu planeta distante, acredito que Nadal fincará definitivamente seu nome na História vencendo esse Major pela 7ª vez.

  • Ronaldo Ponce

    a chance do povo de destronar o Nadal foi ano apssado qdo ele vinha sem confiança após otmar varias porradas do Nole nos torneios anteriores. Agora que ele tá justamente o oposto é impossivel. O federer estragou tudo ano passado.

  • Ronane

    Não se iludam meus amigos!!! Djokovic está só guardando seu melhor tênis para Nadal… Não se iludam…

  • rafaelnadal dopado

    como eu sempre venho dizendo so a atp descuidar esse trapaceiro comeca a se dopar ,so ganha slans por conta das drogas de resistencia que acaba usando sem do e sem piedade,o verdadeiro campeao joga de forma limpa

    • Bom dia!
      Vocè sabia que os tenistas, inclusive o Rafa, estão sempre fazendo testes antidoping?
      Inclusive o Rafa em Mallorca, em sua casa é acordado para fazer o teste.
      Voce é espetacularmente ridiculo. E deveria ser preso por calúnia e difamação!
      Vai fazer alguma coisa de útil! Falar dos outros é fácil!
      Se cuida cara, um dia você pode se dar mau.
      E procura falar com bases sólidas, Ok?

    • Carol

      que ridiculo! rafael nadal ganha por que se dopa? pelo amor de Deus!

  • Olá Fabrizio,

    Pelo que venho acompanhado a alguns anos quase todos os jogos de Master 1000, Grand Slam e principalmente os jogos do Nadal ( sou fã de carteirinha). Não vejo quem irá parar o Touro Miúra,
    Ele está fenomenal! Que jogo de hoje! E que solidez, precisão nos golpes, concentração, força mental! Ele não dá ponto de graça para ninguém, sempre muito focado nesmo estando dois sets a frente como hoje 6/2, 6/0 é como se estivesse atrás no jogo.
    Acredito sim, que Nadal será o Campeão pela sétima vez em Roland Garros, para nós aficcionados em tênis e no indiscutível Nadal, e definitivamente calar a boca do povo Frances, que adoram dizer barbaridades sobre os Espanhóis e principalmente do Nadal
    Enfim, só um dia muito avesso dele e o seu oponente num dia Extra-espetacular , para poder pará-lo. Cada dia é um e cada jogo é um exclusivo.

  • luzio

    Caros amigos,calma muinta calma não é bem assim,primeiro todos sabem que murray é um ótimo milongueiro quando você acha que ele está morto e ele enterra o coveiro,vocês lembra no jogo djok x federer no master 1000 de roma 2011 ele quase foi eliminado,depois pegou o Nadal e deu uma surra eu creio que o jogo Nadal encaixa com o do Monaco que vamos ser sincero até um mes atras estava no mesmo patamar do Bellucci seu rankig era 38,aposto todas as fichas no Djok esse cara quando quer sua força mental é incrivel,minha opinião Djokovic CAMPEÃO DE ROLAN GARROS 2012 FUI lUZIO SOROCABA.

  • Vandenberg

    O Almagro tem jogo para vence o Nadal. Mas como é espanhol, já entra derrotado. O Ferrer, a mesma coisa. Já o Murray precisa jogar o melhor dele, mas parece que tem alergia ao saibro e as decisões de slam. Logo, Nadal na final. Quanto ao outro lado: Tsonga mal consegue vencer o Nadal no cimento, no saibro seria um passeio. Del potro venceria no máximo dois sets do touro e pronto. Federer todo mundo já sabe qual é o filme: Joga demais, até começar a entregar o jogo. Djokovic do ano passado venceria o Nadal, o desse ano só apanhou do espanhol. Uma pena, Nadal será Hepta, e octa, e nona, sei lá: Por favor: Surja alguem que jogue como nunca no saibro: Por que você foi se machucar Soderling?

    • Creio que mesmo o Soderling bom, não ganharia do Rafa, hoje!

      • Ah! E o Soderling, não está machucado, ele tem mononucleose, virus que baixa a imunidade!

  • LUQUES

    tb com uma chave dessas, todos os jogadores agressivos na chave de cima – djocko, federer, del potro, tsonga, na chave de baixo: nadal, ferrer, murray, monaco.
    Dizem que tem sorteio, porém todos os anos é a mesma coisa.

  • VAI FEDERER,NINGUÉM SEGURA ELE,PODEM DIZER O QUE FOR,MAS QUANDO O REI QUER JOGAR,NINGUÉM SEGURA,ESSE ANO VAI GANHAR DO NADAL NA FINAL,PARA CALAR A BOCA DOS NADALISTAS.

  • Carlos Renato

    Torço muito contra, mas não tem jeito… Nadal campeão mais uma vez.

    Mas o que eu queria mesmo destacar aqui é a força física deste sujeito. É inacreditável!!!

    Se isso não for doping podem levá-lo ao programa do canal History Channel, “Os Super Humanos de Stan Lee”.

    NÃO ESTOU ZOMBANDO. Entre ano, sai ano, chega em quase todas a finais correndo mais que qualquer um e não se cansa. Tem contusão e continua, ganha torneio mancando, joga 3, 4, 5, 6 horas, fica quase um ano sem ganhar título, não abala e volta com tudo! E o pior que joga melhor de um ano pro outro.

    Ele é o Wolverine! Ele se regenera! É o Super Nadal!

    Cansei…

  • Tem alguem neste site que disse coisas absurdas sobre o Nadal,será que é dor de cotovelo? não sei,pena! mude sua maneira de pensar dele, começe a apreciar, Nadal é um guerreiro, que luta para obter um ponto,ele não desiste, e isto que faz adiferença é maravilhoso ver o Nadal jogar,ganhar é sinonimo de usar drogas? pense nisto!

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo