Azedou…



A chave era favorável. Viktor Troicki é um ótimo tenista, mas dos cabeça de chave um dos que menos capacidade possui no piso de saibro. Mas os altos e baixos mentais e a parte física de Thomaz Bellucci não permitiram que o brasileiro avançasse em Roland Garros pela primeira vez após três anos.

Não podemos dizer que ele não lutou. Bellucci esteve 5/2 e duas abaixo no terceiro set, virou, teve quebras abaixo no quarto e quinto set, devolveu algumas delas, mas não deu.

Infelizmente a parte mental se alia em poucas oportunidades com a boa técnica do brasileiro e seu jogo vira uma montanha-russa de bons e maus momentos. Em torneios do mais alto nível contra jogadores de qualidade, esta oscilação faz o jogador pagar caro.

Agora ficou bem difícil de Thomaz ir aos Jogos Olímpicos. Ele defende 90 pontos em Paris, soma apenas 10 e pela projeção de hoje estaria caindo para o 75º lugar da ATP podendo piorar em algumas mais colocações já que estamos apenas na primeira rodada do Aberto francês. Por enquanto ele está uns quatro ou cinco postos de fora dos 56 classificados.

Mas existe uma luz no fim do túnel. Bellucci tem quatro challengers disponíveis na semana que vem para buscar pontos importantes nessa luta (Prostejov, Furth, Caltanissetta no saibro ou Nottingham na grama). O problema é que assim como Nice, Bellucci não se inscreveu em nenhum e teria que entrar ou com convite ou disputando o quali.

Como mudou a programação jogando o quali em Nice, vejo que Bellucci colocou a Olimpíada como prioridade então é possível que tente essa alternativa.

Não seria demérito nenhum jogar Challenger. Além de Bellucci estar nitidamente com nível caindo ultimamente ele sempre jogou challengers no fim dos últimos anos (mesmo não precisando) para atender o gosto da promora de torneios que agencia sua carreira. Então porque não jogaria agora ?

Palavras de Bellucci após o jogo: “A gente até cogitou jogar um em Prostejov na semana que vem. Mas,  eu fiz as contas e nem se for campeão vai dar para eu me classificar. Não sabemos o que vamos fazer”.

De acordo com meus cálculos – posso estar errado, se estiver alguém me corrija por favor – Bellucci teria que descartar 30 pontos do 18º melhor resultado e se for o campeão em Prostejov somaria 95 indo assim para 60 e poucos no ranking que o deixaria dentro de Londres.

A única explicação para que não busque isso seria alguma lesão. Bellucci pediu atendimento na perna no jogo hoje, mas pelas declarações após a partida não disse ser nada sério.

O brasileiro culpou o cansaço e erros pela derrota. Segundo ele o excesso de jogos da última semana pesou para não estar 100% no fim do jogo de hoje e sem estar 100% não consegue chegar bem nas bolas e ter precisão em seu jogo agressivo. Explicação lógica e que só acrescenta no ponto da parte física que deixa a desejar.

Os grandes tenistas não gostam de atuar na semana anterior a um Slam justo por isso, economizar físico para partidas de cinco sets. Mas este é um preço que Bellucci deveria pagar. Mas apesar de ter feito cinco jogos na semana passada, Bellucci teve a sexta, sábado e o domingo para descansar e tampouco teve partidas muito longas em Nice.

Curtinhas:

Federer e Djokovic tiveram alguns probleminhas mais do que o esperado na estreia, mas avançaram em sets diretos. Nada fora do comum. Estreia de Grand Slam é sempre complicado.

No feminino Azarenka escapou por pouco. 6/7, 0/4 e break contra diante da modesta Brianti e ela virou. Bastou colocar a cabeça um pouco mais no lugar que as bolas passaram a entrar. Simples assim. Ela saiu do jogo com 60 erros não-forçados. Precisa melhorar e muito para ter chances em Paris.



  • Eduardo

    É preciso dizer que Belucci enfrentou um jogador que semana passada venceu a copa do mundo no saibro, pela Sérvia, vencendo vários jogos (no sábado mesmo venceu jogo disputado – 3º set – contra Stepaneck). Troicki está com ritmo de jogo e já conseguiu resultados no saibro equivalentes ao Thomaz, mesmo não sendo sua superfície preferida. Agora, o preparo físico do Bellucci é decepcionante, teve muito mais tempo que seu adversário para se recuparar da semana passada e hoje já estava capengando no fim do 2º set… aí complica

  • Ricardo Lourenço

    O Bellucci é uma vergonha para o tenis no Brasil, e tambem acho que ele não deve ir para Londres e fazer feio como sempre. Fica em casa descansa coloca a cabeça no lugar e vai firme para a temporada americana!

    • gilberto

      não merece vc porque vc não esteve ou nunca estara dentro uma partida seja qual for o esporte seja quantas vezes um brasileiro lutar em qualquer esporte e for derrotado ele depois vencera por isso meu caro qual esportista brazuca merece sim ta bravo porque o cara não venceu toma um calmante e bota essa cabeça pra pensar ok eu sim na~mereço não pratico esporte proficional mas qualquer esportista merece ir a uma olimpiadas ok abrços seja racional não passional

  • Celso

    Bellucci na olimpiada só se for prá participar da “festa” ; vai ser mais uma decepção para os brasileiros.Temos q entender que trata-se de um jogador mediano que toda vez que é testado fracassa…Gosto de tenis e sempre torço pelo Brasil mas atualmente não temos bons jogadores, apenas participantes de torneios.

  • joao luiz tinoco

    bellucci é isso ai mesmo Gallas..nunca crie expectativa com ele…esta indo pro mesmo caminho do ERNEST GULBIS..começara o brasileiro a nao entrar nas chaves dos masters 1000 e tera q jogar qualis…a fase é ruim.. a parte mental e fisica do bellucci é PATÉTICA INFELIZMENTE!!

  • luques

    fg, deu no que esperavamos, Bellucci no seu ranking correspondente ao seu jogo.
    É até bom que não vá a Olimpiada.

  • Fabio

    Bom..eu acho honestamente q os comentarios sobre o Bellucci fica mais num sentido de obrigacao e cumpromeo de tabela …o Bellucci eh um jogador mediano e nao vai passar disso mesmo q vcs estao vendo…ingenul quem acreditou q ele fosse virar um top 10 ou coisa do tipo….para…vamos acordar ….

  • Lua

    Bellucci nao tem o que, ao meu ver, é o mais essencial num jogador de tenis: garra. E nao acredito que, nesta altura do campeonato, ele adquira isso. Ele nao tem forca mental pra lidar com qualquer percalço que eventualmente aconteça durante seus jogos. É triste. Sinceramente, é melhor ele nao ir às olimpíadas.

  • Ronaldo Ponce

    Que desculpinha mais sem nergonha. Cansado? jogou 5 jogos, quase tudo facil, tá novinho na flor da idade, antes de Nice vinha perdendo tudo na primeira rodada e me vem falar que tá cansado? po pede pra sair entao, se jogando 5 jogos já tá cansado novo desse jeito qdo tiver mais velho só vai aguentar 1 set. Ridiculo o fisico do Belluci, pior que nao é de hj, o cara morre depois de 2 sets, nao dá pra entender. Sem fisico e com mental fraco ele pode ter o potencial que for mas nunca irá chegar longe. O Troicki mesmo jogou jogos muito mais duros semana apssada em Dusseldorf, inclusive no sabado em 3 sets e ele tava muito mais inteiro que o Belluci sendo que ele que ficava defendendo e indo de um lado pra outro.

    Bellucci pede pra sair.

  • PELO TENNIS QUE TEM JOGADO E MELHOR NEM IR INFELIZMENTE PARA O NOSSO PAIS QUE UM DIA JA TEVE O NUMERO 1 DO MUNDO

  • Carlos Renato

    Na matéria anterior eu comentei o seguinte sobre o Bellucci: “Quanto ao Bellucci eu nem comento. Não ganha de ninguém mesmo!”

    Vocês podem acessar o link (A sorte de Belluci) aí em cima pra ver que não estou mentindo.
    rsssssss

  • Júnior Floripa

    O Bellucci não é, não foi e nunca será um jogar TOP… É isso ai que ele mostra em quadro, bem mediano e bota mediano nisso!!! Nunca criei expectativas quanto a ele…

  • thomaz kock

    E TRISTE VER O BELLUCCI PERDER DESSE JEITO,ACHAVE ESTAVA ABERTA PARA ELE,COMO E QUE CONSEGUE PERDER PRO TROICK NO SAIBRO ,CANSEI DE CRIAR EXPECTATIVAS PRA ESSE AMARELAO DE MEIA TIGELA,NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO

  • Paulo Filho

    É engraçado como as coisas são… no último post eu disse que ele iria perder na primeira rodada e foi exatamente o que aconteceu. Ele merece ir à Olimpíada? É claro que não. Só tem uma coisa: nenhum jogador brasileiro tem no físico seu ponto forte. Começo a me perguntar se não falta massa muscular para o Bellucci. Ele é muito magro. Vamos a fatos: Federer e Nadal medem 1,85m e pesam 85 kg, Djokovic mede 1,87me pesa 80 kg (mas corre que nem um louco), Ferrer mede 1,75m e pesa 72 kg (e tb corre que nem um louco). E o Bellucci? Mede 1,88m e pesa 80 kg conforme o perfil dele? Duvido. Magro do jeito que ele é não deve chegar nem a 75 kg. Sendo magro desse jeito ele tinha que ser mais rápido, mas ele não tem a mesma saúde dos jogadores top. O principal problema dele está aí, e isso acaba afetando a cabeça dele. Ele tinha que fazer algum tratamento para ganhar um pouco de massa, mas não sei se o biotipo dele aguenta. Acho que 85 kg seria o ideal para ele.

    Por incrível que pareça, dos 3 que foram à RG, só o Rogerinho tinha condições de fazer alguma coisa, mas tinha que pegar logo o Isner? Um super azar! Esse cara levou o Nadal ao 5º set ano passado e este ano ganhou de gente graúda (Federer e Tsonga) nesse piso, então ele não tinha chance alguma. Tenho pra mim que se fosse ele no lugar do Bellucci para pegar o Troicki, teria vencido até com certa facilidade. Ele vem comendo devagarinho pelas beiradas mas já está quase no top 100. Se bobear até o final do ano ele passa o Bellucci.

    E o Feijão? Alguém sabe dele? Não sei até agora porque ele abandonou.

    Agora temos Wimbledon, Olimpíadas (sem brasileiros), verão americano, US Open e Copa Davis. A questão é uma só: ou os jogadores brasileiros renascem das cinzas, ou esse ano tem tudo para ser o pior para o nosso país em muito tempo. Corremos até o risco de terminarmos o ano sem jogadores no top 100.

    • Fabrizio Gallas

      Bellucci tem um problema de suar e perder muito mais líquido do que o normal algo que gerava cãibras e que Bellucci vem sentindo quase nunca agora. Mas ao que eu sei o Thomaz está sem preparador físico desde ano passado…

      • Paulo Filho

        Será que é coincidência então este ano ele estar com resultados tão ruins? Boa parte do mental vem da confiança que vc tem eu seu corpo e dos seus limites. O fato é que desde a temporada passada de saibro o desempenho dele só vem caindo. Tênis é esporte, então é feito de físico + técnica + cabeça. O segundo ele tem bastante, o terceiro já esteve bem melhor, mas o primeiro… Não adianta trocar de técnico, procurar psicólogo, etc. Tem que manter os 3 em sintonia.

        Vou usar os 4 jogadores dos exemplos anteriores em uma escala de 0 a 5 em cada um desses quesitos: Nadal tem físico 5, técnica 3 e mental 5. Federer tem físico 4, técnica 5 e mental 4. Nole tem físico 5, técnica 4 e mental 4. Ferrer tem físico 5, técnica 3 e mental 4. Bellucci utimamente tem físico 2, técnica 3 e mental 3.

        Em se tratando de saibro dá pra aumentar 1 ponto de técnica para o Nadal. Normalmente eu considero 3 porque ele não tem muita variação e o backhand dele em piso rápido sempre dá problema. E em piso duro o mental do Djokovic aumenta tb. E o Federer só não tem mental 5 pq quando pega o Nadal ou o Djokovic ele normalmente sente a pressão e começa a errar que nem um louco.

        • gilberto carlos

          CONCORDO COM VC BELLUCCI É MUITO BOM NA PARTE TECNICA MAS UMA COISA EU TENHO OUTRA OPINIÃO O BELLUCCI SO PERDE O MENTAL QUANDO PERDE O FATOR FISICO AI VAI FISICO E MENTAL JUNTOS PARA O RALO EU ACHO QUE ELE TEM PROBLEMAS FISIOLOGICOS A SEREM TRABALHADOS O CARA FICA COM UMA CARA DE DOENTE FICA MUITO SUADO CANÇADO POR ISSO NÃO CHEGA I NTEIRO NAS BOLAS ELE INTEIRO FISICAMENTE ELE ATROPELA MUITOS CARAS PODE PRESTAR AT ENÇAO ASSIM FOI CONTRA VOLANDRI ASSIM COM TROCIK ASSIM COM SIMON ELE COM FISICO EM DIA É DURO GANHAR DO BELLUCCI

  • elinho

    é bellucci a coisa tá feia. Eu o acho um bom jogador, tem golpes mas falta cabeça e físico… E talvez por ser um bom jogador haja essas críticas, se fosse do nível com todo respeito, do marcos daniel, ricardo melo entre outros seria batalhador, mas como chegou a mostrar um bom tenis precisa ser top 10 ou 20 pra ganhar respeito de alguns…

  • Raul

    Bom dia Fabrizio. Eu sei que você e grande parte do seu publico são Nadalistas, e adoram discuções idiotas como, o Nadal nunca quebrou uma raquete e tal, mais você poderia ter feito um post referente ao extraordinário recorde do mestre Federer, com 233 vitorias em Slans Eu acho que é um feito um pouco importante, não acha? Afinal mesmo com uma idade superior à Nadal, 149 vitorias, e Novak, 117, dificilmente um desses dois irá chegar a este número. Abraço.

    • Fabrizio Gallas

      Preferi focar sobre o Bellucci. Mas quando chegar aos 234 eu prometo que faço um ok ?

  • A atuação do Bellucci beirou o descaso com o espectador e com o seu torcedor (o que, a partir de ontem, não é mais o meu caso). Voleios fáceis, com a quadra aberta, jogados 2 metros depois da linha de fundo, curtinhas que quicaram três vezes na quadra do brasileiro antes de chegar na rede e um falta de interesse total no que estava acontecendo.

    Afinal, não há punição para quem atua sem vontade no tênis?

    • gilberto carlos

      poderia ser vc ali em ja pensou !

  • gildasio

    ATENÇÃO COMENTADORES: temos apenas alguns iniciantes ao tenis pra podermos ver tipo Clezar, Sorgi, Monteiro e Santana pra torcer daki uns anos, NÃO PERCAM TEMPO COM BELLUCCI

  • Carlos

    O Bellucci está para o tenis assim como o Massa está para o automobilismo. Ambos sucederam grandes ídolos, são promessas, mas nunca serão protagonistas. O Bellucci é fraco psicologicamente, sempre que aparecem as oportunidades para ele no jogo ele “pipoca”, arruma cada voleio bizarro…espero que outros jogadores apareçam, porque o Bellucci é lamentável.

    • gilberto carlos

      e tu esta para quem o bozo sabe nada fica fazendo comentarios sem noçao

MaisRecentes

O melhor Rafael Nadal entra para a história do esporte



Continue Lendo

Djokovic ou Thiem podem parar Nadal ?



Continue Lendo

Um novo patamar para o Next Gen



Continue Lendo