Sabão em pó. Bellucci a 20 pontos de ficar fora da Olimpíada



Gostei do apelido de um internauta dado no twitter ao saibro azul. A inovação de pintar o pó de tijolo de outra cor é puramente comercial para agradar o principal patrocinador do evento – até o papel higiênico leva a cor – e fazer marketing atraindo as atenções para uma competição que tem a utopia de ser um Grand Slam.

Para quem vê pela televisão ficou mais nítido ver a bolinha sobretudo quando está sol. Só isso. Além de romper com o tradicional, o saibro azul parece mais um sabão do que qualquer coisa. Escorrega mais do que o comum e vira uma batalha para os jogadores se manterem em pé, o que gera riscos de quedas e lesões. Ou seja, reprovo totalmente a novidade.

Some aí a altitude de 600m de Madri, um ar mais rarefeito, bola andando mais. Leva vantagem aquele tenista que ataca primeiro e saca bem. Por esses motivos tenistas como Federer,  Raonic, Isner entre outros, podem se dar bem.

Pudemos atestar isso na partida entre Bellucci x Gasquet. O brasileiro foi mais agressivo no 1º set diante de um defensivo rival e venceu com certo conforto. Quando Richard passou a jogar mais dentro de quadra e sacando com mais força virou o encontro.

Bellucci a 20 pontos de ficar fora da Olimpíada – O brasileiro caiu para o 69º lugar no ranking e por enquanto estaria a apenas 20 pontos de ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Londres. De acordo com a tabela desta segunda-feira, a linha de corte olímpica é o 71º colocado do ranking (veja abaixo a lista olímpica de momento!)

São 56 vagas diretas sendo que cada país aceita até quatro em simples e que eles tenham ficado aptos para disputar confrontos da Copa Davis nos últimos quatro anos, um deles em 2011 ou 2012. Por enquanto a Espanha estaria cortando seis tenistas, a França quatro, a Argentina dois e os Estados Unidos não contará com Mardy Fish (joga Washington). A Rússia é outro caso a ser discutdi pela ITF.  Alex Bogomolov Jr.  era americano e se tornou em outubro passado tenista de cidadania russo ficando apto a disputar apenas a 1ª rodada deste ano.

A lista olímpica será baseada no ranking de Roland Garros, 10 de junho, e só divulgada no fim deste mês após a indicação dos tenistas pelas confederações dos países que escolherão os 4 melhores ranqueados de cada país.

Infelizmente Bellucci perdeu outro jogo duro contra um top e deixa de ganhar 35 pontos que podem fazer a diferença. Bellucci se aperta já que só terá o Masters de Roma ou o próprio Roland Garros para somar sendo que ainda descartará 90 pontos da terceira fase de Paris. Pressionado

1 Novak Djokovic (SRB)
2 Roger Federer (SUI)
3 Rafael Nadal (ESP)
4 Andy Murray (GBR)
5 Jo-Wilfred Tsonga (FRA)
6 David Ferrer (ESP)
7 Tomas Berdych (CZE)
8 Janko Tipsarevic (SRB)
9 Juan Martin Del Potro (ARG)
10 John Isner (EUA)
11 Gilles Simon (FRA)
12 Nicolas Almagro (ESP)
13 Gael Monfils (FRA)
14 Juan Monaco (ARG)
15 Fernando Verdasco (ESP)
16 Alexandr Dolgopolov Jr. (UCR)
17 Kei Nishikori (JPN)
18 Stanislas Wawrinka (SUI)
19 Milos Raonic (CAN)
20 Richard Gasquet (FRA)
21 Marin Cilic (CRO)
22 Philipp Kohlschreiber (ALE)
23 Radek Stepanek (CZE)
24 Marcel Granollers (ESP)
25 Andy Roddick (EUA)
26 Florian Mayer (ALE)
27 Viktor Troicki (SRB)
28 Andreas Seppi (ITA)
29 Jurgen Melzer (AUT)
30 Bernard Tomic (AUS)
31 Mikhail Youzhny (RUS)
32 Kevin Anderson (AFS)
33 Juan Ignacio Chela (ARG)
34 Carlos Berlocq (ARG)
35 Albert Ramos (ESP)
36 Robin Haase (HOL)
37 Marcos Baghdatis (CYP)
38 Denis Istomin (UZB)
39 Fabio Fognini (ITA)
40 Jarkko Nieminen (FIN)
41 Nikolay Davydenko (RUS)
42 Donald Young (EUA)
43 Alejandro Falla (COL)
44 Santiago Giraldo (COL)
45 Gilles Muller (LUX)
46 Mikhail Kukushkin (CAZ)
47 Lukasz Kubot (POL)
48 Robin Soderling (SUE)
49 Ryan Harrison (EUA)
50 Yen-Hsun Lu (TPE)
51 Ivo Karlovic (CRO)
52 Go Soeda (JPN)
53 Steve Darcis (BEL)
54 Olivier Rochus (BEL)
55 Lukaz Lacko (SVK)
56 Thomaz Bellucci (BRA) (último a entrar direto)
57 Matthew Ebden (AUS)
58 Tatsuma Ito (JPN)
59 Dudi Sela (ISR)
60  Flávio Cipolla (ITA)

Mardy Fish não se encontra na lista pois se comprometeu a jogar o ATP de Washington e não disputar a Olimpíada. Robin Soderling se encontra na lista, mas está com mononucleose e não joga desde julho do ano passado então seria provável baixa.

Alex Bogomolov Jr. não se encontra na lista. Ele jogava pelos Estados Unidos até ano passado e só passou a atuar pela Rússia a partir do fim do ano passado, ou seja só esteve apto a disputar 1 duelo de Copa Davis pelo seu novo país. Enviei um email à ITF e eles responderam que o Comitê Olímpico ainda decidirá sobre este caso.

Curtinhas:

Bellucci na semana passada: “Saibro azul não é muito diferente do convencional”. Após perder para Gasquet hoje: “ano que vem terei que levar chuteiras de trava se a quadra continuar azul”. Como pode mudar de opinião assim de uma hora para outra ? Quando treina é boa, quando joga escorrega e não presta mais?



  • Mani

    Só a cor não faz a quadra ficar mais escorregadia. Se está escorregando mais, então é porque a quadra está mal-preparada. E isso pode ser o caso com o saibro normal também. A não ser que o saibro azul seja um material diferente do saibro convencional (aliás, achei muito melhor assistir ao jogo nessa quadra).

    E o Bellucci… tudo bem, perder para o Gasquet não é uma tragédia tão grande assim. Mas ele está colhendo os frutos da péssima temporada que tem jogado até agora. Sem ranking, vai pegando os tops nas primeiras fases e é isso que dá. Se der azar com a chave em Roma e em Paris, aí pode aproveitar e jogar Washington com o Fish, porque das olimpíadas ele TÁ FORA!

    • Fabrizio Gallas

      O saibro azul vem de uma reação química que o saibro convencional sofre para deixá-lo branco e em seguida ganhar a tinta azul.

      Madri já está com piso de saibro desde 2009 e nunca se reclamou tanto que era escorregadia, apenas de buracos em alguns anos (2009 as de fundo estavam péssimas).

      Não sou um entendedor de quadras, mas imagino que essa reação possa estar interferindo.

      Vários tenistas reclamaram e até agora nenhum membro da organização se pronunciou sobre isso. Vamos aguardar.

      Mas de qualquer forma não gostei.

  • Paulo Filho

    Fabrizio, sua curtinha foi bem infeliz… não é óbvio que no treino os jogadores não se levam ao limite? A quadra só vai se mostrar melhor ou pior na hora daquela corrida desesperada pra pegar a bolinha ou na hora de vc devolver aquela pancada que vem do outro lado… fora isso não tem como avaliar precisamente, senão vc podia ter certeza que no treino o Nadal já teria chiado pacas.

    Nada me tira da cabeça que o Bellucci só perdeu hoje por conta da quadra, mas isso não é desculpa. Tinha que ter se adaptado logo e ter errado menos bolas bestas. Mais uma vez deu nervoso de assistir ao jogo dele. Se não for para a Olimpíada será uma pena, mas não dá pra dizer que ele merece ir com esse jogo. Vamos ver em Roma e RG pra ver se melhora (e pra ver se Deus é brasileiro mesmo como dizem).

    • Fabrizio Gallas

      Paulo,

      No treino os jogadores fazem simulações de sets com sparrings e outros jogadores. E vários dão 100% no treino assim como nos jogos.

  • Ronaldo Ponce

    desculpa de perdedor essa do Belluci. Como se no treino ele nao tivesse escorregado e corrido pra ver como era. impossivel nao ter visto isso se fosse algo que fosse realmente notavel. Aprendeu muito bem com o Nadal a dar desculpas esfarrapadas qdo eprde.

  • Carlos

    Se o saibro azul é pior eu não sei, mas fato é que o Bellucci sempre terceiriza os seus fracassos, seja culpando a quadra, a bola ou os treinadores brasileiros. É um jogador que possui bons golpes, mas extremamente fraco psicologicamente! Precisa trabalhar muito a cabeça se quiser ser um grande jogador. No tie break teve duas bolas fáceis, deu um voleio horroroso na primeira, e uma deixadinha terrível na segunda…sempre que depende dele, na hora “H” ele vacila!

  • Giuliano

    Quem já jogou numa quadra de saibro mal cuidada, ressecada e muito dura, já experimentou sensação bem parecida a que os tenistas estão reclamando em Madrid.
    O pó por cima de um saibro seco e duro torna a quadra muito escorregadia e surgem uns morrinhos que desviam o quique da bola.

    Acho que no processo de transformação para azul, o saibro deve ficar bem mais ressecado e absorver menos umidade.
    Deve ser isto, pois todos reclamam da mesma coisa, de estar muito escorregadio e também percebi os tenistas tendo que “corrigir” o movimento instantes antes da batida.

  • Bruno

    De fato toda mudança gera atrito, ainda mais quando a mudança é aplicada em um dos esportes mais tradicionais do mundo. Agora, mais do que ninguém, Bellucci era pra ser um dos tenistas mais adaptados ao ”sabão em pó”, pois ele saiu cedo do Masters 1000 de Monte Carlo perdendo para o holandês Hasse nas oitavas de final, ato que o deu tempo de sobra pra treinar e se adaptar ao saibro azul. Na minha opinião Bellucci está longe de ser um bom tenista de simples. Mas seria bom vê-lo representando o país nas olimpíadas esse ano, até porque ele vem de bons resultados do último confronto contra a Colômbia na Copa Davis!

  • Bellucci é que nem os Correios: pode demorar, mas no final sempre entrega. Aliás, esperar que o Bellucci vença um tie-break decisivo é como esperar pelo Papai Noel.

  • marcelo

    Acho que alguém aí confundiu o Nadal com o Nole. Quando perguntam ao Nadal se esta tudo bem e ele esta lesionado, ele diz que esta lesionado. Ou deveria dizer outra coisa? Agora nunca vi ele tirar o mérito do seu oponente. Diferente do rival que aplicou vários “pneus” ano passado e quando levou um, saiu de quadra dando desculpa. Além de ser o maior catimbeiro que já assisti. E olha que essa lista é grande.
    Agora sobre o saibro azul…dá um tempo né. Eu amaria jogar naquela quadra. Ela é diferente de outras. E daí. O grande jogador tem que ter a capacidade de se adaptar ao piso. Se não tem, faz uma quadra em casa do piso que ele mais gosta e só joga lá pro resto da vida. Belucci devia estar agradecendo ao piso, pois normalmente, ele teria perdido do Gasquet bem mais rápido.
    E teve época em que eu reclamava do Meligeni…que saudade.

  • sergio neves

    Bom dia, o mais interessante è que no saibro azul, os top 10 passaram para as fases seguintes e o mais importante:O titulo ficara entre os 06 melhores, sou tenista amador e uma coisa posso garantir:O patrocinador esta muito satisfeito com com toda esta repercussão e se è para apostar em um vencedor:Roger Federer.Obrigado.

MaisRecentes

Federer pode sonhar com o Nº 1



Continue Lendo

Murray segue perdendo chances



Continue Lendo

A insana chave de Indian Wells



Continue Lendo