Federer ponderou saída do Conselho de Jogadores da ATP. E o saibro azul ?



Ótima reportagem do website do jornalista italiano Ubaldo Scanagatta, http://www.ubitennis.com/, dá conta que Roger Federer, número três do mundo, também não está satisfeito como se imagina com a ATP. O suíço considerou pedir demissão da presidência do Conselho de Jogadores da ATP, que abrange 10 jogadores distribuídos por sua faixa de ranking para lutar pelos direitos dos mesmos dando opiniões para o Board de Diretores da Associação que cuida do tênis masculino.

“Se eu me demitisse, estaria certo que nada mudaria”, afirmou Federer que hesitou em tomar a mesma decisão tomada por Rafael Nadal que em março anunciou sua saída da vice-presidência do Conselho.

O motivo da insatisfação de Federer é parecido com o que levou Nadal a sair e que vem gerando, desde o ano passado, muitas reuniões e discussões com a maioria dos tenistas: a baixa divisão de premiação dos torneios para os jogadores. O suíço concorda com os jogadores, mas acredita que a paciência é ponto-chave para a conquista de melhorias.

“Conversei com alguns jogadores em Miami para explicar o que estava ocorrendo com o prize money dos Grand Slams. Sugeri esperar e ver o que ocorreria com Roland Garros e Wimbledon. E eles tomaram uma iniciativa”, disse Federer.

De fato, os tenistas, com a ameaça de greve, ganharam pequenas, mas algumas vitórias. Os dois próximos Slams anunciaram aumentos na premiação e o maior deles foi para as primeiras rodadas. A Federação Francesa dará 20% a mais para os derrotados na estreia. Na Inglaterra, o aumento pros perdedores da estreia será de 26%.

Mesmo assim ainda não há descarte na possibilidade futura de greve. Mas Federer mantem-se ponderado: “Vou ver em Madri como está a relação dos jogadores quanto a isso que no momento não sei. Rolandm Garros e Wimbledon tomaram as decisões certas. Vamos ver o que o US Open fará”.

Colocando no pingo dos “is”. É bom que os torneios e a ATP se movam sobre o assunto para que problemas não ocorram e as estrelas não fiquem fora do jogo. Mesmo assim é uma questão delicada. Tantos os jogadores precisam dos torneios quanto os eventos precisam deles. Mas se os principais, já com a vida ganha, que se diga, se rebelarem e boicotarem, a ATP e os eventos tendem a perder mais.

Saibro azul ? Jogadores já iniciam os treinos em Madri sobre a inovadora quadra azul. Para Thomaz Bellucci “não há muita diferença” na superfície para a tradicional vermelha. Ficou um pouco vaga sua declaração no twitter. Qual seria está pouca diferença que existe ?

Fato é que esta e a próxima semana, quando começa o torneio, será de muita discussão e polêmica já que Nadal e Djokovic se declararam contrários a nova cor do piso. Madri alega que o saibro azul vcai ajudar ao telespectador em ver a bolinha amarela quicando. Isso pode ser fato. Alguns jogos com muito sol é complicado enxergá-la. Mas o motivo principal é para agradar e chamar atenção ao principal patrocinador, de cor azul, uma empresa de seguros.

Na minha opinião, perde a essência e tradição do saibro que é vermelho. Vamos ver no que vai dar.



  • Quer dizer que o espanhol mimadinho resolveu sair fora ao invés de continuar lutando por aquilo que achava justo? Ora, por que fez isso se, dentro de quadra, não costuma desistir quando algo começa a sair errado (só pede atendimentos médicos estratégicos nestes casos)? Agora que ele saiu, parece que de fato vão conseguir aumentar as premiações. Será que o Nadal estava na verdade atrapalhando?

    O que é fato é que, mesmo com diversas críticas, o suíço resolveu permanecer e tentar resolver a situação, enquanto que o Homem Que Vai ao Banheiro Antes de o Adversário Sacar para o Jogo tirou o seu da reta.

    • Leônidas Vieira

      Uma boa iniciativa em comentar, porém, munir-se de imparcialidade, seria mais plausível. Mas como a sombra do Nadal incomoda os Federistas, entendemos o porquê de tanta indignação. Mas como diz o velho ditado: nunca discuta com o freguês, pois este, sempre tem razão!

      Leia um pouco mais, porque de tênis, você não entende nada.

    • Raul

      Parabéns Felipe. Falou tudo, pena que alguns fãs do ” tirador de cueca do rego”, o criticam. A verdade é que até fora das quadras o suiço mostra porque é o melhor de todos os tempos NO TENIS…….

    • Sales

      Parabéns mesmo Felipe, falou tudo e mais um pouco, é notório que o Chatal fez isso principalmente por não ter alguns de seus gostos atendidos, como o ranking absurdo que queria em uso, e o pior é ver torcedores do mimadinho te mandar ler mais para entender de tênis, só rindo mesmo, nem vi muito sobre tenis no conteúdo da sua mensagem (além de claro, citar as pedidos de atendimentos médicos que o Chatal faz na cara de pau, e que não se precisa entender muito de tênis para perceber o objetivo dessas interrupções no jogo). Enfim, certamente o Siri devolvedor de bolas não irá fazer falta ao Conselho, já que quem entende e saber defender os direitos dos jogadores está na presidência e lá permanecerá pois sabe o que está fazendo.

  • Marcio

    Olá Fabrizio!

    Estou acompanhando a campanha do Feijão em Belgrado! Aparentemente fez um ótimo primeiro jogo contra o Harrison, que não deve ser tenista de saibro, e hoje contou com a sorte para vencer!
    Na sexta deve enfrentar o Nalbadian e se passar deve pegar o Seppi na semi e o Andujar na final, confrontos possiveis.
    Quais as chances dele em vencer esses três confrontos e levantar seu primeiro caneco nível ATP?? Se isso acontecer, o que não me parece impossível, o Feijão na próxima semana será nº 1 do Brasil!
    Qual a sua opinião??

    • Fabrizio Gallas

      Difíceis, mas se ele jogar bem terá chances sim.

  • Eduardo

    Qualquer esporte tende a evoluir para oferecer melhores condições a todos, inclusive aos expectadores.
    Não há melhor visualização da bola , e portanto do jogo, do que a quadra azul do US Open.
    Em quadras de saibro, muitas vezes perdemos a nitidez do lance, sim!!
    Sou a favor.

  • Simone Affonso

    É com muita tristeza que leio a declaração do Felipe Gonçalves, com afirmações inverídicas, anti-éticas e anti-esportistas. Sinceramente, é lamentável ler acusações tão absurdas de um jogador de tanto caráter como o Rafael Nadal. Se liga Felipe, o assunto é outro e você usou este precioso espaço para declarar que de tênis, realmente você nada entende!

  • Fernando

    É Felipe de fato você não entende nada de tênis concordo com a minha amiga Simone Lamentável suas palavras ao se referir ao melhor de todos os tempos no saibro….

    • Sales

      Realmente, de terra o siri entende !!!

  • angelo marcos

    Torço para que tenha saibro azul em todas as quadras. É difícil demais assistir os jogos com a famigerada terra laranja.

  • Este Felipe é mais um frustado o Nadal na realidade foi quem conseguiu aumento seu bobo,para todos,ele saiu por que quiz qual o problema? o Chorão do Federer é uma falsa imagem e preparem o lombo hem para Madrid,Roma e R,G WB e Olimpiadas depois dessas surras que ele vai tomar cabe aos federastas ir ver ele jogar exibição..pois tanto tempo sem ganhar um GS o cara não aguenta é muita vergonha e numa melhor de 5 sets não tem chances!Vamos Rafa!

  • Simone Affonso

    É isso aí Fernando e Mário, Rafa Nadal neles!! O melhor sempre incomoda mais!!

  • Sinto quando lei o desrespeito, por seres que nos propocionam jogos tão lindos.Ñ vou negar sou fã de Freder, mais assisto ,todos os torneios,muito lindo ver lindas partidas jogadas com garra .
    São todos jogadores de se tirar o chapéu .Torço muito por Bellucci se firmar .
    O novo tem que vir sempre, temos o dever de respeitar todos os esportitas.
    O brasileireiro tem que aprender que nascemos livre, para torçer por quem quizer,em qualquer area esportiva.
    Ñ nascemos torcendo, aprendemos a torcer,
    Vamos respeitar .começar a paz fora das guadras

MaisRecentes

Federer pode sonhar com o Nº 1



Continue Lendo

Murray segue perdendo chances



Continue Lendo

A insana chave de Indian Wells



Continue Lendo