Perfeição



Se colocarmos na ponta do lápis, por números, a vitória de hoje foi a segunda maior da carreira de Thomaz Bellucci. David Ferrer é o sexto do mundo e ano passado ele bateu Andy Murray, quarto, em Madri.

Porém, quando avaliamos o piso e circunstância nos permitimos questionar tal dado. O Ferrer no saibro ganhou oito títulos, fez final de Roma, é o atual vice-campeão de Monte Carlo e este ano ainda não havia perdido no piso conquistando dois torneios e 12 vitórias.

Enquanto isso, Murray nunca ganhou no saibro – a boa verdade é que ele joga apenas os principais torneios no ano, uns quatro vamos dizer – e tinha como melhores resultados até Madri ano passado semis em Monte Carlo e duas outras quartas em Madri (note que a semi de Roland Garros e Roma foram depois daquela partida…). Ferrer hoje é considerado o melhor na superfície somente atrás de Nadal, Djokovic e Federer.

A dúvida acima é apenas para pensar. O que importa mesmo é que Bellucci fez uma BAITA apresentação, foi perfeito e teve uma das maiores vitórias da carreira, a quarta sobre um top 10 e a primeira no ano.

Alguns aspectos importantes. Ferrer é aquele jogador que sabe tudo da superfície e é muito consistente da linha de base. Raras vezes vi Bellucci se afobando para matar o ponto e em diversas vi ele utilizando slices para mudar o ritmo e se defendendo muito melhor no backhand, passando a bola um pouco mais alta por cima da rede. Aliado a estes atributos vinha a agressividade no momento certo, a partir da devolução funda que acuou o espanhol e os bons serviços, sobretudo o segundo saque.

Legal citar. Até então víamos grandes campanhas do Bellucci em um saibro mais veloz, com altitude como Madri, Gstaad e Santiago e agora ele mostra que também pode render muito bem num saibro bem mais lento, como de Monte Carlo, ao nível do mar.

Seus últimos três jogos foram impecáveis. Na Copa Davis contra Santiago Giraldo e os dois em Mônaco. Ao todo o brasileiro soma 10 sets seguidos vencidos (contando o jogo contra Alejandro Falla em Rio Preto). Sempre aponto para a irregularidade das atuações de Bellucci, de uma semana pra outra, torneio pra outro. Sempre queremos que ele jogue como fez hoje, isso não é possível, mas ele pode ser mais regular em boas atuações de um torneio para outro e talvez estas últimas partidas podem estar revelando o início da mudança.

E agora ? Segurar a ansiedade e manter a calma pois o próximo jogo é uma outra situação. Hoje ele entrou mais solto, não tinha pressão. Agora, contra Robin Haase, é o inteiro favorito. O rival está mais lá por sorte do que qualquer outra coisa. Deveria ter perdido para Juan Monaco não fosse uma torção no tornozelo do argentino que vencia com quebra no 3º set e pegou um adversário que é bom no saibro, mas vem capengando. Haase não é nenhum alienígena na superfície lenta já que venceu Kitzbuhel, no ano passado.

Mantendo a confiança ele vence e aí deve vir mais duelo contra Novak Djokovic. Interessante não é ?

Rá, Pegadinha da MallanDRA! E Maria Sharapova enganou todo mundo! A musa lançou fotos com cabelo curto apresentando seu novo visual e a imprensa inteira, inclusive eu, caiu na Pegadinha da russa. Ela simplesmente colocou uma peruca, fez umas fotos e hoje mostrou que seu visual ainda é o mesmo de antes, DE CABELO LONGO.

Eu sinceramente não gostei do visual de cabelo curto de Sharapova. Ela não deixou de ficar bonita, mas, digamos, ficou com um ar um pouco mais velho, esquisito. De qualquer forma NOTA 10 para a piada da musa. Confesso que cada dia viro mais fã dela, dentro e fora das quadras.

Curtinhas:

Enquanto Bellucci vem brilhando no saibro de Mônaco, Mikhail Youzhny levou uma surra do cinsistente Frederico Gil na primeira rodada e Nikolay Davydenko nem quis saber de jogar por lá para ver o nascimento de sua filha Natalia. Os dois podem ser os principais de simples da Rússia contra o Brasil na Copa Davis.

João Zwetsch ainda pensa em que tipo de condições pode levar o confronto da Copa Davis. Fica aí um exemplo que um saibro bem lento numa cidade com temperatura amena pode ser uma boa.

 

Estava marcada para hoje uma reunião da IMG, IMX com a ATP para a discussão da compra da data do ATP de Memphis. Deveremos ter novidades em alguns dias.



MaisRecentes

Djokovic está de volta!



Continue Lendo

Um racha no circuito ? 



Continue Lendo

Federer com muitos concorrentes para o All England Club



Continue Lendo