Federer se postula a lutar pelo Nº 1



Ganhou Roterdã, venceu Dubai. Vinha com a confiança nas alturas, mas ainda faltava aquela vitória contra Djokovic ou Rafael Nadal. E ela veio neste confuso sábado com muita chuva e vento em Indian Wells, sobre o maior rival e com uma ótima atuação.

A vitória significa muito mais do que diminuir essa freguesia chata que Federer tem com o espanhol ou alcançar a final de um Masters 1000, mas sim para colocá-lo numa posição de poder lutar pelo Número 1 do ranking já nesta temporada.

Com as derrotas de Djokovic e Nadal, os dois perdem bastante (Nole fez 360 e descarta 1000, Nadal fez 360 e tira 600). Na pior das hipóteses, ou seja com o vice, ele fica pouco mais de 1,2 mil pontos atrás do espanhol e 3.7 mil do sérvio. Se for o campeão, serão 800 a menos que o vice-líder e 3,3 mil para Nole.

Coloque na balança que Nadal e Djokovic defendem muito mais pontos que Federer até o fim do US Open e que o sérvio, dono de tudo no ano passado, vem dando umas patinadas como a de hoje.

Sobre as atuações deste sábado. Federer devolveu firme de esquerda, não cometeu tantos erros e Nadal se atrapalhou demais com o vento e cometeu erros bobos, alguns deles em momentos impróprios. Ficou agressivo somente quando empatou em 3/3 na primeira etapa e quando se viu com 5/2 abaixo e Federer sacando pro jogo. Era tarde demais, Federer foi bem demais, conseguiu explorar o revés do espanhol com disciplina e se manteve focado.

John Isner. Alguém dava algo por ele nesse torneio ? Nem o mais otimista torcedor americano acredito eu. Isner é talentoso ? NÃO. Mas compensa todas as deficiências com muito trabalho e força mental adquirida nos últimos anos de circuito.

Ele não é igual ao Karlovic, só saque. Tem uma potente direita e melhorou bastante a movimentação e regularidade no fundo. Ele se fixa na tática de sacar muito e arriscar tudo na devolução pois sabe que Djokovic, Federer e outros conseguem balançá-lo e deslocá-lo quando o ponto fica no fundo. Mas ao mesmo tempo consegue segurar a onda no fundo e ganhar alguns pontos dali. Nos tie-breaks um pontinho que tira na devolução faz a diferença e hoje isso ficou provado.

E neste domingo, jogando novamente sem pressão, vai dar muito trabalho pro Federer numa final que promete alguns tie-breaks. jogo interessante. Certamente Roger vem balançado por ter perdido em casa no saibro na Copa Davis para ele.



  • Neto

    Acho que sua análise está bem correta, só não acredito que o Isner entra sem pressão amanhã. Afinal o cara nunca disputou uma final de masters 1000, acho que sentirá alguma pressão, ainda mais jogando em casa. Mas isso é só um palpite.

    Já o Federer, esse não tem pressão alguma. Do outro lado não tem nenhum bicho papão, deve entrar solto em quadra amanhã.

    Djoko e Nadal estão um pouco abaixo do Federer nesse momento, se mantiver assim o ano todo o suiço tem alguma chance. Mas até lá muita água vai rolar.
    abraços

  • Paola

    O Federer é simplesmente o melhor!
    ÓTIMO JOGO hoje! Aliás, as duas semifinais.
    Realmente, acho que ninguém esperava que Isner fosse estar nas finais, mas agora que está, arrebentou e jogou muito.
    Jogo perigosíssimo para o Federer.
    Muita sorte para ele!
    Vamos lá!

  • Renato Rossetto

    Acho que está faltando ao Federer um treinador melhor,que inclusive faça ele melhorar seu preparo físico/sua velocidade e consiga colocar mais agressividade,mais vontade de ganhar,mais garra, no seu posicionamento em jogo.Ele teria grande chance de voltar ao topo do ranking.Está faltando esta característica atualmente a este grande jogador. Parece que ele não joga tudo que sabe,fica escondendo o jogo.Pena que não tenho como enviar esta mensagem a ele mesmo,o site não conseguiria?
    Saudações.

    • Gabriel Oliveira

      Falta preparo físico ao suíço? Você não deve estar falando do Federer.
      Ele possui o melhor preparo físico do circuito da ATP. Vale ressaltar que, em agosto, Federer completará 31 anos de idade.
      Roger é simplesmente o melhor de todos os tempos.

  • Simone

    Desde o final do ano passado que venho comentando que se o Federer conseguisse manter a consciência tática, ele seria o grande candidato a voltar ao número 1. Porque técnica ele tem demais, talento nem se fala, o que pega são as famosas viajadas, que têm sido cada vez menos. Nadal e Djokovic têm horrores de pontos a defender e Federer vem com uma vontade absurda de voltar ao lugar que ele realmente considera importante para ele, o número 1. Se continuar assim, sou capaz de apostar que antes mesmo de Wimblendon, ou no máximo até as Olimpíadas ele conseguirá esse feito. É esperar pra ver.

  • Dimitri

    Allez Roger!!!

  • Altaisio Paim

    Amo esse esporte também por causa desse gênio chamado Roger Federer.
    Federer me encanta cada vez mais. Que vitória fantástica!

  • diego

    Bom jogo! Federer se impôs melhor e com mais agressividade, procurando sempre pontuar o mais rápido possível, nesse jogo acertou muito e foi parabenizado com a vitória. A final provavelmente vai ser complicada, pois Isner é um ótimo sacador e tem bolas potentes no fundo de quadra. Acho q Roger terá q devolver o saque do adversário com bolas baixas, pois o americano mede 2,06cm.
    O suíço terá q ter paciência e esperar as oportunidades de quebra. Go Federer seus fãs estão com vc!

  • Melo

    Federer aos 30 anos e ainda consegue aspirar a ser novamente nº 1. Isso é longevidade. Se conseguir ganhar esse Master de Indian Wells e conseguir um dos Grand Slam do ano deve conseguir seu objetivo. É muito bom ver RF jogar!

  • Andréa Yuki

    Pra mim Federer nunca deixou de ser o número 1, ninguém joga como ele. Talento nato.

  • Meu caro Fabrizio, voce nao acha que Nadal estava um pouco esquisito ontem? Não estava se movimentando muito bem em quadra, tinha hora que atacava, depois ficava extremamente defensivo? Nadal teve um 15/40 no primeiro game, 0/30 no quarto e nao aproveitou… Claro que o suíço tambem foi bem nos momentos importantes, mas acho que Nadal nao jogou 100% ontem… Culpa do vento também… Nadal parecia meio “pesado” correndo, tava estranho…

    • Fabrizio Gallas

      Nada de movimentação, ele tava bem, jogou bem alguns games, mas errou bastante, não se achou com a precisão do Federer, foi pouco agressivo.

  • Mani

    Mordi a língua… mas também… não imaginei que o Nadal fosse se atrapalhar tanto assim com o vento. E eu tenho a impressão de que faltou o Toni ali na arquibancada para dar dicas pro sobrinho, como ele sempre faz.

    Quanto ao Isner, ele não é tão ruim assim. Eu não acredito que alguém chegue ao top 10 só pela força mental e por trabalhar duro. Ele tem uma força mental incrível, mas também sente a bola bem na raquete, jogou alguns ótimos voleios contra o Djokovic. Eu até diria que ele tem mais categoria do que um Soderling da vida, que é um marreteiro e nada mais.
    O Isner só ataca tanto porque ele é devidamente mais lerdo do que os outros, então ele não pode ficar esperando muito e ficar trocando bola com os adversários. Ele cansa primeiro.

  • Ronaldo Ponce

    federer vence. ele se adapta bem qdo joga contra caras como isner grandes e sacadores. perdeu na suiça na davis mas estava sem motivacao alguma.

  • Sou fan n° 1 de Roger Federer;pois ele é meu ídolo

  • Wellington

    A partida de hoje foi Difícil para o Federer pois ele pegou um John Isner sacando muito e valente,esse Americano é um Karlovic melhorado, pois não só saca tem uma boa direita , se movimenta bem o fundo de quadra para quem tem 2,05 de altura, ele tem qualidades e valorizou a vitória do suiço.A partir de amanhã o Federer vai ficar com 800 pontos a menos que o Nadal e 3300 atrás do Djokovic. Lembrando que até Wimbledon o Djokovic vai ter defender 6000 pontos. E o Nadal 6500 pontos,e se ele continuar jogando dessa forma e com esse apetite da para ele continuar sonhando em ser número 1 novamente. Bem eu torço que ele continue assim, e não de as suas famosas viajadas, e continue investindo na parte tática, pois talento ele tem de sobra, muito mais do que o espanhol e o sérvio. A diferença é que os dois são mais jovens, tem melhor preparo físico , táticos e dão a vida dentro de quadra.

  • Federer en mi opinion es el mejor tenista de la historia tal vez no sea el mejor ahora pero nadie le quita lo bailado saludos . .

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo