A rivalidade cada vez mais acirrada



Mais um confronto entre Federer x Nadal. Este duelo passou a ser um pouco mais comum no piso rápido de um ano pra cá por alguns motivos – a queda de Federer pro 3º lugar e de Nadal pro 2º com um certo favorecimento no sorteio das chaves é claro (1º x 2º só em finais) e a melhoria de Nadal na superfície.

Falar sobre as questões técnicas que levariam Federer a ser favorito e as táticas de Nadal que anulam Roger em 66% dos confrontos – espanhol tem 18 a 9 no retrospecto – é chover no molhado.

Mas o que é claro é que independente do momento Federer tem um problema sério quando vê Nadal do outro lado em uma superfície que não seja um piso coberto que passa mais pela questão mental, em estar 100% focado o tempo inteiro, sem nenhum deslize, do que qualquer coisa. E este é o X da questão. Federer vem de uma série de dois títulos, com bastante confiança e tudo levaria a crer que ele fosse o favorito, mas Rafa tem o número do suíço e sabe as armas para enfrentá-lo. Igual ao que ocorre com Djokovic quando enfrenta o espanhol.

Del Potro fez uma má partida contra Roger. Com razão reclamou da jogada no primeiro game, mas perdeu a concentração de forma desnecessária, deixou o suíço escapar no placar e não se encontrou mais. Nadal não foi mal contra Nalbandian, teve um duro teste que é até bom para ele após três rodadas bem fáceis. Em termos físicos os dois estão mais ou menos iguais. Federer fez duas partidas desgastantes mentalmente contra Raonic e Bellucci e Nadal esta contra Nalbandian.

Meu palpite para a vitória ? Desta vez vou de Nadal. Mas Federer como sempre pode estar em um dia iluminado e assim sendo Rafa terá poucas chances.

Ponto que desejo ressaltar. Federer vinha sendo muito questionado até o início desse ano e ainda deseja retormar o número 1, sonha com isto até este ano. Em sua série até agora não bateu nem Nadal nem Djokovic. Está aí a chance para provar que pode voltar ao topo.

Ao mesmo tempo Nadal vem com o suíço entalado na garganta por suas últimas declarações, principalmente a derradeira, da demora de sacar que não vem sendo coibida pelos juízes. Como já disse, essa história de amizade Nadal e Federer é história para boi dormir. Eles se respeitam e muito. Só.

Na outra semi Djokovic é bem favorito, mas precisa tomar aquele cuidado com o saque de John Isner. Com a queda de Murray ´sua chave ficou muito fácil. Por enquanto a graça foi o susto para Andujar perdendo um set. Um mico.

Curtinhas:

É cada vez mais latente a preguiça dos árbitros de cadeira. Bola claramente fora no saque de Federer, o juiz de linha deu boa e o árbitro deixou pro Hawk-Eye. O aparelho não funcionou, a marcação pela regra foi mantida e prejudicou Del Potro.

Sabe porque a máquina não funcionou ? A internet do torneio caiu. Certamente um torneio com US$ 4,7 milhões de premiação aos tenistas não tem grana pra pagar um bom servidor não é ?

Sobre o ranking. Federer vencendo, a vantagem cai pra 1,5 mil pra Nadal. Se for o campeão diminui pra 1,1 mil. Bellucci subirá pro 47º lugar.

A as rusgas no feminino só aumentam. Azarenka x Radwanska. A polonesa reclamou e só a prejudicou, levou um 6/0 6/2. Sharapova reclamou que Kirilenko batia com a raquete no chão para distraí-la. Bem como se sabe há poucas amizades entre as mulheres no circuito. O ciúmes entre as meninas é grande. Sharapova já revelou que não tem amigas.



  • Otavio Neves

    Acho q/ a Sharapova está certa em reclamar. Mas ela poderia aproveitar e – numa autocrítica – passar a fazer menos barulho também – muitas reclamam q/ Sharapova atrapalha bastante com seus gritos… mas eu gosto muito de VER os jogos dela…

  • Altaisio Paim

    Esse jogo promete fortes emoções.
    Meu palpite é a vitória do suíço, é claro.
    SEMPRE ROGER FEDERER.

  • a superf não está tão rápida semelhante à de melbourne,o q fav nadal,se federer qser vencer é focar no bckh do nadal e abrir a qda pra matar com forehand além de calibrar sua esq pros spins pesados e constantes!o mental vai ser preponderante1

  • Paulo Filho

    Eu concordo com o que vc disse sobre o duelo de Federer e Nadal, e acho que o Nadal leva essa também. No Australian Open o Federer vinha dos títulos da Basiléia, de Paris e do ATP Finals e mesmo assim o Nadal o venceu, e todo mundo sabe que o Federer joga muito mais focado em grand slams, por isso o mental do Federer com certeza será abalado, mas também não podemos esquecer do fato de que o Nadal está jogando muito mais tempo que o Federer por conta do torneio de duplas, e isso com certeza deve ter deixado o espanhol mais cansado para enfrentá-lo hoje.

    Em relação ao Djokovic, se o jogo fosse numa superfície coberta ou se fosse na grama eu acho que ele teria mais problemas, mas o Isner, apesar de não estar devendo nada para nenhum top 10 (acho inclusive que ele entrar nesse grupo já com a semi de IW, estou certo?), não deve causar muitos problemas para o sérvio. Apesar de ele ter melhorado consideravelmente seu jogo no fundo de quadra, ele deve sofrer com as variações intermináveis do sérvio por conta de seu tamanhão. Será 2×0 para o Djokovic com uma quebra simples em cada set.

    Falando da partida do Federer e do Del Potro, eu concordo em um ponto e descordo em outro. Os juízes de cadeira estão cada vez mais se achando torcedores VIP e deixando a responsabilidade de lado. Foi clara a bola fora… foi quase 1 palmo! Agora em relação ao Hawk-Eye, qualquer equipamento está sujeito a falhas (tudo bem que essa conversa de ter caído a internet pra mim não justifica nada, porque não tem sentido). Quer um exemplo? Quando temos um jogão com transmissão ao vivo pelo Tênis News e que eu não consigo ver pela TV por algum motivo, quase nunca eu consigo acessar porque com certeza o site deve estar entupido de gente e por isso sou obrigado a acompanhar em algum outro site. Será que nesse tipo de evento não vale a pena investir um pouco mais na arquitetura do site? Computação em nuvem está na moda e aluguel de performance eventual não é tão caro assim. Fala para os patrocinadores pagarem que eles terão mais espaço para aparecer! rsrsrsrs

    O torneio feminino, apesar da qualidade de jogo das meninas, já virou motivo de piada. Eu gosto do jogo da Azarenka, mas não acho que ela tenha maturidade para ser número 1. Por incrível que pareça eu gostava mais da Wozniacki nesse posto por conta da pessoa dela. Não assisti ao jogo da Sharapova, mas para ela reclamar da adversária precisa muito, porque ela é a senhora concentração, então mais um ponto contra o cenário atual do tênis feminino: jogo sujo. Pra quê esse tipo de atitude? A Kirilenko por acaso não confia no seu jogo ou faz isso só pra azucrinar porque todo mundo acha a Sharapova mais bonita que ela? rsrsrs… Fica o protesto.

  • Patricia Alvarenga

    Discordo de algumas coisas. Mesmo torcendo para o Nadal, acho que Federer tem um leve favoritismo por justamente se tratar de jogos em 3 set’s. As chances de viajadas do Suiço em jogos com menos sets que Slam’s é mínima pois o tempo de recuperação é curto. Se fosse 5 sets com certeza apostaria todas as minhas fichas em Nadal.

    Quanto a amizade ou respeito, acho que só quem conhece muito bem os dois sabe ao certo a relação entre eles. Porque o Federer não concorda e opina sobre algumas questões do Nadal e o espanhol as vezes ironiza o Suiço, não quer dizer que amizade seja conversa para boi dormir. Basta olhar um pouquinho pra nossa vida e ver como é a nossa relação com nossos colegas e amigos.

  • Mais uma vez, Federer e o atolador de cuecas se encontram em uma quadra lenta, quase um saibro pintado de azul, onde o espanhol, em sua tática covarde de se plantar no fundo e devolver 500 bolas por ponto sempre acaba fritando a mente do adversário. Mas, fazer o quê? Se tem gente que gosta de pagode e sertanojo, por que não gostaria de acompanhar o atolador? É uma pena que, nos torneios de quadra rápida neste ano, como Rotterdam, Dubai e um pouco Doha, eles não puderam se enfrentar. Sempre jogam nestas quadras ultralentas impostas pela ATP, nas quais o robô leva vantagem.

  • Julio Gomes

    Desta vez acho que FEDERER vai diminuir a desvantagem e vai ganhar do Nadal , ele esta em uma excelente fase , ele vai achar um jeito de aniquilar Nadal.

  • Fernando

    Quadra Rápida (técnica, talento) Federer, quadra lenta (Fisico, superação) Nadal … Não vou falar mais nada ..

  • Jeferson

    Fabrizio,
    A quadra de Indian Wells é mesmo a mais lenta das quadras duras em torneios ATP 1000?
    Se possível, você poderia listar em ordem decrescente de velocidade as quadras duras dos torneios ATP 1000 + US Open + Australian Open?

  • Mani

    Aposto no Nadal. O Federer tinha que ter ganho o jogo na Austrália para eu poder apostar nele. O Federer só ganha do Nadal se o espanhol estiver em um péssimo dia ou se for em quadras rápidas cobertas.

    Agora eu quero ver como o Nadal vai lidar com o saque do Isner…

  • Fabiano

    e deu Federer.. 2 sets a 0.. e com djoko eliminado ele deve se aproximar bastante do topo…

MaisRecentes

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo

Final de semana de Monteiro



Continue Lendo