Os problemas físicos de Bellucci



Thomaz ellucci mostrou muita raça no Brasil Open para virar aquele jogo de quartas de final e de certa forma melhorou sua imagem com o público nacional. Mas por outro lado os problemas físicos voltaram à tona com as cãibras que corriqueiramente aparecem.

Bellucci é sim um tenista para se torcer, tem muita qualidade e volta e meia vai nos dar esperanças ganhando jogos empolgantes.  Mas ao mesmo tempo tem alguns defeitos técnicos que vem sendo trabalhado assim como sua parte  física. Algo que o torcedor precisa entender que não será resolvido de uma hora pra outra.

Anos atrás relatei em uma coluna entrevistando um ex-preparador físico . Ele sua mais que um atleta comum, perde mais líquido e aí tende a ter cãibras com mais facilidade.

Fazendo um breve histórico.  A última Copa Davis contra Mikhail Youzhny onde ele lutou demais, aguentou 5h, mas confessou antes do rival. Na Davis contra a Índia foi igual e diante da Colômbia também.

Não só para Thomaz, mas para qualquer jogador é complicado sair de quadra de uma partida desgastante física e mentalmente às 0h30 e estar bem para jogar às 15h como ocorreu em São Paulo.

Está aí uma dica pro Brasil Open para quem sabe em 2013 colocar os jogos de semifinal um pouco mais tarde para facilitar esta recuperação de quem joga o último duelo noturno. De qualquer forma o torneio na capital paulista colheu muito mais frutos do que no Sauípe vide a atração de mídia e de público que no final de semana de pleno Carnaval lotou as arquibancadas do Ibirapuera.

Curtinhas:

Bellucci não jogará Buenos Aires alegando o problema no tornozel oe exaustão. O torneio argentino está muito forte com condições de quadra lentas e já na segunda rodada poderia vir um Nicolas Almagro pela frente. Mas o próximo compromisso de Thomaz será em Acapulco odne defende 180 pontos. Risco de cair após a leve subida desta semana pro 34º lugar.



  • Wagner Botinha

    Se Bellucci estivesse em boas condições físicas, ele poderia disputar o Torneio de Buenos Aires e, provavelmente, somar pontos no ranking ATP. Como, porém, não está no melhor da sua forma física, acho que Bellucci fez o certo, ao deixar de disputar Buenos Aires, onde ele não defenderia nada, ganhando uma semana para se preparar para o ATP 500 de Acapulco, onde defenderá 180 pontos, relativos à semifinal do ano passado.

  • Ronaldo Ponce

    isso aí é falta de um bom preparador fisico. O Nadal sua igual a uma fonte, antes de entrar em quadra já tá pingando em nem por isso fica tendo caibra toda hora. Eu sei que auemnta chance mas isso é minimo. tem a ver com o preparo fisico correto muito mais que suor ou coisa do tipo. Ele nao aguenta nada. O Djoko e Nadal jogam 10 horas em 2 dias e jogam 100%.

  • Rafael Ogeda

    Comparar Nadal e Djoko com Bellucci é completamente sem noção. Estes 2 são superhumanos, quase no mesmo nivel de triatletas. E não são todos os esportistas que conseguem ser superatletas, isto não depende apenas de ter um bom preparador físico mas muito mais da aptidão física de cada pessoa. O Bellucci neste ponto é limitado, assim como o Guga também mostrou ter um organismo mais debilitado. Para mim o mais importante é que o Bellucci demonstrou (mais uma vez) a garra que tem em jogar tênis, algo que muitos como você sempre criticaram nele…

  • wellington jr

    Ficou claro que o bellucci precisa melhorar o seu preparo fisico! Diria que a sua equipe
    Eh despreparada para lidar com seu problema claro de perda de sodio! Acho o bellucci um dos melhores tenistas do
    Circuito,porém falta resistência e forca fisica, quE acaba afetando a sua confiança e forca mental! A saida eh fazer uma pre temporada que trabalhe os 2 problemas! Procurar o preparador do andre agassi que fez do mesmo um jogador fragil fisicamente num tenista que ficaria trocando bola num rali de 20 rEbatidas para finalizar num winer! Muita musculacao e preparo aerobico para aguentar o tranco!

  • Visitante

    Acredito que o desemplenho de seu rendimento físico esteja relacionado às curtas campanhas que ele tem feito nos torneios da ATP, saindo na primeira ou segunda rodada. Não é apenas treino que eleva o nível físico, se incluem aí as grandes maratonas de jogos que condicionam o físico do atleta. A quantidade de suor elevada é efeito e não causa nessa ocasião. Torço muito pelo Bellucci e guardo com admiração os grandes jogos que venceu.
    Agora aproveitando, como ele se saiu bem com saque e voleio diante das circunstâncias para encurtar os pontos. Poderia ter feito isso desde o início da partida, ainda, explorar com mais freqüência as subidas à rede.

    • Cezar

      Concordo 100 %!

  • mauricio weiss

    Ele contratou um novo preparador físico ou continua sem um? Se continuar sem vai passar a vida tendo cãibras. É uma pena, porque ele tinha muitas chances de chegar à final e até conquistar o título.

  • Altair Rodolpho

    Começo de temporada, e eu não estou entendendo nada sobre as condições físicas destes profissionais. Afinal de contas que tipo de pré temporada teve Bellucci, para estar nestas condições?

  • Alexandre Farias

    Temos que ter paciência e apoiar Belucci o máximo. E um grande jogador e ainda vai encontrar seu ponto de equilíbrio fisico.

  • Bellucci parece estar abaixo do peso. Precisaria checar qual seu IMC. O problema parece falta de nutrientes e desconfio também de uma possível depressão…

  • linard

    Olá Fabrizio,
    As projeções indicam o Bellucci fora do top 50 na próxima semana. Sinceramente, pelo que ele vem jogando, é o que merece. Mas, tem potencial e ainda é jovem, eu ainda acredito que ele possa dar uma grande virada.

    • Fabrizio Gallas

      Por enquanto Bellucci é projetado pro 47º lugar, mas corre um risco de sair do top 50.

  • DIDI

    Bom Dia !!

    Acompanhei os jogos do Bellucci no Brasil Open 2012 e percebi também que ele parece um cara desnutrido, abaixo do peso… Acredito que isto pode ter uma influência grande com relação aos jogos de alto desgastes físicos e até mesmo mental…

    Torço por ele e também acredito que tenha jogo para permanecer entre os 30 melhores da ATP.

    OBS -> Sei que está fora do assunto, mas assistir 2 (dois) jogos do André Sá… O cara joga muito, se jogasse com um parceiro TOP de duplas, com certeza, alcançaria mais títulos na carreira.

    Abraços

  • wanderlei

    Cara , ha dois anos atras fui ao aberto de tenis de buenos aires e achei interessante as homenagens feitas a tenista medianos, considerados idolos em seu pais, a argentina… ai fico pensando no Brasil e em nosso nr 1 Belucci. Quantos tenistas brasileiros conseguirama chegar ao posto nr 21? , pelo que sei so o fenomeno Guga chegou a ultrapassar esta marca. Nos estamos sendo muito crueis com este menino que conseguiu facanhas que poucos tenistas conseguiram…

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo