Federer x Nadal – Um dos maiores duelos do CLÁSSICO ?



E o principal duelo do Aberto da Austrália se confirmou: Roger Federer x Rafael Nadal. Primeiro encontro entre os dois numa semifinal de um Grand Slam desde Roland Garros em 2005 e que promete ser tão bom ou até melhor do que a final de 2009 – na minha opinião o segundo maior jogo da histórioa entre eles só perdendo para a final de Wimbledon em 2008. A qualidade foi muito alta naquela final.

Tanto Federer quanto Nadal pegaram adversários de níveis parecidos e sempre se saíram bem com um ótimo tênis. Me impressionou a devolução de backhand do suíço na partida contra Juan Martin Del Potro. Ele devolvia ou no pé do argentino ou até mesmo com winner as pedradas do saque. Aquelas viajadas foram raras e os erros vieram pela qualidade que Delpo impôs na metade do primeiro e segundo sets. O natural da Basileia não perde há 25 jogos e está com um tênis solto, confiante e chegando bem em todas as bolas. Não dá sinais de dores nas costas sentidas no início do ano.

Nadal teve mais problemas com Tomas Berdych mais pela qualidade de serviço, potência e precisão no fundo do tcheco do que por demérito seu. O revés do espanhol está mais longo, o saque mais firme, o jogo mais agressivo e o mental forte.

Jogo por jogo, Federer seria favorito pelo momento e habilidade. Mas este é um clássico e por isso torna o confronto imprevisível. Nadal tem as armas para neutralizar a ofensividade do suíço. Como sempre o duelo passará pela precisão do backhand de Federer. Se estiver em dia como se mostrou durante todo o torneio, a vida de Nadal dificulta. Caso contrário, o espanhol faz dali um buraco e vai minando a confiança de Roger. O espanhol necessita evitar um arranque fulminante de Federer e de preferência ganhar o primeiro set. É notório, historicamente falando, que o tenista de 30 anos perde parte da intensidade quando está atrás do placar contra outros monstros do esporte.

Para Federer o ideal é abrir a quadra, explorar o backhand de Nadal e trazê-lo para jogar o ‘quadradinho’ com curtinhas ou slices venenosos. E ficar fiel à tática. Buscar dominar o ponto desde início para não levar bolas altas em seu backhand.

Curtinhas:

Del Potro teve pouco o que fazer na partida de hoje, mas desperdiçou uma boa chance de voltar pro segundo set ao perder breaks com erros. Ao argentino falta aquele passo a mais contra os top 4, algo que ele demorou a pegar quando estava no início de carreira, mas quando conseguiu decolou com o título do US Open.

E hoje tem Bruno Soares lutando por vaga nas semis do Australian Open. No primeiro Major com o novo parceiro Eric Butorac ele já atinge as quartas de um Slam, que foi seu melhor resultado ao lado de Marcelo Melo. Fato que é que dois estão firmes no saque, nas devoluções e na rede. A parada é dura contra Stepanek e Leander Paes na noite de hoje a partir de 23h30.

Djokovic e Murray são amplos favoritos para vencer hoje. Não vejo qualquer outro resultado diferente disso. Aplausos para a bela campanha de Kei Nishikori, mas o jogo dele não bate muito com o do escocês. Vamos avergiuar…

 



  • Fabiano

    Federer 3 a 0 com direito a um pneuzinho..kkkkk

  • Bruno88

    Com Federer e Nadal no mesmo lado da chave(nos Slams)os duelos entre os dois sempre acontecerão no meio da semana,Que M……

  • Joao Alves

    Nao vejo o Federer como favorito como vc vê gallas. Acho que ele tem boas chances, mas a receita para o espanhol vencer todos já sabem né? Nem preciso mais dizer aqui. Resta saber agora se o Federer tentará usar a receita que o Djokovic tb que tornou o espanhol freguês do sérvio.
    Alem disso será interessante ver como o Nadal se comportara mentalmente sabendo que se vencer o Federer, vai chegar na final e levar outra surra do Djokovic! Isso deve mexer com a cabeça dele, principalmente se o jogo entre ele e o federer for depois do jogo entre murray e djokovic.

    • José Carlos

      João,

      É notório que Djokovic teve uma temporada fantástica no ano passado, mas esclareço que apesar das vitórias sobre o Nadal, o espanhol lidera em 16 a 13, assim como lidera 17 a 9 contra Federer. Quem são os fregueses em questão?

      • José Carlos

        Números de Federer x Nadal:

        Jogos: 26 – Vitórias de Nadal: 17 – Vitórias de Federer: 9
        Jogos no Saibro: 14 – Vitórias de Nadal: 12 – Vitórias de Federer: 2
        Jogos na Rápida: 8 – Vitórias de Nadal: 4 – Vitórias de Federer: 5
        Jogos na Grama: 3 – Vitórias de Nadal: 1 – Vitórias de Federer: 2

        Total em Sets: 85 – Nadal: 50 – Federer 35

        Sets no Saibro: 45 – Nadal: 32 – Federer: 13
        Sets na Rápida: 26 – Nadal: 12 – Federer: 14
        Sets na Grama: 14 – Nadal: 6 – Federer: 8

        Total em Games: 851 – Nadal: 436 – Federer 415

        Games no Saibro: 450 – Nadal: 248 – Federer: 202
        Games na Rápida: 243 – Nadal: 114 – Federer: 130
        Games na Grama: 155 – Nadal: 75 – Federer: 80
        Número de Tie-Breaks: Total: 18 – Federer: 9 / Nadal: 9

        * DADOS DO RAIO X DESTE SITE.

        • Djokochongo

          Acho que o nabo de hoje do Nadal no Federer mudou isso né, mais um pouco né, fora que em 8 jogos na quadra rápida o Nadal ganhou 4 e o Federer 5, 4+5=8, bem confiáveis esses dados né, nééééééééééé

          • José Carlos

            Estes dados são deste site: http://www.tenisnews.com.br VERIFIQUE, eu apenas copiei e colei.

            Agora são 18 a 9 para Nadal. Como alguém pode chamá-lo de freguês de Federer ou Djoko???

  • Neto

    As melhores exibições que vi Federer fazer, jogando contra o Nadal, foram no Finals de Londres de 2010 e 2011. Em 2010 por que estava com um backhand fantástico, quase perfeito, e em 2011 por que teve disciplina tática do começo ao fim da partida, mostrando que quando faz isso se torna quase imbatível dentro de quadra.
    Infelizmente, raramente durante sua carreira Federer teve essa preocupação tática, conseguiu tudo o que tem praticamente só com o talento fantástico.
    Então, contra o Nadal, o resultado na maioria das vezes depende do suiço: se ele jogar com apuro tático, vence, independente do que o espanhol fizer.
    Isso por que o Nadal é um jogador regular, mas não tem um arsenal fantástico. Ele vence muito justamente por ser um dos caras mais regulares que já existiram no circuito, e não por que tem um talento fora do comum. Então nesse duelo, como Nadal geralmente joga mais ou menos no mesmo nível, o resultado depende de como jogará o adversário.
    Eu aposto no suíço, ele me parece estar jogando com preocupação e disciplina tática. Até apostaria nele como favorito ao título, uma vez que Djokovic é mais completo que Nadal, mas não é tão versátil quanto o Federer.
    abraços

    • Eduardo

      Concordo plenamente, Neto!!!

    • Djokochongo

      Nadal não tem um talento fora do comum e o Djoko é mais completo que o Nadal?
      Ah vai aprender a jogar tenis mané……

  • Altaisio Paim

    Federer vence esse duelo. Promessa de um jogo histórico. Imperdível!

    • DOMENICA

      OPSSSSSS, OUTRO PALPITE ERRADO. VAMOS RAFAAAAA

  • diego

    Olá caro blogueiro, gostei muito, desse post, vc tem absoluta razão em dizer q Federer está num melhor momento e pra mim é o favorito. Mesmo sendo fã do Federer, acredito q Nadal trará grandes dificuldades ao suíço. Espero por um jogo em alto nível com a força do Nadal e a técnica do Federer.
    Vamos lá Federer estou com vc, até a próxima e um abraço!

  • Joao Alves

    A chave do murray que era para ser a mais complicada acabou sendo uma mamata igual a do Nadal. Isso graças aos franceses amareloes monfils e tsonga. Me pareceu que o nole Tava meio baleado fisicamente hoje. Nao sei se estará na final. O Federer se nao sair da tática que o djokovic usa contra o Nadal ta na final tb.

    • DOMENICA

      Renda-se ao talento do espanhol, seu mané! RAFA, RAFA, RAFA…..VAMOS!!!!

  • Mauricio

    Bom dia pessoal, Eu tabem aposto no Federer, mesmo apresentando sinais de final de carreira,
    e que carreira heim!!! Só gostaria de dar uma palavrinha a respeito de nossa sorte de estar nessa geração previlegiada, que voce pode ver hoje um Federer, um Nadal, um Djokovit, Murray etc…
    Ou mesmo no futebol o Ronaldo, Messi, Neymar etc… E tambem em outras areas.
    Será que vamos futuramente ver outros Federer da vida??
    Então aproveitem.
    Abraço…

  • Swisstraveller

    Bom dia
    Alguem sabe se esta possivel assistir esta jogo em TV e cuando?
    Obrigado pelo resposta e desculpe o meu portugeus mal!

    Richard

  • wania duarte

    Olá, se depender de mim e dos incontáveis torcedores de Federer, dá FEDERER na cabeça. Ele é o melhor por todas as suas características.

  • Djokochongo

    Temos que reconhecer que a época do Federel já foi, e mesmo assim, quando ele estava no auge tomou nabos históricos do Nadal, até chorou! Hoje em dia, com as condições físicas dele, só ganha mesmo é do Murray, pq do Djoko e do Nadal, xiiiiiii, não da não. Esse ano o Djoko ganha o Grand Slam de verdade, anotem ai…..

  • Paulo Eduardo

    Acredito que a chave para o jogo será como o Federer vai jogar , todos nós já estamos cansados de saber como Nadal vai jogar contra o Federer naquela mesma ladainha de sempre bola alta na esquerda. Portanto se o Federer seguir uma tática de jogo como ele fez na última final em RG ..pena que foi apenas no inicio do jogo rsrsrsr.. ele ganha sem dúvida.

  • Dimitri

    Allez Roger!

  • leandro martins

    o q federer terá q fz é martelar o backhand do nadal,como o djoko aprendeu a usar,fz minar a confiança do espanhol. No mais é ser regular no fundo,e usar slices pacientemente no backhand sem afobação.a quadra ta bem rápida,o q tb é um fator pendente pro suíco desde q não saque com percentual de 1º serv baixo como em 2009!com essa tática não tem balão q encha de gás!

  • CONCORDO COM O POST

    E A IMPRESSÃO QUE O FEDERER PASSA QDO ENFRENTA O NADAL
    E QUE ELE QUER GANHAR DO NADAL JOGANDO DO JEITO QUE O NADAL QUER QUE ELE JOGUE

    ENTÃO O SUIÇO TEM QUE SE LEMBRAR DE COMO ELE DEU AQUELE CHOCOLATE NO ESPANHOL NO FINALS E SEGUIR DO PRIMEIRO AO ULTIMO PONTO ATACANDO O BACKHAND DO NADAL

    E NÃO ENTRA NA TEIMOSIA DE TROCAR DIREITAS, E ABUSAR DOS SLICES E DEIXADAS

    VAMU QUE VAMU FEDERER

  • Berg

    Não sei o que você acha FABRIZIO, mas pra mim esse jogo pesará muito no histórico dos confrontos entre os dois. Se o Nadal vencer, mostrará que é superior ao Federer em todos os pisos, mas se o Federer vencer, então ficará a grande justificativa do saibro ser o peso maior no confronto. Federer precisa muito dessa vitória, pois a unica partida em Slam nesse piso, deu Nadal.

    Torço pro Federer 3 x 0 , mas o Nadal é um monstro. Contra o Berdichy ele pegava tudo, mas vamos combinar né FABRIZIO, o Berdichy foi ridiculo na rede, vc nãoa achou?

  • Djokochongo

    Bom, acho que não deu né, rsrsrsrsrsrs Vaiiiiiiiii Nadaaaaaaaaallllll.
    Agora é assistir o Djoko começar a ganhar o primeiro grande slam de verdade dele.
    Como eu disse, nosso grande Federer já era….. agora ele só ganha do Nadal e do Djoko se ele jogar uma casca de banana do outro lado da quadra….
    Só um adendo, o pessoal fala muita porcaria sabe, em grande slams, está 8 a 2 para o Nadal, como, em que circunstâncias, o Federer poderia ser favorito? E mais, Se o Federer é o melhor de todos os tempos, como não dar valor a quem fez com ele o que o Nadal fez? Vão catar coquinho seus torcedores cegos….. Beijos a todas.

    • DOMENICA

      Pois meu palpite é Murray na final….

  • Tanto Federer quanto Nadal pegaram adversários de níveis parecidos e sempre se saíram bem com um ótimo tênis. Me impressionou a devolução de backhand do suíço na partida contra Juan Martin Del Potro. Ele devolvia ou no pé do argentino ou até mesmo com winner as pedradas do saque. Aquelas viajadas foram raras e os erros vieram pela qualidade que Delpo impôs na metade do primeiro e segundo sets. O natural da Basileia não perde há 25 jogos e está com um tênis solto, confiante e chegando bem em todas as bolas. Não dá sinais de dores nas costas sentidas no início do ano.

  • nadal e Federer é o clássico dos clássicos, mas o fato é que Federer é sim o maior tenista de todos os tempos, eles jogam na mesma época Federer tem mais de 300 semanas no topo do ranking e nadal tem apenas 100 semanas, mas os dois jogam muito…

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo