Federer e Nadal com chaves generosas



Foi definida a chave do Aberto da Austrália no fim da noite desta quinta-feira, já manhã de sexta no horário de Melbourne. Roger Federer e Rafael Nadal caíram do mesmo lado e podem fazer uma semi de Grand Slam que não jogam desde Roland Garros em 2005.

As possibilidades são ótimas se os dois tiverem em condições físicas adequadas – Federer vem de um problema nas costas e Nadal no ombro. Os adversários de ambos favorecem. Na estreia qualifiers. Na segunda fase um Tommy Haas capengando no circuito pro espanhol, e os nada assustadores Beck (ALE) ou Prodon (FRA) para Federer. Na terceira rodada o freguês e em má fase Melzer pro suíço e Ivan Ljubicic para Nadal. um pouco mais complicado se o croata sacar bem, mas ele não está em seu melhor momento. Para as oitavas Rafa pode se complicar um pouco mais com um Feliciano Lopez ou John Isner pelo saque e eventualmente com Nalbandian se o argentino chegar até lá – visto a incógnita de sua condição física.

Para Roger, Dolgopolov ou Verdasco podem atrapalhar um pouco, mas nem tanto. Para as quartas Nadal teria Berdych e Federer encararia Fish ou Del Potro – mesmo sem muita confiança nunca podemos deixar o argentino de fora. Mais complicado para Nadal já que Fish leva a fama de sempre morrer na praia – me perdoe o trocadilho infame.

Djokovic teve um sorteio um pouquinho mais complicado. Stepanek para a terceira rodada, um adversário sempre complicado por seu estilo chato de subir à rede e não dar ritmo. O ascendente e confiante Milos Raonic ou o sempre complicado Andy Roddick nas oitavas e o bravo e guerreiro David Ferrer para as quartas.

No lado de Murray a vida mais dura das quatro estrelas. A estreia mais complicada com o firme e talentoso americano Harrison. Um Malisse que é ótimo no piso rápido e costuma atrapalhar a vida de favoritos. Llodra ou Gulbis na terceira fase. Um Monfils confiante após vencer Nadal em Doha e cair na final e o vencedor do evento do Qatar, Jo Tsonga, que desde o ano passado se mostra em ótima forma.

No lado feminino a curiosidade fica por conta da condição física das favoritas. Serena Williams, Kim Clijsters, Caroline Wozniacki e Maria Sharapova passaram por lesões de última hora. A belga terá que pegar uma confiante Na Li nas oitavas e Wozniacki numa possível quartas. Interessante. Do outro lado temos Sharapova e Serena com a também embalada Kvitova.

Será a tcheca capaz de suportar a pressão de lutar para ser número 1 e confirmar o rótulo como a segunda favorita ? Pergunta que será respondida de acordo com o torneio e um novo desafio para ela ainda mais com monstras sagradas pelo caminho.

E os brasileiros ? Quis o destino colocar Dudi Sela no caminho de Bellucci mais uma vez. A chance da revanche. Mas novamente não vejo com bons olhos. Sela é aquela formiguinha que corre de um lado a outro e mina a confiança do brasileiro. Tomara que Thomaz jogue seu tênis com consistência do início ao fim. Se assim for, vencerá. E na segunda fase vejo poucas chances contra Monfils.

Ricardo Mello pega um quali. Lado positivo é o rival com ranking mais baixo. Lado negativo. Oponente vem com mais ritmo. Vencendo, pegaria Jo Tsonga.  Aí fico bem pessimista. João Souza pega o australiano Matthew Ebden. Confesso que nunca o vi jogar. Então não posso opinar. Mas certamente Feijão estará mais solto nesta segunda participação em um Grand Slam e a pressão é toda do tenista da casa.

 



  • Joao Alves

    Murray se fu…… Monfils nas oitavas e Tsonga nas quartas!! Mais um grand slam que o britanico não terá chances. Deve cair contra o Tsonga.
    Ordem das chaves mais fáceis. A mais mamata (pra variar) é a do Nadal. O espanhol pega dois qualifiers e depois o Haas?? Que piada!! Achei até q esse cara ja tinha se retirado do circuito.

    O Federer deve se complicar nas quartas ou com o Fish ou contra o Del Potro.

    Djokovic passe livre até o Roddick nas oitavas, depois o osso duro Ferrer, mas acho que ele chega na semi tranquilo contra o Tsonga.
    Como anda a situação do Berdych? Está com alguma lesão? Ele se recuperou daquela q ele sofreu no atp finals?

    • Andre

      Esse torneio é do Djoko ele tá inteiro fisicamente e desse jeito nao tem pra ninguem. Nadal e Federer que podiam atrapalhar cairam do mesmo lado e estao baleados fisicamente. Murray pegou uma chave que vai cair antes da semi certeza.

  • Como já foi dito acima Federer e Nadal em uma chave bem melhor que Djokovic e Murray. Federer e Nadal vindo de problemas de lesão, mais acho que isso não vai interferir no Australian Open, para o Federer. Nadal não vem bem desde o ano passado no Us Open, e vem alegando lesão desde a final contra Djokovic. Na minha opinião Nadal não chega as semi-finais da competição, porém minha torcida e para que chegue para podermos ver Federer x Nadal em um jogo sensacional, cheio de momentos e altos de baixos dos tenistas e um alto nível de jogo como eles sempre apresentam. Eu aposto em uma final Djokovic x Federer esse ano, com vitória do Federer em 5 sets contra o Nole.

  • Leandro

    Chave interessante pra Bellucci, pelo fato de perder na 2 ronda em Auckland e dizer que esta feliz com seu jogo. O Sela é um cara que quanto mais fome vc for pra cima, melhor ele joga. Então ja to vendo cara jogando raquete no chão e com cara fechada. Boa sorte aos brazucas…

  • Leandro

    Quantas revanches vão dar ao Bellucci, sendo que ele ja tomou no ATP finals em casa agora no fim de ano.

  • Mani

    Se o Isner jogar o que sabe, pode complicar pro Nadal nas oitavas. Em RG não foi só o saque que o segurou no jogo por tanto tempo. Foi mais o jogo agressivo dele. E o Berdych… vamo ver como ele tá.
    O Federer vai ter problemas com o Delpo. Murray e Tsonga, esse jogo eu quero ver!
    O Djokovic não perde para jogadores de saque e voleio. Stepanek não é perigo p ele. E o Roddick… bom, esse já era. Nem sei se vai chegar às oitavas.

    Quanto aos nossos…Feijão sem chance contra o Ebden. Bellucci sem chance contra o Sela. Só resta torcer pro Mello prá ter pelo menos um brasileiro na segunda rodada….

  • E o blogueiro insiste em transmitir palavras sem fundamento. Que o Federer tá com problemas nas costas parece crível, haja vista que ele nem entrou em quadra. Mas quanto ao Nadal, é uma piadinha: jogou Doha sem dá um sinal de problema no ombro: inclusive não se viu nenhum problema na potência do seu saque, coisa que vimos com Djokovice quando ele teve problemas no ombro.

  • linard

    Olá Fabrizio,
    Fico atento às mensagens, leio todas. Mas, é impressionante
    como algumas pessoas falam das lesões dos tenistas sem conhecimento. O problema crucial do Nadal, não é ombro e sim o pé esquerdo dele, do qual é crônico, ou seja nasceu com a patologia, chamado escafoide do tarso. Aos dezenove anos recebeu o diagnóstico e que talvez não pudesse jogar tênis. Com a ajuda da Nike, que desenvolveu seus calçados (tênis) com maior largura e altura, para poder adequar as palmilhas de ajuste “uma espécie de amortecedor”, mesmo com uma advertência dos médicos, que esse método, não era 100% eficaz, pois, poderia causar outras lesões ou nos joelhos ou na região lombar. Portanto, meus caros internautas, esse gênio do tênis, faz das tripas o coração para jogar o esporte que ele mais ama. Esse quase garoto, jamais simularia uma lesão por perder qualquer jogo. Nadal não gosta de perder nem cara ou coroa. Quando ganha um torneio, ele valoriza muito, porque ele acha que poderá ser último. Eu sinceramente, quero que tenistas como Nadal e Federer não parem nunca de jogar. E que não duvidem da dor nas costa do Federer, é pura verdade.

    Abraços a todos.

  • Armando

    Ombro??
    Ele já inventou outro “álibi” pra quando perder….dores terríveis no joelho!!!
    E esbanjou correria na estréia.
    É incrível esse Nadal!!!!
    E ainda critica Federer, antes do torneio, tentando desestabilizar o suiço!!!
    Se ele tem o apoio da maioria dos tenistas, como diz, por que não é eleito o presidente da Associação dos tenistas?
    Vai jogar seu tênis, que é bom, por que na conversa, você não engana mais ninguem!!!!

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo