Alguém segura o Federer ?



Como avisei no post feito hoje cedo, os momentos de ambos jogadores e o retrospecto dos dois no piso rápido e coberto davam o favoritismo a Roger Federer. Agora não se imaginava tamanha atuação do suíço.

Me faltam adjetivos para elogiá-lo. Federer foi sublime, perfeito. Isso resume. Voltou a jogar como nos velhos tempos quando dominava o circuito e não vacilou nenhum segundo como costuma fazer diante do espanhol. Há séculos não o via realizar uma partida tão precisa e com tanta fome. Federer ligou na tomada e se deu conta de que contra Nadal não se pode abrir nenhuma brecha.

Federer jogou quatro vezes contra Nadal no ATP Finals (duas em Xangai e duas em Londres) e venceu todas. Explicações. O jogo do suíço flui melhor nestas condições de piso rápido coberto, jogo mais rápido, enquanto que Nadal tem mais dificuldades de alongar suas bolas. Como seus jogos são mais velozes, Federer economiza físico e nos últimos anos vem sobrando ao fim da temporada, caso contrário ao do espanhol e outros.

É bom lembrar que o parágrafo acima não tira méritos nenhum do triunfo de Federer de hoje. Jogando o normal ele venceria Nadal com mais problemas, mas jogando dessa forma ele atropelou o espanhol, deu o terceiro pneu nele na história dos 26 jogos da rivalidade e se credencia como franco-favorito para vencer Londres.

A pergunta que fica. Alguém pode parar o Federer Express ? Eu sinceramente não vejo ninguém, ainda mais sem Murray na competição, um Djokovic avariado e o restante dos tenistas sem aquela experiência necessária. Aguardemos os próximos capitulos.



  • Yasmin

    E o Nadal? Jogou normalmente? Bem como normalmente joga contra o Federer?
    Tem que ver issoaí…

    • henrique

      Sabe, o Nadal não anda muito bem neste fim de temporada. Não sei o que é, se é físico ou mental. Acho que só vai se recuperar depois das férias. Vai voltar com tudo, com certeza.

  • Andréa

    Eu sou muito fã do Federer, e admito que, como tantos outros fãs, para mim o suíço é o melhor de todos os tempos, em todas as condições, sob qualquer circunstância!!! Rs
    Mas esse fim de temporada é mesmo para se pensar (e comparar): aquele Federer imbatível, que por 3 temporadas venceu 3 Slams no ano, manteve o físico impecável e defendeu seus títulos e seus pontos de maneira quase inacreditável; Nadal, que no ano passado ganhou 3 Slams e não os defendeu este ano (OK, a temporada do Nole foi perfeita); e o sérvio, que está mal fisicamente e DUVIDO que vencerá 3 Slams no ano que vem. Esse é o motivo pelo qual prefiro a técnica e agressividade do Federer: além de ser 1.000.000.000.000.000.000.000 melhor de se apreciar, não acaba com o físico do jogador. Já Nole e Nadal, com suas trocas de bolas intermináveis, dependem demais do físico e chegam ao fim do ano abrindo o bico!

  • Excelente analise! Federer expresses, como vc mesmo disse, ofereceu a nós simples mortais o que um deus do esporte pode fazer com uma vitima! Fulminante, sem vacilos e preciso! Saque afiadissimo, direita e esquerda para todos os lados, excelente! Bom, se tiver tempo http://mundo-do-tenis.blogspot.com/ passe por lá! Obrigado!

  • maciel

    acompanho o tenis faz uns 2 anos e meio.Nao pude assistir austr. open 2010 e ficava sempre me perguntando por que o federer tinha ganhado tantos torneios, grand slans etc… já que contra o nadal geralmente seu tenis parecia sofrível mas hoje realmente ele mostrou quem realmente ele é! surpreendente, soberbo, perfeito em todos os golpes, eu fiquei de boca aberta;abraço a todos.

  • Léo Chagas

    Fabrizio,

    Penso que o Federer hoje foi mais tatico, atacou o backhand do Nadal o tempo todo coisa que ele teimava em não fazer, e Djoko mostrou pra todo mundo que esse golpe do espanhol não era lá essas coisas.
    Acho que se ele seguir esse plano tera grande chance de ganhar do Nadal até no saibro, porem facil igual hoje só se ele for mágico novamente.

    Acho que foi a melhor atuação de um tenista que eu vi em muito tempo.

    Go Federer.

  • bruno

    Realmente esse jogo mostrou a superioridade do Federer nesse tipo de piso,,, a tática funcionou, ele massacrou o backhand do Nadal, e quando ele percebeu a falta de confiança do adversario no golpe, cresceu e detonou winner pra todo lado… agressivo,,, quem com 30 chega nesse nivel? contra Nadal é jogar dentro da quadra, antecipar o golpe marretando, e força seu backhand… sacar com o 1º saque,,, dessa forma ele supera facil,,, foi o que vimo não???? sou fã do Nadal TB,,, mais fala ai? O ritmo acelerado de jogo de Federer em particular nesse piso duro é um absurdo,,, não dá não Nadal! vá pro barro que lá é sua casa!

  • Jandir

    Já estou com dó do Fish contra o Federer!

  • Paulo Filho

    Que surra! NADA(L) a declarar… rsrsrs

    Não deu nem graça assistir ao jogo. Parecia que ele estava jogando sozinho. Nunca vi o Nadal ficar parado tantas vezes pra tomar porrada como hoje. Somente alguém que goste deste tipo de piso pode pará-lo, e assim no torneio hoje temos somente 1 em condições de jogo: Berdych. O problema dele é falta de cabeça, pq de resto ele está mandando muito bem, mas na boa… o título é do Federer.

  • guilherme

    sem palavras… existe um abismo dele para os outros, como ele fala quem decide o jogo é ele.

  • Ninguém segura! seguramente. Hehe.

  • ah, fabrício sobre quem segura o federer?… talvez uma combinação do melhor de djcovic, nadal e pete sampras daria jeito mas sem isso, estando inspirado e confiante como ele provou estar, acredito que ninguém, em tempo algum!

  • Nem o mais otimista torcedor esperava tamanha facilidade. No entanto, na minha modesta e singela opinião, apesar do retrospecto favorável ao espanhol, mais uma vez ficou comprovado que Roger Federer e muito mais jogador que Nadal.

  • luques

    um pàssaro, um avião, nãoooooooooooooo, è o R.Federer.

  • Neto

    Não vejo rivais para o Federer com ele jogando nesse nível.
    Ele hoje teve um desempenho muito parecido com o do ano passado nesse mesmo torneio, com a diferença que hoje nem mesmo aquela descansada no 2º set ele deu. Pelo contrário, passou por cima do Nadal da mesma forma que o espanhol costuma fazer com os adversários.
    Belíssima partida, hoje o Touro estava mais para Bezerro (vale lembrar que o Nadal não fez uma bela partida, principalmente no saque, mas não acredito que ele venceria nem se estivesse no seu melhor dia).
    abraços

  • Rafael

    Que jogo foi esse !! Federer não deu nenhuma chance ao Rafa…impressionante como ele chega voando nesse final de temporada….de certa forma é uma tristeza saber que o circuito está acabando em 2011, pois Roger certamente iria continuar dando espetáculo !!

    Go Roger, rumo ao hexa !!

  • nilce

    FEDERER , MAGNIFICO, ELEGANTE E CONSCIENTE. JOGANDO EXATAMENTE OQUE SABE, QUE É MUITO. O MAIS COMPLETO E COMPETENTE DE TODOS OS JOGADORES.RECONHECENDO QUE ESTE ANO NAO DESEMPENHOU EM OUTROS TORNEIOS O SEU POTENCIAL. ACONTECE. GOSTARIA DE VE-LO CAMPEAO NESTE TORNEIO. PARABENS FEDERER.

  • Elielson

    Cara concordo com vc, sem tirar os méritos do Nadal… mas hoje foi o melhor Jogo do Federer que ja assisti, e do geito que o suíço está jogando vai levar mais este título.

  • NASMONE

    O único adversário que o Federer tem, no momento, é ele mesmo. Se ele continuar com a cabeça totalmente em quadra não tem para ninguém. E digo mais, se ano que vem ele conseguir jogar com essa vontade, motivação, já que o restante ele tem de sobra que é técnica refinadíssima e qualidade total, ele é sério candidato a ter de volta a posição que realmente conta pra ele, que é o número 1. Djokovic tem uma quantidade absurda de pontos para defender, Nadal idem. Federer, mantendo a constância e a cabeça no lugar, poderá ter novamente o número 1. Sei que ainda é cedo e até precipitado de minha parte, mas quem duvida do poder do Federer? Eu não! E olha que sou torcedora do Nadal, mas antes de tudo aprecio o bom tênis, e isso o Federer tem de sobra. Abraços a todos.

  • federer hj conseguiu cortar bastante o time de bola do nadal,além de angulações perfeitas.jogando desse jeito é impossível pará_lo .serviços perf. além de agressividade perf.!

  • Felipe

    Fabrizio, percebi que o federer obedeceu melhor a tática de explorar o reves do espanhol. Não exitou em ir pra rede tanto que levou apenas uma passada em todo o jogo. Acho que a equipe do suíco mostrou vídeos do djockovic batendo o nadal e federer foi mais obediente. Jogou muito bem, como em 2004, 05, 06, 07!!!!

    • Fabrizio Gallas

      Isso mesmo. O problema do Federer era não obedecer a tática, daí se perdia.

  • Kleber

    Eu do rizadas lendo os comentario do blog, principalmente quando acontece o que aconteceu no jogo de hj entre Nadal e Federer, alguns fazem comentarios idiotas e acham que entedem de tenis, mas nos dias seguintes aos jogos esse mesmo pessoal nem aparece para comentar… O jogo foi muito bom, Nadal nao jogou mau, mas tbm nao jogou o seu melhor e sim o Federer que fez uma partida espetacular e realmente deu aula de tenis… Em jogos assim sempre pode ter um favorito para alguem, mas falando dos tres melhores do mundo: Djokovit, Nadal e Federer na minha opiniao… nem sempre sera tao facil acertar o placar, pois os tres sao muito bons e sem falar que tem dia que alguns deles ficam impossiveis, pq nem sempre eles vao se encontrar em um jogo onde estarao todos em seu melhor… E na minha opiniao, Fabricio vc esta melhorando a cada dia o seu blog…

    • Raul

      Qualquer um que comentar algo diferente de que o Federer é o melhor de todos os tempos, e é sempre favorito contra qualquer um, qualquer dia e qualquer hora, realmente é um comentário idiota, e realmente não sabe nada de tenis, afinal, como diz o dito popular: “quem é rei nunca perde a majestade”, e rei no tenis só existe um, Federer. Já existiram alguns príncipes e muitos, muitos, muitos plebeus, mas rei, só ele.

  • Edmárcio

    Simples, eficaz, literalmente um show… será que ele voltou?

  • e fabrizzio parece que o genio voltou o aguardem no ano que vem

  • desde que federer começou a dominar o tenis se começou um questionamento sobre quem seria o melhor de todos os tempos,acho que cabe discussão mas o cara é demais tem todos os fundamentos beirando a perfeição e ainda tem uma capacidade incrível de inovação.o único na atualidade que joga com o backhand somente com uma das mãos o que torna o seu golpe questionável quanto a eficiência,porém belíssimo de se ver.valeu fedex o mundo do tenis te ama.

  • Raul

    Bom dia, Fabrizio.
    Somos privilegiados por poder acompanhar este “mutante”, com todo respeito, chamado Federer, não? Na verdade a resposta para a sua pergunta está em seus comentários, quando vc diz que o Federer voltou a jogar como nos velhos tempos, e sinto informar, mas o “Federer dos velhos tempos” ninguém segura.

  • Felipe

    Excelente jogo, atuação perfeita do Federer! Atropelou, amassou, arrasou e deu uma aula no touro espanhol.Em condições normais e com vontade, ele pode ganhar do Nadal em qualquer superfície. Tem mais técnica que o Nadal, é só entrar com confiança e não deixar brecha para o espanhol. Também acredito que ele é favoritaço para o título do ATP Finals…

    Acho que dá Federer x Ferrer e Djokovic x Tsonga na semi…

    final Federer x Djokovic com Federer campeão…

  • Federer realmente jogou como nos velhos, sou fá do Nadal, mais ontem foi um passeio. é parece que o gênio voltou. acho que nem Djokovic em dia inspirado para Federer.

  • Rafael

    Fabrizio,

    Você poderia tentar me explicar o que passa na cabeça do Federer? Por quê só agora no final de carreira resolveu respeitar a tática? O Djokovic fez um mal danado ao tênis do Nadal. Mostrou ao mundo como se ganha do Nadal. É impressionante como um jogador do nível do Nadal tem alguns golpes tão ineficientes (backhand e saque). O Nadal não consegue devolver uma bola angulada e sem peso no seu backhand. A devolução fica mt curta e a quadra toda aberta pros adversários. Por quê os demais jogadores não conseguem explorar essa deficiência? Por quê só o Djokovic e o Federer? Eu não consigo entender. Existem tantos jogadores destros com a direita potente que poderiam fazer um estrago no backhand do Nadal mas não conseguem. Berdych, Tsonga, etc.

    • Fabrizio Gallas

      Ele ganhou 9 vezes do Nadal, ele é gênio e todo gênio quer sempre buscar usar todo seu talento pra vencer, mas contra o Nadal ele precisaria além de usar a genialidade, a correção tática, mas não conseguia, logo perdia. Mas na maioria das vezes que a usou em 100% dos jogos venceu.

  • Rodrigo

    “A mão que te afaga é a mesma que te apedreja” … Esses caras passam o ano “metendo o pau” em Federer. Dizendo que ele tá acabado e que não ganha mais nada … Aí quando o “leão da montanha” faz das suas, os mesmos caras começam a babar … Mas Federer já falou que não tá precisando destes elogios não … Afinal ele sabe quem é e o que pode fazer. Ele é o Federer. E os comentaristas, quem são? o que fizeram jogando tênis pra falar mal do melhor jogador da história? Ahhhhhhh! Parem de babar!

    • José Carlos

      Isso mesmo, concordo com você Rodrigo, há dois meses chegaram a questionar sobre uma possível aposentadoria! Ninguém respeita o melhor de todos os tempos, questionam o feitos de Rafael Nadal que fez um 2010 fantástico e que este ano fez 7 finais, 1 ATP500, Master 1000, 1 GS…é o mesmo que já vai começar com Nole, que se não fizer o mesmo que fez este ano – muito difícil – cairá no apedrejamento, vão meter o pau e questionar seu desempenho. Acho que é a carência de jogadores brasileiros no topo, o último há dez anos atrás.

      • NASMONE

        A verdade é que os grandes tenistas parecem só ter algum valor para a mídia quando estão mostrando o seu melhor. Roger Federer, como no ano passado, aparece acabando com tudo e a resposta ele mesmo deu, o calendário de torneios é desgastante, por isso mesmo ele joga de forma ofensiva. Difícil ouvir falar em contusões em Federer (ele exige o mínimo possível de seu corpo). Apesar de torcedora do Nadal, é inegável e para quem, como eu, gosta do bom tênis é difícil não torcer pelo Federer, principalmente pelo tênis fantástico e fácil que ele joga. E voltando ao assunto inicial, se o tenista não consegue mostrar seu melhor (o caso de Nadal e Djokovic nesse final de temporada, principalmente por dependerem muito do físico), já começam os questionamentos. É triste, mas é fato.

  • Thiago.VF

    Um detalhe: Infelizmente as quadras do 1º semestre são bem mais lentas do que as do 2º, então não esperem este Federer dominante em 2012, mesmo que ele jogue em alto nível.

  • Silvio Santos

    Não estou entendendo o cansaço fisico do Nadal.
    Ele não jogoui o últimos master mil de Paris e caiu na primeira rodada do de Xanga.
    Antes do atp finals fazia um mês que ele estava descansando. Ele ficou um bom tempo sumido, foi visto na disneylandia descansando. Então de quanto tempo ele precisava para descansar???
    Ele quer um ano para descansar??? Nao entendo…..Acho que o cansaço dele é mais motivacional. Ele deve pensar: Do que adianta eu treinar, treinar e treinar, ganhar de vários jogadores até a final e chegar ´lá e perder para o Djokovic. Acho que é isso que ele pensa. O famoso ditado, nadar e morrer na praia. Ou melhor Nadal e morrer na praia! Heheheh….

MaisRecentes

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo

O verdadeiro Dia Mundial do Tênis



Continue Lendo