Federer x Murray é a minha final



Foram sorteadas as chaves do ATP World Finals, torneio que encerra a temporada masculina e que abriga os oito melhores e, Londres. No Grupo A, Novak Djokovic, Andy Murray, Tomas Berdych e David Ferrer. No B, Roger Federer, Rafael Nadal, Mardy Fish e Jo Tsonga.

No meu entender esse ATP Finals tem tudo para ser equilibrado apenas com um favorito – Roger Federer – pela confiança que adquiriu com as conquistas nas últimas duas semanas. Dos tenistas em ação o suíço é o que mais descansado fisicamente está mesmo com a quantidade de jogos similares aos rivais. A explicação é óbvia. A maneira e rapidez com que joga faz com que Federer tenha menos desgaste.

Novak Djokovic e Rafael Nadal são incógnitas e isso faz com que o torneio ganhe sabor e dê chances a nomes como Tsonga e Berdych. O número 1 do mundo só foi a Paris para ganhar o US$ 1,6 milhão de bônus a que tinha direito. Foi aparecer seu primeiro grande desafio pela frente que desistiu. Pode ter comprometido a participação em Londres. Rafa Nadal ainda não se recuperou totalmente de problemas no pé e chega sem ritmo de jogo na Inglaterra. Mesmo assim aposto nele por conta da má fase e lesões de Mardy Fish.

Na chave A meus palpites são para Murray e Tomas Berdych se classificando. E na chave B Federer em primeiro e Nadal na segunda posição. Pelo nível de atuação ultimamente Federer leva o título em cima do escocês.

Curtinhas:

Dois eventos bacanas para acompanhar pena que sejam justo na mesma semana. Hoje começa o Challenger Finals que tem apenas Thomaz Bellucci como destaque. É aquele típico torneio que será 8 ou 80 para ele. Se o brasileiro não vencer esta competição entra com a moral muito baixa para 2012. Caso vença pode reanimá-lo para a gira na Austrália. E nada de definição de técnico.

O Rio Champions traz a nostalgia de um Guga x Corretja e nomes como Meligeni, Marcos Daniel, Gaston Gaudio, Goran Ivanisevic, Carlos Moya entre outros a partir de amanhã. Bons jogos e muita diversão dentro e fora de quadra no Maracanãzinho.

E o Bellucci afirmou que está fazendo um trabalho mental, mas não quis dar detalhes. Se ele já está com um psicólogo por enquanto não está funcionando. Mas o trabalho é de longo prazo. E ele busca um novo preparador físico. Nomes de treinadores não foram revelados.

 



  • matheus raddi

    Legal, nós apostamos nos mesmo caras. Também estou colocando mais fé no Federer e estou desconfiado com o Djoko! Eu gosto mais do ATP Finals do que de qualquer Grand Slan.

  • Joao Alves

    Mas que raiva é essa do Djokovic? Por que será Gallas? Ahh ja sei…acho que foi pelas 7 finais que ele massacrou o Nadal??

    Como assim o cara só foi por um milhao e meio? Q absurdo! Ele ainda chegou lá e virou em cima do Troick, deu de tudo em quadra. Também acho que ele não será favorito no atp finals, mas calma lá né, o cara é um monstro! Ninguem pode duvidar dele aqui. Não se esqueça que ele chegou já com problemas no ombro no Us Open e um pouco de dor nas costas. E veja só o que fez.

    O Nadal por sua vez, não tá com lesão nenhuma. Tava jogando normalmente nos torneios que participou. E ficou de fora dos ultimos torneios para descansar o fisico e a cabeça, ambas abaladas pelas derrotas para o nole e para o dodig na primeira rodada. Aquela doeu. Portanto acho que ele vai chegar voando no atp finals, e vc está fazendo exatamente o que a equipe dele faz, tirando o peso das costas dele e jogando dessa vez no Federer. Acho que o espanhol se classifica em primeiro e o suico em segundo, do outro lado classifico o Murray em primeiro e a segunda vaga fica entre o Nole e o Berdych tb.

    O Federer está afiado mas acho que ainda não tem a tática para sair dos baloes do Nadal e da correria, por isso acho que o Nadal se for perder para alguem na primeira fase será para o Tsonga. E o confronto direto entre Federer e Nadal definirá que o espanhol será primeiro e o suico segundo.

    • Fabrizio Gallas

      Só você e os fanáticos pelo Djokovic acreditam nisso. Se não fosse a grana preta que ele iria ganhar dúvudo que ele jogasse Paris. Duvido. Mas ninguém é de ferro e eu não culpo ele. Eu iria numa situação parecida. Quem não iria ?

      Saudades das suas cornetadas! Abraços!

    • Neto

      Ano passado o Federer não demonstrou dificuldade nenhuma pra bater o Nadal nessa mesma quadra.
      Tanto tempo sem jogar, é inevitável, o jogador vai estar sem ritmo, o que torna o Federer favorito.
      A sorte do Nadal é que o Fish está mal, o que dá chance ao espanhol.

  • como em qualquer esporte o momento bom ou ruim de um atleta influencia nos seus resultados,o nole teve um ano maravilhoso até o us open,porém se contundiu e não dá pra manter o rítmo sem boa forma física, o rafa também está com problemas físicos,por isso, mesmo o murray estando em boa fase,não dá pra dizer que o fedex não seja um pouco favorito.porém no tenis um dia mau é decisivo pra uma derrota.trço pelo fedex e espero que ele mantenha o título do atp finals.go federer.

  • Paulo Filho

    O Federer está impossível e com certeza está com pinta de campeão, mas temos algumas considerações importantes (e decisivas) a fazer. Vou dizer de acordo com o Ranking:

    1- Djokovic: Não é o número 1 por acaso. Está jogando mais e melhor do que qualquer outro. Desistiu de Paris (sabiamente a meu ver), mas com um pouco de descanso e tratamento desbanca Federer e Nadal até com uma certa facilidade (mais o Nadal por conta do retrospecto deste ano). Resultado: se classifica em segundo do grupo porque do Murray eu acho que ele não ganha. Ele não vai deixar este torneio escapar por entre os dedos. Vai vir cuspindo fogo.

    2- Nadal: Teve um ano grandioso com 3 finais de GS, mas esbarrou num certo sérvio (rsrsrs). Chega para o ATP Finals mais ou menos igual ao ano passado, quando também desistiu de Paris e só não deu mais trabalho para o Federer porque não teve descanso depois daquele que foi o melhor jogo do ano passado diante do Murray. Resultado: só não se classifica em primeiro se o Federer estiver muito, mas muito inspirado, fora que o Nadal sabe exatamente como ganhar dele.

    3- Murray: Candidato real ao título. Apesar de ter perdido em Paris para o Berdych, é o jogador com resultados mais expressivos (até mais que o Federer) neste final de temporada. Vai debulhar os adversários e vai vir como um avião na semi pra esquecer de vez aquele jogo épico diante do Nadal, onde ele saiu chorando de quadra. Só resta saber se no psicológico ele não vai amarelar na final, porque ele chega lá.

    4- Federer: O maior de todos. O ídolo máximo do esporte. Atualmente é o tenista a ser batido e vem muito bem nas últimas semanas. Só vai esbarrar no Nadal, mas diante do Tsonga e do Fish não tem erro: é 2×0 na cabeça. Vem com a cabeça e o físico nas alturas e quer fechar o ano com chave de ouro mais uma vez. Vida longa ao rei!

    5- Ferrer: Como no ano passado, não acredito que tenha chances contra nenhum dos oponentes. Todos eles jogam muito agressivamente e apesar de o Ferrer correr muito, sua afobação em momentos importantes depõe contra ele. Se ganhar um jogo, será surpresa.

    6- Tsonga: Voltou a ter seu melhor ranking. Está motivado, joga muito e já deu muito trabalho este ano. Vai ganhar do Fish, vai perder do Federer e tem condições de colocar água no chope do Nadal como fez em Queen’s. Boto fé nesse cara. Resultado: se tem alguém que pode impedir que a dupla de ouro se classifique para as semis, é ele.

    7- Berdych: Quando ninguém colocava uma fé no indivíduo, ele vai lá e derruba o Murray em Paris. Que grata surpresa! Um represente e tanto da ala dos “marreteiros” uma vez que o Soderling infelizmente não participará do torneio. Se tem alguém que pode impedir que a dupla Djokovic/Murray passe de fase, é esse cara.

    8- Fish: É uma pena que ele esteja mal. Fez um ano maravilhoso, desbancou o Roddick como o melhor americano do circuito e derrubou muita gente grande no caminho. Tinha tudo pra engrossar, mas se ganhar um set sequer será surpresa. Será fisgado e fritado por todos, infelizmente. Gosto muito dele.

    Este será o melhor de todos os torneios do ano. Uma pena eu não ter condições de assistir a todos os jogos ao vivo.

  • Dimitri

    Apesar de parecer um torneio menor para o grande público, por ser final de temporada, o ATP Finals vai ser sensacional…

    Nole vai vir desgastado, mas querendo encerrar com chave de ouro.

    Federer cresceu, Nadal não gosta de perder nem par ou ímpar e Murray tb está em ótimo momento.

    Agora é sentar em frente a TV e apreciar o melhor do tênis.

    Alê Roger.

    Abraço.

  • WILLIAM

    OW JOÃOo fabricio gosta do federer e nao do nadal,nao tem pq defender o nadal,mas de qualquer maneira,acho que esse ATP FINALS vai acabar como sempre no ano todo,nadal e djoko na final,se acontecer diferente é pq tivemos algum jogo realmente bom nas semifinais com o federer e o murray fazendo aqueles jogos incriveis que as vezes conseguem fazer tornando o resultado dessas partidas imprevisiveis,torço muito para o NADAL,gostaria de ver ele ganhando um titulo importante nesse final de ano,e torço pra ser ganhando do NOLE, seria importante para ir confiante para o ano que vem,até pq é mto mais provável o Nadal repetindo a temporada do ano passado do que o NOLE,resultando no Nadal voltando para o numero 1 mas para recuperar isso,tem que ganhar do NOLE…

  • Rafael Busquet

    Acho que o Federer faz final com o Nadal……. o suiço está voando em quadra e o espanhol saiu um pouco dos holofotes pra se preparar….

  • Leonardo Rodrigues

    Semi-final: Federer X Murray
    Djokovic X Nadal

    Final: Federer X Djokovic

    Mas esta final poder mudar, porque Federer não enfrentou nenhum dos tres depois do USOpen e Djokovic não está com o mesmo ritmo de jogo de antes.

  • Fabiano

    grupo B se classifica Federer e Tsonga
    grupo A se classifica Djoko e Murray
    final: Federer vs Djoko
    Federer Campeão

  • Eduardo

    Federer hexa!!!!!
    Murray ou Djoco na final.
    Nadal vai encerrar a carreira sem esse titulo, em função do calendario.
    Desgastado fisica e mentalmente, no fim do ano, ele precisa de uma técnica extra, que não tem.

  • pablo

    Fabrício,

    qual foi ó último torneio em que federer venceu pelos dois (no mesmo torneio) dos seguintes: djoko, nadal e murray. E qual o último torneio em que ele venceu pelo menos um dos três?

    • Eduardo

      Exatamente o ultimo ATP finals em Londres.
      Venceu Murray no grupo, Djoko na semi e Nadal na final. Simplesmente!

    • Mani

      O último torneio no qual o Federer venceu um dos três foi Roland Garros. Lá, ele deu no Djokovic na semifinal.

  • Marcelo Dias

    Caro Fabrício, Bom Dia!

    Você tem novidades sobre a vinda do Federer ao Brasil no ano que vem? A imprensa não falou mais nada… será que não evoluíram as conversas?!

    Abraço!

    Marcelo Dias
    Maringá-PR

  • Altaisio Paim

    Estou contigo Fabrízio. Federer x Murray na final, e o suíço campeão, é claro.(rs)

  • Acredito em uma final FEDERER x MURRAY sendo o FEDERER mais uma vez campeão

    Gosto deste torneio, acho melhor que os GRAND SLAM

    Abraço

    Jurandir

  • Nadal pelo seu jogo de balão poque todos dizem que ele é uma farsa pois é vai ser uma farsa ele ganhar este torneio!fácil não será!mas Nadal gosta deste tipo de torneio,não irei aqui falar de outros tenistas pois cada um tem seu preferido!Federer é o mehor mas não deu sorte além de nadal tem tsonga pode ser que não passe da primeira fase!ok vamos

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo