O gênio despertou. Quem vai pará-lo ?



Roger Federer parecia estar hibernando nesta temporada. Eis que sob os holofotes da quadra coberta, voltou ao habitat natural, ressurgiu na semana passada e nesta quebrou o jejum sem títulos em Paris voltando a vencer um Masters 1000 pela primeira vez desde agosto do ano passado.

Federer ainda não ganhou de nenhuma fera do top 4, mas já mostrou que a vitória na Basileia fez muito bem. Derrotou dois algozes recorrentes neste e no ano anterior, Tomas Berdych e Jo Tsonga. Ah tudo bem os dois vieram de jogos desgastantes, mas Roger soube adminsitrar bem os momentos de pressão e fez atuações ao estilo que fazia na época que dominava o circuito até 2008.

Motivação para vencer Paris pela primeira vez e agora uma nova motiação para o suíço, desbancar a tropa das estrelas formada por Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal no ATP World Finals, algo que raramente executou em 2011.

Destes três, dois chegam em condições físicas duvidosas e Federer é o melhor neste aspecto. Também pudera. Seu estilo agressivo e rápido na definição dos jogos (suas partidas geralmente não passam de 1h30min) acabam economizando energia e o poupando de dores e pelo segundo ano seguido o gênio se destaca no fim da temporada.

Só por estes motivos o ATP Finals, que começa no outro domingo em Londres, promete uma enorme briga e nunca esquecendo que Jo Tsonga, David Ferrer e Tomas Berdych podem surpreender. Mardy Fish é uma incógnita por sua lesão e falta de experiência neste tipo de competição.

Na minha concepção, jogando desse jeito com a confiança readiquirida é muito difícil bater Federer. Novamente quem tem a melhor tática é Rafael Nadal que segue à risca com as bolas altas em seu revés para tirar a confiança deste seu golpe. Mas o espanhol volta de lesão e sem ritmo.

Curtinhas:

Agora são 18 títulos de Masters 1000 de Federer. Nadal é o recordista com 19. O espanhol só não ganhou mais este ano por cotna de Novak Djokovic. Roger pode, em Londres, chegar à 100ª final na carreira e também ultrapassar Stefan Edberg se tornando o sexto maior vencedor de partidas do circuito. Ele tem 802 contra 806 do sueco.



  • Belo post! Federer segue com o fisico impecavel, agressivo, com a devolução excelente e sem dúvidas é o favorito natural e inevitavel em Londres!
    Vida longa ao Rei!
    ABraços

  • Leonardo Rodrigues

    Novak Djokovic.
    Federer pode tá no mesmo grupo do Djokovic.
    O Sérvio ganhará os confrontos(grupos e eliminatorias) com o suiço se este ainda estiver no torneio.

    Nadal chegará no máximo na semifinal, porque ele quer ganhar a DavisCup q é onde tem mais chance.

    • Leonardo Rodrigues

      Murray chegará na final, mas vai ser vice porque ele não sabe ganhar torneios tops(slams e finals).
      Quem sabe em 2012.

      • Andre

        SIm, Murray só joga o melhor nos torneios menores, enqto os tops sempre deixam o seu melhor pros GS. Dura realidade pros fãs dele. Vai ser dificil ganahr algum GS desse jeito.

    • Sawyer

      Se o Djokovic estiver do jeito que está, leonardo , abrindo o Bico, nem passa as semis….. no momento , Federer , me parece o Favorito natural em Londres.

  • Andre

    Federer colhendo os frutos de fazer o jogo ao seu jeito, terminando rapidamente e buscando a definição. Diferente dos outros tops que ficando explorando o erro do adversario em longas trocas de bolas. Dessa forma, nesse final de ano, vai colhendo os frutos enqto os outros estão aos pedaços.

    • guilherme

      tem isso, mas os GS ja acabaram apos o USO tudo vale pouco.

    • Leonardo Rodrigues

      Em 2011, Federer jogou menos partidas e ganhou menos torneios do q Djokovic e Nadal.
      Por isso, ele está inteiro fisicamente e com vontade de ganhar titulos.

  • Rafael

    Federer é impressionante !!! Nessa idade e chegar inteiro e jogando muito no final da tempeorada só confirma o status de gênio !!! Que venha o ATP Finals….

    Go Roger, esperamos que vc jogue por muitos anos !!!

  • o mestre sempre tem algo a mais para ensinar,gosto muito do estilo agressivo do nole e da garra aliada a táticas bem definidas do rafa,porém eles nunca chegarão ao nível do mestre.dá-lhe fedex.

  • DOMENICA

    Parabéns a Federer que vem de duas semanas impecáveis, bem ao seu estilo. Acho que o bicho vai pegar no ATP Finals, pois o desgaste dos jogadores é evidente. Acho que Tipsarevic vai substituir alguém…devia ter mais de um jogador na reserva, pelo menos três!
    Gostaria de tirar uma dúvida, já que nunca entendo esse ranking da ATP. Com esse resultado de hoje, Roger Federer retoma o 3º lugar de Andy Murray, tendo em vista que são 1000 pontos pela conquista? Obrigada.

    • Sawyer

      Não Domenica, infelizmente não, a partir de hoje só se conta os pontos obtidos em 2011, por isso Federer ainda está em quarto lugar, se vencer o Atp Finals, sim, ele retoma o terceiro posto

  • Victor Louzada

    Torço pelo título do Roger Federer em Londres. Jogando de igual para igual ele supera Djokovic na técnica, e já o fez várias vezes. Contra o Nadal, se Federer não for teimoso e souber explorar bem o seu revés, é possível ganhar com inteligência, porque no físico fica complicado. Sou super fã do Federer, mas estou convencido, assim como muitos que o Federer encerrará sua carreira de maneira grandiosa e satisfatória se ele conseguir vencer o Nadal em Roland Garros. Aí sim, não se terá dúvidas sobre o seu verdadeiro status de melhor de todos os tempos. Até lá sempre terá um fã do Toro Miura, que sempre porá em cheque essa conquista.

  • Alexandre

    Nadal Vai levar!

  • Roberta

    “Federer ainda não ganhou de nenhuma fera do top 4”
    Você esqueceu de um dos jogos mais importantes do ano, a semi de RG. Federer venceu o Nole, que tava invicto até aquele momento, fazendo uma partida perfeita. Se o Roger não tivesse vencido aquele jogo, o Nole tinha conquistado os 4 GS.

    • Fabrizio Gallas

      Nestes torneios em que foi campeão, ok ?

  • Rafael Mansur

    Federer tem tudo pra ganhar o Finals. Provavelmente o Djoko e o Nadal estarão fora de forma, devido a suas lesões.

    e quando vocês diz “Federer ainda não ganhou de nenhuma fera do top 4…”, você não está se referindo a este ano, certo? pois não podemos nos esquecer da grande vitória sobre o Djoko em Roland Garros, num dos maiores jogos do ano..

    valeu!!

  • pedrão

    Menos, menos.

    Ganhou 2 torneios, parabens, mas nao pegou nenhum dos outros tops.

  • Rodrigo

    Se eu fosse ele, já no ano que vem escolheria a dedo os torneios que iria disputar para poder jogar bem neles.

  • Estou muito confiante que dará Federer novamente em Londres. O fim de ano será dele. será com certeza sua 6o conquista em torneios atp finals ou master cup como queiram.

  • WILLIAM

    Galera,vamos ter pé no chão,se o nadal e o nole tivessem jogado, as chances dele ter sido campeao seriam minimas,mas foi bom ver ele sendo campeão de novo

  • recentemente postei um comentario onde dizia quen e rei nunca perde a majestade e nessas duas ultimas semanas todos viran o que aconteceu por mais que ele naõ tenha enfrentado nadal,nole,e murray o aguardem apartir de domingo no atp finals ele despertou

  • Beta

    Ué, mas Federer neste ano venceu Djokovic ( 1ª derrota do tenista deste ano ).

    Oscilando ou não como jogadore, acho Federer espetacular. Às vezes, durante uma partida, parece perder o foco, mas tb percebo isso no Nadal e Djokovic.

  • Wellington

    Hoje o federer mostrou aquele velho e bom tênis que dominou e encantou o circuito de 2004-2009, tudo bem que ele não enfrentou os tops como Djokovic, Nadal e o Murray. Mas com essa vitória no Masters Mil de Paris ele ganha confiança para o ATP Finals em Londres. Mas ressalvo que ele tem que continuar assim e bolar uma tática para enfrentar os cachorrões do circuito, principalmente não dá a sua famosa viajada, que durante o torneio de Paris eu não vi. Só assim ele vai conseguir exido para ganhar o torneio aonde ele é o atual campeão.

  • Wellington

    Uma coisa que pesar no ATP Finals é o fisíco dos jogadores no final da temporada, o Djokovic chega baleado pela a sua temporada incrível , mas muito sacrificante, o seu ombro que o diga, O Nadal chega descansando e eu ele ponho entre os favoritos ao lado do Murray. O grande FEDERER express corre por fora, mas confiante pelos os títulos na Basileia e no Masters Mil de Paris e além da sua classe do seu jogo do físico que esta exuberante.
    Vamos ROGER rumo ao HEXA em Londres.

  • Altaisio Paim

    Belo post, Fabrízio! Maravilha!
    O rei voltou e o “mundo” do tênis agradece.
    O ATP Finals promete.

  • Eduardo

    Quantos ATP Finals ( Master Cup) esses “tops” ganharam mesmo?

    Murray – Nenhum…treme nas grandes finais
    Nadal – Nenhum…Só joga no físico/mental. Na técnica é um jogador comum. No fim do ano está desgastado, portanto não ganha nada. Ver retrospecto de sua carreira.
    Djokovic – 1 – 2008 …único em condições de chegar perto do gênio, um dia, quem sabe!
    Federer – 5 – e atual campeão, com 30 anos!!! Precisa dizer algo mais???
    Quanto à pergunta do post:
    Só Federer pode parar Federer. Por teimosia (característica típica dos gênios), por desmotivação, por desconcentração….
    Focado, ele é imbatível!!!

    • Raul

      Até que enfim um leitor consciente.

  • Jorge Ferreira

    O Murray estava em Paris não chegou por falta de competência. Ele fica na defensiva e perde. Se Djokovic não pode dar continuidade por lesões nos ultimos torneios(Davis, Basiléia, Paris)mostra limitação física. Nos ultimos dois confrontos Roger mostrou mesmo não atravessando sua melhor forma que joga de igual com Djoko, isto é fato! Quanto ao Rafa penso que ele vai sofrer com falta de ritmo.

  • Felipe Gonçalves

    O Tsonga e o Berdych tiveram jogos longos antes de enfrentar o Federer, mas temos de levar em consideração que o francês não atuou nas quartas e um jogo contra o Isner não é lá muito desgastante. Além disso, nem ele ou o Berdych foram longe na semana anterior, enquanto o Federer, que é bem mais velho que os dois, jogou até o domingo, na final da Basiléia.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo