A boa chance e a RECUSA de Del Potro



Tomas Berdych fora. Mardy Fish fora. Nicolas Almagro, Janko Tipsarevic, Gilles Simon eliminados. Todos estes na Basileia e Valência esta semana. Restam três vagas pro ATP World Finals, torneio que fecha o ano reunindo os oito melhores da temporada. Temos 1,5 mil pontos em disputa e o francês Jo-Wilfried Tsonga com a mão na classificação.

Mais do que a vaga de Tsonga, que é uma barbada para estar na Inglaterra, a semana apresenta um cenário bem favorável ao argentino Juan Martin Del Potro. Classificado para as oitavas de final em Valência e voltando à boa fase, Delpo pode se tornar o nono melhor do ano com uma final na Espanha o que o deixaria na risca para se classificar para Londres.

Tudo bem. Mas aí é que vem o problema. Del Potro precisaria de uma semifinal na semana seguinte em Paris (França), torneio que terá a volta de Nadal e presença de todos os top 4 (a princípio) que vem dominando o circuito este ano. Tarefa indigesta, mas nada impossível para a Torre de Tandil.

Caso não consiga a façanha, entraria como o primeiro alternate para o evento, mas a NEGATIVA já foi dada por Delpo. Como já tem uma final de ATP World Finals, em 2009 e o título de um US Open, não seria interessante sua presença apenas para ficar treinando e aguardando alguma desistência no evento que é jogado em grupos. Some também a final da Copa Davis num piso diferente, o saibro, na semana seguinte. A Argentina nunca ganhou a competição e valeria mais do que tudo para todos os argentinos conseguir esta façanha, ainda mais após três vice-campeonatos, dois nos últimos cinco anos.

Sou um fã de carteirinha do estilo de jogo agressivo de Del Potro e também com a pessoa dele fora de quadra (já o entrevistei e cobri alguns eventos com sua presença) e torço para que Delpo consiga uma vaguinha em Londres. Depois de um ano tão sofrido como 2009 e uma baita recuperação, ele merece.

Ranking do Ano

1 – Novak Djokovic (SRB) 13295
2 – Rafael Nadal (ESP) 9500
3 – Andy Murray (GBR) 7200
4 – Roger Federer (SUI) 5185
5 – David Ferrer (ESP) 4300
6 – Tomas Berdych (CZE) 2940
7 – Jo Tsonga (FRA) 2890
8 – Mardy Fish (EUA) 2875
9 – Nicolas Almagro (ESP) 2370
10 – Janko Tipsarevic (SRB) 2305
11 – Juan Del Potro (ARG) 2180
12 – Gilles Simon (FRA) 2155
12 – Robin Soderling (SUE) 2080
14 – Gael Monfils (FRA) 1925
15 – Aleksandr Dolgopolov (UCR) 1835

 

Curtinhas:

O mais curioso é que Tsonga pode ser um algoz de Delpo. No último domingo o tirou 100 pontos por lhe vencer na final em Viena e seria um provável rival nas quartas em Valência.

Desafio duro pros brasileiros Melo e Soares. Encarar seus algozes das duas últimas semanas Bopanna/Qureshi (IND/PAQ) no último suspiro por Londres. A boa notícia é a muito provável desistência de Jurgen Melzer que já estava classificado pro World Finals com Philipp Petzschner. O que abriria uma vaga até o nono colocado no ranking, dupla que está a 820 pontos a frente dos mineiros no ranking. Ou seja, se confirmar esta baixa, as chances dos brasileiros aumentam um pouco, mas terim que conseguir um baita resultado esta semana em Valência e outro em Paris (França).  E há a hipótese de irem como alternates caso não tenham este sucesso.



  • guilherme

    queem tem q sair dessa lista é o lixo do berdych que nao faz nenhuma falta.

  • Felipe Gonçalves

    Na verdade, o Nadal já desistiu de Paris.

    Já o Del Potro deve se poupar mesmo pra Davis, o que, aliás, ele já deveria ter feito em 2008, quando preferiu disputar a Masters Cup e chegou contundido pra final da Davis em casa contra a Espanha. Se ele tivesse jogado, certamente a Argentina teria sido campeã naquela oportunidade. Mas como desta vez o confronto é na Espanha e num barro certamente muito lento, infelizmente essa provável desistência do ATP Finals não vai adiantar nada e a Argentina será derrotada de novo.

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo