Algo está errado com o trabalho ou com Bellucci…



Fase ruim acontece no tênis, todos passam por ela, até os tops. Mas quando ela se estende por toda a temporada é preocupante. Infelizmente Thomaz Bellucci está fazendo uma pífia temporada sobre o piso rápido e os resultados ruins só aumentam a cada semana.

Sem contar a Copa Davis o brasileiro atingiu a quinta derrota seguida nesta terça-feira, diante de Dmitry Tursunov. Em 2010, aí contando a Davis, são 20 jogos com 12 derrotas e apenas uma boa campanha, no primeiro evento do ano, no ATP 250 de Auckland (Nova Zelândia).

“Tenho que seguir firme e pegar esse jeito da quadra dura. Quando sou agressivo, às vezes ando recuando ainda, mas são detalhes”.

Essas são palavras do Bellucci me preocupam. Bellucci não começou a jogar na quadra dura este ano. A superfície não é novidade para ele. E se fossem apenas “detalhes”, como ele afirma, não estaria perdendo tanto assim. Não acompanho o dia a dia do trabalho dele nos treinos com Larri Passos, mas posso constatar que algo não está saindo na direção certa entre os dois ou então o brasileiro não assimila corretamente o que é preciso fazer durante as partidas. Aí isso recaí no problema mental que estamos discutindo há meses.

Outra declaração que não intrigou. “Joguei meu melhor tênis, consciente e agressivo, não posso nem dizer que estou triste. Estou tranquilo e vou seguir trabalhando, ajustando os detalhes. Com paciência, os resultados virão”

Se definitivamente Bellucci jogasse seu melhor tênis, não perderia do Tursunov que é um bom tenista, mas tem menos qualidade que o brasileiro. E se ele acha que mesmo com os defeitos citados na declaração anterior “jogou o seu melhor tênis”, é um atestado ruim de que no piso rápido a tendência de evolução será pouca, ou nenhuma.

E volto a dizer. É fundamental ter algum resultado no piso duro para sonhar com voos mais altos no ranking.

Qual a solução ? No momento Larri terá uns 10 dias para tentar corrigir esse problema atestado por Thomaz. Muito pouco tempo. Vejo que a maior complicação passa pelo mental de Bellucci. Em ganhar confiança. E para isso podem ajudar os torneios menores. NADA DE CHALLENGER (desse nível Thomaz já passou faz tempo). Uma boa ideia seria jogar uma ou duas semanas dos ATPs 250 europeus escassos de top 20. Mas o paulista não se increveu em nenhum, teria que pedir convite ou jogar o qualificatório.

Resta então disputar os fortes torneios da Basileia e Paris, competições onde tende a enfrentar caras mais duros e, pelo momento que está, ampliar a série para sete derrotas seguidas. Torço sempre para que Bellucci isso não aconteça e  que o brazuca volte a brilhar.

Curtinhas:

Para efeitos de comparação. Em 2010 Bellucci jogou 25 partidas no piso duro. Perdeu 14 e venceu 11.

 



  • rafael

    Não existe nada de errado. O Bellucci é isso aí mesmo.

    • Fabrizio Gallas

      Ele pode mais do que isso…

    • Rafael Busquet

      Bellucci é tenista mediano….. só isso….. no nível de um Igor Andreev, Feliciano Lopez….. ora tem uns lampejos e surpreende em um torneio ou outro, mas depois volta a mesma coisa…..

      Daqui a pouco joga um ou dois torneios bons e depois volta para essa mesma fase….. nós é que esperamos muito dele……

      • Fabrizio Gallas

        Esse povo já chegou no top 20 e o Andreev no top 15…

  • Bruno

    Poder, todo mundo pode.

    Quero ver ele conseguir… nessa idade dele o Guga já era campeão de RG…

  • Cezar

    O Bellucci tem q aprender a volear, no piso rápido isto é fundamental pois quando ele esta perto da rede ele simplesmente não sabe o que fazer… e seu revés é inferior a maioria dos top 30…

  • Leo

    Concordo com o Rafael Fabricio: Bellucci é isso aí mesmo. Pode mais tecnicamente talvez, mas a cabeça e muito ruim, ele se perde dentro de um proprio set, falta consistencia mental. E isso creio que ou o cara nasce assim ou ja era, nao é do treinador. Note a postura dele, ta sempre cansado, sempre olhando para o chão. Voce nao ve top 10 olhando para o chao sem ar pra respirar todo o tempo. E ele é assim. Acho que ja ganhou mais do imaginou, entao nao sabe para onde ir, portanto nao vai mudar tb. Larri sabe disso, mas nao quer abandona-lo e ser criticado por toda a imprensa como tecnico de um sucesso só.

  • Chrystian

    Na minha opinião o problema é com o Bellucci, justamente por esse lado mental instável. O comportamento dele em quadra evidencia que ele é um jogador “esquentadinho”, sem paciência e que parece ignorar certas determinações do plano de jogo propostas pelo Larri por avaliar que outras decisões são mais cabíveis em determinados momentos dos jogos. Exemplo disso foi o jogo contra o Verdasco, na estréia do Masters 1000 de Montreal. Em certa altura do jogo o câmera flagrou o Larri gesticulando e esbravejando, “a la Bernardinho”, que o Bellucci deveria ter centralizado seus golpes de forma a explorar o nervosismo do adversário naquele momento, ao invés de arriscar uma paralela, que acabou indo para fora.
    No entanto, o lado mental não tem sido inimigo apenas do Bellucci, mas de outros tenistas também. Não é a toa que outros jogadores “esquentadinhos” como Murray e Roddick, vira e mexe, perdem jogos considerados fáceis.
    Portanto, concordo contigo Fabrizio, acho que seria muito bom para o Bellucci disputar alguns torneios 250 agora para ver se ganha mais confiança e a partir daí avaliar se é necessário uma mudança de técnico.

  • Tadeu

    Acredito que o problema do Bellucci seja mental, pois se fosse diverso, o Larri já tinha abandonado o barco!!!
    Continuo torcendo por ele… mas confesso que tem sido dificil!!!

  • Fábio Modesto

    Fabricio, com todo o respeito, o Bellucci realmente nao me parece que vai conseguir aspirar melhores posiçoes da qual onde esta, ele cansa mto rapido nos jogos..estah sempre pedindo atendimento do fisioterapeuta, ele esta onde esta simplesmente por ter jogado inumeros ATP 250 e dessa forma conseguiu pontos, uma estrategia pifea, agora eh isso aih mesmo, vamos encarar os fatos, no maximo um top 25 e olhe lah, a vitoria contra o Andy Murray neste ano foi totalmente atipica…Bellucci, treine bastante, ganhe mais massa muscular e para de ficar jogando de forma previsivel…4 metros pra tras da linha de base e dando balão…

  • Felipe Gonçalves

    Por que diabos o Bellucci não jogou algum torneio 250 na Ásia nem vai jogar nas próximas duas semanas? Será que ele é tão especialista assim em quadras rápidas que pode ir direto para os ATP 500 e 1000? Faltou escolher melhor o calendário, o que é uma das maiores características de um tenista e de sua equipe técnica. Até o Murray, que é o nº 4 do mundo, participou de um 250 em Bangkok. Tá certo que ganhou um belo bônus pra isso, mas o resultado foi visível: ganhou este título e matou o Nadal na semana seguinte. Não quero ser injusto, mas parece que faltou humildade ao brasileiro na hora de escolher os torneios deste final de temporada.

    • Fabrizio Gallas

      É concordo. Poderia ter jogado Bangkok. E poderia bem descansar semana que vem e ir pra algum ATP 250 na Europa antes da Basileia. E acho que Basileia não foi tão boa escolha. Valência tem quadra mais lenta, melhor pra ele.

      • Felipe Gonçalves

        Exatamente. Além de Valência ter a quadra mais lenta, há mais bons jogadores inscritos em Basel do que no torneio espanhol (em que, por sinal, a premiação é maior).

  • Fabricio,
    Eu continuo acreditando no THOMAZ BELLUCCI, e o mekhor tenista di Brasil e vai ser por muitos anos a nossa esperanca brasileiro do tenis brasileiro.
    o cara joga muito tenis, e tem certeza que continuara jogando o melhor tenis por muitos anos.
    Pra frente BELLUCCIIIIIIIIIIIIIIII.

  • Gaspar

    Discordo totalmente de vc Fabrizio! O lugar do Belluci é challenger sim! E ainda aposto que ele nao ganhará o Finals!
    Ele é muito fraco! Nao adianta sua torcida! Em tempo: Arrume outro canhoto para torcer, pois o brazuca nao vai a lugar nenhum e o boizinho espanhol esta em final de carreira!

    • Mani

      kkkkkk… eu tb tenho certeza de que ele não vai ganhar o Challenger Finals. Os jogadores que se clssificarem vão estar muito mais motivados pois mereceram o lugar deles no torneio e o Bellucci vai chegar de salto alto porque é (ou acha que é) jogador de ATP 500 e mais… vai tomar chicotada dos caras. Ele conseguiu não ganhar o Challenger de SP no fim do ano passado (perdendo set pro Lindell no processo e caindo contra o fisicamente limitado Marcos Daniel), como é que ele vai ganhar um torneio cheio de “tops” do circuito Challenger?

      O cara é fraco mesmo, prá mim ele não está no nível de um Feliciano Lopez. O Lopez vira e mexe tá dando em um top, o Bellucci só deu no Verdasco (que não estava jogando como um top, vide o ranking atual do espanhol), em Madri deu zebra. No mais tardar em Madri no ano que vem ele sai do top 50.

  • voces do blog vao ver o nosso tenista brasileiro no top 10; e vão morder a lingua, por não acreditar no THOMAZ BELLUCCI.

  • Rafael

    Pra mim, a verdade é uma só: ele é muito burro …

  • Paulo

    Humm… Bellucci…. Alguem assistiu o jogo do guga?
    O guga gosta de jogar…. Tem garra…. Vontade… Isso fez dele um Campeao.
    O Bellucci eh isso ai como ja disseram, esta triste, sao Detalhes…..
    Detalhes???? Perde muiiiitos jogos e segue perdendo e diz que sao detalhes????
    Seja humilde muleque…. Diga a real…
    ” realmente 2011 nao esta sendo um ano bom, estou errando muito, treino bastante mas na hora do jogo fico nervoso e cometo erros bobos, acho que preciso me concentrar mais, fazer cim que o Larri me ajude a corrigir esses erros, pois minha fase nao esta sendo das melhores…”

    Para de falar besteira se achando o gostosao por ser numero 1 do Brasil, eu quero que ele caia, mas caia muito….. E o feijao que ao menoa vontade tem de sobra passe rle no rabking, esse dia vai chegar…….
    o Larri eh outro que acho q nao ve os erros ou nao faz uma pressao pela grana que ganha, porque a verdade eh uma so, o Bellucci eh um Playboy riquinho mimado q tem um pai com grana e um tecnico campeao, mas q nao consegue fazer esse ” MR detalhes” ser humilde e jogar seu tennis…..
    Se o guga jogar com Bellucci hoje ele ganha Facil!!!!
    Todos sabenos disso…..

  • Carlos

    Os mesmos que criticam o Bellucci hoje e exaltam o Feijão por ter chego a uma semi de ATP 250 vão, daqui menos de um ano, meter o pau no Feijão e dizer que ele não presta e tal… Se a mídia ainda tivesse em cima do Tiago Fernandes iam descer a lenha nele também, só porque tá numa fase ruim nos challengers/futures, sendo que é o melhor jogador da sua faixa etária no ranking da ATP. O Bellucci vai, sim, dar a volta por cima e entrar no TOP 20.

    • Fabrizio Gallas

      Carlos,

      Todos torcem que sim.

MaisRecentes

Federer pode sonhar com o Nº 1



Continue Lendo

Murray segue perdendo chances



Continue Lendo

A insana chave de Indian Wells



Continue Lendo