Federer sem finalização. Será que agora vai Nadal ?



Roger Federer mostrou neste sábado que tem muita lenha para queimar, tem muitos anos mais de bom tênis no circuito e que ainda pode brigar para vencer os Grand Slams que é seu objetivo no circuito. Fez (quase) tudo certo. Só faltou finalizar. E contra tenistas como Djokovic e Nadal, o ponto final se torna ainda mais crucial.

Esta capacidade de finalização está sendo uma pedra no sapato pro suíço. Ele não define mais os jogos com tanta naturalidade como fazia até uns dois, três anos atrás. Os rivais estão cada vez mais fortes e encontrando formas de desafiá-lo, principalmente o grupo do top 4, e à medida que passa o tempo pouco a pouco as derrotas vão minando a confiança de Roger.

Por incrível que pareça a situação de 2010 se repetiu. Só mudou o contexto. Federer abriu 2 sets a 0 (em 2010 fez 1 a 0 , depois 2 a 1 e sacou pro jogo com dois match-points) jogando um tênis de primeira qualidade, mas seu serviço escapou e sua confiança também. Quando conseguiu melhoeres saques no início do 5º set resgatou a confiança. Mas após sofrer a quebra desmoronou e não teve mais forças.

Não podemos deixar de lado o fator sorte. Este ano ele não está do lado de Federer e está sobrando pro sérvio. A fita amiga de Djokovic, que o ajudou tanto com mais ênfase nos torneios do saibro este ano, voltou a aparecer justo no match-point contra.

Certamente Federer ficará algumas noites sem dormir depois dessa queda, mas é levantar a cabeça e seguir trabalhando duro para seguir na luta.

O que não gostei foi mais uma vez Federer dando pouquíssimo crédito para Djokovic numa virada que foi espetacular. O suíço se recriminou em 90% de suas palavras e usou poucos elogios ao sérvio. O sérvio mudou o jogo de uma maneira incrível a partir do terceiro set e foi corajoso quando esteve nas cordas.

Agora temos que ver o outro lado. Federer estava muito bravo por ter deixado esta chance escapar e mostra que estava muito afim de ganhar o torneio. Nas derrotas recentes se mostrou conformado demais, aceitando fácil as quedas.

Nadal x Djokovic na final – 6ª final que teremos Nadal x Djokovic. Será que dessa vez dá pro espanhol ? Eu diria que tem boa chance de jogar o tênis agressivo com saque forte que mostrou por certos momentos contra Andy Murray. Mas precisa ser mais consistente neste aspecto e jogar ainda mais dentro da quadra para evitar que o sérvio comande o ponto e explore seu backhand.
O terceiro set de Nadal contra Murray foi ruim e se aparecer aquele joguinho ele vai amargar outro vice-campeonato.

Não diria que Djokovic fez um torneio excepcional, mas ganhou uma baita confiança com a vitória de hoje. Enquanto que Nadal foi crescendo jogo a jogo e está com um tênis de alto nível. Tem tudo para ser outro jogo memorável.

Certamente vocês vão pedir o meu palpite. A vantagem mental do 5 a 0 sobre o espanhol costuma fazer a diferença e por isso vou de Djokovic. E você caro leitor, em quem aposta ?

Curtinhas:

Terceira semi seguida de Slam que Murray para em Nadal. O britânico não consegue jogar agressivo com consistência como fez naquele Australian Open de 2010. Está faltando uma mudança de atitude, pra ser mais ofensivo quase sempre. Ele já mostrou que pode fazer isso, mas quase sempre esquece nas horas decisivas dos Slams. Uma pena. Assim seu 1º Major nunca virá. Somente se algum dos top 3 não estiver por lá. Difícil.



  • Altaisio Paim

    Sem dúvida, Federer tem muita lenha pra queimar. Muita mesmo. Essa derrota de hoje me deixou totalmente desanimado. Acho a derrota de hoje foi mais cruel, mais dolorosa que a de Wimbledon 2008. Acho que dá Djokovic.

  • Gessica

    Concordo com Federer, culpa da derrota foi dele. Não vi mérito nenhum em Djokovic no 5º e decisivo set. Mas a maldita sorte o estava acompanhando. Não foi dessa vez, mais uma vez. =(

    • Javana

      Nao viu mérito?tava perdendo de 2×0 e virar um jogo desses nao eh ter merito ?!
      Vc acha q se fosse ao contrario o federer viraria um 2×0 contra o djokovic jogando com aquela displicencia

  • Lorena Albuquerque Valeze

    Ola,Fabrizio. Gosto bastante de ler suas observações e opiniões sobre os jogos… Concordo que o Djoko não fez lá um campeonato bonito, mas torço por ele na final de segunda-feira.
    O Federer fez feio novamente… Fico bastante chateada quando ele faz esses comentários, como se apenas as atitudes dele fossem decisivas para o resultado dos jogos.
    Parabéns pelos comentários moderados e justos.

  • Javana

    Na minha opiniao djokovic.isso se estiver num dia bom.

  • Bruno

    Olá. Novak precisava desta vitória para não deixar o Federer descredenciar esta grande temporada que o sérvio vem jogando. Estes jogos com certeza vão amadurecendo ainda mais o jogador e a tendência é que a confiança do mesmo aumente. Sinceramente, vi poucos jogos como o de hoje no que diz respeito à garra, coragem e persistência, sem contar o talento de ambos os jogadores que brilharam hoje.

    Quanto à final, sinceramente, pra mim o Nadal tem pouquíssimas chances. Se o Djokovic estiver bem fisicamente, como hoje, vai ser mais uma com certeza e o Nadal vai frustrar denovo. Nâo consigo ver no jogo do Nadal, chances para ganhar do Djoko. O cara tá com uma devolução fantástica e está batendo bem de todos os lados. Meu palpite é de 3 sets a 0.

    Obs.: Vibrei hoje tanto quanto vibrei com a conquista do Santos na libertadores hahaha

  • 3×1 Djoko

  • NASMONE

    Adoro o Nadal e concordo que o Djokovic não teve no Us Open o seu melhor torneio, mas depois da partida de hoje, ela resgatou toda a confiança de que necessitava para ganhar mais um slam. Vai ser uma final difícil, principalmente para o Nadal. Se fosse em janeiro essa final, Nadal teria grandes chances, mas a grande habilidade e o grande mérito do Nole esse ano foi conseguir, através de sucessivas vitórias sobre o Nadal, neutralizar a principal arma do espanhol, que é a sua força mental e sua confiança. O primeiro set será crucial para o espanhol ganhar força e confiança. Tênis o Nadal tem para vencer o Djokovic, mas a confiança precisa estar em alta, para começar a funcionar os golpes de forehand. E o que venho repetindo nos últimos meses (nas finais Nadal x Nole), se o Nadal não for agressivo, pode esquecer. Na minha opinião, 90% de chances para Djokovic (espero errar completamente e que o Nadal ganhe 100%). Abraços a todos.

  • Monica Riedel

    Caro Fabrizio, o que você acha da atitude do Djokovic, de se virar para o público, pedindo apoio, e depois pegar a toalha, bem no momento em que o Federer poderia finalizar a partida? Na minha opinião, que acompanho tenis a algum tempo, me pareceu uma falta de respeito com o adversário, se considerarmos os padrões de tenis. Att, Mônica

    • Fabrizio Gallas

      Monica,

      Não achei não, foi só uma catimbada pra fazer o Federer pensar um pouco mais em um momento de pressão. Ele não desrespeitou ninguém.

      • Rodrigo

        Fabricio eu achei que o djokovic apelou pq estava prestes a perder o jogo. Para mim ele apelou…. não gostei… algum dia vc viu federer fazer algo parecido?

  • Celso

    Sou fâ do Nadal, mas o Federer é sem dúvida nenhuma o melhor de todos os tempos. Dito isto, acho que o Federer amarelou. A prova disto é que no serviço que ele sacou para o jogo, ele cedeu a quebra para o Djokovic cometendo uma dupla falta, ou seja, sequer colocou a bola em jogo. Sentiu a pressão e deu uma tremenda de uma amarelada.

  • Wanda Ribeiro

    Federer, I’m your fan, but I think you’d better retiring. It’s time to stop.

  • Renato Rossetto

    Boa tarde,
    Parece que na semifinal o suiço no fim do jogo cansou,talvez seu preparo físico tenha que melhorar mais e talvez até perder um pouco de peso.
    Acho que Federer na final,ele dificilmente ganharia do Nadal. Está faltando a Federer mais vontade e preparo físico p/ poder jogar de igual p/ igual com os 2 primeiros do ranking ATP,vocês não acham?
    Saudações,

    Renato Rossetto de Moraes
    Joaçaba,SC

  • Federer: Nao precisa provar mais nada pra ninguem, joga muito, com o tempo e evidente que vai perder nao so a forca para finalizar as partidas, mas a forca mental tambem.

    Djoco: Muita sorte e nao jogou mais que Federer. Teve sorte. Foi Federer que perdeu o jogo, tal como no ano passado.

    O jogo: Excepcional.

    Nadal: Melhorou um pouco o fisico, mais avacalha muito nos baloes.

    Murray: Vai ficar sem ganhar Slams na carreira. E fraco em relacao aos outros tres.

    O Jogo: Mais parecia festa de Aniversario. Nunca vi tantos baloes. Nadal so ataca quando e atacado. Jogo feio. Se fosse o Djoco no lugar do Murray, Nadal tinha sucumbido em tres sets.

    A decisao: Nao vejo melhoras no jogo do espanhol e acredito que o mental tb nao vai influenciar. Djoco e mais jogador daqui na lua e so perde pelos proprios erros.

    • Rafael Ribeiro

      Mais um fã de Federer que não admite sua frequesia ante Nadal e Dkojovic. O Nole se superou e foi melhor que o Federer em momentos cruciais, por isso MERECEU a vitória.
      Dá-lhe Nadal na final.

      • Eduardo

        E o que dizer de Nadal frente a Djokovic?

      • RUI COSTA

        sr rafael,o djoko e fregues no federer..so para sua informaçao…o federer so nao ganhou por culpa propria,so um cego e k nao viu isso…

  • jair rahtke

    como voce comentou,o lado mental falará mais alto,só que dessa vez nadal esta melhor preparado fisicamente como mentalmente

  • Victor

    tb aposto no djokovic…espero que ele ganhe o US open esse ano…pois esta tendo um ano fantastico!!!

  • WILLIAM

    REALMENTE,FOI TRISTE VER O FEDERER PERDER DESSA MANEIRA,POIS MESMO SENDO FÃ DO NADAL,ACHARIA LEGAL VER O FEDERER GANHAR MAIS UM SLAM,APESAR DE QUE MAIS UMA VEZ ELE FOI ARROGANTE AO TENTAR EXPLICAR SUA DERROTA… BOM,FINAL ENTRE NOLE E NADAL DE NOVO,CLARO QUE O SÉRVIO É FAVORITO,MAS OLHANDO OS RESULTADOS ENTRE ELES ESSE ANO E LEMBRANDO PRINCIPALMENTE DE MIAMI E WIMBLEDON E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS JOGOS QUE CADA UM REALIZOU NESSE USOPEN,NAO SERIA NENHUMA GRANDE SURPRESA VER NADAL GANHANDO,AFINAL DE CONTAS,SE O NOLE DESSE UMA AMARELADA PRO NADAL COMO DEU PRO TIPSAREVIC OU O FEDERER,SEM DUVIDA QUE O NADAL IA MARTELAR ELE, E ESPERO COM MUITA TORCIDA QUE O SAQUE DO NADAL ESTEJA NAQUELES DIAS MAGICOS

  • Suellen Clemente

    Primeiramente parabéns pelo post, muito bom!! Segundo mais uma vez o suíço falando de seus erros e simplesmente esquecendo que Nole estava perdendo de 2 á 0 e conseguiu virar, merecia ao menos “parabéns”. Agora a final fica complicado de dizer que vai vencer, a única certeza que temos é que vai ser um jogão. Bem, torço para os dois, gosto muito dos dois jogos, mas estou torcendo para que Djokovic vença….

  • Carlos Renato

    Graças a Deus o Federer não ganhou do Djokovic, se não nós já saberíamos o resultado de amanhã! Contra o sérvio ele consegue acertar quase todos os primeiros saques, já contra o Nadal, parece que ele está morto.
    Por isso acho muito bom o Djoko ter ganhado. Sabemos que terá jogo amanhã!

  • Jorge

    na entrevista que eu vi ele disse que o servio fez um grande jogo.
    agora, depois de tomar uma virada, deixar escapar o jogo sacando pra fechar, vcs nao queriam que o federer jogasse confete pro djokovic neh, o cara estava mordido!!
    acho que o que falta pro federer é catimbar mais, levar o jogo na manha, dar uma enrolada quando estiver na pressao, pedir uns atendimentos as vezes, ir mais com calma, ele terá um tempo a mais pra respirar e pensar no que fazer no proximo ponto…

    • Fabrizio Gallas

      Federer está de enervando muito contra jogadores como Nadal e Djokovic nos momentos chave. Obviamente ele mais ‘entregou’ o jogo do que os méritos foram do Nole, mas deveria falar mais do sérvio que mudou a tática e deu a volta por cima no 3º, 4º sets e soube manter o foco ali no finalzinho.

  • Cristiane

    Nadal vai dessa vez. O importante não é olhar para trás lembrando os jogos perdidos e ir para frente do Sérvio e mostrar o que quer, a que veio e atacar.
    E Nadal tem raça, garra e jogadas para massacrar.
    Vamos Rafa !!
    E Federer deu mole e perdeu, pois não soube ser constante qdo o jogo estava quase ganho.
    Vacilou feio!

  • Karla Cristina

    Bom dia Fabrizio,

    Vimos ontem a juíza punir Serena por comemorar antes da finalização do ponto.
    Caberia alguma punição ao Djokovic por fazer com que a torcida se manifestasse bem na hora do saque do Federer para fechar o jogo?
    Não achei a atitude do sérvio correta, já que a hora do saque é um momento de concentração e o que mais se pede é o silêncio.
    Para o suíço os nervos já deveriam estar nas alturas e vem Nole tornando a situação mais difícil…
    O que você achou disso, uma atitude normal do sérvio?

    • Fabrizio Gallas

      Não cabe não. É uma catimba báscia que ele fez, mas é corriqueiro isso, não tem nada de anormal.

  • Torço muito para o Nadal, mas acho que vai dar Djokovic novamente, acredito que a parte mental vai pesar de novo e o Nadal vai amargar outro vice. meu palpite Djokovic 3 x 1 Nadal.

  • Rafael

    Quando o Federer ia sacar para o jogo, o Djoko se fez de morto, parecia conformado, e o Federer acreditou.
    Não sei, mas acho que essas coisas mexem na cabeça do adversário, a mesma coisa quando pede atendimento, deve fazer com que o outro “amoleça” um pouco, com uma pena inconciente.
    Vou torcer para o Nadal, mas acho que dá Djokovic …
    Quanto ao Murray, queria que tivessem ganho esse US Open ele e a Wozniacki, dar uma chance pros azarões, afinal sempre os mesmos começa a perder a graça.

  • Mariana

    Ah, lá entrevista no site do US Open, o Federer falou sim que o Djoko jogou bem, acho que ele falou umas duas vezes e todo mundo viu o que decidiu o jogo, que foi o golpe de sorte do Novak. Os repórteres só queriam saber daquele momento, os 2 match points, a catimba etc. Se ler a entrevista do Djokovic também está lá bem destacado este momento, mais do que a reação no 3º e 4º sets.

  • Deco

    Jogasso na semi na primeira semi,,,alto nivel,,Federer mostra que ainda e fenomeno apesar da derrota,perdeu no detalhe,,,por ter um Djokovic corajoso e arriscando cfme ele mesmo admitiu que levou sorte,,mas vencedores tem que ser corajosos e Djoko alem de grande jogador tambem jogou muito e se a pressao estava forte para o Federer,imagine para o Djokovic naquele 40/30,,
    Nadal e Murray ja era o esperado,,,sinceramente nao vejo o Murray no nivel dos outros tres,,
    Vou torcer muito pro Nadal,,gosto de seu estilo,,mas infelizmente para quem gosta do Nadal acho que vai dar Djokovic,,,esse cara ta iluminado,,,em 2011,,,mas Nadal provou no torneio que pode ser campeao,,vamos aguardar,,,,

  • Deco

    So corrigindo,,quando me referi a pressao pro lado do Djoko estava 40/15 e nao 40/30,,

  • samis gomes

    Concordo com o comentário de Carlos Renato. Embora Federer seja meu jogador preferido, eu torci para o Nole porque senão federer ganharia na semifinal para depois perder como sempre para o Nadal. O que é chato é que embora o Federer tenha as ferramentas para superar Djokovic e Nadal
    ele parece que as abandonou ha tempos, limitando seu jogo a pancadarias de um lado e de outro, e se esquecendo da versatilidade de seu backhand, que hoje em dia se resume a top spins. Quanto a catimba, Dojokovic não chega lá a ser um Nadal… mas está se esforçando bastante.
    …Mudando o foco… esses balões do Nadal representam para mim o que os chutões são no futebol… uma droga.

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo