Federer levou o tênis e outro padrão



Uma pequena, porém merecida homenagem do blog a Roger Federer que completa nesta segunda-feira 30 anos de idade.

Um dos Maiores Tenistas de Todos os Tempos para mim. Federer, com seu arsenal completo e soltura dos golpes, conseguiu levar o tênis a outro padrão, o padrão do eficiente e belo. Por isso ganhou 16 Grand Slams, somous 285 semanas no topo (recorde de 237 seguidas), terminou cinco anos na liderança e ganhou antos outros eventos importantes.

Sua forma de jogar lhe trouxe raros casos de lesão e por isso Roger tem vários anos por jogar no profissional em alto nível. Hoje em dia ele não tem o domínio que tinha antes. Tudo por culpa dele mesmo. Os outrosse espelharam para poder alcançá-lo, mas só dois conseguiram tal feito: Nadal e Djokovic.

Tomara que siga motivado para desafiá-los e que fique no circuito por pelo menos cinco temporadas e que assim apareça no Brasil para disputar os Jogos Olímpicos. Seria uma boa não é ?

Espirituoso e um cavalheiro. Tive dois momentos com Federer nos torneios pelo mundo. Ambos em 2009 nos Masters de Madri e Roland Garros. Acredito que sou pé quente dele pois ganhou os dois. Mas Roger sempre mostrava cavalheirismo e raciocínio rápido tanto para minhas perguntas como a dos diversos jornalistas.

Segue aqui a Mensagem de Aniversário do Federer!

Adicionando alguns Números de Federer dados pela ATP:

 

1 – Terminou 8 temporadas no top 2 (2003 até 2010), único a conseguir tal feito;

2 – 3 Slams ganhos numa mesma temporada, 2004, 2006 e 2007

3 – Melhor Temporada em 2005 (81 vitórias e 4 derrotas). Maior número de Títulos em 2006 (12)

4 – 8 anos ganhando pelo menos 1 Slam (2003-2010)

5 – De 2001 até 2011 sempre ganhou pelo menos 1 ATP

6 – Primeiro ano completo na ATP em 1999 com 13 vitórias

7 – 18 finais de Grand Slam alcançadas em 19 participações de Wimbledon 2005 até Australian Open em 2010

8 – Nos seus 3 melhores anos (2004 até 2006) perdeu apenas 15 de 262 jogos

9 – Ganhou seu 1º ATP em Milão (2001) com apenas 19 anos

10 – Terminou no Top 10 pela primeira vez em 2002 com 21 anos

11 – Se tornou número 1 aos 22 anos em Fevereiro de 2004

12 – 26 vitórias seguidas sobre Top 10 da Masters Cup de 2003 até o Australian Open de 2005

13 – 29 Quartas de Final seguidas em Grand Slams

 

 



  • Henrique

    Sou fã do Nadal, mas tenho muito respeito por Federer como atleta e pessoa. Gostaria que os fãs de tênis apreciassem mais os grandes campeões que temos hoje. Mesmo sendo fã de carteirinha do espanhol, achei legal Federer ter ganhado Roland Garros. Parabéns ao Federer, e que as pessoas aprendam a curtir tênis em ver de brigar, e essa dica vale inclusive pra vc Gallas, que na minha humilde opinião procura muitas vezes jogar lenha na fogueira com alguns posts exagerados, principalmente qdo o nadal perde algum jogo ou está jogando mal, só pra fervilhar os q não gostam dele. Como exemplo qdo ele perdeu em miami 2010, onde vc fez um post altamente destrutivo metendo o pau nele, enquanto ele estava jogando bem e tinha sido o único top a chegar nas semis. Aí vinha aquelas conversas chatas q ele n estava ganhando títulos e blá blá blá, só pra causar polêmica. Espero q entenda minha crítica construtiva, este post por exemplo foi muito legal

  • Dênis

    Sobre Federer só existe uma palavra…. GÊNIO….

  • Henrique

    Nadal vai ultrapassar o recorde de temporadas no top 2. Esse ano jão são 7

  • Henrique

    Número de temporadas ganhando 1 slam, tb é algo q o nadal tem chance de con seguir. São 8 do federer contra 7 do nadal. Sampras conseguiu isso em 10 temporadas, recordista absoluto

    • gregory

      caro henrique federer ainda pode ganhar US open
      e conseguir 9
      Pode Também Tirar o n°2 do nadal certo
      então vamos deixar acontecer

    • Gume

      Caro Henrique:

      Outro recorde do Nadal, e que, pelo andar da carruagem, será ampliado este ano, é do de número de temporadas como número 2. Já foram 4 temporadas (2005, 2006, 2007, 2009). Federer, acompanhado por Agassi, tem 3 cada.

      Abarços,

  • Paulo Filho

    Qualquer coisa que se diga sobre o Federer é pouco. Pra mim ele é o melhor de todos os tempos. Tem muita gente que não concorda, que vai dizer que é o Laver, o Connors, o Borg ou até mesmo o Nadal, mas nenhum destes conseguiu tanta coisa por tanto tempo. O Nadal pode até vir a conquistar o mesmo número de títulos do Federer, mas o futuro dele é incerto por conta do físico, e isso é mais um motivo de enaltecer a figura do suiço: a regularidade. Ele joga fácil, bonito, solto, num estilo que dá gosto de ver. Ele é um gênio, e vai continuar enchendo os olhos dos fãs por um bom tempo ainda. Vida longa ao RF! Rei Federer!!!!

    Gallas, excelente iniciativa de fazer uma homenagem a este que é o maior exemplo de todos dentro do tênis. Parabéns!

  • Marcelo Dias

    Caro Fabrizio, Boa Tarde!

    Seu post é bom e Federer o merece, mas permita-me discordar em um ponto: só Nadal se assemelhou a Federer nos resultados. Djokovic ainda tem muito o que fazer para ser comparado ao gênio Roger Federer.

    Grande Abraço!

    Marcelo Dias
    Maringá-PR

    • Fabrizio Gallas

      Djokovic já o desbancou e está começando a iniciar sua saga na liderança. Vamos ver até onde mantem.

      • Marcelo Dias

        Bom Dia! Acho sinceramente que a vitória de Federer sobre Djokovic em RG, neste ano, a única do Nole no ano, fala muito alto. Na minha opinião, Nole ainda não pode ser colocado no mesmo patamar de Federer e Nadal.
        Grande abraço!

        Marcelo Dias

  • Eduardo

    gênio dos gênios! elevou o tênis para um nível que nenhum outro alcançará, maior de todos os tempos da história desse esporte

  • vicente

    Federer é “o tenista”, Nadal e esta turma do tenis força que me perdoem, mas praticam outro esporte, mas nao o tenis. Felizmente ainda podemos desfrutar da categoria deste mito, e infelizmente vemos que esta alegria esta se acabando na mesma velocidade que jogadores jovens como o esforçado Nadal se veem contudidos em decorrencia de sua inabilidade e falta de tecnica. Parabens Roger, voce é o cara.

  • Rafael

    Esperamos que o gênio Roger Federer continue jogando por muitos anos….

  • Isolde

    Estou em Montreal atualmente e realizei um dos maiores sonhos de minha vida. Ver pessoalmente o Federer jogar. Meu Deus, ele é tudo o que via na TV e muito mais. Fiquei impressionada com o carinho que os fas têm por ele. Tomara que tenha vida longa e possa jogar no Brasil por ocasiao das Olimpíadas. Joyeux Anniversaire, Roger.

  • Osvaldina

    Roger Federer parabéns e que continue ainda por muitos anos nos brindando com seu tenis
    maravilhoso, a sua elegancia, para alegria de todos os seus fãs como eu

  • Roberto Ruffo

    Comparar Federer x Nadal e a mesma que comparar Pele x Maradona

    • Armando

      Eu diria Pelé X Romário.
      Maradona seria Sampras!!

  • Kleber

    Quando Nadal se machucou em 2009 e que perdeu a liderança, acabou caindo para terceiro no ranking e depois ate o final do ano ele estava em segundo novamente, entao pelo ranking ate o final do ano o nadal pode bater federer, mas o de se manter no topo 2 e sem ter saindo em nenhum momento dessas duas colocacoes, ele nao tera como ainda…

  • fabio

    gente federer e federer este genio tem fisico pra joga mais 5 anos tranquilo entao aproveita e ver todos campeonato q federer joga daqui pra frente porque voce jamais vai ver outro na sua vida joga tao perfeio quando ele parabens federer vc e o cara q da gosto assisti joga perdendo ou ganho
    so jogada bonita

  • fabio

    nadal tambem joga mais falta muito pra ele ter um jogo perfeito igual do federer quando ele para de usar de mas a forsa e o fisico e ser mais tc quem sabe descupa os nadalinoskkkkkk

  • Altaisio Paim

    Bom dia Fabrízio!
    E quanto a sequência de jogos invictos de Federer? Você não mencionou acima? Foram quantos e em que ano?
    Fabrízio, confesso a você que passei a gostar mais do esporte por causa do Federer. Graças a Deus!
    Conheci pessoas fantásticas e maravilhosas, graças a Federer e ao tênis. Amigos no facebook, orkut, na minha cidade(Salvador), enfim, Federer me proporcionou e proporciona momentos maravilhosos, mágicos. Sou fã de carteirinha desse gênio, desse mito.
    Eu não canso de assisti aos jogos gravados, entrevistas e jogadas de Roger Federer.
    E mais um detalhe: Eu ainda acredito no retorno ao posto de número 1.
    É isso. Abraços..

  • Gaspar

    Sobre Federer? Comentar o que? Sem comentários…, Nadal, Djokovic, Murray, Del Potro, Sampras , Laver, Borg e outros , merecem comentarios, pois estao ou estiveram em um patamar onde muitos já estiveram. Federer é de outro nível, com ele nao tem ninguem!!!

  • domenica

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar Roger Federer, o melhor de todos os tempos, pela passagem do seu 30º aniversário. Penso que ontem, a ATP deveria homenageá-lo como fez com Jimmy Connors, foi uma gafe passar a data em branco, ele merece todas as honras.

    Em segundo lugar, como torcedora de Rafael Nadal, fico pasma em ler o post/resposta de Fabrizio a Marcelo Dias: “Djokovic já o desbancou e está começando a iniciar sua saga na liderança. Vamos ver até onde mantem”. Será que em apenas cinco semanas na liderança, sendo que quatro delas sem a participação efetiva dos top 3 em torneios, são suficientes para o sérvio desbancar a disnastia “R” (leia-se Roger Federer e Rafael Nadal)???

    É incrível como só neste site eu leia essa afirmação…os especialistas de fato, não pensam assim!

    • DOMENICA

      Rafael Nadal é ambidestro, não é fabricado. Toni Nadal apenas estimulou a força e a habilidade que era evidente com a mão esquerda. Conheço pessoas com a mesma habilidade em ambas as mãos e assinam com uma só.
      Respeito todos os feitos de Roger Federer e sempre o elogio, mas não vou igualar dois jogadores com apenas um ano de diferença onde os feitos do espanhol são proporcionalmente maiores que os do sérvio. Reconheço que Djokovic está tendo uma temporada fantástica, assim como Rafael Nadal teve no ano passado e em 2008 – já são dois, hein? Ou o número de vitórias são mais importantes que 10 GS e 18 masters aos 24 anos?
      Resumindo, eu e Sampras acreditamos no retorno de Federer e Nadal, pois o patamar que eles atingiram não é prá qualquer um.

      • Junior

        Domenica,
        o grande tenista Ivan Dodig mandou um abraco para voce!!!

        • domenica

          Na alegria e na tristeza, na vitória e na derrota, na saúde e na lesão, na quadra dura, no saibro ou na grama, Rafa Nadal, Sempre!

          Ele vai descansar mais um pouquinho, semana que vem tem mais, se não der – paciência! assim como fez no ano passado, não brilhou nos respectivos masters, mas ganhou o US Open.

          * Ah…parabeniza o Dog também, o dia de ontem foi o melhor da vida dele por má sorte de Rafael Nadal e dificilmente se repetirá. Manda um abraço também!

  • Felipe Rabello

    De que maneira Nadal e Djokovic se inspiraram em Federer? Só se for nso resultados, mas isso não é inspiração, é o objetivo que todo atleta deve ter. Em termos técnicos, nenhum deles chega perto do nível apresentado pelo suíço em seus respectivos auges. Na verdade, Nadal e Djokovic jogam de maneira idêntica, com a única diferença sendo que o Nadal é canhoto (fabricado) e o Djokovic é destro.

  • Gume

    Prezado Fabrizio:

    Alguns outros números…

    1. Maior pontuador da história – 64149 pontos até dez/2010
    2. Maior pontuação sobre o #2 numa mesma temporada 2006 – 1,9 (quase o dobro) 8370 contra 4470 de Nadal (A segunda maior é Federer x Rodick 2004 – 1,7)

    Abraços,

  • Rafael

    Lamento não ter acompanhado o auge do Federer. Acredito que tenha sido pela aponsetadoria forçada do Guga, que esfriou meu interesse no esporte.

  • Quando os atletas, em qualquer esporte se degladiam, o objetivo e ganhar. Se olharmos somente
    por essa otica o Federer ja é o maior, pois seus numeros comprovam isso. Ressalte-se entretanto
    que alguns recordes ainda pretencem a outros.
    Mas ao analisarmos o prazer de ver os esportes bem jogados, aí o Federer é incomparavel, neste
    quesito não tem na história do tenis quem o supere.
    Para nos brasileiros era mais interessante e belo ver o Brasil jogar com Tostão, Gerson, Pelé, Rivelino e outros craques na expressão da palavra do que mesmo sendo vencedor o futebol que se pratica hoje.
    Federer pratica um tenis muito tecnico, bonito, plástico que é uma oportunidade fantastica dos
    que amam este esporte poder ver.
    Isso não tira o valor dos demais, pois é mais importante ganhar, seja de que jeito for, respeitado
    é claro as regras e a ética no tratamento com o adversario
    Parabens pelo Blog, oportuno e merecido.

  • Eduardo

    237 semanas ( 4 anos e meio) consecutivas como número 1. Maior recorde desse gênio, e creio, o mais difícil de ser superado por algum outro tenista.

  • theago

    Fabrízio, vc poderia me dizer um site onde posso assistir os jogos de montreal online.
    abraços

  • pingo

    Federer,dispensa comentarios.

  • Marcos K

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas é fregueser do Nadal eterno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • theago

      ôh kkk o Nadalzete perdeu, que pena mas a tendência vais ser essa daqui pra sempre.

  • Eduardo

    Pior é ser freguês de Ivan Dodig !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Marcos K

      Vou para o blog do patrão, os fedorentos aqui são fracos!!!!!!!!!!!!!!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      NADAL ETERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      MEU TOURO MIURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Raul

    O mundo do tênnis se define desta maneira: a.RF. e d.RF. Simples assim.

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo