Tsonga monstro. Federer tem que ter raiva da derrota



A típica derrota em que Roger Federer, e nem seu torcedor, tem do que lamentar. Jo-Wilfried Tsonga começou lento, foi melhorando aos poucos, jogou um bom segundo set, mas falhou no tie-break e depois foi um monstro em quadra.

Saiu soltando pancadas no fundo de quadra e quebrou Federer nos três sets restantes sempre no início aderindo confiança assim ao seu serviço e sempre deixando o suíço pressionado e praticamente sem saber o que fazer diante do poderoso serviço do francês.

Por vezes acreditei que Tsonga iria dar aquela amarelada no quinto set, mas isto não aconteceu e agora quero ver o Djokovic segurar o francês que mais uma vez entrará sem nada a perder em quadra e ultra confiante. Tsonga já derrotou Nadal em Queen´s, bateu Federer hoje. Será que pode eliminar Djokovic na semi ? Fazer a fila na grama dos três melhores do mundo ? Eu acho que sim. Mas Tsonga precisa evitar comemorar muito este triunfo e acreditar que pode ser campeão. Em muitos casos, tenistas ‘relaxam’ após bateram os melhores do mundo.

Pelo lado do Federer acredito que ele precisa sair com uma raiva tremenda dessa queda para melhorar e voltar mais forte no próximo torneio. É a segunda vez seguida (outra em Roland Garros) que o vejo dizendo que “esta derrota é mais fácil de digerir do que a outra. Vou ficar desapontado, chateado, mas por alguns dias só”.

Óbvio que de forma nenhuma ele deve se esfacelar por uma queda onde definitivamente o adversário foi melhor e ele tinha pouco a fazer. Mas faz parecer que ele está aceitando e se acostumando muito fácil com suas decepções que estão sendo recorrentes.

Como já disse anteriormente. Federer precisa trabalhar o lado tático do jogo dele contra determinado tipo de jogador. Tudo é uma maravilha quando ele está na frente do placar,  a confiança vem naturalmente. Mas quando é apertado e está atrás do placar contra tenistas de calibre, nem sempre o improviso e o talento basta para virar.

Esse menino Tomic já está dando trabalho aos 18 anos e, se manter a cabeça no lugar, vai chegar rapidinho no top 20, top 15. Não ganhou do Soderling, Malisse, Davydenko e Andreev por acaso. Tem golpes planos e bons dos dois lados, varia muito bem com slice, tem um bom serviço e personalidade. Chegou a estar na frente no terceiro set, mas sofreu um apagão. Natural para um garoto neste tipo de torneio nesta rodada diante da estirpe de jogador como Djokovic.

O sérvio não tem Federer pelo caminho. Bom por um lado. Ruim por outro. Joga outra vez pressionado com a partida que pode lhe dar o Nº 1 do mundo e por ser o favorito. Terá que ter atenção na devolução, um de seus fortes. Se conseguir ler bem o potente serviço de Jo-Wilfried, é um bom caminho para sair com a vitória.

Nadal x Murray – O espanhol jogou hoje e seguirá atuando com o pé esquerdo anestesiado. Consegue ficar até cinco horas sem dores, tempo suficiente para jogar uma maratona. Mostrou um bom tênis diante de Mardy Fish, mas terá que jogar melhor para bater Andy Murray. O escocês vem crescendo na hora certa no torneio fazendo apresentações mais consistentes.

No geral os dois tenistas estão firmes na competição tanto no fundo quanto no saque. Tem tudo para ser outro jogão decidido nos detalhes. Um ponto ruim, com o braço encolhido, com erro em hora importante pode decidir um set e influenciar na cabeça.

E não tem jeito. Murray tem que lembrar o que fez no Australian Open de 2010 quando jogou muito agressivo desde o serviço. Nadal não pode recuar e precisa manter postura de ficar dentro da quadra atacando.

Meus palpites. Final masculina – Nadal x Djokovic. Final feminina – Sharapova x Azarenka. E o seu ?



  • Fernando

    Ahhh… simplesmente belissimo ver o Tsonga marretando o Federer! Foi um jogão!!! Muita personalidade do Frances que inspirado a partir do terceiro set decidiu mostrar o que sabe! Parabens e torço por uma final Rafa vs Djoko!

  • Jose Santana

    DJOKOVIC – CAMPEAO – VENHA QUEM SEJA, NAO TEM PREFERENCIA……., POIS JA GANHOU DE TODOS………….ESTE ANO

  • WILLIAM

    NADAL LEVA WIMBLEDON,DE TODOS,AINDA É O MAIS CONSISTENTE,NOLE PODE GANHAR,ÓBVIO,MAS VAI TER QUE SER MAIS CONSTANTE DO QUE TEM SIDO,TANTO SE O ADVERSÁRIO FOR MURRAY,NADAL OU ATÉ MESMO NA SEMI CONTRA TSONGA.

    GO GO GO TOURO!!

  • Vandenberg

    FABRIZIO, vc nao acha que o Nadal lamentou a queda do Federer por que só o suiço poderia evitar que o servio chegasse ao topo? A ideia do nadal era repetir RG, Federer vencer nole na semi e perder pro nadal na final.

    Sinceramente, Tsonga jogou parecido com o AO 2008 contra o Nadal não acha? Pancadaria do fundo, voleios improvaveis e devoluções impressionantes. Acho dificil ele repetir a atuação contro Nole.

    Acho que dessa vez vou dar um credito ao Murray. O escoces fara a festa da torcida com uma vitoria em 5 sets sobre djokovic.

    • Fabrizio Gallas

      Pode ser sim. E ele sabe que talvez o Djokovic será mais duro na final pra ele pelo retrospecto recente.

    • JR

      TEORIA DA CONSPIRACÃO AGORA
      UASHAUHSAUHU!!!!!!!!!!!!!!!

  • Celso

    Acho que o Djokovic tem tudo para ser o número 1 do mundo após a eliminação do Federer, porque duvido que o tsonga ganhe do servio. Entretanto entendo que a sua posição de número 1 só terá legitimidade perante o público se ele ganhar do Nadal, caso este chegue a final. Se for o Murray o seu adversário na final ninguém contestará tal posição caso ele perca. Acho um absurdo o Nadal ganhar o título e mesmo assim perder o topo do ranking, caso haja uma final com o Djokovic e o espanhol leve a melhor. Ademais o Servio não merece ganhar a posição nr. 1 dessa forma. A ATP precisa mudar para estabelecer critérios justos para definir o ranking.

    • saidecow

      Celso, o ranking da ATP leva em conta não os títulos, mas a consistencia. Nole ganhou 4 masters 1000, 1 slam e 1 atp 250, enquanto que Nadal ganhou 1 atp 500, 1 slam e 1 masters 1000, ou seja, o sérvio foi bem melhor que o espanhol nesta temporada até então. O que nao é justo é um tenista estar no topo ganhando somente grand slans, o que nao é o caso de Nadal, mas de certa forma é isso que voce esta sugerindo.

    • rui costa

      MEU CARO AMIGO CELSO,SE ASSIM FOSSE,O FEDERER AINDA ESTAVA COMO NUMERO UM,POIS VENCEU 5 US. OPEN,5 WIMBLEDON SEGUIDOS E AINDA 4 NA AUSTRALIA EM 6 ANOS,FORO UM RG E OUTRO WIMBLEDON
      …SE FOSSE SO ACUMULAR PONTOS,ERA UMA FESTA PRO FEDERER,TERIA 40 ANOS,JA RETIRADO E AINDA ESTARIA COMO NUMERO UM…RSRSRS

  • Junior

    O meu Murray vs Tsonga

  • deco

    Vanderberg,faz sentido sim seu comentario,,uma vez que para o Nadal manter o numero um,ele nao depende mais de si,,,e teoricamente seria mais facil,,O Federer bater o Djokovic como aconteceu em Ralnd Garros,,do que o Tsonga,,logo se o Djoko ir a final,,,ele ja e o numero um,,,e como o Nadal perdeu quatro finais pra ele este ano,,,o fator psicologico ainda pode pesar,,,(freguesia),apesar de no confronto geral o Nadal ainda leva vantagem,,,logo,,se o Djokovic chega a final e o numero 1 e se ganha ai e barba e cabelo,,,,,,,E pelo raciocinio que o Nadal perdeu todas pro Servio este ano,,,em mais uma final com o Federer,,mentalmente seria mais facil,,pois ele ja ganhou do Federer se nao me engano duas vezes este ano,,na semi em Miami e na final de Roland Garros,,,ai a freguesia mudou de lado a favor do Nadal,,claro sao opinioes e “conspiracoes”aqui dos leitores,,pois na verdade e dificil advinhar o que passa na cabeca dos atletas,,,mas faz todo sentido o que voce disse,,,quanto a palpite acho que da ainda Nadal e Djokovic,,com ligeiro favoritismo ao Djoko na final,,,

  • Suellen Clemente

    Bem, realmente as semis vão ser complicadas, mas meu palpite é a final entre Nadal x Nole, com o sérvio sendo campeão e assumindo a liderança do ranking, que pelo que ele vem jogando será merecido!!!!

  • NASMONE

    Acho que o jogo entre Nadal e Murray será bem complicado, como tem sido as últimas partidas entre os dois. Se o Nadal conseguir manter seu serviço e pressionar ao máximo o Murray é bem provável que o escocês dê uma daquelas belas viajadas. Mas, neste torneio o Murray tem evoluído legal. Vamos ver como os dois virão taticamente para esse jogo. O primeiro set será fundamental no que diz respeito à pressão psicológica no adversário, principalmente se for o Nadal quem vencê-lo. Mas, como diz o ditado: “O jogo só acaba quando termina”. Quanto ao jogo Djokovic e Tsonga, caso o Tsonga consiga se recuperar da “ressaca de alegria” por ter vencido o Federer e mantiver o nível que jogou hoje, o Djokovic terá dificuldades, afinal Tsonga é bem agressivo e tem um serviço forte. Meu palpite, Nadal e Djokovic na final, minha torcida Nadal e Tsonga (para que o Nadal possa pelo menos dormir sonhando na sexta em ainda se manter como nº 1 no domingo, mesmo sabendo que contra o Tsonga, motivadíssimo, será uma pedreira). De qualquer forma, qualquer final que acontecer promete boas emoções aos amantes do tênis. Fabrizio, antes de encerrar, tire uma dúvida: os pontos que Nadal venceu em Barcelona serão acrescentados para ele, se sim, quando? Se esses pontos já tivessem sido computados e fosse uma final entre Nadal e Djokovic seria bem mais emocionante, porque eles disputariam o nº 1, não é mesmo? Pena que não tenha sido. Um abraço a todos!

  • Felipe Araújo de Queiroga

    Não é o Nadal que tem que jogar melhor para ganhar. Quem tem que fazê-lo é o Murray.

  • LucioFJr.

    Olá Fabrizio, como sempre seus posts são muito agradáveis de se ler…parabéns.
    Eu acho que está na hora do Federer perceber que a sua camisa não ganha mais partidas, talvez devesse se espelhar nos seus adversários e colocar um pouco mais de sangue no seu jogo se quiser voltar a vencer um Slam como ele mesmo declara.
    Sou fã incondicional dele pois acompanho sua trajetória desde que chegou ao n°1 pela primeira vez, mas admito que está ficando difícil vibrar com seus jogos, pois ele viaja muito durante a partida e acaba errando bolas que o Nadal e o Nole não perdoam.
    Espero que ele volte a jogar como antes para o bem do tênis, pois não estão aparecendo muitas promessas no momento, e assim vai ficar tudo nas mãos do Nadal e Djokovic. Abraço!

  • DOMENICA

    Tsonga e Nadal na final e vitória de Nadal em 4 sets…é TRI. Nole quase se complica com o quali-Tomic, não foi galera? Fica para uma próxima oportunidade.
    Federer merecia ir à final com Nadal, mesmo perdendo para o Touro Miúra.
    Saudações Espanholas, Vamos Rafaaaaaaaaaaaaa!

  • Bruno88

    As semi finais mais equilibradas dos últimos Slams,Tsongá vai dar canceira no Nole se jogar como hoje e Murray vai exigir tudo do Nadal.Sem Prognósticos pra min.

  • Felipe Rabello

    Tsonga jogou hoje como na semi do Australian Open de 2008, em que enfiou 6-2, 6-3 e 6-2 no criador de contusões que não existem, mas que certamente servirão de desculpa para uma derrota, se ela vier. Quanto ao Federer, não havia muito o que fazer, apenas a observar que o seu recorde em partidas de 5 sets é fraco para um jogador do seu nível.

    • deco

      Concordo,,,ele ganhou 46 titulos,19 masters(maior ganhador),,10 slams,,e 63 finais,,,,Cheguei a conclusao que ele tem estes numeros porque sempre criou contusoes inexistentes,,,realmente ele e ruim,,so joga no fundo ,nao e agressivo,,,,e cria contusoes,,,e tbem nao tem tecnica nenhuma,,so um pouco de velocidade,,,realmente as contusoes iventadas dele levaram a esses numeros,,,,,,,

  • Felipe

    Fabrízio, o federer não é mais o mesmo. Ta apático, sem coragem, perde a confiança muito rápido quando está atrás no placar. Ta ficando cada vez mais difícil de ficar no topo. Ele ta caindo gradualmente, oque é uma pena, pois é o melhor que eu já vi jogar. Há quatro anos atrás tenho certeza que ele tiraria o coelho da cartola e daria um jeito de quebrar o tsonga, mesmo com o adversário jogando muito! Jogando com cada vez mais oscilação vai ser difícil ganhar outro Slam. Tomara que eu queime a língua. Do outro lado quem dá as cartas é Nadal. Ganhar deste cara é quase impossível, é muita intensidade o tempo inteiro, consistência. Só o djockovic tira dele este título e olhe lá!!!!!

    • Fabrizio Gallas

      Ele está sendo desafiado mesmo. Antigamente os jogadores abaixavam a cabeça muito rápido pra ele. Isso tudo graças ao Nadal depois Djokovic e Murray e começaram a ganhar dele e também à idade, as filhas…

      • cezar

        Pra mim o Federer esta igual ao Sampras de 2001, quando perdeu aquele jogo de 5 sets para o própio federer em Winbledon seu reduto preferido, ali Sampras viu que não era mais o mesmo, tanto que um ano depois anunciou sua aposentadoria… Infelizemente Federer esta começando seu declínio Físico e mental, é uma pena.. o Maior de todos os tempos…

        • Rafael

          Olha, eu sou um fã incorrígivel de Nadal, mas aprecio, e muito o tênis e a pessoa do Roger Federer. O cara é incrível, joga com uma plasticidade fantástica. A rivalidade entre ele e Nadal é diferente de qualquer coisa. Um jogo entre eles, em uma semi-final, é melhor do que assistir uma final. Federer tem permanecido no topo há 9 ou 10 anos, sei lá, é muito constante. Torço para o Nadal bater todos os recordes do Federer, e de todos mais. Porém sei, que vai ser difícil bater os Slams, semanas no topo e outros recordes do Roger. Ele não esta morto, temos que respeitar, e espero ver muitas finais entre o Touro e Federer.

          • deco

            Penso igual a voce Rafael,,,,assino em baixo tudo que escreveu,,,,

      • Leonardo SQ.

        Fabrizio vc ta de sacanagem com o Federer…rs

        Colocar a culpa (mesmo que parcial) nas filhas, é maldade…rs

        Fabrizio, eu acho que o que você falou tem sentido, quando Nadal e DJokovic começaram a bater a porta na cara do todo poderoso Rei Federer, toda a plebe se sentiu no direito de tambem tentar bater.

        Somado a isso um pouco menos de velocidade na movimentação, nada gritante, mas crucial para quadras onde a velocidade de reação é fundamental pra fazer bons golpes, porem, eu acho que o problema contra o Tsonga foi o fato do mesmo ter jogado solto, e ele tem saque e bolas vencedoras, acabou deixando o suiço sem ação.

        Ele é o Rei do tenis, mas não o super homem.

        • Fabrizio Gallas

          Leonardo,

          Não é colocar a culpa nas filhas. Mas você tira um pouco do foco, independente se você tem 500 empregados pra cuidar delas, você fica preocupado quando acontece uma coisa ou outra.

  • Gerson Rangel

    – Oi, Fabrizio!

    Longe de mim desmerecer o jogo fantástico que fez o Tsonga, mas acho que ele só levou essa partida quando o Federer o ‘trouxe de volta’ ao jogo no 3º set; ai o francês “gostou” do jogo e isso mexeu na cabeça do suiço, mesmo com bom aproveitamento de 1º serviço e abrindo (com relativa facilidade) 2 X 0. Talvez tenha sido o melhor jogo que particularmente ví do francês, mas nesse jogo foi o Federer quem perdeu.

    abs,

    • Fabrizio Gallas

      Ajudou bastante. Mas o Tsonga foi pra cima e mereceu no início do terceiro set. Federer pecou na falta de atenção naquele início do 3º set no saque

  • José Geraldo Zichia Junior

    Ninguém segura Tsonga neste torneio.Pelo que tem jogado nos cinco jogos,para mim atropela Djokovic,e tomara que pegue Nadal,e passe por cima dele.Tsonga campeão!

    • Leonardo SQ.

      Ele vai atropelar o DJokovic como todos os outros 48 jogadores.

      Até parece que o servio vai entrar em quadra pra deixar o Tsonga sacar tranquilo.

      Existe diferença nas devoluções do Federer e do DJokovic, o Suiço tem uma devolução de reves muito vulneravel, já Djokovic aceita bem as pancadas do saque como fez contra 5 bons sacadores nas cinco primeiras partidas.

      Outra Questão é o estilo de jogo, o Federer não acelera o reves e chega um pouco atrasado pra bater a direita na cruzada, tudo que Djokovic precisará fazer é colocar as bolas no reves do Tsonga e colocar pressao no segundo e primeiro serviço do Frances, coisa que ele faz com precisão cirurgica.

      Ja na troca de bolas ele vai precisar contra-atacar com angulos pra deixar o frances sem a possibilidade de bater na bola equilibrado, ter sempre que bater nela na corrida, isso ja tira bastante a pegada dos golpes de direita dele.

      FOI EXATAMENTE ISSO QUE MURRAY FEZ NA FINAL DE QUEENS.

      devolveu bem e deixou as bolas sempre anguladas pro Tsonga ter de se movimentar muito pra executar os golpes.

      Se o tsonga subir pra volear, ele vaie ncontrar um dos melhores passadores do circuito, llodra que o diga.

      • Fabricio Teles

        Quer dizer que é SÓ fazer isso Leonardo…rsrrrsrss
        Vou escrever um post dizendo o que o Tsonga precisa fazer pra ganhar do Djoko, e aí? será que o jogo irá terminar empatado??? rsrsrs

  • Carlos Renato

    Nadal anestesiado?

    Isso pra mim é bomba! Se é o Jobson (ex Botafogo) quem toma essa tal anestesia e os tais remédios que esse cara toma é suspensão da FIFA por doping na hora.

    Fico pensando por que que essas contusões do Nadal nunca se agravam e ele sempre está participando de todos os torneios.

    Ou é muita bomba e anestesia ou esse cara é o Wolverine como eu já havia dito no outro post!!!

    • Fabricio Teles

      Carlos Renato, tá torcendo pras contusões do Nadal se agravarem?? pra que??

      Quanta babaquice num só comentário!!!!

      • Sales

        Se você não entendeu, ele só foi irônico com o forjador de contusões.

        • Carlos Renato

          O Sales já disse tudo!!!

        • Fabricio Teles

          Quer dizer que o cara fingiu uma contusão num 6×5 com set point a favor DEPOIS DE UMA PASSADA FANTÁSTICA DE FORA PRA DENTRO…

          Fico pensando se vcs realmente acreditam nisso ou é só chororô como na maioria das vezes…

  • Bruno

    Pior que Federer estava com uma boa chance de levar esse WB…. Nadal supostamente lesionado, Murray apagão, e Djokovic nunca foi rei na grama, e já perdeu pro Federer em RG.

    Pior que não vejo o Fedeco indo muito mais longe no USopen. Alias, apostaria no Delpotro para esse GS, já que o argentino se recuperou muito nesse ano.

    Tristeza ver Federer assim, mas acho que ele só leva mais alguns torneios 250 e 500…

    • Fabrizio Gallas

      Eu achei que este Wimbledon era do Federer…

  • Dimitri

    Sem querer ser o sabixão, a dois posts atrás, cravei que as semis seriam entre os TOP 4, EXCETUANDO uma “zebra” que poderia aconter: TSONGA!

    E foi o que aconteceu…

    Quem acompanhou Queen’s e Wimbledon, viu e vê que ele está em um ótimo nivel na grama, sem falar naquele detalhe que todo atleta precisa, que é a SORTE.

    Agora, para a final, não me surpreenderia em ver Murray x Tsonga!

    Talvez, tenha chegado a hora do britânico se superar e avançar a final, dentro de seus domínios, fazendo um jogo sem erros contra Nadal.

    Nole tem a chance de ser o #1 e isso é um peso que ele terá que superar, contra um francês que não tem absolutamente nada a perder…

    Roger Federer é um monstro, perdendo ou ganhando, a plástica do seu tênis é fantástica!

    Vida longa ao suiço.

    Abraço.

  • Eduardo

    lógico que vencer é melhor, mas Federer não tem mais nada a provar e nem ganhar, é o MAIOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS! OBRIGADO POR EXISTIR FEDERER!

    Nadal passa por Murray em 5 sets, Djokovic por Tsonga em 4 sets.

    na final da Djokovic em 5 sets, vai ganhar no fisico, coisa que aconteceu nos ultimos tres jogos.

  • Nadal tem um grande problema que é a condição fisíca,onde mesmo se fosse a final poderia sentir seus joelhos e prejudicar no seu jogo,é só pensar que Nadal terá um jogo duro e longo contra Murray,independente do resultado,e para final que tambem seria um jogo longo e duro ele sentira os problemas físicos.Murray pode até chegar a final,mas vai ter muita pressão por nunca ter ganhado um slam e por ter a pressão da torcida,além de ele ter sido um pouco irregular no torneio.Tsonga fez uma partida brilante com o Federer,mas é o que menos tem tenis entre os 4 e pode sentir a pressão,além de que seu maior fundamento é o saque forte e vários aces,e ele vai pegar o melhor devolvedor de saque do momento.Por sua vez Djokovic tem caminho muito bom para chegar na final,terá um jogador irregular(Tsonga foi irregular no começo do primeiro set e no tie-break do segundo contra Federer),sem muita esperiencia,e Djokovic tem mais jogo de fundo do que Tsonga e consegue chegar muito bem nas bolas dando muitas passadas.Na final Djokovic tambem levaria vantagem,pois além de estar mais tranquilo por já ter garantido o posto de número 1,ou ele pegaria um amarelão como Murray e que Djokovic tem mais tenis,ou pegaria Nadal o qual Djokovic já derrotou 4 vezes no ano e que Djokovic pode ganhar no quesito físico se a partida se alongar)QUE PENA QUE O DJOKOVIC SÓ COMEÇOU A JOGAR UM TENIS TÃO BELO AGORA,COM ESSE TENIS ELE VAI BRIGAR PAU A PAU COM FEDERER E NADAL E VAI SER NÚMERO 1 INCONTESTAVELMENTE!!!

  • deco

    Tsonga ja bateu Nadal em Queens,,tudo bem que Nadal foi la pra se adaptar,,mas a realidade e que ele perdeu,,,,,,e um fato,, e bateu Federe o suposto Rei da Grama em wimbledon,,,masss a nivel de palpite,,nao acredito que Djokovic perca pra ele,,o servio vem forte este ano,e o melhor do ano,,e ele que tem boa recepcao,,se botar em pratica isto,ganha do Tsonga,,,O Djoko ta completo,,,e se pegar o Murray, na final,,ganha facil,,,apesar de na semi de Roma o Murray levou ao tie break,,,e quase complicou ao servio,,,Se pegar o espanhol,,,,complica mais pois o Djojko tem 4 a 0 no ano,,todas em finais,,,isto pode pesar somado ao fato que ele ganhou do Nadal por estar jogando muito,,pois nao e facil ganhar final do Nadal,,e so ver o retrospecto,,Se ele pegar Nadal na final ele ja sera o numero um e e claro merecido,,e o Nadal nao tera mais esta pressao,,talvez muda o foco,,,tudo isto e muito subjetivo,,,o que importa e que amanha vai ter grandes jogos,,,e ficarei atento aos dois,,,e quero ver boms jogos,,,claro torcendo po espanhol,,,mesmo sabendo que ele com contusso ou nao,,ele pode vencer e tasmbem pode perder,,,Se o Djoko vencer amanha e na final,ta valendo ele merece tbm,,e vamo ve ate quando ele suportara o numero um,,,,,,,pois vai defender muitos titulos ano que vem,,,abracao a todos

  • GILMAR ELOI

    Caro Fabrizio, a final vai ser NADAL X DJOKOVIC, mas estou torcendo muito para dar MURRAY X TSONGA,fugindo de WIMBLEDON vc pode me informar como vai ser feita a contagem para os sete finalistas do ATP CHALLENGER TOUR FINALS e se a ATP já está fazendo um ranking para tanto ou vai ser responsabilidade da KOCH TAVARES, agradeço desde já pela atenção.

    Gilmar

    • Fabrizio Gallas

      Não sabemos ainda 🙂

  • iai roger vamo os torneios tão te esperando

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo