Federer e Nadal voando!



Ainda bem que a previsão se confirmou e não choveu hoje em Wimbledon. Dia bem agitado, muitos jogos para deixar todo fã de tênis louco. E segunda-feira promete mais com todos os jogos de oitavas de final no masculino e feminino. Como disse no post de ontem, o Mid-Sunday é uma tradição em Wimbledon para dar descanso aos jogadores e só foi usado em três oportunidades por conta do atraso por mau tempo.

Mas o que vimos nesta primeira semana na chave masculina foi um Roger Federer e Rafael Nadal voando em quadra. O suíço pegou seu primeiro grande teste hoje e passou com Nota 10. Com 71% do primeiro saque deu raras oportunidades à eficiente devolução do talentosíssimo Nalbandian e conseguiu jogar confortável na resposta do serviço do argentino e por isso conseguiu vencer com facilidade. Uma atuação exuberante do suíço que está mostrando muita confiança. Nas oitavas de final é bem favorito contra o russo Mikhail Youzhny que é um jogador perigoso, mas não está com uma fase tão boa assim.

E Rafael Nadal também fez uma excelente primeira semana. Ganhou de dois adversários mais fracos nas primeiras rodadas, mas hoje pegou aquele adversário que sempre o complica neste tipo de piso. Conseguiu ir bem nos momentos decisivos nos dosi tie-breaks e pasmém, fezapenas três erros não-forçados, todos no 1º set!

Fará sem dúvida um grande jogo contra Del Potro que está mostrando poder mental muito forte. O argentino ganhou nos detalhes do competente Gilles Simon e com isso adere confiança pra enfrentar o espanhol. Não será, como sempre, nada fácil pra Nadal, mas o natural de Manacor leva certo favoritismo por saber jogar melhor na grama do que Del Potro. Mas o argentino sacando bem vai encurralar Nadal. O primeiro set será crucial para a confiança de Delpo.

Os demais. Djokovic e Murray estão jogando bem, mas vem tendo alguns lapsos, dando brechas que contra qualquer outro top 4 é inaceitável. Mas tem tempo para corrigir. Ambos tem jogos difíceis. Gasquet já levou Murray ao quinto set anos atrás em Londres e Llodra ganhou no fim do ano passado de Nole em quadra super rápida em Paris. O francês joga no estilo saque e voleio e também o primeiro set será crucial para ter alguma aspiração.

No restante algumas surpresas, a principal, o menino prodígio e temperamental Bernard Tomic que tava demorando um pouco para estourar. Mas é o primeiro de 18 anos desde Goran Ivanisevic e Michael Chang em 1990 a atingir as oitavas na Inglaterra. E derrotando Davydenko e Soderling, tenistas de calibre. Joga muito fácil o Tomic. A cabeça é que não ajudava muito. Pode estar dando a guinada que precisava pra carreira.

No feminino, Sharapova adiante com firmeza e com favoritismo pra ir às quartas. Mais uma derrota lamentável de Ana Ivanovic que segue irregular no circuito e as irmãs Williams começando a ganhar ritmo vencendo mais fácil. Caroline Wozniacki fará um jogo interessante com Dominika Cibulkova no duelo das musas.



  • Coitado do tomic Fabrizio, ele é o primeiro com 18 anos a chegar nesta fase desde 1990 e você ainda diz que ele demorou para estourar.

    • Fabrizio Gallas

      Sim, porque surgiu como grande promessa final de 2009, mas fez várias trapalhadas pelo mau comportamento. Está aprendendo

  • ROGERIO

    Essa bola do Tomici eu já venho cantando há algum tempo. Ele e o americado de 18 anos também, o Ryan Harrison, jogam muito e, em dois anos estarão os dois no Top 5 ou próximo… só resta saber quem vai sair para dar lugar a eles. Abç

    • Fabrizio Gallas

      Top 5 não sei, mas pelo menos top 20 podem.

  • Vandenberg Gouveia Dias

    Federer vem jogando de forma soberana. O Nadal vem ao estilo Nadal, com muito mais regularidade que RG é verdade. Djokovic, esta no padrao djokovic anos atras, e o Murray, o Murray aqui em WImbledon nao tem jeito, é só coração mesmo. Achos que teremos esses 4 nas semifinais, porem é bom ficar de olho aberto no Gasquet, no Tomic, no Berdich e no Tsonga… Acho que um desses aí vai aprontar.

    O que vc acha FABRIZIO? Se eu tivesse que apostar em 1, apostaria no Gasquet tirando o Murray amanham.

  • Roger Federer e HEPTA!

    • Não acredito no hepta do Federer, esse cara já ganhou mais do que merecia, assim como o Nadal, torço pela final Murray X Djokovic. Mas o Nadal com seu “joguinho” chato pacas pode sim vencer mais uma vez, infelizmente.

      • deco

        Joguinho chato….ha controversias,,,,,,porem joguinho vencedor com certerza,,,,se e infelizmente,,,nao sei,,,ate acho que tem caras ai que merecem tambem,,,porem vamos aguardar,,,mas queria eu jogar chato igual ele, e ganhar o que ja ganhou, e nao e de hoje,,,mas enfim opinioes sao opinioes,,,abracos,,,,

      • Vc me desculpe, mas não sabe o que fala, “já ganhou mais do que merecia”????
        PARE NÉ…O CARA É O TOP DE TODOS OS TEMPOS, TEM O TENIS MAIS BONITO E MAIS COMPLETO.

  • Arlette Cavaccini

    Muito bem esplicado, gostei

  • Mark

    se Del Potro tivesse jogando seu melhor tenis
    arrisco dizer que facilmente ele venceria
    mas assim pode ser um otimo jogo mas com vantagem pra Nadal

    O caminho de Federer e Djokovic até as semis ta facil

    como surpresa acho que o Tsonga tem muitas chances

    e O Murray se não sentir pressão e jogar seu melhor tenis
    pode ganhar seu 1 grand slam
    isso depende dele
    enfim o torneio está bom até então

    • roberta

      Facilmente? O torneio aqui é Wimbledon, não US Open, Del Potro é um panga na grama, sua melhor campanha na grama sagrada é a deste ano, oitavas de final. Por outro lado, Nadal é bi campeão, e tem 4 finais no torneio londrino.

      O máximo que o Del Potro vai fazer é tirar um set. Se tiver sorte.

  • Henrique C.

    Fabrizio, ganhar do Davydenko na grama não é nem de longe um feito notável. O russo sempre foi PÉSSIMO na grama, mesmo nas suas melhores fases. Quanto ao Soderling, você mesmo disse: problemas estomacais. Hewitt ainda é muito mais jogador que o imaturo Tomic e não perderia caso o sueco tivesse os problemas nas rodadas anteriores. Aposto muito mais no Harrisson do que no Tomic e caso o irmão mais novo do americano tiver a mesma personalidade competitiva, tenho certeza que pode superar os 2 assim que entrar no circuito. Tem alguns vídeos dele no YouTube e eu o achei mais talentoso que o irmão mais velho.

    • Fabrizio Gallas

      Pra quem é 158 do mundo de 18 anos é um feito notável sim. Acho difícil algum brasileiro ganhar do Davydenko na grama.

      • deco

        Fabrizio,tentei pesquisar,mas nao achei um numero concreto,,,O Nadal com 18 anos vcom certeza era bem melhor que 158 do mundo,,,voce sabe me dizer que numero ele alcancava?Isto e mais ou mmenos a partir de meados de 2004 ate meados de 2005,,,vc tem esta informacao,,,?Faco esta pergunta,,,porque fiquei fa do Nadal por ganhar tanto e muito jovem,,,ou seja ter comecado a destacar jovem,,ate mais jovem que o Federer com certeza,,,,enfim por curiosidade,,,pode me informar? OGBRIGADO,

  • Dimitri

    O nível de Wimbledom está excelente!

    O sábado foi de tênis, com o término do jogo do Nadal, que soube aproveitar mais uma vez a queda mental do adversário e vencer dois desempates…

    O jogo do Federer, talento nato, contra um guerreiro feito o Nalbandian.

    A pedreira do Nole, que enfrentou um Baghdatis que sempre se entrga muito em quadra.

    Enfim, to curtindo muito esse Slam!

    A chance de termos os TOP 4 nas semis é grande.

    Se eu fosse apostar em uma zebra, fora estes, cravaria em Tsonga!

    Abraço.

  • CNS

    O Tomic vai tirar no mínimo um set do Djokovic, não duvido nem que ganhe a partida. Essa marra toda dele esconde uma bela característica, a auto-confiança, ele confia no próprio taco, diferente dos brasileiros que exaltam demais os adversários e baixam a cabeça pra eles.

  • Jadir G. Rodrigues

    Boa Tarde,
    Fabrízio, o que vc acha do Tiago Monteiro?
    Por que vc ainda não fez nenhum comentário sobre o jogo do garoto?
    Vc acha que ele tem potencial?
    Obviamente que eu considero que ele é uma promessa, talvez o melhor jogador juvenil, depois do Fernandes, é claro, mas a diferença, a meu ver é que ele já fez alguns jogos profissionalmente, tendo demonstrado firmeza e relativa maturidade. Estarei errado?
    Um abraço.
    Jadir G. Rodrigues

    • Fabrizio Gallas

      Jadir,

      Já fiz em posts mais antigos. Canhoto. Joga muito bem. Vou comentar dele no próximo post!

  • Samis gomes

    Bom, entre tantas conquistas, uma das mais importantes alcançadas por Nole hoje é o direito de não mais cruzar com Federer nas semifinais. Se o Federer for inteligente deverá aproveitar o abalo emocional que Djokovic certamente impos ao Nadal.

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo