A mais emocionante para Nadal. Federer não se ajuda…



E quem diria que Rafael Nadal pudesse ganhar o torneio depois de quatro jogos tão ruins na primeira metade do torneio. Tudo levava a crer que este não era o ano do espanhol ainda mais pelo cenário de confiança abalada após as derrotas para Novak Djokovic. Mas eis que seu melhor tênis surgiu na hora exata e a sorte lhe sorriu com a queda do sérvio na semifinal. Assim, esta conquista chega como talvez a primeira ou segunda na linha das mais emocionantes do espanhol em Paris – some aí ao recorde igualado de Bjorn Borg.

Sorte que poderia não ser tanta assim com o nível alto do padrão de jogo de Roger Federer. Mas o suíço insiste em NÃO SE AJUDAR, em não se manter taticamente disciplinado durante todo o jogo quando enfrenta Nadal e por isso perde tanto (17 quedas em 25 partidas). Federer joga o tênis correto – bola no revés do espanhol, variação com subidas à rede e curtinhas – em poucas oportunidades. Mas pela força mental do espanhol, é preciso realizá-lo sempre, assim como fez Djokovic.

Roger fez tudo o que deveria fazer durante 80, 85% do primeiro set que foi crucial no jogo. Saque e voleio, curtinhas, forçando a jogada no revés do espanhol. Perdeu um set-point, no oitavo game, ponto decisivo na partida, e no 5/3 e saque foi pra rede duas vezes com bolas no forehand, o melhor golpe de Nadal. Federer abriu a porta e Nadal, como de costume, não faz cerimônia, agarra a chance.

E Federer, que chegou com uma baita confiança na final após destronar Djokovic, fica mais uma vez com aquele gostinho amargo em Roland Garros contra Nadal. Jogou como nunca, perdeu como sempre. Uma pena, Federer teve uma ótima oportunidade, mas não conseguiu ganhar aquele título com o sabor que lhe falta na carreira.

Para Nadal, tira-se um peso enorme após as sucessivas derrotas para Nole, o faz chegar mais solto em Wimbledon, apesar de ter que defender o título, e ainda o mantem no topo por mais algumas semanas – sua saída de lá será inevitável. A diferença para Djokovic ficará em míseros 45 pontos.

Para Federer, fica mais uma vez um certo bloqueio mental quando vê Nadal do outro lado da rede. Mas resgata uma confiança perdida que pode lhe fazer dominar na grama londrina. Mesmo perdendo, Federer foi muito bem.

Palavras do Federer para pensar.

“Nadal jogou bem e mereceu a vitória. Mas sempre sou eu que dito o ritmo de jogo e decide como será. Se eu jogar bem, estarei quase sempre na liderança ou ganharei do Nadal. Se jogar mal, é quando ele ganha”.

Quero que vocês comentem esta declaração do Federer após a derrota em coletiva de imprensa.

Na minha opinião acontece um pouco isso sim, mas me leva a crer que o Federer então jogou mal a partida de hoje – o que definitivamente não foi o caso – e em outras 16 derrotas. É só pegar os números. Federer fez mais winners do que erros.



  • Felipe Araújo de Queiroga

    Eu acho que as palavras do Federer só servem para superfícies que não sejam saibro, pois não importa o quanto ele bata o Nadal sempre devolve mais uma e na linha. Desse jeito não dá mesmo.

  • Lamentável, o Federer quis dizer: “Não foi ele quem ganhou, fui eu que perdi”. Que vergonha! 17 derrotas foram decididas por você, já que quis assim hein… Que vergonha! E ainda dizem que o Federer é humilde…

  • José

    Na minha opiniao o nadal nao ganha só quando o federer joga mal hoje ele teve chance mas nao aproveitou e sempre o nadal arrasa com o mental do federer ele precisa se manter focado no jogo e nao se perder tanto ao longo da partida, se ele fizer isso terá grande chances da proxima vez, ele vinha jogando bem usando o saque e voleio e as curtinhas mas parou esse é o jogo pra ele bater o rafa

  • Marcus

    Breve comentário!
    VALEU FREGUÊS
    hahahahahaha

  • José

    Cadê o João Alves ????????? kkkkkkkk

    • RFZ

      Muito boa! Cade o João Alves? Eu estava la, assisti e vibrei muito com o Nadal depois de tantas e tantas reportagens sobre o baixo nivel do espanhol.

      • cristiane

        É verdade..kd ele??? kkkk

  • Carlos Lira

    Assisti o jogo e, para mim, fica claro que Roger tem jogo de sobre para ganhar do Nadal. Mas:

    1 – Seu mental não ajuda, pois respeita demais o Nadal, pois, para mim, fica claro que no saibro Rafa tem jogo para igualar a Roger, mas na grama e no sintético Federer deveria sobrar;

    2 – Caso, e este é o segundo ponto, fosse um jogador aplicado taticamente. Ora, Nov ja mostrou ao mundo as falhas no revés do espanhol, que quando massacrado no revés, começa a jogar balões no meio da quadra e perde a sua confiança (Fed não assistiu a aula de Nole e prefiriu não entndê-la);

    3 – Isto leva ao terceiro ponto, Federer tem que aprender que o jogo não é apenas plasticidade, mas vencer mesmo jogando feio, caso necessite bater mil vezes no revés bata. Em outras palavras… Seja humilde, ser o melhor de todos os tempos é respeitas o adversário e seus pontos fracos.

    4 – Depois de Paris, apesar da derrota, colocaria Federer e Nole como favoritos. E, com toda a sinceridade, se Nadal jogar como jogou até as oitavas ele não terá vida longa na Inglaterra. Mas acredito que ele chegará e será muito interessante, se dessa vez, tivermos o esperado encontro, Nole Vs Nadal. Nada contra Fed, mas gosto de ver Nole vibrando… O que Federer não faz. Vai ser Cavalheiro lá…

    • Carlos Lira

      Peço desculpas pelos erros de digitação…

  • Edgard Arruda

    Essa delcaração do Federer é muito pretenciosa. Com certeza ele é o melhor de todos os tempos mas dizer o que ele disse demonstra total falta de humildade. Então nas 17 oportunidades que ele perdeu para o Nadal foi ele que jogou mal, não o Nadal que jogou bem? Será que não passa pela cabeça dele que o jogo dele não aparece porque o adversário não deixou, e não porque ele não estava em um dia bom? Adora vê-lo jogar, acho seu tenis o melhor é o mais bonito que já existiu, mas sua falta humildade chega a ser ridicula. Ele deveria ter escutado a entrevista da Schiavone depois de perder para a Na Li, para aprender um pouco. Federer definitivamente sabe ganhar, mas até hoje não aprendeu a perder, sempre menosprezando as conquistas alheias. Lamentável!!!

  • Henrique

    O problema do Federer nao é a disciplina tatica e sim o revés dele. Hoje foi o Nadal versus a esquerda do Federer. A quadra central inteira se frustrou quando viu novamente o Nadal entrar com o plano de jogo de bolas altas na esquerda e o suiço cometendo muitos erros. Aquela deixadinha que ele tentou dar pra fechar o primeiro set foi o divisor de aguas da partida. Mesmo ele nao conseguindo fechar no serviço do Nadal ele tinha obrigaçao de fechar no saque dele, pois ele vinha sacando muito até aquele game, onde nao conseguiu colocar nenhum primeiro serviço…Agora o Nadal fez somente o arroz com feijao nessa final. O velho jogo dele de sempre. E Gallas, claro que o cara jogou mal. É so vc comparar as partidas dele da semi contra o Nole e a final de hoje…Isso foi um desabafo contra o jogo mediocre e defensivo do Nadal. Tanto isso é verdade que o Federer ganhou do cara que deu 4 chineladas seguidas no Nadal. E se o Djokovic tivesse ido para a final o espanhol nao estava com o titulo, isso devido a regularidade do servio e a esquerda de duas maos que martela todos os baloes do Nadal, coisa que o Federer nao faz de backhand. O Federer jogou muito mal hoje perto do nivel que ele atingiu na semi. Para de puxar sardinha pro Nadal seu puxa saco, vc no fundo sabe que o Nadal ganha do Federer so por causa desses baloes na esquerda vc nao é cego. Para de manipular Fabrizio seu verme…em todos os jogos entre os dois foi a mesma tatica! Nao se mudou nada. O Nadal joga igual ate o Federer errar, quando ele está muito afiado ele ganha, é a realidade.

    • léo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!

      sao 17 vitórias em 25 e o cara nao sabe jogar, sao 10 slams e o cara nao sabe jogar.
      o que é isso amigo, seja humilde e reconheca a supremacia do Nadal sobre o Federer!!!!!!

      • guilherme

        10 slams 6 no saibro… 4 fora hein… federer 15 fora… quem tem supremacia?

        • Paula

          A maioria dos tenistas não conseguem nenhum slam. Djoco, o novo heroi dos frustrados só ganhou dois. O que lhes garante que se houvesse ido à final ganharia o terceiro?!? Grand slan é diferente amigo, e Nadal já provou que tem tenis de sobra para ganhar em todas as superfícies, coisa que nem Sampras fez.
          E mais, adoro o jogo de Nadal, acho linda sua garra e vibro com suas passadas. Sua esquerda é a mais linda e precisa que já vi!

          • Fabrizio Gallas

            Eu acho que o Djokovic seria campeão contra o Nadal na final. Ele cumpre o jogo tático pra ganhar do Nadal, algo que o Federer não consegue fazer o tempo todo. Quando faz, colhe frutos. Mas acaba se perdendo várias vezes.

    • Ser fã do Federer é compreensivo, mas não reconhecer, que ele tem sido melhor que o Suiço nos ultimos tempos, aí não dá para entender, outra coisa, outra coisa, vc deve ser desses garotão que acha ser o dono da verdade, pois não se replica uma opinião com chingamentos e desrespeito.

    • Edgard Arruda

      Henrique não precisa chorar e ficar xingando o Fabrizio só porque você não concorda com ele. E você não demonstra entender nada de tênis. O Federer de cada 3 jogos perde 2 para o Nadal. O que voce que é tiete e fã mimado do Federer não compreende é que o Nadal ganha seus jogos no mental, no fisico e na tática, apesar de ser inferior ao Federer em habilidade e talento. Não é que o Federer joga sempre mal, o Nadal não deixa ele jogar bem, por jogar taticamente e mentalmente perfeito todo o jogo. Um jogo de tênis não se ganha só com técnica e habilidade que Federer tem de sobra. Mas fisicamente e mentalmente ele tem menos recursos que o Nadal. Isso é inegável. Que o jogo do Nadal é sempre o mesmo, é feio, que ele fica dando balões no backhand do Federer isso é verdade, mas isso é merito do Nadal que sabe utilizar bem essa tática explorando as deficiências do Federer. Se fazer isso fosse tão fácil porque os outros jogadores não utilizam essa tática e não ganham do Federer também?
      Pergunta para o Bellucci, que gosta de bater na bola, se ele se importaria de ganhar do Federer dando só balões na esquerda dele! Se jogando assim Nadal ganha 68% dos jogos contra o melhor tenista de todos os tempos porque ele iria mudar a tática? O Federer é que tem que repensar sua tática já que anda mais perdendo do que ganhando. Ele tem que ser mais humilde e pensar em usar a tatica correta durante todo o jogo ,coisa que ele so fez nessa final no primeiro set, melhorar a parte mental e seu backhand contra os balões do Nadal. Agora ele entra na quadra achando que se ele estiver num bom dia ele ganha e pronto. Assim fica dificil. Federer acorda esperando que o ceu estará azul para ele enquanto o Nadal corda pensando:balão no backhand do Fed!!!

    • Fernando

      Guilherme, queridao! Tem minhoca na cabeca neh meu caro! Federer eh fregues e isso nao vai mudar para o resto da sua existencia. Vai continuar acordando e vendo o mundo passar, ou seja, relembrando Nadal correndo, dando garra, demonstrando humildade e principalmente dando umas bolas animais de top spin que, como todos sabem, ja fizeram o “grande” Roger parecer minusculo em 2009 no Grand Slam da Australia com seu chorinho que me fez rir!

    • Teles

      Mais um Chorao… Kkkkk

    • Sales

      Exatamente, Nadal não passa de um excelente devolvedor de bolas e disciplinado taticamente,
      sabe que não tem tenis para encarar o Federer em todos os quesitos do tenis, o Federer tem uma
      técnica muito superior, isso só cego não ver, mas tem seu ponto fraco que é o backhand, sendo
      assim a única forma do Nadal vencer ele se agarra a isso e faz aquele joguinho mediocre de devolver
      bolas para o Federer na sua esquerda, e esperar o suiço errar, e perder o controle mental, não que
      o Nadal não seja um ótimo jogador mas é nítido que é bem inferior ao Federer, quero ver ele com
      29 anos derrubar alguém que esteja detonando todos como estava o Nole, aí meu brother o físico
      irá faltar e a técnica não é a mais aguçada em se tratando dele. Não vejo o Federer sendo desrespeitoso em sua declaração não, ele não age assim, não é de menosprezar as conquistas alheias como foi dito em comentários aí, muito pelo contrário, sempre sabe reconhecer quando seu adversário é superior nos jogos, foi infeliz nessa declaração por talvez soar como menosprezo, mas falou somente a verdade, nada mais.

  • Henrique

    Nadal só depende dele para ganhar do federer. Federer só ganha do nadal quando o backhand está curto e o forehand com menos spin. Quem jogou mal foi nadal contra djokovic nos masters 1000 no saibro, mas como o esperado elevou seu padrão em RG. Todo mundo sabia q ia acontecer isso, principalmente a mídia q cobre tênis na ingleterra e EUA. No brasil é que o sensacionalismo é grande, como vi inclusive por aqui. Nadal começou nervoso como sempre, e elevou o nível no final como sempre. Pena que djokovic não veio a final, mas fica para a grama. Ele ganhou 4 do nadal, mas Nadal já ganhou 5 seguidas dele, 8 em 9 confrontos, e todos os 6 jogos GRANDES que jogaram na carreira. 5 de slam e olimpíadas. Nadal agora não tem mais pressão nenhuma. E nem adianta falar em pontos e blá blá blá, pq Nadal só tem pressão em RG. A pressão do Nadal em wimbledon é zero. Totalmente zero. Ele vai jogar soltinho. E ainda acho que vem o tri por aí

    • rui costa

      sobre tenis nao ves a ponta dum corno a tua frente o rique…”nadal comecou nervoso mas elevou o nivel no final como sempre…” k afirmaçao mais ridicula…o federer merecia e devia ter ganho o 1 set ,e so nao o fez por culpa propria…um set point k nao entrou por milimetros e depois no saque so cometeu erros…
      e triste ver uma final porca,sempre a mesma historia…baloes e mais baloes para a esquerda do federer ate o homen perder a cabeça…tactica triste…mas vamos ver o futuro proximo..nadal so e melhor em uma coisa..consistençia mental,o resto e um tenis unidirecional,pancada e baloes…um especialista em terra batida k nao fez uma unica deixadinha…?! tenis triste

  • Marcelo

    Caro Gallas, o Sampras comparou as rivalidades entre ele x Agassi e Fed x Nad. E disse que não se sentiria realizado mesmo com todos os Slams ganhos se tivesse desvantagem no confronto direto contra o Agassi. E disse que o Federer precisaria encontrar um maneira de ganhar do Nadal para se sentir realizado. Nadal já ganhou no quintal do Federer (Final de Wimbledon-08), já o Federer só ganhou (RG Final-09), pois o Nadal não estava na Final. Simples assim, não tem discussão. Federer é um dos melhores da história, mas não o melhor. Que pena o Nole ter perdido pro FederBigYellow! A final hoje foi decepcionante… Nole x Nadal seria infinitamente melhor! O que achas Gallas?

    • rui costa

      diz me ao marcelo..quanto esta o mano a mano entre o nadal e o davydenko?? sei k nao sabes mas vai peskisar se souberes e diz me…sera k isso faz do davydenko melhor do k o nadal…sinceramente axo k nao e olha k eles ja jogaram umas 10 vezes…entao cale se com essa conversa de cha cha cha

      • Robinho

        Concordo plenamente com o Rui Costa,o Nadal para ser comparado ao Federer,tem que comer muita grama ainda….O cara só ganha prq o Federer infelismente é burro….Acho que ele não deve ter assistido às finais do Nadal contra o Nole,onde o espanhol levou uma surra atrás da outra e vai continuar levando!!!O Nadal nunca foi campeão do Master Cup e com esse joguinho defensivo,nunca será…..Nunca dá curtinhas,o jogo dele é mesmo no fundo da quadra….Já o Federer é BEM mais completo….Só precisa pegar umas dicas com o Nole de como atacar o revés do espanhol,mas parece que ele insiste em naum aprender isso.

        • Teles

          Outro Chorao…

    • Neto

      o Sampras diz isso por que o rival dele não era o Nadal. Se o Sampras jogasse HOJE sofreria muita mais que o Federer pra ganhar do Nadal.
      Fora que o Sampras nunca fez nem final em Roland Garros.
      E a maioria das vitórias do Nadal foram no saibro.
      O americano só quer puxar a sardinha pro lado dele, mas viajou com esse declaração, Agassi não se parece em nada com o Nadal.

  • Roberto Júnior

    Cadê o João Alves ????????? kkkkkkkk[2]

  • Eu disse Fabrizio que era um erro não considerar o Nadal favorito, em RG, contra o Federer ele sempre será o favorito. E vai jogar mal contra o mesmo cara assim lá longe ein 17 partidas mal jogadas. O Nadal faz com que ele trema. O Federer treme contra o Nadal.

  • Eduardo

    O pessoal tá falando que o Federer não é humilde por causa da declaração…mas na verdade as primeiras palavras ele fala “Nadal jogou bem e mereceu a vitória”

  • Federer foi infeliz em suas palavras. Gostaria de vê-lo com a garra e vibração de Djokovic.
    Lamentavelmente cada jogador tem suas características.
    Federer teve chance no primeiro set e não aproveitou. Se Federer tivesse ganho o primeiro set a história do jogo seria outra.

  • Sandra Trigo

    Fico triste pela declaracao do Federer! Sera que sempre o Nadal joga mal? Impossivel ne! Ademais, o Nadal e muito simples , humano e humilde, coisa que nao precisava ser!!! Ele e o Maior e Melhor, mesmo. Doa a quem doer! Nadal continua Vivo e MuIto Vivo! Enganam-se, principalmemte a Imprensa marronzista, que quase tentou fazer uma lavagem cerebral no Nadal,mas ele nao e bobo e se saiu muito bem. Tem categoria, sabe muito bem o que faz e bom no que faz, sabe porque, para Ele nao tem ponto perdido, vai em todas, tem pernas e gaz para todo lado. PARABENS CAMPEAO, continue assim, calando a boca de todos! Hoje lavei a egua estou muito feliz, sua fa incondiional!!!

  • Caros! Acho que enquanto o todo poderoso pensar assim…vai continuar perdendo. Quem sabe!!! Quando mudar sua postura tenha alguma chance. O Nadal foi e é soberano contra Roger. Hoje mais uma vez….aula de como desequilibrar o bonitinho. Nadal não merece este tipop de declaração …venceu pelos seus méritos…sua genialidade…cai na real Roger.

  • Rodrigo Ramos

    Olá Fabrizio ! Creio que o Federer com esta declaração quer encontrar motivação interna para os próximos encontros com o touro miúra. Sua frase em parte é verdade , porém atribuir 17 derrotas apenas a sua “raquete” é de um simplicidade enorme, que desmerece todo o talento do Nadal, com seu forehand único( ninguém no ciecuito consegue dar tanto spin na bola), e sua capacidade mental monstruosa e mais acho que ele ainda vai encontrar maneiras de bater o Nole.

    Abraços e parabéns pelo blog, sempre equilibrado e inteligente

    • rui costa

      sim,inteligente…rs rs rs
      arranjou uma forma d todos os nadalistas virem aqui descascar no grande campeao…aqueles k andavam escondidos de ha 4 torneios para ca rs rs rs…mas esse grande campeao esta se cagando para os vossos comentarios rs rs

  • clarissa

    É uma pena o maior ganhador de Slams falar isso depois de sua 17 ª derrota frente à Nadal, que sempre o exalta. Fica claro para mim que a disciplina tática e força mental de Rafa é bem superior à arrogância de Federer.

    • DOMENICA

      Concordo plenamente, será que ainda não se convenceu que é freguês do Nadal? GEnte, são 6 vitórias no templo do tênis francês…sem mais delongas, Vamos Rafa!!!

      • Carmem

        Verifique as datas: idade, início da carreira, acho que Nadal está quase lá e
        acima de tudo não é esnobe como Federer. Federer ainda não ganhou me-
        dalha OLÍMPICA, Nadal já. Acho Federer fantástico, mas, acredito que ele
        não se preocupa em variar o jogo, é sempre o mesmo, qdo entra ok, mas
        ultimamente…….

  • Neto

    O que o Federer disse é óbvio, o jogador que ataca sempre dita o ritmo. O outro jogador ou fica na defensiva, ou então procura ganhar espaço pra conseguir atacar também.
    No caso do Nadal, ele não é jogador de procurar ditar ritmo, e sim de defesa.
    Então isso sempre vai acontecer, não só contra o Federer, mas contra quase todos os outros jogadores.

  • Tino

    Estivemos perante uma grande final. O Nadal conseguiu aguentar a pressão e o jogo do Federer.
    Nadal esteve no seu melhor, pois em desvantagem no 1º set conseguiu elevar o seu nível de tenis e dar a volta por cima. Fala-se muito de uma final com o Nole e que o Nadal iria perder, o que não é verdade. Quem viu as finais entre o Nole e o Rafa sabe que ao Nole correu tudo bem e ao Nadal tudo mal.
    Com um Nadal bem afinado, qualquer jogador tem problemas em ganhar dele e neste lote incluimos o Nole.
    Numa coisa o Federer tem razão. Com as vitórias estrondosas do Nole, começaram a sentenciar o Rafa e o Federer. Quem o fez , equivocou-se, pois num grande Slam como o RG quem ganhou?
    O Rafa, claro.
    Na hora da verdade os melhores resgatam o seu melhor ténis e fazem delirar o público aficionado ao Tenis.
    Os meus parabéns em primeiro lugar ao Nadal, do qual sou aficionado e depois ao Federer que mostrou aos mais descrentes que apesar da sua idade e de ter ganho quase tudo o que há para ganhar, continua com um tenis espectacular.

  • Paulo Fernandes

    Vou ser econômico em palavras hoje…foi a vitória (mais uma) do troglodita do tênis profissional contra o cachorro vira-lata, que se borra quando tem que enfrentar a muscularatura de halterofilista do espanhol fabricado em laboratório. Já tinha previsto que o mental daria a vitória para um lado ou para o outro. No começo do jogo até parecia que o suíço iria surpreender desta vez, porém foi só ele errar aquela deixadinha, escolhida em má hora, para a confiança dele derreter e assumir a postura de derrotado (ombros caídos, cabeça baixa e pernas grudadas no chão, sem movimentação). Deu a lógica. Para o Federer só fica o “título” do azarão do torneio, que só fez atrapalhar a trajetória do favorito do torneio e melhor do ano, o Nole, que perdeu a oportunidade mais fácil de levar de uma só tacada o aberto da França e o posto de número 1 do mundo, por obra de um estraga prazer em vias de aposentadoria.

    • Fernando Iglesias

      que comentario babaca meu deus!!!!!!!!!!!!!

      • cristiane

        Caraca. Nadal não é uma fabricação meu caro. Nem musculoso está, se é que vc está vendo os jogos e o jogador, pois ele até tira a camisa. Mas vc deve fechar os olhos para não vê-lo. Existe até uma pequena gordura ou os chamados pneus que é muito bom para caso do jogador precisar de uma quantidade de energia maior.
        Nadal ganhou e é isso !!!
        Foi fantástico e calou a boca de muitos que achavam que ele estava acabado!
        E Federer tbm.
        Os dois jogaram muito, mas era dia do espanhol que soube se superar em tudo inclusive da torcida que estava toda ao lado do Federer.
        Parabéns a Nadal e para Federer tbm que mostraram a todos que estão muito bem, obrigada!

      • Paulo Fernandes

        Que legal!!!! O carinha aí pode dizer que o meu comentário é “babaca” e fica por isso mesmo, não tendo sido bloqueado. Mas quando eu retruco no nível dele, sou bloqueado. Agora eu assumo a carapuça de “babaca”, pois já vi que aqui é o “clubinho das nadaletes amigas” e quem se atrever a escrever alguam palavra contra o troglodita espanhol, é ofendido e patrulhado sem apelação ou direito ao contraditório…

  • Jorge

    Ah vcs tao brincando em criticar o federer.. Quero ver alguem ganhar tudo o que ele ganhou jogando da maneira fácil que ele joga. Vão ver ele ao vivo e vcs saberão o queeu estou falando.
    Nadal tem que comer muito arroz com feijão pra ser o roger!!

  • Paulo Fernandes

    PS: esqueci de dizer para os idiotas que querem transformar o Federer em “pior dos seres humanos” e sugerir que o troglodita do espanhol é “um santo de bondade e pureza”, que devem se informar melhor sobre todas as palavras que o suíço disse na entrevista após o jogo, como por exemplo: “Eu nunca duvidei do Rafa neste torneio, mesmo que não tenha ido bem nas primeiras rodadas. Ele joga melhor contra os melhores e foi isso que mostrou hoje. Ele é um grande campeão, especialmente no saibro”.
    Essas palavras estão transcritas no “tênis news”, a disposição de quem não for analfabeto, lógico…

    • Fernando Iglesias

      quem entende mais de tenis vc ou federer, preste atenção no que disse federer sobre o nadal!

      • Paulo Fernandes

        Ô cara, vc quei ir “A” ou “PARA”, pode escolher…

  • Bruno

    Federer tem um bloqueio mental quando ver Nadal,mas até aí dizer que o espanhol só ganha quando ele joga mal é uma piada.Nadal ganhou Wimbledom em 2008 com os dois jogando muito,aliás naquele jogo quem vacilou foi o Nadal senão era 3 sets a 0.Faltou humildade ao suiço nessa declaração.Pra fechar,é impressionante como o Nadal ainda é subestimado mesmo ganhando 10 Grand Slams!!!”Até tú Fabrizio”!!!

  • Tenho acompanhado os jogos do Federer, e para mim, ele está preparando sua despedida, não é mais aquele jogador que viamos a uns dois anos atráz, deu tudo que tinha contra o Novak, e não conseguiu manter o foco contra Nadal. Sua declaração, me parece mais uma daquelas declarações de quem perdeu, e não consegue dar o verdadeiro valor para o ganhador, O “Touro Miura”, ganhou dele com sua raça que lhe é peculiar, raça esta; que Federer não tem mais. Se por ventura ele (Federer), ganhar Wimbledon, o que é improvável, é bem capaz de logo após anunciar sua parada.

  • Axilês

    O federer bate mais reto na bola e logo o risco de errar é mais alto. Já o nadal usa uma margem de segurança maior e só arrisca qdo sobra uma bola mais curta. Vendo o jogo fica claro isso, o federer batia uma perto da linha e o nadal devolvia alta e muito funda, e o federer batia de novo… Então, ora vezes o Roger mandava uma winner ora ele mandava uma pifada na rede. Fica claro que o para ganhar do Rafa tem que ser paciente e conscistente nas trocas de bola, coisa que o Nole conseguiu e que o Federer não consegue. Creio que, para ganhar do Nadal é preciso ter um revés de duas mãos, excluo o federer porque ele já faz chover com aquela esquerda one handed.

    • Axilês

      correção: consistente

  • rui costa

    federer sempre disse k nadal era o melhor no saibro,e k era muito dificil ganhar RG enquanto nadal estiver no auge fisico…agora o k todo mundo ve e a forma como sempre o nadal ganha do federer…resta dar os parabens ao nadal pelo titulo,e ao federer pelo grande torneio k fez e por dar uma resposta aos criticos k o davam como acabado,e tambem pela 23 final de um grand slam,ainda esta longe alguem poder quebrar esse record e tambem os 16 GS…e o teu tempo ainda nao terminou…

  • vinicius

    Nadal realmente é um animal do ponto de vista físico , tático e MENTAL , isso é inquestionável! E no tenis atual é oque prevalece .
    Federer é fantástico ! Adoro seu jogo , sua técnica, mas contra os BALOES ( tática irritante) do NADAL , ELE SE PERDI , merito total do TOURO.
    Agora, acima de tudo sao 2 exemplos de carater e profissionalismo a se seguir e se voce prefere a beleza do jogo clássico do federer ou o jogo pesado e burocratico do nadal , é apenas uma questao de gosto,

  • Emílio

    Eu acho que é justamente o contrário: Nadal só perde do Federer quando joga mal, e geralmente por algum problema físico…

  • Marco

    Claro, claro…” eu dito o ritmo”…” eu decido”, então tu ta meio lesado da cabeça Fedex…seu ritmo ta um tanto quanto desafinado e suas decisões estão um tanto quanto equivocadas…pois quando vê seu maior rival na quadra…treme as pernas..e chama pela mamãe… ” Manheeeee…medo do bichoooooo papão”….rsrsrsrs …num tem…em RG…a musica é essa…1,2,3..Federer é freguês…

  • Hoje, confesso que fiquei com raiva do Roger. Bah, assim não dá pra torcer! Deixou escapar uma vitória que tinha nas mãos. Mas, enfim, coisas do jogo! Assim fica difícil…

  • Teles

    Kkkkkkk…. Achei que o CHORAO ALVES só derramasse suas lagrimas aqui mas pelo visto anda inundando outrosblogs também. CHORAO ALVES , a alegria do blog… Obrigado Chorao!!!!

  • José

    Antes da final falavam ahh o nadal nao passa do soderling haha nem comento e na final ganho do fregues haha chupa federer

  • Olha Fabrizio,Federer não podemos negar é sim o cara que pode decidir no placar pelo seguinte fato,Nadal sempre joga da mesma forma,se defendendo como poucos e com bolas altas na esquerda do Federer.Só que o Federer pode ser um fator surpresa ou com uma esquerda agressiva atacando nos dois lados ou uma esquerda erratica com muitas dificuldades,pode estar com uma direita maravilhosa ou uma direita que só faz madeiradas.Uma coisa que me deixou feliz no Federer é que pegando os tres primeiros sets Federer perdeu dois,mas jogou muito bem atacando bem e só perdeu por conta de seu mental.Agora eu te pergunto Fabrizio,essas partidassas do Federer e esse bom tenis já não vai vir com muita frequencia e nesse Roland Garros foi excesão,ou o a tendencia é que Federer continue jogando assim e os resultados negativos como nos marters 1000 foram só jogos ruins?

  • Jefferson

    Humildemente lembro o afirmei neste mesmo espaço desde quinta-feira: Federe venceria Nole e Nadal venceria Federe na final. Lembro a todos que tambem prevejo Nadal campeao em Londres. Ninguem tem a força mental deste cara, qualquer ser normal, depois das 4 derrotas para Nole estaria acabado, mas ele não. Federe tem a melhor tecnica, talento natural, mas enquanto mativer a arrogancia, querendo vencer “bonito” não vai dar pra ele.

  • Luiz Carlos

    SERÁ QUE O NADAL ESTÁ PERGUNTANDO PARA O FEDERER SE ELE QUER CPF NA NOTA? KKKKKKKKKKKKK , FREGUESIA .

  • Bruno

    Na final do Australian Open 2009, Federer jogou MUITO e mesmo assim perdeu para Nadal. Umas das finais mais emocionantes que já vi. O desespero de Federer ao perceber que não sabia mais o que fazer para ganhar de Nadal, ficou claro ao pegar o microfone e ir as lagrimas, nao conseguindo dizer o que dizia. Esse momento foi fantástico! Grande privilégio que temos de ver esses dois caras jogando. Massa!!!

  • Felipe Rabello

    O Nadal, mais uma vez quando começou a perder, usou a velha tática de pedir atendimento médico. Será que ele teria virado o jogo se não fosse isso? É lamentável que os comentaristas brasileiros e muitos pelo mundo afora não percebam esse tipo de tática suja do espanhol baloeiro.

    Pelo menos, dessa vez, possivelmente porque venceu, o Nadal não disse que uma abelha o picou. Se não fosse o atendimento médico providencial, provavelmente ele teria visto um enxame em quadra.

    • Paulo

      Caraca, o comentário mais chorão de todos. Parabéns. Mais 5 desses e vc iguala o recorde do joão alves.

      • cristiane

        O espanhol não precisa dessa tática suja para virar o jogo. Acho que vc não deve ver o mesmo tênis que todos nós.
        Caráter ele tem para dar e vender !!!!
        Observe bem os jogos do Nadal, Federer e outros.
        Alguns usam táticas, mas as observe bem e os jogadores tbm.
        Comentário ridículo aqui!

  • Pablo

    CUIDADO GALERA!!
    ESSA FRASE DO FEDERER FOI DITA APÓS UM JOGO COM O WAWRINKA!! ELE TEM RAZÃO!! JÁ VIRAM COMO ELE MANDA NO JOGO CONTRA O STANISLAS!! SÓ JOGANDO MAL PRO WAWRINKA VENCÊ-LO!!!
    FEDERER O MELHOR TENISTA SUIÇO DE TODOS OS TEMPOS!!!

  • jadir

    A realidade é uma só – foi uma das piores partidas de final de RG que assitimos. Uma partida em que um jogador abusou da falta de vontade de ganhar(Federer), não insistindo no jogo do forehand, que o levou a iniciar a partida muito bem. E do outro lado, um peladeiro, baloeiro, sem qualidade técnica (Nadal), que insistiu no seu jogo mediocre , apelativo, mas que contra o sonolento Federer dá resultado

    • DOMENICA

      Você não entende patavinas de tênis! Leia neste site as palavras de Borg, sobre o jogo. Ele rasga elogios ao jogo e principalmente ao MAESTRO Nadal. Segundo Borg, Rafael Nadal é um monstro jogando com garra, técnica e tática, a qual ele acredita e leva até o fim. “Borg destacou que Roger Federer fez frente ao espanhol em sua melhor partida no saibro “mas não serviu pra nada. Nadal foi melhor, mais forte e o 6/1 no 4º set disse tudo”. “Desfrutei vendo o jogo sentado. O tênis não poderia ser melhor, pura classe” (palabras de Björn Borg – já ouviu falar???). Leia também o post de Alexandre Cossenza – Saque e Voleio – onde ele escreve sobre o “Rei do Saibro” com muita propriedade, valorizando cada momento do jogão de ontem. Portanto, não perca seu tempo escrevendo bobagens.

      • cristiane

        Vc não deve entender patavinas realmente de tênis…
        Dizem que Nadal dá balões o tempo todo.
        Erro amigo!
        E dizer que foi um dos piores RG tbm é uma pena.
        Foram jogos espetaculares e com muitas emoções.
        Não faltou técnica, raça, garra e determinação.
        Ganhou o melhor!

        • jadir

          Jovem Cristiane, é preciso saber ler para responder!!!. Está escrito “PIOR FINAL DE RG” e não “PIOR RG”. Um jogo maravilhoso foi, para variar, Federer x Dioko (espero que vc tenha assistido). Apenas para meu conhecimento: qual jogo do baloeiro, em RG de 2011, na sua opinião foi pelo menos razoavel. Se vc escrever que foi a final eu vou morrer de rir.

  • Marco

    O melhor chorão de todos os tempos “”ahh eu dito o ritmo…eu só perco pro Nadal se “eu” jogar mal”” …Ahhh conversa pra boi dormir, desculpa de aleijado é muleta…Então joga mal quase sempre…pois foram 17 derrotas em 25 jogos…Chorão, chorão…Nadal ja provou ser muito bom, muito mesmo…seja na rapida, no saibro ou na grama…A identidade do Federer ja esta amarelando…ta na hora de ir no INSS encaminhar a aposentadoria dele… Não desmereço a sua genialidade, mas não admito que falem mal do cara que vem mandando nos ultimos tempos. Nole jogou muito, mas Roger foi melhor, talvez pelo cansaço fisico que o Servio estava, mas acho que não….Vamos Rafa…Esse é freguesia pura…

  • deco

    Muitos comentarios dizendo,,se fosse o Djoko,o Nadal teria perdido,,Nadal baloeiro,,jogo burocratico,,Primeiro,,se fosse o Djoko ele seria favorito,neste ano,(Nole),mas o confronto dos dois ainda e superior para o lado do Nadal,,15/11 em jogos e 5/4 em finais,,,Quanto a questionamentos ao jogo do Nadal,,46 titulos 10 grand slams,19 masters(maior ganhador),,e vao falar que o cara e baloeiro,,burocrata?Entao todo mundo ta errado,,,tem que soltar balao na quadra e tudo mais,,,pois ai vao ser vencedores.Cade o todo poderoso Djokovicç,,porque nao passou do Federer para pegar o Nadal na final?Cade os Djokoloucos?Falaram tambem,,que dos 10 grand slams, 6 foram no saibro e dai?Dos 16 do Federer apenas 1 foi no saibro,,qual a diferenca?Saibro nao vale?Dos 2 do Djokovic,,os 2 foram em dura,,cade o resto?Fabrizio,existe alguma pontuacao que ganhar em dura e grama vale mais que saibro?O Rafa ja ganhou em todos esta e que a verdade,,e o Djoko?Ganhou em grama?Ganhou outro grand slam que nao fosse em dura?Tao falando demais nele,,ele e ainda o melhor do ano,mas nao venham comparar com Nadal e Federer,,ele e que tem que comer feijao,,para aproximar aos dois,,Gosto do jogo dele,,e agressivo,e esta tecnico,,(Djoko),principalmente este ano,,mas nao compara ne?Quanto ao jogo de hoje,o Rafa sai de um 5 a 2 no primeiro set,,vira para 7 a 5,foram simplesmente de virada,5 games seguidos ,pressionado,pois o Federer estava com a mao no set, e nao dao valor ao espanhol?Vcs.estao de brincadeira,,Viva o Rafa,,,parabems ao Federer que matou o Djoko/meteoro 2011,,e parabems ao Nole tbm,,ele ta muito bem e ainda acho que e o melhor de 2011,,o que nao pode ser motivo para pessoas desmerecerem o titulo do espanholl,como estao fazendo,,Se oDjokovic tivesse ganho o RG,ninguem falaria que seria no saibro ne?Claro,ele nunca ganhou ai ne?Como nunca ganhou Wimbledom e nem no Us Open(Dura)que teoricamente e sua praia//Cade os profetas que diziam,,Nadal nao passa do Sinderling?O Djoko detona Nadal na final?estao falando da declaracao do Federer,para desmerecer a vitoria do Rafa,,o Federer enalteceu o adversario,,e e obvio que se ele joga mal ele perde mesmo,para o Nadal,para o Djoko,Murray ,qualquer um,,acho que ele nao teve a intencao de tirar o merito do espanhol,o que ele quiz dizer e que com o Rafa,,nao pode pensar em jogar mal,,nao pode vacilar,,vacilou,perdeu e isto que penso,,,Joao Alves,,o baloeiro levou mais uma,,e o Djokovic,deve ta treinando,alguma imitacao para Wimbledomm,pois ele ja disistiu do torneio que antecede a Wimbledom na grama,,mas ele e um dos favoritos,assim como o Nadal,,,alias ele precisa ganhar algum grand slam que nao seja em dura ne?Ai vamo comparar ele a Nadal e Federer,,,ainda ta abaixo,,se nao no jogo,,que e tambem momento,,mas no curriculo e records,,Parabdems Rafa,voce e o cara,,,,abraco a todos

  • Aldemario

    Sou fã do tênis do Federer. Um tênis bonito, vistoso e que não é baseado na força física (maltratar a pobre bolinha). Assim, sou fã do Federer.
    Ocorre que o tênis é um esporte de competição. O jogo não termina empatado (o que é ótimo!). As partidas e os torneios são vencidos.
    Vence o jogador mais completo (técnica + tática + físico + emocional + sorte). O Nadal é um jogador (vencedor) mais completo que o Federer. Os números (as vitórias) nos confrontos entre os dois mostra isso. Parabéns ao Nadal e aos seus fãs.

    • cristiane

      Isso ai!
      Sou fã do Nadal, mas sei que Federer é um grande jogador. Parabéns pelas suas palavras !!!!

  • Federer é o melhor tenista de todos os tempos. Nadal, Agassi, Sampras, Borg e muitos “especilistas” do mundo inteiro dizem isso. Federer ainda é ÚNICO gênio no tênis. Ponto. Basta.

  • Mani

    Esse comentário do Federer não está tão errado assim. Quando o Federer estava 4 a 2 atrás no terceiro set, ele foi pra cima e não errou, atacou com consistência e ganhou o set. No começo do jogo ele estava bem disciplinado quanto à sua tática. Quebrou e teve set point no 5 a 2. Quando ele perdeu o saque no 5 a 3, aí o mental foi pro espaço. Mas deu pra ver que o Federer tem meios de bater o espanhol. Portanto ele não deixa de ter razão.

    Parem de ficar fazendo tempestade em copo d’água, os dois não são os inimigos que os fãs até parece que gostariam que eles fossem. O Federer deu crédito ao Nadal pela vitória, leiam as entrevistas se estão duvidando.

    Quanto ao jogo, o Federer jogou bem em algumas fases, mas jogou mal nas decisivas. Viajou no primeiro set, fez 23 unforced errors no segundo, perdeu o foco no quarto quando não conseguiu converter os break points no início. Não dá para se dizer que foi o melhor jogo do Federer. Não foi terrível, foi melhor do que em 2008, mas ele esteve longe de apresentar o seu melhor tênis. Foi muito inconstante para isso.

    O Nadal, em contraste, foi constante na sua tática. Entre a metade do primeiro e a metade do quarto set, não sacou uma vez sequer no forehand do Federer, com uma velocidade média do primeiro serviço em torno dos 170 km/h. A idéia dele não era bem fazer aces..rs
    Bem, é a sua tática (tipo jogo de computador, o Nadal “pegou o jeito” contra o Federer rsrs) e pelo resultado, é a tática certa. Pra que mudar? Melhor ganhar dessa forma do que não ganhar.

  • Carlos

    Eu devo ser de outro planeta! Fico vendo os comentários dizendo que o Nadal jogou mal contra o Djokovic, que o Nadal só perde quando joga mal ou o Nadal jogou muito hoje… Como eu já disse, eu devo ser de outro planeta, pois não vejo nada disso. O que eu vejo é o Nadal jogando o mesmo tênis de sempre, com a mesma regularidade, seja contra quem for. Se ele e o adversário tiverem no melhor dia de suas vidas e esse adversário for um adversário de alto nível, com certeza o Nadal vai perder, pois o jogo dele não muda. Por isso perdeu três diretas para o Del Potro, quatro para o Djokovic e em 2009 para Soderling em RG. Se sua defesa não se sobressair contra o ataque dos outros não sobram bolas curtas para ele e, consequentemente, perde o jogo.
    Quem discordar do meu comentário só peço que me falem um jogo de alto nível que o Nadal jogou diferente tanto nas derrotas quanto nas vitórias.

  • WILLIAM

    é fabrizio…errou de novo apostando contra nadal,primeiro com o soderling e depois com o federer…eu bem que avisei,nadal joga quando precisa! e mais uma vez mostrou que eleva seu nível de tenis quando necessário,e quanto aqueles que choram falando que federer é melhor e nao sei oque mais…federer tem melhor técnica,mas só isso,nadal tem fisico melhor,aplicação tatica melhor,mental muito superior e raça,aliado a uma técnica acima da média.Por isso é ele o numero 1 e nao federer…wimbledon da nadal de novo,pode escrever.

    • Fabrizio Gallas

      É, não se pode duvidar do Nadal…nem quando tudo desfavorece…

  • João Sousa

    Bom dia para todos, que parabenizar aos torcedores do Nadal por terem acreditado que ele ia chegar a final e ser campeão novamente, mesmo depois dos altos e baixos na competição mostrou muita garra, emoção, determinação, humildade e muita vontade de vencer. Parabéns Nadal você é um grande guerreiro.

    • cristiane

      Isso ai!
      Ele mostrou a todos o que é ter determinação, garra e chegar no final arrebentando mesmo que todos acreditem que ele está acabado!
      Parabéns pelo título, pois ele mereceu!

  • Júlio Rocha

    FEDERER AMARELA CONTRA NADAL

    01 – O problema de Federer é que quando ele vê o Nadal (balão) pela frente ele amarela.
    Como se explica ser o maior jogador de todos os tempos (os números estão ai para todo mundo ver), mais não consegue vencer o Nadal na maioria das vezes.

    02 – Como explicar um jogador que quebrou a invencibilidade de Djokovic, desafio que nem Nadal conseguiu, e depois perder para o próprio Nadal que perdeu as 03 últimas contra Djokovic?

    03 – Federer e Nadal me lembra Brasil x França no futebol, o Brasil já venceu tudo, enquanto a França só tem uma Copa do Mundo, mas no confronto direto a França leva vantagem sobre o Brasil, como explicar isso?

    04 – Federer tem um tênis muito mais completo do que Nadal, mais infelizmente quando vê a cara feia de Nadal o psicológico dele vai para o espaço e então FEDERER AMARELA (só pode ser isso).

  • rogerio

    Não concordo que a final entre Nole e Nadal seria melhor. Acho que seria vitória fácil em três sets diretos do Nole. As razões seriam simples:
    1) Nole já seria n. 1 e estaria livre da pressão e jogando feliz.
    2) Nadal estaria totalmente abalado, pela perda do n. 1 e pelas quatros derrotas nas quatro finais anteriores, sendo duas delas por atropelamento!
    3) E a razão mais óbica: Nole está jogando melhor do que o Nadal atualmente. O Federer perdeu em razão dos bloqueios dele em relação ao Nadal. Amarelou de novo!!!!
    Por isso, acho que o Federer deu o maior presente da vida para o Nadal!

    • deco

      Concordo com voce Rogerio,no quisito psicologico,,o Nadal perdeu muito para o Djoko este ano,e pelo jogo dos dois no ano ,acredito que o Djoko vem jogando melhor,seria favorito ,porem nao da pra dizer que o Nadal perderia,,Quando se tem dois jogadores deste nivel em uma final tudo pode acontecer,,e este ano o Nadal esta fregues do Servio,,mas no curriculo e o contrario, existe ainda uma superioridade em numeros do Nadal,,isto em confrontos entre eles,porque em records, titulos e finais nao se compara Djokovic com Nadal,,a unica comparacao possivel,e comparar Federer e Nadal,,isto comparando idade,carreira ,levando em consideracao numeros proporcionais..E o Nadal e apenas 1 ano mais velho que o Nole,,Acredito que o Djoko ganhe mais titulos este ano,,mas Nadal e Nadal,,Tbem concordo,,na media Djoko esta jogando mais que Nadal este ano,mais Nadal sem duvida e o segundo melhor do ano,pois o Federer foi bem em RG,,ate jogou mais que o Nadal neste torneio.Mas a final deu no que deu,,,e nos outros torneios o Nadal vinha melhor que ele e repito so perdeu para o Djoko,,e uma outra derrota nas quartas na Australia,,se nao estou enganado,,,,,O importante e que sao tres grandes jogadores,,que destoam um pouco em ralaco aos outros,,,mas isto e bom,quanto mais competitivo melhor para nos que gostamos do esporte,e viva o espanhol,parabems a ele,,que foi humilde nas entrevistas,reconheceu que nao jogava seu melhor,.,e isto e um fato,,,nao foi desculpas de quem acharia que iria perder,,deru a volta por cima encaixou seu melhor jogo e foi pra cima,,Hexa,,,,valeu Rafa

  • Jose Santana

    O Federer não mereceu a vitória sobre o NOLE, O cara jogou tudo e mais mais um pouco, chega na final com o NADAL, fica jogando bolinha no FOREHAND, e o NADAL joga só gentileza, BOLA ALTA FUNDA NA ESQUERDA (Parece RESPEITO pelo SUIÇO), adivinha onde SÓ no BACKHAND do suiço o tempo todo.

    ETA SUIÇO BOBO, a tática de início na esquerda do Nadal funcionando, e muda de tática. (PARECIA que não queria GANHAR), que sirva de exemplo pro demais TOP 10 e 20.

    todos já esperavam mais um MASSACRE do SERVIO sobre o ESPANHOL, mas vamos ter que esperar a FINAL de WIMBLEDON, isto é se o NADAL não cair antes…

    • deco

      Ou se o nao cair o Servio ne?Como aconteceu em Roland Garros,,

      • jadir

        Deco, voce deve ser o jogador do Fluminense, porque de tenis voce é fraquinho!!!!. Voce diz que o Dioko caiu em Roland Garros, mas, caro fã do espanhol pedreiro e baloeiro, quem o derrubou foi o maior de todos os tempos – ROGER FEDERER!!!.

  • Pablo

    Sou fã (na atualidade) de Nadal, Nole, Federer e Ferrer nessa ordem.
    Tem duas coisas que não entendo nos federalistas puros:
    1. é uma pergunta… se (SE) um dia, quem sabe, o Nadal bater o recorde de slams do Federer, ele poderá ser chamado de melhor de todos os tempos?
    2. é uma sugestão… porque os fãs do federer não se organizam e enviam para a ATP uma solicitação de que o tênis passe a ser um esporte de notas. Assim como a ginástica artística, saltos ornamentais, escolas de samba e outros. Joga-se o game, ai nem se conta os pontos; depois os juízes dão notas pela plástica, beleza, plasticidade, habilidade, estilo, figurino, etc. Federer nota 10 – 10 – 10. Melhor de todos os tempos na cabeça!!!! Aí ele não perde pra ninguem nem se jogar mal. Fica a sugestão.

  • Rita Oliveira

    Olá Fabrizio,

    Venho acompanhando o tênis há 1 ano, mas o que eu não consigo entender é a contagem de pontos do ranking da ATP. Por exemplo: Rafael Nadal tem que defender os pontos do ano anterior, certo? quando ele defende os pontos como ontem, para onde vão os 2000 pontos do Grand Slam? Sei que ele não conseguiu defender Madri e Roma, mas defendeu Monte Carlo e acrescentou Barcelona. Não vi alteração no ranking, desde 16/05/2011 onde ele tem 12.070 pontos, você poderia me explicar essa matemática? Para onde foram os pontos?

    Obrigada pela ajuda.

  • Rodolfo

    É muito difícil avaliar o que o suiço quis dizer pegando um trecho de uma entrevista, sem todo o contexto em que a resposta estava inserida.

    E pra quem fala de amarelada, obviamente nunca pegou uma raquete de tênis na mão.

    Não existe isso de Federer bateu Nole, que bateu Nadal, logo Federer deveria bater Nadal. Esporte não é matemática. É mais do que evidente que o spin da bola do Rafa incomoda muito a esquerda com apenas uma mão do Federer, e não faz nem 1/3 do estrago na esquerda com duas mãos do sérvio.

  • Marcos Nascimento

    Federer é sim, um gênio do esporte. O melhor nos números, afinal, 67 titulos, 16GS é muito peso. Porém, não será o melhor de sua geração. Pois tem em Rafael Nadal um adversário o qual não consegue vencer. Na minha humilde opinião, você não pode dizer que foi o melhor da história se não foi o melhor de sua geração; se você teve um retrospecto negativo contra o seu maior rival.
    Se Sampras tivesse um retrospecto negativo contra Agassi, poderiamos dizer que este, foi melhor que aquele, apesar dos números dizerem ao contrário.
    Eu admiro o jogo plastico, bonito de Roger (chego a ficar com raiva…ele sequer sua), mas em termos de garra, determinação de campeão, força fisica (cada um luta com as armas que tem) e uma força mental jamais vista em qualquer esporte…temos tudo isso em Rafael Nadal. Ele não tem um jogo bonito como os suiço, usa dos balões como alguns dizem…eu prefiro dizer, muuuuuuito top spin e, se mesmo assim ele vence…na minha opinião…ele é um gênio do esporte.

    Sou fã dos dois, mas sou fã do grande campeão, aquele que não desiste nunca.

    Tenho uma leve disconfiança de que se Roger não chegar nas finais de Wimbledon…ele vai pensar em sair de cena…e pendurar a raquete.

    abraço à todos

  • Marcos Nascimento

    Ficam ai de blá blá blá…”Se Nole chegasse a final ele ia não sei oque”…..blá blá blá…

    SITUEM-SE…….O “SE”….NÃO EXISTE….É UMA HIPÓTESE FAZIA….POIS ELE “NÃO” CHEGOU NA FINAL…ENTÃO…ELE NÃO TEVE COMPETÊNCIA TÉCNICA PRA GANHAR DE FEDERER E SIMPLESMENTE NÃO CHEGOU NO FIM…

    LEMBREM-SE…”SE” NÃO EXISTE…É ALGO QUE FICA APENAS NO CAMPO EMPÍRICO…NO CAMPO DA SUBJETIVIDADE…PORTANTO…É IGNORANTE PENSAR QUE ELE IA FAZER ISSO OU AQUILO…ELE SIMPLESMENTE NÃO FEZ…E NADAL..GANHOU SEU DÉCIMO TITULO DE GRAND SLAM…USEM A INTELIGENCIA O RACIOCINIO PRA PENSAR…E NÃO POSTAR IDÉIAS MURCHAS…AFFFFFF

    • deco

      Parabems Marcos,concordo, e Se e Se e Se e Se o Servio tivesse chego em 63 finais igual ao Nadal,,mas nao chegou tambem,,aonde estava ele quando o Nadal ganhou este monte de master(maior vencedor)e grand slams,,,,Com exessao deste ano que venceu 4 masters,,colocam o Nole como imbativel,,melhor que o Nadal so por causa deste ano,,,este ano foi o 10 grand slam do Rafa,,eo Servio nao ganhou esta por nao chegar a final ,faltou competencia,,se o Federer e tao sonolento igual falam como bateu o melhor do ano?Cada jogo e uma historia,,e sao 3 grandes tenistas,,e quando chegam pra decidir tudo pode acontecer,,
      abracos,,

  • PABLO

    FEDERER TINHA A TÁTICA, MAS NÃO A QUALIDADE PARA GANHAR DE NADAL EM RG!
    HOJE REVI PRIMEIRO SET DO JOGO, SABENDO SEU RESULTADO E PERCEBI QUE AO CONTRÁRIO DO QUE ESTÃO DIZENDO VÁRIOS COMENTARISTAS, FEDERER TENTOU GANHAR O JOGO NA TÁTICA, MAS A QUALIDADE DE NADAL NÃO PERMITIU.
    VAMOS AOS PONTOS DECISIVOS, APENAS DO PRIMEIRO SET, QUE TIVE TEMPO DE REVER:
    – SET POINT PARA FEDERER, COM NADAL SACANDO EM 2X5: FEDERER DÁ UMA CURTINHA PARA “TIRAR NADAL DE SUA ZONA DE CONFORTO” E JOGA PRA FORA… SABEMOS QUE QUEM DÁ CURTA ASSUME OS RISCOS. TÁTICA CONSIDERADA CERTA, EXECUÇÃO ERRADA.
    -GAME POINT PARA NADAL SACANDO EM 5×2: FEDERER ATACA, COM SEU MAGNÍFICO FOREHAND, O BACKHAND DE NADAL POR 3 VEZES CONSECUTIVAS E TOMA LINDA PASSADA DE BACKHAND. TÁTICA CERTA DE FEDERER, NADAL COM BACKHAND PERFEITO MATA O PONTO.
    -FEDERER SACA EM 5X3, BREAK POINT PARA NADAL: FEDERER ATACA O BACKHAND DE NADAL, QUE SE DEFENDE, FEDERER VEM À REDE E ERRA VOLEIO. TÁTICA CERTA, UTILIZAR VASTO ARSENAL DE JOGO DE REDE, ERRO DE EXECUÇÃO.
    – FEDERER SACA EM 5X5, 40X40: FEDERER FIEL À TATICA DÁ NOVA BOLA CURTA PARA TIRAR NADAL DA ZONA DE CONFORTO. NADAL QUE ESTAVA 2 M ATRÁS DA LINHA DE BASE CHEGA NA BOLA. FEDERER TENTAR ACERTAR O CORPO DE NADAL, QUE COM BELO “VOLEIO-REFLEXO” REPOE A BOLA EM JOGO E FECHA COM NOVO VOLEIO. TÁTICA PERFEITA DA CURTINHA, NADAL “FORA DA ZONA DE CONFORTO” GANHA O PONTO.
    – FEDERER SACA EM 5X5, VANTAGEM NADAL: TROCAS DE BOLA DO BELO FOREHAND DE FEDERER COM O FRACO BACKHAND DE NADAL. BELO FOREHAND SUIÇO NA REDE. GAME PARA NADAL. PONTO FORTE DE FEDERER CONTRA FRACO DE NADAL, TÁTICA CERTA PARA FEDERER, PONTO PARA NADAL.
    – 6X5 NADAL SACANDO PARA O JOGO: NADAL ATACA O BELO FOREHAND DE FEDERER, QUE DEVOLVE E TOMA WINNER DO OUTRO LADO DA QUADRA. NADAL PREPARA PONTO NA DIREITA DO SUIÇO E FECHA O PRIMEIRO SET.
    SERÁ QUE O FEDERER PERDEU PELA TÁTICA????
    O Q ACHA FABRÍCIO?

    • Jose Santana

      quantos saques foram na direita do Federer, quantos bolas vencedoras do NADAL, quem foi mais agressivo ?

      • jadir

        Caro José Santana, a “narração” do Pablo (nome espanhol) demonstra a realidade, embora os nadalistas não aceitem: toda a iniciativa de jogo, narrada pelo Pablo, mostram um Federer querendo jogo e um nadal como sempre acovardado. O Dioko está, nos jogos contra o Nadal, passando as bolas, e “dizendo”: joga o jogo espanhol que eu quero ver sua capacidade. Resultado – vitorias do sérvio.

  • marcius silva

    FEDERER É UM GÊNIO, NADAL É O MAIS FORTE MENTALMENTE!

    Federer não está acostumado a “esforçar-se” mto para ganhar, e contra o Nadal TODAS BOLAS VOLTAM, ele deve ficar indignado.

    Logicamente o potencial técnico do federer é sem igual. Com todo respeito ao Nadal e aos demais.

    É simples entender, Federer entra em quadra e pensa, vou fazer o meu jogo.
    Nadal pensa: Vou jogar no revés dele alto e atacar na hora certa, SEMPRE, EM QQUER CIRCUNSTÂNCIA, DISCIPLINADAMENTE SEMPRE!

    É isso, Nadal 300% focado e disciplinado técnicamente e Federer esbarrando em seus caprichos!
    Amo ver o Roger Federer jogar, ele é simplesmente um Gênio, mas os Gênios tb tem seus defeitos.
    Go FEDERER!

  • Rafael

    Sem muito lero lero, o fato é que Nadal com 5 anos a menos que Federer já tem mais masters 1000 que ele. Quando tiver sua idade também terá mais Grand Slams.

  • Roger

    Discordo que Nadal tenha jogado seu “melhor” na final. Não me convenceu tecnicamente.

    • DOMENICA

      É….só convenceu mesmo ao Borg, Guga, Vilander, MCroe, a imprensa internacional, aos admiradores do tênis, etc.
      Um abraço
      Vamos Rafa!!!

      • deco

        E isso ai domenica,,desses caras ai,,ninguem e do ramo ne?Ninguem entende do esporte ou ja jogaram,,,alias nao sei porque eles opinam ….RSSS

  • Rita Oliveira

    De novo….

    Olá Fabrizio,

    Venho acompanhando o tênis há 1 ano, mas o que eu não consigo entender é a contagem de pontos do ranking da ATP. Por exemplo: Rafael Nadal tem que defender os pontos do ano anterior, certo? quando ele defende os pontos como ontem, para onde vão os 2000 pontos do Grand Slam? Sei que ele não conseguiu defender Madri e Roma, mas defendeu Monte Carlo e acrescentou Barcelona. Não vi alteração no ranking, desde 16/05/2011 onde ele tem 12.070 pontos, você poderia me explicar essa matemática? Para onde foram os pontos?

    Obrigada pela ajuda.

    • Fabrizio Gallas

      Rita,

      A não contagem de Barcelona é uma punição por ele não ter jogado os 18 torneios necessários. Cada jogador top 30 precisa jogar os 4 Grand Slams, 8 ou 9 Masters 1000, 3 ou 4 ATP 500 e 2 ATP 250.

      • Rita Oliveira

        E para onde foram os 2000 pontos de RG?

        • Fabrizio Gallas

          Os 2000 do ano passado caíram e os 2000 deste ano entraram. Ele defendeu eles, logo não somou nada.

          • Rita Oliveira

            Isso quer dizer se ele ganhar Wimbledon e US Open também não vai acrescentar nada? Cai 2000/entra 2000? Que estranho…ainda não entendi essa lógica.

          • Fabrizio Gallas

            Isso. Exato. Não é estranho.

  • theago

    Pessoal pra mim ficou claro mais uma vez que o Federer não perdeu pro Nadal e sim pra ele mesmo.
    Pois colocando as cartas na mesa a diferença de jogo é gritante. O federer é muito superior.

  • Renato josef

    CARA , concordo totalmente com as palavras do edgard arruda ; so nao acho que essa bola no backhand do federer é balao do nadal , isso é um mega top spin gerado por esse monstro do tenis chamado RAFAEL NADAL e que ainda nenhum tenista que corre o circuito faz algo parecido.

  • Sílvio Guimarães

    No saibro de RG, Nadal é quase imbatível, e o confronto direto Federer x Nadal é bastante favorável ao espanhol devido ao saibro, então, não há o que dizer. Fossem mais partidas na grama ( que agora está lenta) e no sintético e as coisas seriam, na minha opinião, bem diferentes. Mas foram no saibro ( quem manda Federer ter chegado a tantas finais neste piso? ), então, paciência. Não sei o que pensa o suiço, mas acho indiferente vencer RG enfrentado Nadal ou não, GS é GS ( ou o USOpen do Nadal não é completo pq não enfrentou o suíço?). O negócio é Federer tentar voltar ao no.01 ( complicado) e passar Sampras em semanas consecutivas no ranking e pronto. E o futuro dirá se prefere o Pelé ou o Maradona (no tênis). Independentemente disso, eu já tenho a minha preferência… Agora, que o Federer sofre um bloqueio qdo enfrenta Nadal em RG ( e no saibro em geral), isso é fato.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo