Sublime! Federer tem a chance de realizar o único feito que lhe falta



Para Roger Federer poder se aposentar tranquilo, sem nenhuma lacuna em sua carreira só falta uma vitória sobre Rafael Nadal na final de Roland Garros.

Apesar de ter ganho em 2009, Federer sempre ficou com o espanhol entalado na garganta pois teve quatro outras chances de vencer o torneio e sempre parou nele. Sendo destas, três finais seguidas, entre 2006 e 2008. Logo, o gostinho de vencer Paris terá muito mais sabor se ganhar do Rei do Saibro no quintal da casa dele.

Esta aí a maior chance da vida do suíço, a partir deste domingo, às 10h, horário de Brasília.

Nunca vi Federer tão aguerrido como hoje na partida contra Novak Djokovic. O suíço esteve com muita fibra, vibrando a cada ponto, lutando, correndo muito atrás de cada bola e não deixando de fazer seu jogo agressivo no fundo, com variação, ataques, bons saques e o principal – criando inúmeras chances, convertendo e e safando de momentos perigosos.

Roger Federer esteve SUBLIME na tarde desta sexta-feira e a partida contra o sérvio foi SENSACIONAL durante 70 a 80% (116 winners contra 87 erros não-forçados, isso resume não é ?). Não dava para desgrudar da televisão tanto no primeiro como principalmente no quarto set.

Federer teve uma queda mental no 4/4 do 4º set e parecia que teríamos aquele anti-clímax do adiamento do encontro pro sábado pela falta de luz natural, mas o suíço resgatou o seu melhor para jogar um game brilhante no 4/5 e salvar dois breaks no 5/5.

Djokovic fez uma ótima partida, apenas com uma queda mental na segunda etapa e estava jogando no padrão Nole dos últimos seis meses na quarta etapa. Acredito que influenciou muito mais o nível de Federer, mas sem dúvida a pressão de vencer este jogo para ser o número 1 do mundo pesou um pouco na cabeça do sérvio.

De qualquer o suíço será o fiel da balança. Ele tirou a chance de Nole ir para o Topo hoje, mas pode colocá-lo lá dentro de dois dias, se for o campeão. Curioso não ?

Federer x Nadal. Não dou favoritismo a ninguém pois é um clássico e tanto um quanto o outro tem vantagens em alguns aspectos. Vejamos quais:

Federer está jogando de forma divina e eleva às nuvens sua confiança ao quebrar com a série do até então imbatível Nole. A bola mais dura e rápida se adapta melhor ao seu estilo ofensivo e serviço potente dando um pouco menos tempo de reação ao espanhol.

Em contrapartida, Nadal também ganhou enorme confiança ao bater Robin Soderling e Andy Murray ambos em três sets. O duelo contra o britânico não foi tão bonito como Federer x Djokovic, mas teve várias situações complicadas e o espanhol se deu bem na maioria delas.

Federer joga este Grand Slam com menos pressão por não estar sendo cotado como o principal favorito e chega também na decisão com este rótulo pois Nadal o ganhou seguidamente em Paris.

Todavia, Rafa tem o jogo que mais incomoda Federer com bolas altas em sua esquerda, saque aberto slice na vantagem.

Federer precisará entrar com o mesmo espírito de hoje no domingo e até com mais paciência do que teve para não se apressar nas trocas e até vir à rede com mais frequência, chamar o espanhol pro quadradinho. Vimos nesta sexta que o espanhol se enrolou em 90% das vezes que Murray aplicou curtinhas;

A final tem tudo para ser um grande jogo, mais uma batalha inesquecível. Imperdível!

Vou dar um palpite. Apenas um palpite, um feeling. Acho que dá Federer.Você, caro leitor, arrisca algo ?

Curtinhas:

Muito legal a atitude da ESPN em colocar Marcos Daniel comentando o jogo. Muito bom ter alguém que já enfrentou Federer e Nadal há pouco tempo falando dos jogos deles. Daniel começou um pouco preso, mas foi se soltando e detalhando momentos do jogo. Como é uma pessoa que se comunica bem, Marquito pode ter futuro no ramo. Gostei!

 



  • Henrique

    Kkkkkkkkkkkk. Federer vai perder como sempre. Nadal 10 GS e favorito pra wimbledon

    • Mateus

      Concordo, Federer é muito superior no tênis e merecia mesmo ganhar, porém infelizmente Nadal joga como uma máquina, tem uma condição física exagerada e tem uma concentração desumana. É uma pena que o nosso esporte tenha caminhado a isso! Com certeza vai dar Rafa!

      • Andréa

        Pois é… Junho é mesmo o mês do Nadal: aniversário, Roland Garros.
        Junho também é o mês dos balões…
        E se Federer não estiver calibradíssimo, veremos seu tênis técnico e lindíssimo superado pelos balões horrorosos do Nadal!

        • kkkkkkkkkkkkkkk………………
          eu fico impressionado como podem torcer para este tenis ridiculo do nadal.
          to com voçe amigo

        • solux

          Ah isso ! Sois purista del tenis…
          Assim que nao basta ganhar tem que jogar do seu jeito Mateus
          Os Ingleses inventaram o tenis faz mais de 100 anos e nao tem nenhum ingles entre os top da ATP e dai ?

          Nadal ganha dentro das regras

          que me diz dos Drop Shot, tambem nao vale ?????

          Primeiro que esse esporte nao e nosso e de todos ,
          Segundo creio que tens antipatia por Rafael Ndal, porem muitos o amam, fora e dentro das quadras, e um cavalheiro

          E mais isso de mercer ganhar e utopia, entao colocamos tres jurados como no box e decidem quem jogou melhor…

  • Big Mac

    Belo post Fabricio!!!
    Fedex 3 x 1 no domingão!!!

  • Eduardo Neves Goulart

    Quando Federer começou RG jogando um tenis sólido,sem muitas viajadas, eu percebi o quão ele estava bem! Nas quartas contra o Gael,percebi e comentei no twitter,no facebook e com meus amigos que ele tinha grandes chances de ganhar do Nole, e ganhando, pra mim, seria o campeão em cima do Nadal! Não mudo nenhuma virgula do que eu disse, e dps de hoje,acredito ainda mais no suiço na final! Allez Roger

    • Concordo e esse pode ser um divisor de aguas na partida alem do backhand do Federer se ele conseguir se manter com um mental bom e ser dar aquelas viajadas ele tem muita chance porque se ele der aquelas viajadas o Nadal atropela ele.

  • WILLIAM

    FABRIZIO, não sei nao mas acho que vc vai errar de novo apostando contra o nadal…a verdade é que eu tambem fiquei achando que o federer ganha do nadal depois de ver ele destruir no jogo de hj,porém a verdade é que o Nadal só joga oque sabe quando é realmente necessário,e Murray nao jogou o suficiente pra termos um grande jogo…nao forçou Nadal,na minha opinião,Federer vai levar Nadal ao extremo…mas da Nadal.Sou fâ do Nadal,mas nesse jogo o Federer conquistou minha admiração,teve oque sempre achei faltar,vibração! tezão em ganhar cada ponto!

    • Fabrizio Gallas

      William,

      É um mero palpite, um feeling, pois este jogo é um clássico e tudo pode acontecer. Quem aproveitar melhor as chances vai levar. Dificilmente alguém vai atropelar o outro. Acredito eu.

    • Marcio

      Acho que vc não acompanha o Federer Willian. Ele sempre teve vibração, só que uma vibração típica dos povos de origem anglo-saxã, normalmente mais contida, diferente dos latinos. Em alguns pontos mais complicados, sua comemoração fica mais entusiasmada e no jogo com o Djokovic vc viu isso.
      Agora, se vc precisou “perceber vibração” para admirar o federer, faz certo tem torcer pro nadal.

  • Pergunta besta, mas o que seria “Slice na vantagem”?

    • Fabrizio Gallas

      Saque de slice no lado da vantagem. Quando o game tá 15/0, 30/15, 40/30 ou vantagem pra um dos lados ou estes placares invertidos. Nadal, por ser canhoto, tira um serviço com slice que vai no backhand de Federer fugindo do alcance dele dificultando sua vida na resposta.

      • Beleza. Tava com dúvida se o vantagem era justamente isso, no game, ou no saque. Valeu.

  • Sales

    Dessa vez o melhor de todos os tempos irá vencer.
    Federer irá levar esse, sem dúvidas.

  • Guilherme Fujinohara

    Vou torcer pro federer mas ainda acho q da Nadal.
    tambem gostei do Marcos Daniel como comentarista, se ele se preparar acho q pode ser um bom comentarista.

  • gregory

    pra mim vai dar federer
    depois do que eu vi hoje contra o djocko
    esse é o meu palpite
    se o Nadal é o melhor
    no saibro
    o federer
    é o melhor de todos os tempos

  • graça furtado

    roger federer e um grande campeao e vai ganhar com o placar de 3×1

  • Leonardo Marinho

    Vamos lá FEderer!!!!!!!!!!!!!!!!!

    3 x 2 FEderer

    A batalha seerrá vencida pelo”MELHOR DE TODOS”

  • Rafael Ribeiro

    Finalmente, voltou o velho e excepcional Federer de quem virei fã há tempos atrás. Até que enfim, o cara jogou no seu ápice, elevou o seu jogo a um nível que só ele sabe. Confesso que há algum tempo não o via jogar nesse alto nível, até porque creio que seja difícil manter a concentração quando já se bateu todos os recordes possíveis. Mas é isso, o homem voltou a jogar tudo aquilo que esperamos desse craque. E, pra quem é fã desse esporte, será incrível ver essa final.

  • Luiz Carlos

    Fabrizio, descupa mas faltou mais um feito que vc não colocou. Ganhar de N

  • Vinícius Alciati

    Nadal 3 x 0 !
    10 GS, favorito em Wimbledon e Us Open.

    Lembrando que ele até agora chegou na final dos 5 Masters 1000 e só foi parado por uma fase monstruosa do Djokovic (que provavelmente acabou hoje).
    Com essa regularidade é difícil de parar o Touro.

  • Luiz Carlos

    Fabrizio, Desculpa mas faltou mais um feito que vc não colocou. Ganhar de nadal e RG certo só que vc não colocou ser campeão olimpico. foi de duplas mas acho que nãqo vale. o Nadal sim pode se aposentar em paz ganhou do Federer na grama e foi medalhade ouro em Pequim

    abraço

    • Fabrizio Gallas

      Luiz,

      Ele já tem o Ouro nas duplas, claro que quer ganhar em Wimbledon em 2012, mas Roland Garros em cima do Nadal tem um gostinho bem melhor.

  • Joao Alves

    E ai Gallas, viu o que é um verdadeiro jogo de semi-finais de um grand slan? Isso sim é um passaporte justo para uma final de grand slam, e não aquela troca de gentilezas entre Nadal e Murray…Um manda uma bolinha pra um lado o outro devolve balao, o outro manda balao o outro devolve bolinha sem peso, e assim foi ate o ultimo erro do escoces.
    O que vimos entre Federer e Djokovic é o legitimo jogo de tenis. É o jogo que todos querem ver, prova disso foi o que a torcida gritou pelo suíco. Nunca vi isso na minha vida! O estádio inteiro idolatrou e se emocionaram com a vitória do Federer e depois o reverenciaram no fim do jogo.
    Confesso que torci pelo Djokovic, pois estava sonhando com o sérvio dando mais uma surra no espanhol, agora numa final de Grand Slam. Esperei todo o torneio para isso. Mas foi bom ver o melhor de todos os tempos de volta, mesmo que por uma partida. Que jogo ele fez!
    Agora sim, Nadal favorito novamente para levar o caneco. Nao por ser melhor que o Federer e sim pelo jogo de paciencia, correria, catimba e baloes e mais baloes e etc………………aquiilo que ja conhecemos que funciona contra o Federer.

    Nadal tem muito mais chance de levar, mas sabemos que pela sua campanha e pelo que vimos hoje na semi com o Djokovic, ele nao merecia. Mas fazer o que? Assim é o esporte. Agora uma coisa é certa. O Nadal mesmo sendo campeão, o verdadeiro vencedor deste torneio foi o Federer. A torcida inteira sabe. O Nadal nunca terá o que se viu hoje na quadra central.

    • Gaspar

      Joao Alves, nao vá nesse papo do Fabrizio. Sublime, como esta no titulo do post, é a felicidade que ele esta sentindo porque o Federer tirou do torneio o unico jogador que ele temia vencer o queridinho dele. AGORA ELE ESTA FELIZ!!! \tem certeza que RG ja esta nas maos do boizinho dele. Como diria um comentarista de futebol de BH: Como está o Fabrizio agora? RIIIIIIIIIIIINNNNNNNDOOOOOOOOOOO AAAAAATOOOOOOOOOOOOOAAAAA!!!

      • Fabrizio Gallas

        Vocês adoram pegar no meu pé. Federer jogou demais. Mereceu por A + B ganhar este jogo. E se jogar assim vai ser duro pro Nadal e vai ser elogiado igual.

        • jadir

          Fabrizio, ninguém gosta de pegar no seu pé. A realidade é que foi , desde o início das disputas entre Federer e o tourinho baloeiro, se mostrou completamente parcial a favor do cuequinha, deixando de lado o seu dever de jornalista.

          • Fabrizio Gallas

            Jadir,

            Errado. A diferença é que o Nadal sempre ganhou mais do que o Federer e mesmo com o jogo com menos talento que o suíço chegou onde muitos nem sequer imaginavam. Por isso devemos reconhecer seus feitos. Assim como devemos reconhecer os do Federer que dominou por 4 anos e meio, mas agora a situação equilibrou.

            E isto aqui é um blog não é uma notícia comum. Se o cara joga bem e ganha o título temos que exaltá-lo.

    • Teles

      Buaaa…buaaaa…Buaaa…sempre chorando..esse e o nosso Chorao Alves. Eu me divirto com seu choro!

      • Joao Alves

        Gallas, o povo aqui pega no seu pé pq vc tenta sempre maquiar as coisas. Vc nao admite que o jogo do Nadal é extremamente psicologico, ele irrita o adversario. As pessoas aqui pegam no seu pe pq vc fica tentanto sempre colocar o Nadal no mesmo patamar dos maiores da historia, sendo que sabemos de como foram as conquistas dele. É só vc comparar. Faça o que o amigo ai de cima disse. Qual jogo foi melhor? Qual semi foi mais emocionante? Vc viu o que a torcida fez no jogo do Federer? O reconhecimento de todos pelo excelente jogo era incrivel!! Nunca vi isso num jogo do Nadal e acho que nunca verei. Qdo vc assiste o jogo do Nadal vc fica meio frustrado, pois ve que a vitoria dele foi 100% no erro do outro. Ele esfria o cara no saque, joga baloes, fica devolvendo bolinha sem peso, etc. Nao tem quem nao perca a paciencia. É um jogo que até certo ponto dá resultados, porem quando pega adversarios como o Nole é surra na certa, já contra o Federer é complicado pelo reves de uma mao. Mas vamos ver né, nunca podemos duvidar do Federer, as vezes ele entra de cabeça baixa pelo historico no saibro, mas pode ser que esteja em um dia de inspiraçao. De qualquer forma será um bom jogo.

        • solux

          Admiro o Federer e tambem Nadal, obviamente sao diferentes, mas a maioria dos comentarios denigre a Rafa, que e Baloeiro, que e Ridiculo, ti ti ti ta ta ta
          Ele e o numero 1 e faz tempo que esta entre o 1 e o 2
          medalha olimpica de ouro
          gentleman
          Claro o sucesso molesta

  • HELDER

    Amigos.

    Gostaria comecar a dizer que quando se comentava que a era NADAL/FEDERER ja tinha chegado ao Fim, eles nos mostraram que o MELHOR ESTA POR VIR. Djokovic se aventurou durante este principio de ano e fez alguns films, para melhor o clasificar temos que esperar o principio de 2012, pois AI SABEREMOS SE ELE SERA CAPAZ DE DEFENDER OS PONTOS QUE ESTA SOMAR. Nadal, em 2010 GANHOU E GANHOU BEM, em 2011 nos esta a demostrar que merece ser o numero 1, ate a data, mesmo nao levantando o titulo ele so perdeu 2 dos camponatos ganhos em 2010 e perdeu nas finais. FOI BOM VER O FEDERER A VIBRAR E A LUTAR pela victoria que teve, so mostrou que ainda continuaremos a ver coisas boas do RF, mas amigos RAFA, ES RAFA y FEDERER FRENTE A RAFA SE PIERDE.

    RAFA GANA EN EL DOMINGO 3-0 Asi de facil.

    VAMOS RAFA!

    • DOMENICA

      É isso aí….Vamos Rafa!

  • Simplicio Junior

    Torço para que dê Federer nesta final, mas concordo com vc, Fabrizio, quanto a incerteza dos prognósticos em um clássico. Se, por um lado, o suíço vem jogando um RG irretocável, com vitórias inquestionáveis, por outro, o Nadal, nos dois últimos jogos, voltou a ser quem nos acostumamos a ver. Vai ser, além de uma partida extremamente técnica, uma batalha mental. Aí, se Rafa estiver inspirado, a balança pode pender para o lado dele. Roger pode sentir o peso de nunca ter vencido o espanhol numa final do aberto da frança. Agora, se o Fedex apresentar um nível igual ao de hoje, não sei, não… Se fosse ele, jogaria até de vermelho. Nas arenas, contra os touros, funciona na maioria das vezes. rsrsrsrsrsrsrssrs…

  • deco

    Parabems ao Nole,,pelo que vem jogando no ano,,e hj,tbm jogou bem,mas uma hora iria perder isto e fato,,Mas o Federer hoje foi fantastico,,,manteve a media de boas atuacoes deste torneio,com um diferecncial,,venceu o ate entao imbativel Djokovic,Muita tecnica e um saque mortal hoje,,isto o credencia ao titulo,,apesar de eu torcer pro Nadal,,e como torco acredito que ele possa levar o hexa,,,cada jogo e uma hoistoria esta e que e a verdade,mas compartilho, do pensamento do fabrizio,,ligeira vantagem neste momneto para o Federer(palpite),e se o Rafa ganhar entao vai ser demais,,,hexa,10 grand slam,,mais uma vitoria sobre o mito Federer,,vai ser um jogao.Fabrizio,,vc acha em sua opiniao que mfoi melhor para o Nadal pelo lado psicologico,enfrentar ao Federer neste momento?Uma vez que ele ate este ano nunca havia perdido final pro Nole,,e este ano perdeu 4?Entraria talvez mais pressionado se fosse novamente final com o Djoko?O que acha,,,,,,abracos a todos

  • CHARLES FLA

    to torcendo pelo federer

  • Ver o Federer jogar é bom demais! Quanto talento! Quanta genialidade! Que jogo EMOCIONANTE!
    Domingo, Federer ganha o título. Esse é o meu palpite.

  • As vezes falta-me adjetivos para definir Roger Federer.
    Federer, campeão de Roland Garros 2011!

  • Marco

    Em Rolland Garros a musica toca assim: É 1,2,3…Federer é freguês….Vamos Rafa….

  • Mani

    Não se empolguem à toa… nós estamos falando de Roland Garros, e estamos falando do Nadal. O jogo de hoje foi muito bom pro Federer, mas não faz diferença nenhuma. A vantagem psicológica está toda com o Nadal agora. Se o Djokovic tivesse ganho, seria o contrário.

    Talvez o Federer ganhe um set do Nadal… talvez.

    • Michel Lafer

      Ou, talvez… não!

      • Paulo R.

        Pode ate ser, ja que o nadal disperta o pior do federer com seus baloes na esquerda do suiço (ta na hr de encarar mais a dta do suiço, o cara esta com trintao ja, a hr de ganhar um jogo decente e agora), mas hoje eu se fosse o Nadal pagaria o jantar pro suiço com direito a sobremesa, pq ai se nao fosse esse suiço…quinto titulo do nole em cima do nadal!

      • jadir

        Sr. Mani, não é se empolgar à toa, é apenas a vontade de ver jogo de tenis de verdade, a busca pelo ponto, a vontade de vencer o jogo, a tecnica do esporte. È não querer ver balão a toda hora (como no jogo do Nadal com o Dioko). Qual jogo foi mais gostoso de assistir, RF x Dioko ou Nadal x Murray. Qualquer partida onde esteja presente Federer, é uma delicia de se assistir. Em compensação, quando o tourinho das cuecas joga, é um martírio. Em tempo: estamos entrando no mês do Nadal, junho mês de soltar balões.

        • Mani

          Eu estava me referindo às pessoas aqui que acreditam que o Federer é o favorito pra levar o caneco. Eu não concordo. É coisa de louco acreditar que o Federer de hoje em dia é o favorito contra o Nadal em RG. Ele não conseguiu vencer nem em 2006, quando ele mandava nessa p**** de circuito!

          O “jogo de tênis de verdade” aconteceu na sexta. Hoje é o jogo tático do Nadal, quer vc queira, quer não. Eu, de qualquer forma, vou assistir à final só pra ver como o Federer vai jogar. Pior do que em 2008 com certeza não vai ser.

          Aliás, quanto a esse papo de “poder se aposentar tranquilo”… É improvável que o resultado desse jogo vá definir a carreira de um cara que ganhou 16 GS com direito a “career grand slam” e medalha de ouro, não é não, Fabrizio? 😉

          • Fabrizio Gallas

            Claro que não né, óbvio que o Federer vai querer mais. Mas essa conquista em cima do Nadal já deixará o gostinho muito mais saboroso pro suíço.

  • Julyanno Drummond

    Pessoal,
    Gostaria de expor dois motivos que acho que dão crédito a uma vitória do Federer domingo:
    1°Nadal não está tão confiante e arrasador como nos anos que venceu RG.
    2°Eu nunca vi o Federer tão vibrante, confiante, leve e solto como hoje!!
    Para mim Federer 3 x 1 (6×4, 5×7, 6×3, 6×4).
    Allez Roger!

  • Junior

    vai dar Federer o suiço voltou no tempo parecia aquele cara de 3 a 4 anos atras, tem tudo para ser um jogao melhor que wimbledon 2008, mas dessa vez com final feliz para Federer, acho que dessa vez o Nadal nao aguenta o suiço

  • NASMONE

    Já havia comentado nesse blog assim que houve o sorteio das chaves de Roland Garros que foi maravilhoso o Federer ter caído do lado do Nole, pois na minha humilde opinião o único tenista que tinha jogo para “ofender” o Djokovic era o Federer, desde que este conseguisse controlar sua ansiedade e impaciência. Hoje, enquanto o Federer conseguiu controlar suas famosas “viajadas” ele faturou. Foi uma partida incrível, eletrizante e magnífica. Vamos a final e espero que esta seja também maravilhosa, mas acho que o Nadal vence, primeiro pelo retrospecto em Paris, e pelo retrospecto diante do Federer, principalmente no saibro. Nadal terá uma motivação extra, continuar lutando pelo nº 1 e pelo recorde de Borg (ainda mais agora que o Federer varreu o grande algoz do Nadal em finais neste ano), mas se o Federer, novamente, segurar a ansiedade e a impaciência para encerrar os pontos e aguentar o ritmo de corre corre do Nadal, podemos ter, no mínimo, um final imprevisível. Que vença o melhor e os fãs de tênis sejam brindados com um grande jogo. Abraços a todos!

  • Luís Braga

    Maravilhosa a atuação de mestre Federer, o suíço pôs em quadra tudo o que sabe e contra um adversário que é atualmente o melhor jogador do circuito e com a confiança em alta. Confiança esta, aliás, que abalou o espanhol que não queria ver Djoko nem pintado com a bandeira espanhola pela frente depois de quatro derrotas seguidas ( duas no saibro) e confessou que queria Federer e não Nole pra enfrentá-lo no saibro. Ok, Federer deu um presente para Nadal mas vamos ver no domingo, depois do jogo de hoje, se esse presente não foi de grego. E sobre essa questão de “campeão de RG sem ter vencido Nadal”, cá pra nós, Fabrizio, só cola para fãs ( fanáticos) pelo Nadal. Nesse caso, seria bom os federistas tb fanáticos colocarem um asterisco no USOpen 2010 que Nadal venceu mas não enfrentou o pentacampeão ( o hexa não veio por causa da partida acima do normal que jogou o Delpo) Federer na final, porque aí… asterisco por asterisco…Certo? O que falta para Federer é, aí sim, mais uma semana como no.01, isso é que falta, mas não está nada fácil. Enfim, vamos ver no domingo, Nadal no saibro e em RG é páreo duríssimo mas vamos ver e o melhor: Federer recuperou a confiança e Wimbledon, sim, Wimbledon vem aí, e aí veremos…E mais, Djoko está na briga de novo lá na grama inglesa…

  • Paulo Eduardo

    Sem duvida de tds as finais que os dois fizeram essa e a que mas acredito no Federer por varios fatores primeiro essa bola q favorece o seu jogo, segundo q será a primeira final dos dois q ele não terá tanta pressão em vencer o nadal pois já conquistou RG e terceiro seu jogo nunca esteve tão afiado asim na terra sagrada. Resta saber se ele vai aguentar no jogo mental contra o nadal essa e a grande duvida …veremos no domingo…

    FEDERER 17 ??????????????????????????????????????

  • claudia

    Fabrizio,
    Adorei seu post. Sempre defendi que seria o Federer a quebrar a série invicta de Nole. As pessoas com as quais jogo, riam e diziam que era porque sou uma fã incondicional do tênis do Federer. Hoje estou rindo destes comentários. Também riem a valer da minha tese de que Federer bate o Nadal na final. O melhor é que Federer ganhando se aproxima do número um e pode em Wimbledon voltar ao topo.
    Além disso, tinha certeza de que viria com a faca nos dentes pq há um ano não chegava a final de um GS, o que para o Federer é um absurdo.
    Enfim, concordo com vc, a vitória de Federer depende de aproveitar as oportunidades.
    Temos apenas de esperar 48 horas. Parabéns pela sua análise.

  • Leônidas Vieira

    Prezado Fabrício.

    O Federer talvez jogou sua melhor partida desde a perda do nº 1. No entanto, ele vai agredir incontestavelmente o Nadal. Porém, nesta superfície e o fato da confiança do Nadal estar novamente em alta neste fim de torneio, vai dar Nadal. Quanto ao quesito paciência e pressão, o Nadal leva vantagem e por isso analiso como uma vitória do espanhol em jogo equilibrado.

    Vai ser jogão.

  • Jansen

    Acho q vai dar Nadal, mas se o Federer apresentar 50% do seu tenis do seu auge acho q ele vence o Nadal

  • Alessio

    Também achei muito legal o Marcos Daniel comentando o jogo. Tomará que ele sempre seja chamado para a função de comentarista.

  • João Marcelo

    E novamente seremos brindados com mais um duelo, (e por que não?) com o confronto de maior rivalidade já vista no mundo do tênis. A cada dia que passa, a cada campeonato, tenho como maior a convicção de que estamos tendo o privilégio de assistir aos dois maiores tenistas de todos os tempos juntos, ou melhor, atuando em uma mesma geração. Algo raro. Vale dizer, é como imaginar que se um desses jogadores tivesse atuado em momento distinto, em face do outro, experimentaríamos uma verdadeira supremacia hegemônica para cada lado, em seu respectivo momento histórico. Não se pode olvidar o fato de Federer ter dominado o circuito de forma absoluta por pelo menos 4 anos. Por outro lado, Nadal mostrou-se imbatível no saibro – ainda na mesma época em que Federer reinava absoluto – sem esquecer que o touro foi capaz, contudo, de destronar Fedex na grama, como fez em Wimb, e no cimento sagrado do USO, espaços onde jamais esperaria vê-lo sucumbir. Como nasceram praticamente na mesma época, podemos assistir temporadas em que dois virtuoses limitam-se mutuamente, como que em uma batalha eterna em que os maiores beneficiados são os expectadores de cada evento. Meu domingo já está garantido.

    OBS: parabéns pela coluna, Fabrizio. É notória sua evolução nos comentários e análises. Sempre se pautando pela imparcialidade e o mais importante, alheio a menções desclassificadas postadas vez por outra no Blog.

    Um abraço.

  • wladimir

    pow espero q d nadal sou fa dele o cara eh fera um mostro.
    em alguns anos acho q se tornara o maior vencedor d GS e o melhor d todos os tempos.

    • Paulo Eduardo

      Ele pode ate se torna maior vencedor de slams de tds os tempos mas serio melhor jogador isso jamais..

  • Mr Marco

    GAllas, boa análise, parabéns

  • Salvalaio

    Sou fan tanto do Nadal quanto do Federer… mas sempre torço pelo nadal pela sua raça e personalidade, sua capacidade de evoluir sempre, acima de tudo ele é um atleta completo… mas dessa vez o Federer merece demais, o cara destronou Djoko, ele merece essa marca, ele merece ser o cara que ganhou Rolan Garros em cima do melhor de todos os tempos no saibro. Da mesma forma que nadal mereceu o titulo de Wimbledon do melhor, federer merece essa marca, e vou torcer para ele…

  • Sebastian

    Roger é um tenista completo, o tennis corre de forma natural com ele, seus movimentos são perfeitos, firmes e elegantes como uma bailarina do Bolshoi, em outras palavras,talento puro, resultado de umas 2 horas de treinos por día…… ROGER FEDERER É O TENNIS!!!! já o Rafael Nadal parece mais um atleta da ex-união soviética, criado numa granja de atletas, a base de suplementos, horas de academias e 5 ou 6 horas de treino, pasador de bolas, sem tecnica alguma. Foi criado para ganhar torneior, treina de forma tão extrema que coloca sua saúde em risco. Se no fútebol existe o anti-jogo, o Nadal pratica o anti-tennis. A pior coisa do mundo deve ser perder para ele. Vcs podem ver tenistas extremamente talentosos, que não conceguem ganhar dele. Cabe a Federer fazer justiça no domingo em nome de todos os tenistas amadores que pasam horas seguido no YOUTUBE assistindo os videos de suas partidas e que depois vão correndo aos seus respectivos clubes e tentam copiar seu estilo.

  • VAI DAR FEDERER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estou ansiosa pra que isso aconteça!

  • Paulo Fernandes

    Ontém torci para um grande jogo, como sempre faço. Que ótimo que a minha torcida deu certo, pois o maior de todos os tempos superou o melhor de 2011, ambos jogando o verdadeiro tênis clássico, com pura técnica e naturalidade em cada golpe, sem esforços exacerbados de musculatura hipertrofiada, balões ou empuradinhas sem peso a espera do erro do adversário, características típicas da outra semi jogada pelo espanhol e pelo britânico. Quanto a final de amanhã, vejo um favoritismo consistente para o Nadal, apesar de logicamente torcer como nunca pela vitória do Federer, para o bem do tênis e daqueles que se colocarem à frente de uma TV esperando ver o verdadeiro tênis arte, aquele que apaixona e estimula a prática do esporte em todo o mundo. Acho que o fator decisivo para determinar a vitória na final será a parte mental. Se o suíço entrar em quadra acomodado e satisfeito por estar na decisão e ter interrompido a séria invicta do Nole e também com a “síndrome do cachorro vira-lata”, por ser freguês habitual do espanhol, aí ele, o Federer, perderá fácil. Mas vamos ver e torcer por uma belíssima surpresa.

  • Luciano

    E um privilegio poder assistir federer jogar. Classe, estilo, agressividade. E o melhor de todos, sou fazasso dele. Mas em RG nadal e mortal. Acho seu jogo feio, amarrado, mas e eficiente, raca pura, e valorizo isso. Mas desta vez federer chega em melhores condicoes que das ultimas vezes em que se enfrentaram. Desta vez acho que da federer.

  • Nadal tem que ser favorito. Acredito que Federer possa batê-lo, mas Nadal é o favorito, Federer treme ao encontrá-lo. Em 2008 deu dó do Rei, e maior de todos os tempos.

  • Jefferson

    Amigos, como ja havia dito neste espaço, Federer barrou Nole e agora perderá a final para Nadal. Alias, vencendo RG, Nadal tem tudo para ganhar em Londres novamente, desde que consiga superar a primeira semana. De qualquer forma, até ontem o unico capaz de vencer Nole era o Federer, em função da agressividade e recursos tecnicos, mas fente ao Rafa a historia é outra, será um jogão, 3×2 para Nadal!

  • Bom, Federer tem tudo a favor pra vencer Roland Garros em cima de Nadal pela primeira vez. Realmente vem o jogando demais, pra muitos o que melhor atuou nas 6 partidas até a final. Jogou demais contra Djokovic, relembrou aqueles bons tempos de 2006 e 2007, não desistindo de nenhum ponto, vibrando a cada ponto. Acho que esse e um dos caminhos, Federer não pode se encolher, soltar mesmo os seus berros de “C’mooon” ou até mesmo “Vamos”. Federer tem que jogar na em cima da linha de novo, não pode deixar o Nadal o empurrar pra traz. Enfim se jogar como contra Djokovic eu acho que ele ganha.

  • Eduardo

    Federer foi perfeito, se quem é rei numca perde a majestade, e o rei dos reis? a chance dele vencer domingo é clara, mas mesmo se perder, ele mostrou que ainda pode vencer Slams, Wimbledom e Us Open ta ai. no saibro o favoritismo é de Nadal, mas voces virão o que Federer fez com o favoritismo do Djokovic? O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS!

  • Fernando K.

    Acho o Nadal favorito, mas vou estar torcendo pelo Federer!
    Vai se um jogaço! Abraço!

  • Pablo

    Em que ano foi e qual o placar do último confroto Nadal X Federer em RG?

  • Emílio

    Fabrizio, vc se esqueceu das olimpíadas e da Taça Davis…

    • Fabrizio Gallas

      Emilio,

      Roland Garros sobre o Nadal é bem maior que estes dois.

  • BRUNO MARTINELLI

    DESCULPE MINHA IGNORANCIA,
    MAS NUNCA ENTENDI COMO FUNCIONA A DINAMICA DA PONTUAÇAO NO TENIS, AS VEZES QUANDO ASSISTO, VEJO O CARA ERRAR E CONTINUAR NO SAQUE, E ESTA HISORIA DE GAME, SERVIÇO, QUEBRAR O SERVIÇO. SINCERAMENTE NÃO ENTENDO NADA. ALGÚEM QUE SAIBA E TENHA TEMPO PODE RSUMIR AÍ PRA MIM??? VALEU
    ABRASS

    • deco

      Bruno,o cara sacou,as veses ele erra na disputa do game,e ele continua sacando,,porque na verdade cada game um atleta saca o game inteiro entende?Cada game e pontuado da seguinte forma=Ex.Um atleta saca,se ele erra,o oponente faz 0/15,,quem sacou continua errando,o oponente faz 0/30,,O zero esta antes do 30 porque quem sacou errou entende?Logo ele saca novamente e quem erra e o oponente,,entao a pontuacao vai ser agora 15/30,,, Do contrario quem saca,acerta ele faz 15/0,,,continua acertando ele faz 30/0,,saca novamente e o outro acerta,,entao vai a 30/15,,,Logo a pontuacao e assim,,cada ponto no game,,significa pela ordem 15,,30,,40,.Pra fechar o game e ganha-lo,ao chegar a 40,,o verncedor precisa fazer o proximo ponto,,ex.quem saca tem 40 o oponente tem 30,,,se quem tem 40 acertar ou nao errar no proximo saque vence o game,,,se chegar a 40/40,,alguem tem que acertar com uma diferenca de 2 pontos,,Ex=40 a 40 ,um saca e acerta,,,ele tem a vantagem pra ganhar o game ,saca novamente e acerta ele fecha o game,,apos 40 podem ficar alternando entre si,,ate alguem acertar duas vezes seguidas para fechar o game,,
      Quem saca tem o servico do game,,se ele ganhar o game ,(fizer mais de 40 primeiro,ou se tiver 40 iguais acertar mais duas vezes seguidas),ele confirma o servico,,
      e quem sacou perdeu o game conforme acima,,ele teve o servico quebrado,,usam esta linguagem porque teoricamente,quem saca leva a vantagem,,,entao se ele perde o game seu servico foi quebrado,e confuso,,,Quem chegar a ganhar 6 games primeiro dentro de um set,desde que tenha no minimo a diferenca de 2 EX.6/4(seis games a quatro),ganha um set,,Se chegar a 5 a 5 ,tem que ir a 7/5 para ganhar o set(sempre dois games de diferenca),se der 6 a 6 ai vem o famoso tai break,,que e outra historia,,a ser contada por algum outro colega,,pois e confuso e nao sei se estou sendo claro,,porque quando eu nao entendia,,falando pra mim era dificil entender,imagine explicando,,Se algum outro colega tiver melhor sintese para explicar a voce,,eu agradeceria,pois sei que escrevi de maneira meio coinfusa. porem so tive a intencao de ajudar,,,
      abracaol,.

  • Fabricio,na minha opinião o cenario sempre foi o mesmo,Federer com um tenis melhor e mais bonito do que o do Nadal,mas Nadal com mais físico,mental e raça do que Federer.Você acha que se o Federer tivesse mais raça,determinação,lutasse por todos os pontos jogasse cada ponto como um match-point o Federer iria ser ainda maior?O que quero dizer é o seguinte,talento como Federer tem você nasce com ele,mas raça e determinação o Nadal é o que mais tem,porem o Federer poderia adiquirir isso para seu jogo.Porque você acha que Federer em certas partidas não se dedica muito falta raça e vontade?Por favor responda que eu tenho essa duvida faz tempo.E outra coisa,não há como negar que o nível de Federer,Djokovic e Nadal é bem superior do que o dos outros.Isso acontece porque o nível desses três,ou seja o talento desses três é bem maior do que o dos outros ou porque no fator mental e físico eles são os melhores?Por favor responda…abraços.

  • Fabricio,vc acha que o backhand do Federer pode ser um divisor de aguas sendo que Nadal o explora bastante.Vc acha que se Federer estiver com um backhand ruim o titulo para o Nadal já se foi?E se o Federer estiver com um backhand bom ele tem muitas chances de títulos.O que eu acho,sem tirar os méritos do Nadal é que ele joga a maioria do jogo com a mesma estrategia de bolas fundas anguladas e com efeito no backhand do adversario e quando o backhand do adversario está bom ele n tem muita opção.O que você acha?Abraços

    • Fabrizio Gallas

      Pode. Se o Federer estiver afiado no backhand tem muita chance de ganhar. Se o revés estiver em um dia mais ou menos pra baixo, aí as chances são reduzidas.

      • Gaspar

        Fabrizio, vc só está elogiando o Federer pra ver se seca!!! Para de por zica no cara. Seu boizinho vai ganhar!

  • Fabrizio, existe alguma dúvida sua q o Federer só gahou porq sacou bem?

    • Fabrizio Gallas

      Federer ganhou porque sacou e jogou bem e agressivo no fundo

      • Felipe Araújo de Queiroga

        Enquanto uns devolvem outros sacam…

  • Olha eu acho que não tem muito essa de Federer é melhor que Nadal e Nadal é melhor do que Federer.O que se tem que ver são tres coisas para fazer a comparação:
    1º:Número de títulos de gran slams e número de títulos de masters 1000,os torneios que tem os principais jogadores e são levados mais a sério.
    2ºSemanas como número 1,isso mostra o quanto o jogador trabalhou para ser número 1 e quanto tempo ele conseguiu administrar essa colocação.
    3º:Participações nos grand slams,modo de jogar,determinação,raça e saber jogar nos momentos díficeis.

  • Olha eu não vou mentir e digo que torço para o Federer mais meucomentário tem muito sentido.Federer contra Nadal tem muita desvantagem,mas nínguem percebe um detalhe.Todo mundo sabe e não é segredo que o melhor piso para Rafael Nadal é o saibro e o melhor piso para Roger Federer é a grama e o piso rápido.Porem dos 24 jogos entre eles,13 foram no saibro,ou seja a maioria de jogos foi no piso em que Nadal mais gosta.Tanto que na grama Federer leva vantagem de 2 a 1 e no piso rápido empatam em 2 a 2.Se por exemplo esses 13 jogos fossem no piso rápido por exemplo,vc acha Fabrico que o Federer levaria vantagem?

  • O jeito de Nadal jogar se encaixa no jeito de Federer jogar.Eu explico:
    1º:Todos sabem que o ponto fraco de Federer é a esquerda e principalmente a esquerda mais alta,e essa bola é a que o Nadal mais gosta.
    2º:Todos sabem que Federer adora atacar e não tem muita paciencia para ficar trocando muitas bolas,e justamente isso que Nadal adora,trocar bolas e se defender.Isso vai muito do estilo de jogo,e não de um ser melhor que o outro,só poderemos saber se um tenista é melhor que o outro,pelos três criterios que eu sitei acima e se dois tenistas tiverem a mesma idade e o mesmo estilo de jogo.

  • Fabrizio eu estava pensando no jogador perfeito e eu queria saber brevemente a sua opinião.Para você quem é o melhor,sacador,voleador,o melhor slice,o jogador que se defende melhor,ojogador que ataca melhor,o melhor forehand,backhand,o cara com mais raça ou determinação e o cara com mais talento.Todo mundo pode comentar fiquem a vontade.

  • Felipe Araújo de Queiroga

    Pelo amor hein Fabrizio, não sei como você aguenta esse pessoal que fala que você torce para um ou para outro.

    Os caras são tão vidrados que perdem a noção de realidade.

    Parabéns pela paciência!

  • Fernando

    Desde Roma 2006, acredito que o Federer é capaz de vencer o Nadal numa disputa em alto nivel no saibro. Os dois jogando o máximo … Tenho o ” feeling” que amanhã será o dia 5 anos após aquele “frustante swing volley” no match point 5 anos atrás …, “I’ve got a feeling …”

  • Rafael

    Meu amigos, acredito na vitória de Roger Federer. Impressionante como ele jogou com “sangue nos olhos” contra o Novak….sempre agressivo, vibrante…excepcional !! Está com o Rafa entalado na garganta e dessa vez vai fazer bonito…

    Go Roger, rumo a posição Número 1, que é e sempre será sua !!

  • Jotabe

    Não e a toa que o federer tem tantos titulos, mas seu calcanhar de aquiles é o Nadal sem dúvida, mas quando ele quer e está focado é muito difícil ele perder, na minha humilde opinião.
    Tecnicacamente ontem foi um jogo muito rápido, de bolas certeiras e indefensáveis, foram se não me engano 116 winners e 17 aces a favor do Federer, ou seja ele foi mais rápido e certeiro que Djoko. Olhando nos jogos anteriores foi assim que Djoko destruiu Nadal nas últimas decisões, e o Federer conseguiu aplicar um jogo mais rápido e ofensivo que o Djoko que até ontem estava ibatível. Para min o divisor de aguas é o 1BH do Federer , quando isto está bem e deve estar afiado da mesma forma contra o Nadal , Federer leva o título.

    Vamos aguardar para ver!!!!

  • Andre

    Vai dar Federer. O suíço leva o campeonato com parciais de 6/2;6/3;4/6;5/7 e 6/7. Muita emoção e tênis da melhor qualidade. Jogo entre Federer e Nadal é mais que aula de tênis, é uma verdadeira enciclopédia.

    • DOMENICA

      HAHAHA

  • boa noite!
    comecei minha vida como todo garoto jogando bola é claro.
    com o passar do tempo fui cada vez mais me apaixonando por este esporte que é o tenis.
    eu fico bravo da vida quando alguem quer comparar federer a nadal…….
    o Suiço é imcomparavel…………..
    o Nadal tem jogo de robo , seu jogo é feio….
    não entendo como alguem pode gostar do jogo deste cara…….
    Nole é um belo de um jogador, gosto muito do Del potro com sua pancadas de fundo de quadra que é quase impossivel de se pegar se ele estiver naqueles dias……………..
    me desculpem se me estendi, mas nadal , aff………este tenis de força dele eu nao consigo engolir…
    Força verdadeiro melhor do mundo……
    Força Roger Federer…………………….

  • DOMENICA

    Em agora? temos um HEXACAMPEÃO! Aos que queriam destroná-lo por 2 derrotas no saibro (é mole?), está aí a resposta do Nº 1 do mundo.
    É muito engraçado ler alguns posts anteriores, os de João (sem-braço) Alves, então! kkkkkkkkkkk
    VAMOS RAFA, VAMOS RAFA, VAMOS RAFA, VAMOS RAFA, VAMOS RAFA, VAMOS RAFA!!!!

    • deco

      Valeu Rafa,,,voce e o cara,,,parabems,,,,com forca ou sem forca ele ganha,,,,isto e que interessa,e determinado,,forte sim,,mas o Djoko tbm e forte e ate o Federer,,,e se ele nao soubesse jogar,nao seria tao vitorioso,,esta entre os melhores da historia junto com o Federe e claro,,os numeros sao indiscutiveis,,,O Djoko ta jogando muito em 2011,apesar que ele deve ter comido uma feijoada na sexta e foi jogar com o Federer ,deu no que deu,,,(brincadeira,ele jogou bem e que o Federer estava demais)…Da-lhe Nadal,,,,63 finais,46 titulos,,,10 grand slams(em todos os pisos),,19 masters(maior vencedor),medalha olimpica,,querem mais,?So 25 anos ele fez recentemente,,,so forca?Queria eu ser forte e( baloeiro) igual a este cara,,ai ganharia de todo mundo em minha cidade,,RSS.
      abracao,,,,,,,,,a todos..

  • Luíza

    O dia que Federer conseguir ganhar do Nadal, no quintal do espanhol, o suíço vai poder se aposentar completamente realizado. Mas pelo jeito que andam as coisas, acho difícil. Mesmo não jogando bem durante RG, o cara ganha!! Esse Nadal… danadinho. rs

  • Rafael

    Parabéns Rafa!!! Você caminha a passos largos para ser o melhor jogador a jogar esse esporte em toda história. Devemos bater palmas de pé pois esse espanhol com seu ”jogo feio” não ganha apenas com seus balões feito dito acima e sim com algo que nem jogador tem(bater na bola com o coração.)

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo