A Ansiedade que faz mal a Bellucci



A ANSIEDADE, que aparece vez ou outra nas partidas de Thomaz Bellucci sentenciou a derrota do brasileiro nesta sexta-feira.

É bem diferente entrar em uma quadra tão importante de um Grand Slam sendo um franco-atirador – como aconteceu contra Rafael Nadal em 2008 e 2010 – do que sabendo que tem chances de ganhar diante de um adversário de qualidade e com torcida contra.

Acrescente aí que, tanto a Suzanne Lenglen quanto a Philippe Chatrier, são mais lentas que as demais superfícies do complexo parisiense, algo que não é exclusivo de Roland Garros, acontece em outros Majors.

Mesmo que ele negue em uma ou outra entrevista, essas são as explicações para um começo apagado. Entrou com o braço “preso”, sem agressividade, sem ser incisivo no primeiro serviço. Deu margem para que Gasquet desfilasse um tênis primoroso explorando o backhand do brazuca.

Quando se viu no buraco com 2 sets abaixo, passou a jogar mais solto. Natural, não tinha nada a perder mesmo. O serviço, quase sempre ameaçado anteriormente, entrou assim comoseus potentes forehands. A partir daí o tenista da casa começou a duvidar, foi acuado e cometeu erros.

Bellucci vinha jogando certinho até quebrar no quarto set e fazer 1/0. Perdeu um game decisivo na partida sem utilizar o saque. Fruto da ? ANSIEDADE.

Durante todo o quarto set, sempre que tinha clara a oportunidade de levar pro quinto set em um break-point ou 0/30, a ANSIEDADE voltava e os erros bobos apareciam.

Não vamos esculhambar o Bellucci por favor. Esse tipo de situação parte do tênis com inúmeros jogadores. Thomaz ainda está ganhando experiência no circuito e passando por situações de desevolvimento para tornar sua vencedora – onde está com progressos como vimos em Madri.

Como já disse anteriormente, o paulista não é um fenômeno que chega e logo sai ganhando tudo. Ele passa por processo de amadurecimento que ainda pode levar mais algum tempo. E este foi mais um aprendizado pra ele.

Djokovic x Delpo – No meu entender, bom para o Djokovic que esfria a reação de Del Potro e pode retrabalhar sua tática. Temos tudo para a continuação de uma batalha imperdível a partir das 9h30.

Protestos da Torcida – É uma decisão delicada, mas a organização acertou. O jogo de Wawrinka x Tsonga demorou 4 horas e para ganhar tempo Roland Garros colocou a partida Djoko x Delpo pra Suzanne Lenglen. O público vaiou, protestou, criou confusão pois em um Grand Slam se compra ingresso pro dia em uma quadra independente do jogo que tenha. Logo todo mundo que queria ver o jogo adquiriu pra Philippe Chatrier e não pôde entrar na Lenglen.

Sem esta decisão o jogo poderia ter tido apenas 1 set ou menos. E sabe-se lá o que vai acontecer com o tempo em aris nos próximos dias.

Aí que chegamos em um problema que já discutimos muito. Resolveria toda esta pendência com uma quadra coberta…



  • Felipe Rabello

    Com uma quadra coberta sim, mas se colocassem uns refletores também ajudaria. Essa história de que não tem luz artificial devido à tradição é pura frescura, e acaba prejudicando os jogadores. O Del Potro ou o Djokovic já poderiam, a uma hora dessas, estar pensando na partida seguinte se houvesse refletores, e não teriam seu dia de descanso prejudicado. Até o Brasil Open tem luz artificial…

  • Henrique

    Bom pro djokovic? Vc pirou? Foi muito melhor pro del potro, potro n tem físico pra jogar 5 sets com o djokovic no mesmo dia, nenhum jogador tem. Agora vira um jogo melhor de 3 sets, pode ser q o delpo aguente

    • Fabrizio Gallas

      Por essa ótica até concordo com você, mas o Del Potro estava numa crescente no jogo.

  • Joao Alves

    Gallas, peço licensa novamente, mas nao concordo muito com seu blog.
    Quem ve o Belluci falando: ” Nao pisei no pescoço do Gasquet” até pode pensar que ele ficou próximo a vitória. O que não ocorreu nem no pensamento do brasileiro mais otimisita do mundo. Minha justificativa para isso é a mesma do Paulo Cleto. O comentarista da ESPN, apesar de falar muita asneira, hj fez uma sabia observaçao no fim do primeiro set. “Está faltando sangue nos olhos do brasileiro”. E é a realidade. Eu ja falei várias vezes que o Belucci nao tem o espirito de luta que deveria. Não da o sangue em quadra. Ele tenta se garantir no saque, e quando o adversario está no serviço ele fica querendo meter a mao em todas as bolas. E nem sempre isso funciona, e muito menos pra ele que não é um genio das quadras, alias bem longe disso. Entao nao concordo que seja a ansiedade!
    Outro ponto que discordo é que a parada do jogo foi melhor pro Djokovic. De onde vc tira isso?? Serio. Me explica. O cara agora vai ter que jogar tres dias seguidos, além de ficar na expectativa de um dia para o outro de terminar a partida, sair totalmente da sua rotina e preparaçao de treinos e etc. Além do mais, seria natural o Del Potro começar a ter uma queda no rendimento a partir do terceiro set. Isso porque ele nao está em 100% de sua forma fisica, sua perna ia começar a falhar um pouco e por ter ganho o segundo set provavelmente ia dar uma relaxada no terceiro. E outraaaaa e mais importante! O Djokovic na fase que está com certeza ia elevar seu nivel ao máximo, pois quando ele se ve em apuros consegue jogar muito melhor do que estava fazendo hoje durante a partida, mesmo o Delpo jogando muito bem. Ou vc já se esqueceu das vitorias sobre o Nadal? Principalmente em Indian Wells que começou um set abaixo!! Lembra? Portanto acho que a paralisação foi perfeita para o Del Potro. E acho que se o argentino tivesse caido do lado do Nadal o espanhol já tava em casa. Vamos ver o desfecho desse jogo, acho que da Nole em 5 sets. Pelo menos o Djokovic terá um pouco de vida fácil teoricamente nas quartas com a queda do cabeça de chave Berdych. Mas está enfrentando uma pedreira e depois terá gasquet nas oitavas que está jogando muito e o Federer na semi. Tá mais dificil que a do seu Nadal ou nao???

    • Fabrizio Gallas

      João,

      Faltou sangue nos dois primeiros sets sim, mas porque o Bellucci entrou em quadra se pressionando, ansioso. Como ele é uma pessoa tímida e um tenista ansioso, ele dá uma impressão que está apático. Quando viu que a vaca tava indo pro brejo, aliviou a tensãom, jogou melhor e mostrou mais gana. No 4] set ele mostrou gana, foi valente, mas a cabeça não ajudou por tudo o que eu comentei no post.

      • Marcio

        Concordo com você Fabrizio, o Bellucci apenas deu um dos seus apagões no primeiro set, mas achei que jogou bem nos três últimos sets… Não podemos nos esquecer que Gasquet é 16 do mundo, gosta de jogar no saibro e fez ótimas campanhas esse ano, sobretudo em Roma quando derrotou Roger Federer.
        Quanto à chave, os únicos jogadores de saibro fora do top 10 que mostraram volume de jogo esse ano cairam na chave do Djokovic, a chave do Murray é uma piada, o Federer tem só o Ferrer e o Nadal tem Soderling, ambos os confrontos nas quartas. O coitado do Sérvio vai ter que encarar uma pedreira atrás da outra…

        • Joao Alves

          Federer tem Ferrer e Djokovic. Alem de ter batido o Feliciano Lopez na primeira rodada e poderia ter tido um confronto com Tsonga nas oitavas, tenista frances muito agressivo que jogando em casa pode ser muito perigoso.

  • clóvis

    a verdade é que ela não suporta pressão.
    o jogo estava na mão dele no quarto set e ele foi fraco psicologicamente.
    nao merece ganhar!

    • Lisandro

      Se todo jogador que quebra outro, passa a ter jogo na mão… então MArcos dAniel em 2009 teve o jogo na mão ao quebrar o Nadal no inicio do jogo !

      Um breakpoint convertido é uma vantagem mas não é necessariamente um passaporte pra vitória.

      • Fabrizio Gallas

        Concordo. Mas o ponto é que o Bellucci teve outros dois breaks 0/30 uma ou duas vezes e perdeu a maioria deles com bobagens.

      • clóvis

        Falo devido ao nível dos dois jogadores e do momento.
        O Nadal estava em um nível totalmente diferente do Marcos Daniel em 2009, e o Bellucci não deve nada pro Gasquet, que diga-se de passagem, na minha humilde opinião, é bem fraco (o Gasquet)

  • Berg

    Na verdade, a parada no jogo do NOLE E DEL POTRO foi ruim pro dois. É lógico que amanham estaremos comentando que a parada foi boa pra que venceu: Soube usar. Mas nunca é bom, a não ser que um jogador esteja atropelando o outro, mas num jogo parelho, acho que é ruim pra todos.

    Quanto ao Tomaz Belucci, não dá pra esperar muita coisa dele ainda. Precisamos ver no Belucci regularidade. Ele precisa começar a chegar proximo em todos os torneios. Ganhar dos caras de ranking mais baixo com tranqulidade e apertar os Top. Daí sim podemos esperar melhoras em grand Slam. O que eu acho incrivel, e não sei se vc concorda FABRIZIO, é que o Tomaz tem muito talento, porem pouco emocional.

  • Rafael Burgos

    A mudança no mental do Bellucci que parecia ter mudado em Madrid, não me mostrou isso hoje!
    Não tenho ném dúvidas, que o mais importante para a derrota do brasileiro foi a torcida. No momento crucial do jogo, quando ele tava na frente no início do 4o set, o seu mental foi pro espaço, e não podia ter ido!

  • joao alves

    E quanto a você ter falado que foi melhor para o Djokovic esta interrupcao? Esta querendo menosprezar o servio? So pq ele surrou o nadal 4 finais seguidas sendo duas no saibro?

  • Rafael Wuthrich

    E Federer, surpreendeu ou só teremos um panorama provavelmente contra Ferrer (é provável que ganhe tranquilo de Wawrinka)?

    • Fabrizio Gallas

      Wawrinka é sempre um teste pro Federer, mas pena que sempre amarele. Mas sem dúvida será mais difícil. O duelo Federer x Ferrer é bem aguardado

  • pra mim o que é verdade do Thomaz Belluci:
    Ele é o melhor TENISTA Brasileiro da atualidade depois do GUGA, isso depois de 10 (Dez) anos,
    na realidade nos devemos reverencia o que ele vem fazendo pelo o TENIS BRASILEIRO.
    Hoje o Belluci, servir como referencia para os nossos futuro tenistas jovens, que ja estar aparecendo no senarios mundial como Tiago Monteito, João Sorgi, Tiago Fernandes, o Santana e a nossa futura (Maria Sharapova) BEATRIZ HADDAD MAIA(Bia Maia de 14 anos) no femenino, voces pode gravar esses nome. CERTO!!!!!!!!!!

  • César Lowe

    Eae galera!!!
    Vocês podem não concordar, mas as vezes eu acho que falta vibração para o bellucci (as vezes), ontem quando ganhava um ponto ele não vibrava, olhava com cara de morto, depois quando começou a jogar um bom tênis vibrou e melhorou, acho que o maior problema é a concentração, em tudo que fazemos de mais sério na vida existe a ansiedade, mas se você está concentrado no passo a passo e vibrante com seu desempenho você vai longe, brasileiro sempre teve raça, em muitos esportes, mais raça do que técnica, vocês dizem q bellucci está ganhando experiência, lógico, assim como um tenista que tem 30 anos ganharia, afinal agente sempre ganha experiência em tudo que faz, o del potro tem menos idade que ele e ja foi TOP 4 antes da contusão, então acredito que enquanto o bellucci não ser BRASILEIRO realmente ele não vai ganhar nada em grand slans. djokovic leva em 3×2 del potro e pra um jogador do porte fisico dele tanto faz jogar todos os dias ou não…abrass

  • Mani

    Como disse o Mats Wilander, a parada foi boa para ambos. O Djokovic pôde se recuperar da perda do segundo set e quebrar a onda do Del Potro. O Del Potro, por sua vez, teve a chance de descansar um pouco.
    No final das contas, deu Nole… está jogando muito sólido e o Delpo não estava afiado hoje.

    O Bellucci não teve nervos para ganhar esse jogo mas não é tão ruim assim… o Gasquet é um ótimo jogador e está em boa fase. Eu já estava contando que seria um jogo muito difícil. Mesmo assim, o Bellucci teve chances. Uma pena, mas acho que ele está mais consciente de suas deficiências desde que está com o Larri. Agora é bola pra frente e continuar trabalhando. Ano que vem ele tem tudo para se dar melhor no saibro europeu.

  • Joao Alves

    Como se já nao bastasse o Nadal ter sido favorecido na chave, o Murray resolve ajudar ainda mais. O Gallas já estourou champanhe uma hora dessas. Mas calma Gallas, o Soderling num bom dia pode despachar o espanhol. E se caso o Nadal chegue a final, depois de tanta ajuda e empurraozinhos heheh….ele ainda tem o Nole. Eu torço um pouco mais para o Federer mas confesso que gostaria que o Nole batesse o suiço em 3 sets na semi e ir para a final para vermos outra surra no Nadal. Isso sim é muito esperado. Vai Djokovic!!!

    • Fabrizio Gallas

      “Como se já nao bastasse o Nadal ter sido favorecido na chave, o Murray resolve ajudar ainda mais. O Gallas já estourou champanhe uma hora dessas. ”

      Kkkkkkkkkk. Só rindo mesmo. Você não tem jeito 🙂

      Se o Federer passar pelo Ferrer, o Nole que se cuide.

      • Joao Alves

        hahahah…gostou ne Gallas. Foi boa essa. A gente sempre da uma discordada mas no fundo eu gosto do seu site e eu sei que vc gosta dos meus comentarios heheheh….
        O Soderling ta chegando no nível dele do ano passado. Se o Simon nao complicar a vida do sueco como ja fez com muitos tenistas tops, inclusive federer e o Nadal, o espanhol que se cuide, ou se prepare para uma batalha de 5 sets.

        • Fabrizio Gallas

          Se o Nadal jogar essa bolinha que tá jogando e o Soderling o que jogou hoje, não vai ter nem 5 sets…

  • Pelo amor de DEUS!
    Sou Professor de tênis há mais de 30 anos.
    Será que os Professores/Técnicos de BELLUCCI não conseguiram mostrar a ele
    que o “Tenista” joga com a Quadra e não com Fulano ou Beltrano.
    Desde os 9 anos de idade que o BELLUCCI já deveria saber que jogar Tênis é
    colocar a bola na quadra do adversário até ele errar. Se ele não errar tshau!
    Vamos treinar mais, curtir os amigos, o evento, a vida, etc. e fim de Papo.
    Ansiedade aos 23 anos de idade! Ansiedade depois de conhecer todo o Circuito
    Infanto-Juvenil, Juniores, Profissional, etc. é UMA VERGONHA!!!
    Ansiedade depois de ser o 21o. do mundo?
    Ansiedade ao lado de um dos melhores treinadores do Mundo???
    Para, BELLUCCI! Imita o Nadal, o Michel Chang, o Tomaz Muster, o Federer e
    outros grandes Astros que jogam simples. Apenas colocam a bola na Quadra…

  • Boa tarde;
    Vocês do Blog, o Sr. CESAR LOWE, foi muito infeliz quando sitou que o THOMAZ BELLUCI
    não é Brasileiro, pois eu discordo do Sr. para o seu conhecimento ele(BELLUCI) é brasileiro sim Senhor, e é melhor tenista BRASILEIRO.

    • wagnãomga

      Fernando eu acho que o Cesar falou em linguagem figurativa, ele não ser brasileiro eh no sentido de falta de garra de não desitir nunca de uma partida. porque ansiedade pra quem ja foi 21 do mundo não cabe mais, como disse o Professor Luiz.

  • Mauro Guerreiro

    Fabrizio. Eu gostaria de acrescentar outras observações que fiz no jogo dele contra o Djokovic. Eu acredito que o Bellucci tinha todas as condições de ter vencido aquele jogo. Ele estava controlando a partida, e o que é mais importante, seu próprio jogo. Seu saque estava incomodando demais o gringo, principalmente o segundo saque, quando ele metia aquela curva do American Twist. Seu top spin alto no fundo também não deixava o gringo atacá-lo. Djokovic estava nitidamente sentindo e pensando que cairia sua invencibilidade. De repente Bellucci teve uma má interpretação de que o jogo era fácil, que o gringo não jogava aquilo tudo e que poderia encará-lo na porrada. Aí foi seu erro. Ele entrou justamente no jogo que o Djokovic mais gosta, o jogo baixo e rápido, onde o gringo é mestre. Resultado? Ele sentiu o golpe e não teve mais equilíbrio para voltar ao seu jogo, e também não sei se adiantaria, pois a confiança do gringo já tinha ido lá pra cima. Belluci corrigindo o equilibrio emocional e a leitura dos jogos, certamente chegará à Top Ten.

  • wagnãomga

    Eu ja falei Acho que o Belluci eh um grande tenista vai ganhar muitos jogos e torneios menores mas master 1000 e grands lan pode esquecer ( quero queimar a lingua ) ele eh o Barriquelo do tenis. Vou continuar torcendo por ele toda vez, sempre esperando por melhora no jogo dele. Mas como o Cesar lowe disse chega de experiencia com 30 anos ja ta na hora de aposentar, veja bem o guga aposentou com 34 acho e não foi soh pela contusão.
    Vai la Barriquelo quero dizer Belluci rsrsrsrsrs…
    Vamos la Belluci….

  • Leandro

    belucci é uma enganação…nao espero nada dele…querem que ele seja outro guga…precisamos é ter 10 jogadores no minimo no circuito principal… o tenis e uma vergonha para um pais do nosso tamanho.

  • So para dar um exemplo quando fiz a pick Murray vs Verdasco do Open da Australia Murray era favorito para ganhar esse jogo como ate para ganhar inclusive o proprio torneio. Eu sinceramente so vejo dois homens em terra batida com capacidade para faze-lo Novak e principalmente o King Roger..Eu tambem sei que Roger ja esteve mais perto de vencer Rafa em Roland Garros ou melhor ja apresentou melhores indicacoes do que se calhar este ano. Tambem sei que o King nao anda bem ultimamente mas como ele diz o seu grande objectivo e vencer Roland Garros e ele ja nao tem muito tempo para consegui-lo ja tem 28 anos tem que ser agora ou nunca tem que dar o tudo por tudo para consegui-lo.

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo