Nadal nunca passou tanto sufoco. Confiança baixa + pressão = atuação ruim



Meu amigo repórter do Diário Lance!, Fábio Aleixo, fez um levantamento e constatou que este Roland Garros é onde Rafael Nadal mais sofreu em suas duas primeiras rodadas em todos os Grand Slams. São quase 7h20min jogadas, superando as 6h18min da grama de Wimbledon 2006.

Em Roland Garros, seu pior começo foi em 2009, com 4h40min em quadra, justamente quando foi derrotado pela única vez no torneio para Robin Soderling nas oitavas de final.

Certamente no início de Roland Garros ele não costuma ir muito bem, mas pra jogar mal do jeito que está é incomum.

Agora eu pergunto. Por que Nadal está passando tanto sufoco no piso em que domina mais ? Credite isto ao sérvio Novak Djokovic principalmente suas vitórias sobre o espanhol em Madri e Roma onde foi desbancado tendo raras chances.

Nadal pela primeira vez viu um tenista capaz de batê-lo no piso onde era absoluto em condições físicas iguais. Acrescente aí o tema chamado PRESSÃO. São cinco títulos em Paris, todo mundo espera que você ao menos chegue na final.

Outro detalhe é a muito provável saída da liderança do ranking. Duvido muito que Rafa não sinta vontade de defender a ponta, não sinta o gostinho bom que é ser número 1. Pra mim esse papo de que não liga pra posição na tabela é um pouco fantasioso. Certamente ele está pensando que se perder cedo em Paris, só deve brigar pela ponta de novo no ano que vem (visto a enorme quantidade de pontos a defender até o fim de 2011).

Sorte momentânea – Nadal não está bem. Isso é certo. Mas é bem que louvemos sua capacidade mental e de luta. Exemplo para todos. 1/5 e 40/0 pro rival. 99% dos tenistas larga o set e vai pro 4º. Nadal não. Vejamos o que o espanhol tem a oferecer nas próximas rodadas.

Acabou dando sorte com a eliminação de Nikolay Davydenko. Vai enfrentar um croata desconhecido que gosta mais das quadras rápidas, mas se não melhorar, meu amigo, cai antes da semifinal.

Zebras abrem caminho de Murray – A chave de Murray ficou uma moleza só, a melhor entre os top 4, principalmente com as quedas de Milos Raonic e agora de Jurgen Melzer. O escocês, por isso, tem ótimas chances de fazer semifinal. Rivais mais perigosos são Dolgopolov ou Troicki que se enfrentam na 3ª Rodada e também não são aqueles vencedores em Grand Slams. Vamos ver se desta vezo britânico engrena em Paris.

Sharapova e Clijsters – Kim Clijsters pagou por sua viajada. 65 erros não-forçados. Não merecia ganhar. Sharapova é outro exemplo. 4/1 abaixo, duas quebras e nãolargou o osso. Se aproveitou da falta de experiência da francesa Caroline Garcia. Vitória importante pra injetar confiança na musa.

Curtinhas:

Nadal foi quebrado 5 vezes hoje, a mesma quantidade que foi quebrado durante todo o US Open 2010 quando foi campeão.

Amanhã Federer Pas 7h30, Bellucci x Gasquet e Djokovic c Delpo às 11h ao vivo no placar Lancenet!/Tenis News



  • Olavo

    Puro sensacionalismo. Tipo do jornalista que faz de tudo pra aparecer. N tem o menor respeito por federer e nadal. Quem é djokovic pra fazer alguma coisa a nadal? Acorda rapaz, se nadal for campeão vc vai passar vergonha, principalmente se ganhar em cima do djokovice

    • Fabrizio Gallas

      Olavo,

      Nada de sensacionalismo. Constatação. Nadal admitiu que está mal da cabeça. Basta olhar no tenisnews.com.br o que ele disse sobre sua situação. Ele é o Nadal, pode reverter a situação e ser campeão, não duvido que isto ocorra. Mas minha visão é que o Djokovic tirou parte da confiança dele no saibro, assim como o Nadal tirou parte da confiança do Federer nos últimos anos.

      • Jussara

        Sensacionalismo sim, concordo com você Olavo, observe que a manchete sobre o jogo de Murray, que obteve quase o mesmo placar é: “Murray tem jogo difícil e vai a 3ª rodada”. e olha que Murray vem dando inúmeros vexames, mas sempre tem a segunda, terceira, quarta chance com a imprensa.
        Exaltem o poder de superação de Nadal onde esteve com 4×1 abaixo e deu a volta por cima! quanto a sua dúvida que o espanhol está de papo furado quando diz que não se importa em perder a ponta, lembre-se que em 2010 exatamente nessa época ele era o #2, em maio de 2009 era o # 1, em 2009 #2 (Fonte: atpworldtour.com), portanto, ele já esteve nesta mesma situação e retornou ao posto do melhor do mundo, diferente de Djokovic sempre coadjuvante, não desmerecendo seus cinco meses de glória – vamos ver até quando…

        • Felipe Araújo de Queiroga

          Concordo com o Fabrício. O Nadal não está jogando com confiança. E quando se diz isso não estamos comparando o espanhol com o Murray, mesmo porque são jogadores completamente diferentes, estilos e personalidades distintos assim como a bagagem.

          O Nadal foi afetado pelo Djokovic assim como o Federer foi afetado pelo próprio Nadal depois que este ganhou em Wimbledon/2008. Depois daquilo o suíço nunca mais foi o mesmo.

          Como eu não acho que o Djoker vai sair do topo tão cedo (quando digo topo, digo primeiros lugares) o pessoal vai ter que ralar um pouco para chegar a número 1 do ranking.

          Isso porque a temporada tem muito mais torneios em quadras duras, onde o sérvio manda (inclusive no Nadal).

    • Gavio

      Esses fãs do Nadal e do Federer são iguais. Pra eles Nadal não está abalado por ter tomado 4 tocos em sequencia do tenista que deve passa-lo no ranking, sendo que Nadal tem apenas 24 anos de idade.

      Qual tenista estaria feliz em saber que não consegue tirar nem um set do seu principal concorrente na sua principal superficie ?

      O Federer ficou abalado em 2008, e em 2009 chegou a chorar na cerimonia que nem uma criancianha.

      O Nadal está tão abalado que ele proprio vem admitindo e mostrando o abalo dentro de quadra, sofrendo com tenistas que ele jamais sofreria em RG.

      • Mateus

        Não vi sensacionalismo também. O título: “Nadal nunca passou tanto sufoco”, isso é fato, basta ver o retrospecto dele em RG. O Murray pode ter vencido pelo mesmo placar e não ter sido considerada uma má atuação, mas consideramos que foi uma má atuação do Nadal comparando com os números incríveis do que ele fez nos anos anteriores. Pro padrão Nadal em RG, jogar igual ao Murray é estar mal, rs.

  • Felipe Rabello

    O Nadal tava quase expulsando os juízes de linha do fundo da quadra Suzanne Lenglen para poder ir cada vez mais para trás e devolver as bolas do mito Pablo Andujar (de quem o Bellucci ganhou facilmente três semanas atrás em Madrid). No tie-break, então, os balões subiram a uma altura inacreditável…

    Eu quero ver o espanhol atacar em um momento de pressão, como fazem Federer e Del Potro e faziam Guga, Sampras e Agassi, ente outros. Passar bolas pro outro lado quando a coisa aperta eu, que sou um domingueiro, também faço.

    • Gabriel

      E vc,que eu domingueiro Felipe,já levou 9 Slams pra casa?Na hard,na grama e no saibro?Baloeiro bom esse né.

    • Gabriel

      Voce só pode estar louco em duvidar da capacidade do Nadal em atacar nos momentos de pressão.Veja os vídeos da final do US Open,AO 09,a semi de Wimbledon contra o Murray ano passado.Ta no youtube,é só digitar.

    • JR

      PODE ATE SER DOMINGUEIRO, MAIS NAO É O NUMERO UM DO MUNDO.

      • Felipe Rabello

        Hahahahaha

  • Gabriel

    Poxa Fabricio,nao imaginava que voce fosse mais um dos “profetas do apocalipse”.Já temos tantos por ai!Quem conhece Nadal sabe do que ele é capaz…e tenis (qualquer esporte) é isso ai.Óbvio que se ele nao elevar o patamar,o bicho pega.Mas vai dizer que todos estão jogando no seu “prime”?Até agora o único que pegou um jogador de ponta foi Nadal.Enfim,é o jornalismo brasileiro a ferro e fogo.

    • Fabrizio Gallas

      Andujar não é de ponta e Isner é ótimo sacador. Não pegou ninguém de tanto calibre também.

      • Gabriel

        Não dá pra dizer que o Isner é apenas sacador.Como também não dá pra dizer que o Nadal ta no melhor nivel.Simples.

      • Jussara

        Isner não tem calibre? e seu saque? e seu recorde dentro de quadra? Pelo amor de São Guga, Fabrizio!

        • Fabrizio Gallas

          Só o saque é calibrado 🙂

      • Joao Alves

        Quem é Djokovic? você assistiu os ultimos 7 torneios deste ano? Ah ta.. pq ele ganhou todos. Vc assistiu os ultimos 40 jogos de tenis que ele está invicto?? Ahh ta….Olavo, Nadal ja era esse ano. Como o Gallas disse, ele vai ter q pensar já no ano que vem em numero um e mais slans. Esse ano ja era. Ele perdendo RG, que nao tenho a menor dúvida que irá perder, quase certeza que para o Soderling na Semi, ele chegará em Wimbledom com a confiança zeroo!!! E ai ja viu, fora que mesmo ele com a confiança alta e em seu melhor nível não está conseguindo nem se quer tirar um set do Djokovic. Pode choraR QUE O PRANTO É LIVREE!!! Nao adianta ficar nervosinho nao meu companheiro, depois das 4 chineladas seguidas que ele tomou do Nole era natural esse desempenho dele em RG, eu já havia previsto.

        • José

          haha isso é uma fase calma gente nadal vai para nole ainda esse ano nunca vi gente que torce pro federer pro djokovic e pro delpo ao mesmo tempo só torço pra 1 Vamos Rafa!!

    • Mani

      Se o jogador de ponta ao qual vc está se referindo é o Isner, esse cara para mim não é melhor do que o Feliciano Lopez (principalmente no saibro), ao qual o Federer teve que jogar na primeira fase. O Andujar, como disse o Fabrizio, não é de ponta. Talvez vire algum dia, mas não é no momento.

      O Nadal está vacilando, está com o braço meio pesado, mas como provou hoje, ainda é o suficiente. Na próxima rodada, Antonio Veic (N° 227 do ranking, tinha ganho só um jogo de nível ATP no ano até chegar em RG), na seguinte, o vovô Ljubicic (até o Bellucci dá nele no saibro) ou o FREGUESAÇO Verdasco (que ainda por cima está em péssima fase). Nas quartas, Fish, Simon (ambos sem chance de vencer o Nadal no saibro), Leonardo Mayer ou Soderling (por algum motivo não boto fé no sueco, não me surpreenderia se perdesse para o Mayer).

      Se o Nadal não melhorar o seu nível, ele não vai pra casa, e sim ele vai tropeçando até a final… muito difícil pra ele perder com essa chave. Vai acabar jogando com o Chela na semi 😀

  • Bruno Henrique (Kyros)

    De fato, acho que suas afirmações fazem sentido Fabrizio. Mas vc teque levar em consideração essas novas bolas. Eles jogaram toda a gira Européia com outras e agora vem essas, q ainda por cima ñ dão vantagem ao Nadal. É só ver a facilidade dos kras sacando e indo à rede direto.

    Mas é isso. As bolas estão ae para todos. Nadal teve q lidar com a quadra de grama pra ser campeão em Wimbledon e no US OPEN. Se quiser ganhar vai terque lidar com isso como todos.

    Apezar de tudo isso, torço pelo Djokovic e o Del Potro. Torço pra um dos 2 vencerem Roland Garros.

    • Fabrizio Gallas

      Bruno,

      Já comentei das bolas no efeito do jogo do Nadal no último post. De fato é um problema pra ele. Mas o diferencial das bolas é pra todo mundo também. Pior pra quem joga menos agressivo.

      • Joao Alves

        Ahhh nao…Fabrizio, colocar culpa em bola é desculpa de perna de pau! Vai me desculpar!! O esporte que se joga com a bola vc vai colocar a culpa nela?? Todos se adaptaram para com isso. E nem é tanta diferença assim cara, isso é chororo demais. Vai me desculpar!! Chega a ser até vergonhoso o cara falar que ta indo mal no torneio por causa da bola. Uma coisa é advertir sobre a diferença de todos os torneios serem de um jeito e RG ser outra, mas daí a falar que está indo mal por causa da bolinha é humilhante!!
        O Nadal está indo mal porque até os jogadores do segundo escalão estão enfiando a mao nos baloes dele. Hj quem assistiu o jogo viu o tanto que o Andujar fez ele correr. Foi sinixxxxxxxtrooo!!! O espanhiol ficou igual barata tonta na quadra! Como sempre. Se o Nadal nao começar a ser agressivo e parar com os baloes volta pra casa nas oitavas.

  • Jose Santana

    Se o NADAL, tivesse jogado com Del Potro, Murray ou Belluci, já teria caído. Espero que o Bellucci melhore logo o seu Ranking, para poder pegar uma chave fácil como a do NADAL, significa que o espanhol só jogará de verdade a partir das quartas de final, estou ansioso para assistir a parte final do torneio. VAMOS BELLUCCI

    • Joao Alves

      concordo

      • DOMENICA

        Não foi isso que aconteceu nos últimos confrontos deste ano, Nadal venceu Del Potro e Murray, Bellucci não conta porque não chegou nem perto – é preciso vencer para haver o confronto.

        Concordo que Bellucci deva melhorar seu ranking para ter chave mais fácil, o difícil é ser top 10, mas, milagres acontecem, tenha fé!

      • Jussara

        Continue torcendo!

  • Marcus

    Você fala demais!!
    Péssima reportagem.
    abraços

  • Olavo

    Isso é conversa de maluco. A pressão do cara é RG. É a de sempre. A do sexto título, a de saber q se perder n ganha outro slam esse ano. N tem nada a ver com a ladainha do ranking, e muito menos com seu freguês de 6 anos djokovic,q perdeu todos os jogos expressivos pra ele até hoje, 5 de grand slame olimpíadas, ao contrário do federer, q perdeu sim jogos grandes pro nadal

    • Joao Alves

      Graaaaande Olavo Bilac. Va escrever contos e poesias pq de tenis vc anda muito mal heheeh….
      Djokovic ganhou so os ultimos 4 masters mil em cima do nadal, algo que nao sabemos se ja aconteceu na historia do tenis. E outra coisa, o Djokovic ganhou o Australian Open no começo do ano. Nao é expressivo isso? Onde o Nadal estava pra tentar pará-lo??? Ahhhhh ta…perdeu nas quartas pro Ferrer!! Acorda amigaooo….Nadal esse ano ja era. Nao vai levar nenhum grand slan e o sonho de chegar proximo a marca do Sampras na Carreira dele vai por agua abaixo…da marca do Federer entao perde de vista de tao longe. Desse jeito nunca sera comparado aos melhores da historia que é o sonho de todos vcs fanaticos pelo Nadal e até esse rotulo de rei do saibro pra mim ja era, ate cheguei a achar por um momento mas depois que vi as surras que o nole deu nele acho q ele nao merece.

      • cristiane

        Meu caro João Alves, calma !!!
        Já era é muito forte sabia ? Ainda mais se tratando de Rafael Nadal. Mas cada um tem uma maneira de ver as coisas. Eu vejo de uma forma que realmente ele não está no seu melhor, mas pode melhorar e muito surpreendendo várias pessoas, portanto, vamos com muita calma.
        Cada um tem o seu favorito, mas não vamos desmerecer os jogadores e o que eles fazem.
        Djo está na sua melhor fase e ganhando todas. Vamos ver como se sairá hoje contra Del Potro. Será um jogaço e que vença o melhor !!!
        Em relaçaõ ao Nadal é claro que as pressões nele estão imensas, mas Nadal é Nadal e tudo pode acontecer !

        • José

          Nadal é o rei do saibro isso ta provado nos numeros cristiane e joao alves nole esta muito confiante claro porem quando perder uma ou duas seu mental vai dar uma desregulada porem acho que rafa ganhara rg é a casa dele so perder um vez em rg em 6 anos nao esta no seu melhor mais a sua garra é incrivel aposto que se fosse o nole no 1/5 iria para o 4 set mas vamos ver oq acontece
          Vamos rafa!

      • PROCURE ASSISTIR MAIS, LER MAIS, ENTENDER SOBRE O ESPORTE – TÊNIS, E ESCREVER MELHOR. OS NÚMEROS NÃO MENTEM. SEUS COMENTÁRIOS SÃO LASTIMÁVEIS!

        • Joao Alves

          Vcs tem que se decidir?? O Nadal está ou não está na sua melhor forma?? Cada hora vcs falam uma coisa chega a ser patetico!!! Quando o cara ta ganhando ele é o touro, quando está tomando surra após surra ele está mal da cabeça hahahah…..Claro que ele está na sua melhor forma. Está jogando igualzinho estava jogando no ano passado. A unica diferença é que ano passado os adversarios entravam no joguinho dele de trocaçao de bola e perdiam no desgaste fisico, e esse ano eles tao metendo a mao e colocando eesse espanhol pra correr igual bobo. Ai ele fica na quadra lá fazendo aquelas caretinha dele de sonso….Por isso os resultados nao estao vindo. Ele está sim na sua melhor forma, porem a forma do Djokovic é 10 vezes melhor do que a dele. O Nadal já está no seu limite, por ter um jogo muito limitado esse é o maximo que ele chega. Ja o Djokovic e Federer quando estão em seu maximo ficam impossiveis de se bater, que era o caso do Federer em 2006 e 2007 e até um periodo de 2009, onde ganhou RG e Wimbledom. Já o caso do Nadal é diferente.

          • José

            é obvio que o rafa nao esta na sua melhor forma é que djokovic esta mentalmente muito forte assim acaba ganhando seus jogos até o nadal tem apenas 24 e 9 slams como estaria no seu limite? ele tem muito a ganhar e a ganhar do nole em finais so pq perde algumas pro djoko falam que ele esta no limite nadal teve um ano incrivel em 2010 ganho quase tudo era o cara a ser batido e o caso dele é diferente nao intendo algumas coisas..

  • biel

    oi

  • Bruno Henrique (Kyros)

    “Quem é djokovic pra fazer alguma coisa a nadal”

    Somente o kra q venceu tudo o q jogou e tem 4 vitorias em masters (seguidamente) em finais de Masters 1000.

    Agora vc ja sqbe quem é ; )

    • rogerio

      NOLE É O CARA QUE JÁ GANHOU TRÊS VEZES DO FEDERER E QUATRO DO NADAL SÓ NESTE ANO…

  • Andre

    Fabrizio você acha q as bolas novas estão atrapalhando Nadal ??
    é uma pena que ele nao vai pegar o davydenko, seria um jogo bom pra ver….
    Nadal jogando sem confiança, contra um cara q sabe como vencer dele.

    E acho q amanhã Delpotro acaba com a festa do Nole….hehehehe
    Abs.

  • Rodrigo

    Nadal enfrentou Isner (número 39) e Andujar (número 48), enquanto Djokovic enfretou o número 60 e 71, logo por simples observação do ranking vemos q Rafael enfrentou adversários considerados mais dificéis. Ele pode estar sentindo um pouco da pressão sim, vamos ver como se portarão Djokovic e Bellucci amanhã enfrentando adversários que aí sim, serão os primeiros desafios na chave.Rafael é o melhor no saibro, não importando quantas partidas Djokovic não perde.

  • Gaspar

    Prezado Fabrizio,
    Como eu disse aqui neste mesmo espaco algum tempo atras, os 25 anos do Nadal fariam diferenca no jogo dele e com isso a confianca iria para o espaco. Lembra? Pois é, como ele mesmo disse, as pernas nao estao bem. E NUNCA MAIS ficarao como antes. Impossível voltar no tempo. Aquela explosao de antes, nem dopado. Ainda chega o Djokovic barbarizando o territorio dele. Ele agora fica dizendo que o #1 esta perdido para ver se alivia a pressao. A verdade é que ele perdeu o chao. Esse frutinha devia fazer como a Clijsters e nao arrumar desculpa para as derrotas. Essa mulher tem mais hombridade que ele. Tenho dito!!!

  • Rogerio

    PARABÉNS FABRIZIO!!!!
    Gosto dos seus posts por falar aquilo que pensa. Não teria sentido simplesmente escrever para agradar aos fans de um ou outro jogador. Seria tampar o sol com a peneira, empurrar a sujeira embairo do tapete. O que você tem escrito, geralmente, verifico que está correto e tem se verificado no futuro. Como você já disse, o Nadal sabe que não está em uma boa fase e, com certeza, está tentanto reverter isso. Como você também disse, ele pode sim reverter isso, mas a pressão e a falta de confiança, com o Nole “fungando no cangote” dele, não é pequena. Quando o Nadal perdeu para o Sueco em 2009 em RG, tinha A REAL desculpa da lesão (isso é INEGÁVEL). Agora não tem nada para justificar as derrotas para o Nole, senão admitir, como ele tem admitido, que o Nole está incrível. Na minha opinião, o Nadal teria que relaxar e tentar entender que a carreira tem altos e baixos, de forma que ele automativamente aliviaria a pressão sobre si e, aí sim, poderia jogar muito melhor do que está jogando. Em Roma, o Nadal foi muito mais presa fácil para o Nole do que em Miami, por exemplo, o que é resultado da pressão, já que em Roma as chances dele eram melhores, mas fez muito menos. Acho que o tio dele deve estar trabalhando na cabeça dele nesse sentido, ou pelo menos espero. Abç

  • Canciones

    Felipe rabello comediou, ahahahaha. Nadal é o mais corajoso nos big points, nadal salvou break point no 5º set da final de wimbledon 2008 enfiando a mão na bola e indo a rede. O mesmo no 3º set do AO 2009, salvando com winners de backhand. Enquanto isso federer só dá devolução na rede

  • Carlos

    Bellucci e Nadal seria o duelo ideal pra RG nesse ano, mas nosso brazuca tem o azar de pegar a chave mais foda possível sempre. Amanhã 7×5 6×2 6×4 no Gasquet e domingo “Buffalo Bell” surpreende Djokovic em 4 sets depois do sérvio passar em 5 horas por Del Potro. VAI THOMAZ!

    • DOMENICA

      Faz-me rir! você e a mãe dele (Thomaz) acreditam nisso, nem Larry crê….rsrsrs

  • Carlos

    Alguém reparou que Rosol, Chela, Falla ou Kubot vai fazer quartas em RG? Baita zabra hein…

    • Fabrizio Gallas

      Tudo na chave do Murray…

      • Joao Alves

        e quem é esse q vai enfrentar o Nadal amanha?? alguem conhece?? e nas oitavas que o nadal vai pegar o quarentao lubicic….para gallas o lado do nadal ta mel na chupeta. larga de ironia.

    • Mani

      O Rosol, o Falla e o Kubot, sim. O Chela, nem tanto. o velhinho não jogou tão mal assim no saibro esse ano. Não fez nada nos masters no saibro, é verdade, mas jogou bem na América do Sul e vem embalado de boas vitórias no WTC de Düsseldorf. Não duvido de que possa chegar até a semi, se o Murray vacilar (o que nem é tão incomum em Grand Slams).

  • deco

    O que o Carlos disse e provavel,,pode pintar surpresa nas quartas,,quantos aos baloes do Nadal,este balao dele deve ser daqueles que dao a volta ao mundo,,pois va ganhar assim em todo lugar igual esse cara heim,quanto aos 25 anos que ele ta prestes a completar,ainda e jovem,o Djoko ja fez 24 e e quase da idade dele,,,nao sei se pesa e uma tese a ser analisada,quanto ao Nadal estar mal,tenho duvidas,claro que o jogo dele nao esta tao agressivo,mas desta maneira chegou em 6 finais ganhou duas,,quanto as chineladas do Djoko nele,o Servio precisa ganhar mais cinco dele para igualar,,o monte de pancada que ja levou,porem discordo quando falam que o Djoko e coadjuvante,ele ta muito bem,e pelo que ganhou este ano nao pode ser mais coadjuvante,e voltando estao exigindo demais do espanhol,claro que s ele fosse insignificante nao iria incomodar assim,so cobram de quem tem potencial nao e mesmo?Lembre-se recentemente do Belucci em Madri contra o Servio,o Djoko teve dificuldades,,e se o brasileiro mantem a pegada poderia ter ganho dele,para nosso orgulho,em Roma,o Muray deu calor nele,,ou seja,dificuldades todos passam,e dizem que o Nadal tem chegado por so pegar moleza,,o Federer em duas semi este ano e moleza?Gente,,calma,se voces falam que o Nadal nao e de nada voces quetorcem pro Djokovic,estao tirando o merito dele de certa forma,ao inves de enaltecer que ele ta melhor hj,e ganhando de um cara que tem mais curriculo do que ele ,pensem nisto,,,abracos,,,

    • José

      colocam muita pressao em cima do nadal se ele perde uma ja esta no seu limite caramba ele nao esta em uma fase boa apenas e o djoko ta incrivel

  • Gabriela

    Acredito que cada um de sua opinião, mas mais apavorados do que Nadal está em perder o torneio e o topo do ranking, estão os fãs do jogador. “Quem é Djokovic pra fazer alguma coisa a nadal?”… Fico espantada com afirmações como essas, Ok, não é a pessoa que você torce, mas desmerecer um jogador que está destruindo qualquer um que apareça pela frente, é não ser um bom torcedor, nem apreciador do esporte. E além de tudo é uma pergunta que se é respondida fácil, sem pensar, é aquele responsável por acabar com a cabeça do espanhol. Quando em Roma o Nadal tinha tudo pra ganhar e não ganhou a cabeça dele virou mingal, mas os fãs estão alucinados.
    Sempre fui fã do Djoko, a uns 5 anos, quando comecei a acompanhar o esporte, e é natural, que ele com experiência, melhorando o físico e mental, começaria a apontar como número um. Ele ficou anos, e anos, na posição 3, o que no mínimo mostra sua regularidade.
    Agora, quero te parabenizar Fabrizio, pelo blog e por falar o que esta na cara de todos, não apenas o que queremos ouvir. Muitas vezes já fiquei bravíssima por alguns comentários, mas (quase) sempre eram corretos. 😉 Abraços

    • Joao Alves

      Os comentários do Gallas, com toda a educação, sempre sao para enaltecer o Nadal ou dizer que se ele está indo mal é porque nao está em boa fase. Nao admite que ele foi superado. Nao admite que perdeu e vem perdendo sua hegemonia no saibro. E perdeu nao pq apareceram bons jogadores nesta superficie, e sim porque apareceu um mais preparado fisicamente do que ele. Por isso a conclusao de que as vitorias do Nadal foram todas no cansaço fisico e mental dos outros. E esse ano era de extrema importancia na carreira do espanhol para que ele chegasse proxiimo as marcas de Federer e Sampras em Grand Slans. O que nao vai acontecer. Esse ano ele nao leva nenhum slam. Eu aposto com quem quiser. Por isso a indignaçao dos nadalistas!! Por que a partir do ano que vem fica cada vez mais dificil pra ele vencer pois seu fisico vai perdendo intensidade com o passar dos anos…ele literalmente corre contra o relogio. O problema é que seu estilo de jogo defensivo com muitos baloes o impedem de jogar partidas curtas.

      • Fabrizio Gallas

        Poxa, nem quanto eu falo mal do Nadal como neste post você me alivia ? Adora pegar no meu pé hein ?!?! Abraços 🙂

        • Jussara

          Fabrizio, ele não sabe interpretar seus posts, está muito aquém do seu texto, falta de capacidade de assimilação….deixa prá lá, ele pensa que entende de tênis! O que se há de fazer?

      • José

        os fans nadal mesmo quando ele joga mal enaltecem sua garra e sua disposição em quadra um grande campeao ganha torneios e jogos jogando mal se fosse outros jogadores que nao tem uma garra e disposição em quadra ja teriam ido para casa
        o nadal é um jogador muito agressivo usando top spin ele joga bolas baloes para se defender que é o certo para ganhar tempo no meio do ponto

        • Jussara

          É isso mesmo, qualquer outro jogador teria desistido daquele 3º set ( jogo da 2ª rodada) ele foi buscar 1×5 e venceu…só ele tem a capacidade de fazer isto.

    • José

      Gabriela eu sou fan do nadal adoro o djokovic ele esta incrivell esse ano admito melhor qe o nadal mas nossa muita gente tira o merito do espanhol po a final de miami foi incrivel perdeu no detalhe é mto desgastante o calendario e nadal esta meio abalado com as derrotas mas é so criticas ao atual numero 1!

  • deco

    estao falando do Nadal em ma fase?6 finais .2 titrulos no ano,,ma fase?Imagine os outros entao tirando o Djoko que esta em otima e exuberante fase,,todo mundo ta morto entao?Entao nao tem mais adversario pro Djokovic,,daqui a pouco ele vai ter que jogar contra ninguem,,,ta todo mundo morto,,,,,Se o espanhol ta em ma fase,,,pode enterrar os outros,,,Minha opiniao e que ele pode nao estar encaixando seu melhor jogo como o ano passado,,mas fase tem a ver com derrotas ,derrogtas,nao chegar nem perto das finais,,nao e o caso,,elre so perdeu pro Djoko,que esta demais e na Australia nas quartas de finais,,isto nao significa ma fase,,na minha modesta opiniao,,,Quanto a numeros e records tambem comentado,ele ja e um dos maioresda historia,proporcional a sua idade,,,coisa que o Djoko ta meio longe ainda de conquistar,,,vai ter que ganhar muito ainda,e pode acointecer ,se ele mantem o que joga hoje por um bom tempo,logo entrara tambem pra historia dos maiores tenistas,,porem c om certeza vai estar mais velho que o Nadal hoje ja que e apenas 1 ano mais jovem,,,abracos

MaisRecentes

Um novo patamar para o Next Gen



Continue Lendo

Touro afia as garras para Roland Garros



Continue Lendo

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo