Bellucci, Top 20 no ano, e a chave dos sonhos em Roland Garros



Novak Djokovic já é o primeiro classificado pro ATP World Finals em 2011. Totalmente merecido. Iguala Rafael Nadal de 2009 como o primeiro a garantir vaga antes de Roland Garros. Passou dos 6 mil pontos no ano com diferençade 2 mil para o espanhol.

Daí pra baixo vem David Ferrer, Roger Federer e fechando o top 10 Juan Martin Del Potro e o francês Richard Gasquet. Esse povo na briga por uma das oito vagas em Londres.

A ATP informou a este blog que o brasileiro Thomaz Bellucci, 25º do ranking de entradas (desempenho nas últimas 52 semanas), se encontra como o 19º melhor da temporada. Pelos meus cálculos são 840 pontos somados pelo brasileiro, apenas 250 atrás de Gasquet, o décimo colocado com 1.090.

Mas a parte deste dado, aguardo o sorteio da chave principal de Roland Garros que acontece na próxima sexta-feira. Pelo lado de Nadal e Djokovic fica o equilíbrio e a expectativa para que lado vai cair Roger Federer.

Pela parte do brasileiro, que na 3ª rodada pega um tenista entre o 9º e 16º colocado, a chave dos sonhos de Thomaz teria Andy Roddick, Mikhail Youzhny e Viktor Troicki. Na quarta rodada, onde precisaria encarar um top 8, Jurgen Melzer ou Tomas Berdych seriam os menos piores.

Sendo assim terá totais chances de ir às quartas, é só não vacilar nas primeiras rodadas, sempre as mais perigosas de um Major por questões de falta de ritmo e adaptação ao torneio.

Três brazucas na briga no quali – João Souza, o Feijão, saiu correndo de Zagreb (Croácia) onde foi vice-campeão, e venceu na estreia do quali. Enfrenta o chileno Jorge Aguilar e tem boas chances de brigar para ser o terceiro brasileiro na chave principal.

Rogerio Dutra Silva e Júlio Silva também venceram e tem compromissos complicados diante do belga Steve Darcis e o polonês Lukasz Kubot, mas podem vencer.

O lamento fica por conta de Marcos Daniel. Conversei com ele por telefone e o início da semana foi um drama para o gaúcho que chegou a fazer consultas com outros tenistas para saber de possíveis desistências, mas apenas contou com a baixa do chileno Fernando Gonzalez ontem. Como precisava de mais uma baixa no dia de hoje, que não aconteceu, acabará de fora de Paris ficando sem o sonho de poder se despedir.

As próximas desistências em Roland Garros darão vagas aos lucky-losers.

Clique Aqui e Leia a reportagem na íntegra!



  • Bruno (Kyros)

    Berdych e Melzer foram semi no ano passado em Roland Garros jogando muito! Berdych qse vence Soderling e vai à final!

    Melzer virou um jogo praticamente pedido. 2 sets à 0 e uma quebra abaixo contra o Djokovic nas Quartas-de-Final. O kra tem muito coração!

    Por esses motivos ñ concordo q sejam os “menos piores”. Ficaria mesmo com o Andy Murray e sua inconsistência de sempre. Apezar de ter levado Djokovic ao extremo, creio que seja o menos difícil pro Bellucci

    • Fabrizio Gallas

      Murray não é ruim, mas se estiver jogando bem é complicado

      • renato pereira

        TODO JOGADOR QUE ESTIVER JOGANDO BEM É SEMPRE COMPLICADO NÉ FABRICIO ? HE HE HE … NAO TEM COMO SER DIFERENTE.

        • Fabrizio Gallas

          Se ele for bom aí complica, se ele for mediano nem tanto

          • Michel Lafer

            Em que categoria se encaixa Paolo Lorenzi? Rs.

  • Gavio

    Fabrizio, o mais importante de RG é saber de que lado vai estar Andy Murray e Thomaz Berdych.

    Pra mim, se esses dois estiverem no caminho do Nadal, ele dificilmente chegará na final. E RG está a disposição do servio com menos dificuldade.

  • Carlos

    Tô mentalizando essa chave pro Bellucci:
    Primeira rodada: Tim Smyczec
    Segunda rodada: Ricardo Mello ou Go Soeda
    Terceira rodada: Roddick ou Mardy Fish
    Oitavas: Melzer
    Quartas: Federer ou Murray
    É o máximo que dá, semifinal com uma chave muuuuito fácil, na semi Nadal ou Djokovic ganhariam muito fácil do Bellucci, em uma melhor de 3 sets até diria que o Bellucci tivesse uns 10% de chance contra um deles, mas em 5 fica muito foda. Força Thomaz!

    • Fabrizio Gallas

      Boa chave!

  • renato pereira

    BELLUCCI FARÁ UMA SURPREENDENTE SEMI FINAL E INICIARÁ SUA CAMINHADA RUMO AO TOP 10, CUJA POSIÇAO SERÁ ALCANÇADA NO MES DE SETEMBRO.

  • Rafael

    Bellucci tem que entrar focado….. ser firme e regular…… pra não ser surpreendido logo nas duas primeiras rodadas…. falta a ele regularidade….

  • Pedro

    olha eu acho q 3 tenistas q o bellucci não pode pegar msm são Djokovic, Nadal e Ferrer…

    de resto ele pode bater qualquer um, msm do top10, com uma razoável probabilidade

  • Joao Alves

    Espero que Federer caia do lado do Nadal. Confesso que estou muito curioso para ver esse sorteio. Muito curioso mesmo. O melhor seria que Federer caisse do lado de Nadal, pois se o Federer cair do lado do Djokovic, o Nadal mais uma vez vai assistir uma batalha de camarote no outro lado da chave. Enquanto isso, ele faria uma possível semi com Murray, mas como confiar no britanico?? Ele sempre amarela em Grand Slans, deixando assim um adversário menos preparado chegar a semi para o Nadal encarar. E seria mais um torneio que facilitariam pro Nadal. Tá virando rotina já. Isso seria injusto novamente. Estou torcendo pro Nadal pegar o Soderling numa quartas de final e o Federer numa semi. Já do outro lado gostaria de ver Djokovic batendo no Ferrer nas quartas e na semi torcer para uma revanche contra Murray (se nao amarelar tb).
    Gallas, andei pensando, vc se lembra de alguma vez no circuito um tenista apanhar 4 vezes seguidas do mesmo adversário em 4 finais consecutivas? Como foi o caso agora do Nadal, que apanhou do Djokovic nos 4 ultimos masters mil. Gostaria de saber se isso já aconteceu na era aberta do tenis! Obrigado. Ou seria um recorde que o Nadal conseguiu? heheh….

    • Edgard Arruda

      Nossa você adora o Nadal hein! Não sei porque seria injusto o Nadal pegar uma chave mais fácil se é um sorteio. Questão de sorte. Em Roma ele teria Ferrer nas Quartas e Federer nas semi. Não pegou o Ferrer por causa da febre e o Federer nem chegou na semi. E do jeito que o Federer tá jogando acho que ele nem chega nas semi de RG.

      • Joao Alves

        E o Nadal será que chega Edgar? Heheheh…Essa é a pergunta que não quer calar! Pra mim ele cai nas 4ªs se pegar o Soderling ou até antes se pegar o Del Potro.
        Disse isso a respeito da chave pois o Nadal foi beneficiado em wimbledom, us open então do ano passado nem se fala. Fez semi com o Youzny é PACABÁ !!!
        Espero que em RG não aconteça novamente. Sem falar dos ultimos masters mil que foi só moleza e mesmo assim nao venceu nenhum.

    • Fabrizio Gallas

      Não lembro não. Dessa forma não lembro.

  • HENRIQUE

    Belucci nao ganha de ninguem em Grand slan. Ele nao consegue se manter focado 3 sets. Vai perder na estreia sabe-se la pra qualquer um que ele pegar.
    Vao por mim. As vitorias no master de Madri subiram na cabeca dele e ele ja saiu querendo se comparar ao guga e o larri ja saiu falando que ele era um campeao. Um absurdo isso, tanto que em roma perdeu na primeira rodada. Vergonhoso. Mas isso e Belucci heheh…deviam ter se mantido no foco e dito que ainda tem muito trabalho pra mostrar e nao ja sair falando que e um campeao so pq fez uma semi. Ele nao tem a garra que o guga tinha, nem 10 por cento.

    • Michel Lafer

      Ele disse que o Bellucci é um campeão não porque chegou na semi, até porque semi não é título.
      Você acha que sabe mais que o Larri como conduzir o mental de um atleta? Foi muito graças a ele que o Guga fez tudo o que fez. Todo o apoio moral e força nos momentos difíceis, toda essa atitude do Larri fez muita diferença no sucesso do Guga como jogador. Não pense que vc sabe muito apenas lendo notícias na internet quando a realidade é muito mais intricada e complexa do que as notícias de 10 linhas dão conta.

      Saudações

      • Marcio

        Henrique, pelo visto você não andou acompanhando tênis ano passado. Bellucci foi às oitavas perdendo para Nadal. Antes venceu fácil LLodra, teve dificuldades com um garoto vindo do qualy mas acabou fazendo dois últimos sets fáceis, venceu o Ljubicic (então nº 16 do mundo que havia vencido Indian Wells) e chegou onde poucos brasileiros chegaram, perdendo pro futuro campeão e atual nº 1 do mundo.
        Em Wimbledon fez 3º rodada perdendo para o Soderling, foi aos trancos e barrancos mas foi (o que é importante). Realmente foi mal no US Open, caiu na 2º rod. mas perdeu para o Kevin Anderson que hoje está no top 40, vergonhosa apenas a sua participação no Australian Open, onde perdeu para um desconhecido na segunda rodada após ter derrotado o Mello.
        Meu palpite: Bellucci chega à 3ª rodada no mínimo (o que não seria um resultado no todo ruím), pode fazer quartas no máximo (dependendo de quem vier nas oitavas).

      • Joao Alves

        Amigao, o Larri nao fez porr* nenhuma do que um simples técnico pro Guga. O Guga era um campeão antes de nascer. Tava no sangue dele. Tanto que hoje em dia o relacionamento entre os dois é de bom dia e boa tarde. Não fale o que não sabe.
        E outra coisa, pergunta pro Gallas que é fã assumido de carteirinha do Nadal, se ele acha que o Toni Nadal disse pro Nadal que o espanhol era um campeão quando fez sua primeira semi em masters mil. O tio dele deve ter dito que ele era um merd# de não ter conseguido chegar na final.
        Por isso que os brasileiros não chegam ao topo, justamente por esses pensamentos. Se contentam com pouco. Acham q semi já está ótimo e etc.

        • Fabrizio Gallas

          João,

          O Larri tem muitos méritos na carreira do Guga. De fato a mentalidade vencedora do Guga tava no sangue, mas se não fosse o trabalho empenhado pelo Larri desde cedo, Guga não teria chegado onde chegou.

          E sobre o Nadal você tá certo.

    • Renato pereira

      Poxa … Pegou pesado. O cara que o bellucci perdeu ganhou um set do nadal e deu muito trabalho. Quem viu o jogo do bellucci percebeu o quanto a torcida atrapalhou o brazuca. Foi pior do que copa davis. Nao tinha jeito de jogar. Fazia tempo que nao via nada igual. A atp deveria interferir naquilo.

  • Mani

    Gallas também fiquei curiosa com a pergunta do João Alves. Já houve uma sequência desse tipo na história?
    Eu também pelo que me lembro nunca vi acontecer. Isso pode ser considerado mais uma marca para o Djokovic? “Surrar” 4 vezes seguidas em 4 finais seguidas o “numero 1” do mundo? Achei bem peculiar isso.
    Obrigada.

  • jadir

    Chave para o Bellucci ser campeão em RG. 1ª rodada- minha mãe de 78 anos; 2ª rodada- minha avó já falecida (vitoria por WO); 3ª rodada minha cunhada de 102 kg, etc, terminando na final contra meu neto Vinicius de 1 ano e meio ( o Bellucci corre risco). Pessoal, vamos falar sério: Bellucci nem em quartas de final de RG.

  • Fabiane

    Oi Fabrizio. Nessa matéria que vc fez sobre o Nadal ser a 48 (quadragesima oitava) celebridade do mundo o Federer aparece na 25 (vigesima quinta). Veja só:

    Roger Federer é a 25ª personalidade mais poderosa do mundo.
    Suíço é o melhor tenista colocado no ranking da revista Forbes.

    Apesar das frequentes críticas devido a sua atuação nesta temporada, o suíço Roger Federer, o maior recordista de Grand Slams da história do tênis, segue muito bem cotado fora das quadras.

    Segundo a lista da revista Forbes, que divulgou as 100 personalidades mais poderosas do mundo do entretenimento, entre atletas, artistas, atores e pessoas do showbusiness, o tenista da Basileia é o melhor tenista colocado, aparecendo no 25º lugar.

    Fonte: Revista Forbes dia 18/05/2011.

    • Fabrizio Gallas

      Fabiane,

      Colhemos do site da ATP que destacou o Nadal.

  • Carlos Eduardo Scioli

    “3 tenistas q o bellucci não pode pegar msm são Djokovic, Nadal e Ferrer…”

    Perfeito comentário. O resto, sem desmerecer, dá jogo…pro bem e pro mal.

    Pro cara que perguntou se algum tenista já perdeu 4 finais em sequência para o mesmo tenista, Federer se não me engano em 2 anos fez isso para o Nadal.

  • Fabiane

    Pq vc colocou a matéria direcionada ao nadal?? estranho vc fazer direcionada a ele sendo que o federer aparece melhor colocado. E em todas as fontes que divulgaram esta matéria a fizeram direcionando ao suiço e apenas citam o nadal ao final. nao entendi gallas????

  • luques

    FG, se nosso Thomas chegar na 3ª rodada já está muito bom, daí pra frente só na sorte (abandono do jogador), pois perder para o Lorenzi em Roma foi demais.

  • Renato pereira

    Gente … O mais dificil o Bellucci tem … Que é tenis da mais alta qualidade. Isso é indiscutível. O resto (que não é pouco) cabeça, talvez o Larri possa ajudar.

  • Mãe Diná

    O Bellucci será campeão de Roland Garros esse ano. Ganhará do Nadal numa final de 4 sets. O Del Potro vencerá o Djokovic e perderá do brasileiro. O Federer não chegará até a semi. Aguardem!

MaisRecentes

Zverev é mais que uma realidade. Federer deveria jogar Cincinnati ?



Continue Lendo

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo