Djokovic veio de outro Planeta



Tá difícil viu. Muito dífícil alguém parar esse tal sujeito chamado Novak Djokovic. Acredito que no momento a única forma dele perder é se alguém quebrar a perna dele. O que está jogando este homem é de outro planeta.

Quando tudo levava a crer que Nadal teria vantagem física por conta das três horas de ontem jogadas pelo sérvio, Djokovic rebateu e mostrou que seu preparo é invejável até mesmo por quem era o Rei no quesito (leia-se Nadal).

O sérvio vem aplicando com perfeição a tática para se bater o espanhol no saibro. Em primeiro lugar, consegue o tirar da quadra quando saca aberto no lado do iguais, em seguida explora o backhand do adversário com bolas bem anguladas, retas e pesadas e o que é mais incrível, consegue ser bem melhor na defesa, tanto de direita quanto de esquerda.

Deu pra ver inúmeras vezes na partida a força que o espanhol precisava fazer para concluir seus games de saque e ganhar determinados pontos.

O mais incrível é que Djokovic ganhou duas vezes por 2 sets a 0 no piso onde Nadal pode, ou poderia, ser considerado o melhor de todos os tempos e na superfície rápida, onde se esperava menor equilíbrio, foi justo o contrário. Motivo ? Jogo defensivo e tático absurdamente elevado contra o espanhol.

Nadal jogou um pouco mais ofensivo hoje do que em Madri e não fez uma má partida, salve alguns balões a partir do segundo set. Mas classifico isso como uma tentativa de mudança de tática contra alguém que estava irresistível.

Número 1 e História – A liderança da ATP está próxima. Basta vencer seis jogos e fazer final em Roland Garros. Ganhando o título ele iguala o feito do argentino Guillermo Vilas com 46 triunfos (obtido em 1997) consecutivos.

Mas de qualquer forma fica um alerta pro Nole em Roland Garros. Ele se torna o Homem a Ser Batido. Já mostrou que não sentiu a pressão nos Masters e tem tudo para levantar seu 1º Aberto da França, mas Grand Slam é diferente, partidas melhor de 5 sets e sem dúvida tanto Nadal quanto Federer não vão deixar barato.

O que fazer Nadal ? Contra este Djokovic é difícil responder. Mas Thomaz Bellucci e Andy Murray deram a dica. Nadal precisa sacar muito bem, como fez em Miami, e jogar agredindo o tempo todo. Precisa ser mais ofensivo do que costuma ser no saibro, para evitar que o sérvio dite o ritmo dos pontos.



  • rui costa

    grande vitoria djoko….nadal ainda continua sendo o rei do saibro na minha opiniao o historial assim o diz,d kalker forma temos um jogador k começa a ameaçar seriamente seu ascendente nesta superficie…e em roland garros temos tambem federer,e andy murray k acredito k vao lutar pelo titulo…acredito k era dominante do nadal vai ser bem mais curta,comparada com a de roger federer…

  • Fernanda Mello

    Fabrizio,

    gosto de tênis, mas estou aprendendo… O que é sacar aberto no lado dos iguais? Desculpa, mas não entendi. 🙂

    Obrigada!

    • Mateus

      Fernanda,

      Quando o game está em iguais, vc sempre saca pelo lado direito da quadra. Pra quem é destro é, portanto, mais fácil sacar aberto, na extrema direita do adversário, o deslocando pra fora da quadra pra devolver o saque.

    • André

      Fernanda,

      Lado de iguais = o lado da quadra em que o saque é dado quando o game está 40 iguais. Ou seja, sabando do lado direito.

      Saque aberto = quando o saque cai próximo ao corredor de duplas, dentro da área de saque, e depois sai da quadra, obrigando o adversário a sair da quadra pra devolver a bola. Como ele (nesse caso, o Nadal) tem que sair da quadra, o outro lado fica bem aberto por alguns segundos, até que o jogador se posicione no centro da quadra novamente.

      Espero ter ajudado! ^^

    • Rogerio

      Fernanda,
      Sacar aberto no lado dos iguais é o saque que o Djokovic fazia no backhand do Nadal, quando o Nadal estava recebendo do lado dirieto de sua quadra. Com isso, como o Nadal tem o backhand de duas mãos, ele era obrigado a sair muito da quadra para devolver, abrindo o outro lado da quadra.

    • gob

      eh sacar na direção contraria ao centro da quadra

    • Julio Cesar

      sacar aberto é sacar para o lado de fora da quadra. Tentando fazer a bola ir o máximo para o lado de fora possível, para o jogador adversário se deslocar para o lado externo da quadra.
      ____
      |___| —> saca para este lado
      |_|_|
      imagine a quadra aqui |_|_|
      |___|
      o sacador bem aqui > x
      saca para o lado direito (para a bola ir para o lado externo)

    • Michel Lafer

      Lado do iguais é o lado direito (quando vc saca do lado direito da linha divisória no fundo da quadra), e tem esse nome porque quando o game está empatado em 40/40 (ou 30/30, 15/15, ou ainda 40/15, 30/0), o saque é desse lado.
      Saque aberto é aquele que vai, no caso do iguais, na direita do adversário que está recebendo. Saque fechado é aquele mais próximo do meio da quadra.

      Abs e bom aprendizado! =)

      • Fabrizio Gallas

        Isso aí. Grato!

  • Daniel

    Fabrizio, parabens pelo Blog. Vinha pensando exatamente nisso, o que Nadal poderia fazer… pra você, onde o Nadal está mais pecando? no Saque ou backhand? parece q a evolução do saque dele desapareceu…
    abraços
    Daniel

    • Fabrizio Gallas

      Nem acho que o Nadal esteja jogando mal. O Djokovic está irresistível.

  • Felipe Araújo de Queiroga

    Fabrizio, você não acha que essa bola com top spin já foi “manjada” pelo sérvio?

    Deu para perceber contra o Murray que ele teve muto mais dificuldades do que teve hoje.

    • Fabrizio Gallas

      A diferença é que o Djokovic sabe contra-atacar firme no revés de duas mãos. Com o Federer fica mais difícil direcionar a bola com spin pelo revés de uma mão. O saque aberto do Nadal não faz danos ao Djokovic por isso.

      • Felipe Araújo de Queiroga

        Não acho que seja tão simples assim a explicação, já que o Djokovic só tomava sacolada do Nadal antigamente.

  • cristiane

    É…vejo um Djo furioso, com uma determinação acima do normal e voando nas quadras.
    Realmente impressionante!
    Esse treinamento está dando certo e ele está acertando tudo e as jogadas perfeitas, não erra, vai para cima e pega TODAS as bolas. Incrível!
    Palmas para Djo, o homem a ser batido!
    Mas RG vem ai e vamos aguardar!
    Ainda tem muitas coisas para Nadal fazer, Federer dar a volta por cima, Murray não morrer na praia, Bellucci seguir confiante, ….
    Como fã do Nadal e sua seguidora acredito que ele ainda possa desbancar Djo. E ele o fará.
    Aguardem, pois muitas emoções teremos pela frente!!!
    Que venha RG e jogadas incríveis com esses tenistas almejando muito mais.

  • Luciano

    Fabrizio, você disse bem. Grand Slam é diferente e a pressão aumenta quando você é o homem a ser batido. Pete Sampras costumava dizer: “as coisas mudam quando você é o homem que tem o alvo nas costas”. Sem dúvida tanto Nadal quanto Federer não vão deixar barato.
    Nem Murray, Soderling, etc.,etc,etc,. Isso serve para avaliar o valor que tem o Federer, que conseguiu passar 237 semanas CONSECUTIVAS (4,5 anos) como #1 do mundo! Abraço, Luciano

  • Giovanni

    Fabrizio, o recorde de Vilas foi em 1977. Abs

  • Paulo Fernandes

    Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quanta choradeira hein Fabrizio?!?! “Quebrar a perna” do Nole é a sua solução para o espanhol derrotá-lo? Eu sei que é só linguagem figurativa, mas que tal ser mais criativo? Será que o Nadal tá fazendo escola aqui no Blog e as matérias estão ficando “quadradinhas”, igual ao jogo dele? Ficou evidente o seguinte, caro analista: Nadal vai ter que comer muito feijão com arroz daqui pra frente, se quiser se aproximar (igualar é impossível) do nível técnico e tático do Nole. Sabe por quê, meu caro? Porque o servio tem o tênis no cerne, ele não foi fabricado em laboratório. A empunhadora dele é naturalmente destra. O revés dele de duas mãos não é forçado, sendo quase sempre suave e preciso, com técnica e mínimo esforço. O saque e o voleio são obras de um atleta puro-sangue, que nasceu com os dons para a prática desse esporte. Até o seu físico, longe de ser hipertrofiado, como o do Nadal, é perfeitamente adequado ao jogo de tênis, reunindo agilidade, velocidade, elasticidade e resistência em um complexo musculo-esquelético e um teor de gordura naturalmente apropriados e sem excessos. Isso tudo o torna um tenista muito acima da média e, aliado a um poder mental exuberante e a um staff de preparadores que lhe transmite uma obediência tática ímpar, vai levá-lo, sem dúvida, ao posto número 1 do mundo, rapidamente e de forma inevitável. Portanto viúvas do Nadal, comecem a derramar as suas lágrimas, pois vem mais “surras” por aí…

    • Fabrizio Gallas

      É o jeito. O cara tá impossível! Só perde se tiver uma lesão

  • Tino

    Sem dúvida que o Nole está num grande nível. Está dominando, mas não vamos tirar o mérito ao Nadal por tudo o que fez. O Nole está acima de todos os outros jogadores e pelo que tenho visto parece-me que apenas Murray, Federer e Nadal poderão ganhar ao Nole. Rland Garros é um Grand Slam que provoca grande desgaste, por isso vamos esperar para ver quem chega melhor fisicamente e se aguenta.
    Em face do que aconteceu o ano passado e estamos a falar de uma temporada excepcional do Nadal e para os mais distraídos, conquistou todos os torneios importantes do Saibro e três Grand Slam.
    Com uma temporada de 2010 como aquela, o próprio Nadal estaria à espera de um 2011 muito complicado.
    Pelo que tenho visto, a época até tem sido bastante boa. Seis finais, dois titúlos. Nada mal.
    Força Nadal

    • deco

      Perfeito seu comentario Tino,concordo,,fantastico o que o Nole ta jogando,parabems a ele e e bom para o circuito como um todo,que bom se o Federe voltar,Muray,Ferrer,tbm melhorassem,O Servio hoje esta melhor,,mas nao significa ser o melhor,,vai algums numeros pra quem desdenha o Nadal,
      Rafa DJko
      Idade 24/25 inicio de junho 23/24 ainda em maio
      Finais 62 /45 titulos 35/24 titulos
      Grands Slams 9 titulos 2 titulos
      Confrontos 16 vitorias 11 vitorias
      Cfrontos em finais 5 vitorias 4 vitorias
      Ou seja,os numeros do Nadal sao bem parecidos com o do Federer,(proporcionalmente )os dois passam a ser diferenciados,,como e diferenciado o que o Djoko ta jogando hj,,se ele continua deste jeito por algums anos se iguala ao Nadal e Federer em numeros proporcionais,,Da entao pra falar que o Nadal e ruim?Que exagero,,Aonde estava o Servio nesta diferenca em finais e titulos?Uma vez que a idade tem pouca diferenca?Talvez treinando imitacoes,que alem de jogar tenis ele faz bem,,,digo isto porque falam que o Nadal e marrento,,nao tem nada disto se ele e marrento o Djoko e fanfarrao e o que importa e que sao dois grandes jogadores,,,,abraco a todos e torcida a parte vamos aguardar mais para chegar a conclusoes e que vencam os melhores,abracos

  • Felipe Rabello

    Balões para o Nadal não são uma tentativa de mudar o jogo, é simplesmente o que ele sabe fazer. Quando isso não dá certo, ele não tem capacidade técnica de tentar outra coisa.

  • Beto Macedo

    É difícil de acreditar no nível e na intensidade dessas disputas de Djokovic e Nadal. Mais difícil ainda é acreditar que veríamos o Nadal acuado no saibro… Como o Djokovic consegue manter a pressão o tempo todo, agressivo o tempo todo num jogo onde a mente (concentração, basicamente) é fator importantíssimo? Pra mim, ele tem mais jogo que o Nadal e iguala cabeça perde pouco na parte física – o Nadal com um pouquinho mais de explosão muscular e rapidez de recuperação.
    Hoje, infelizmente o Federer não apresenta condições de jogar nessa turma, pelo que tem jogado. Pena, sou fã dele, é o jogo mais bonito, o representante do tênis-arte, joga fácil, mas acho que decaiu. O Murray na semi jogou muito, acho até que tá melhor que o Federer, hoje é um digno número três na minha modesta opinião. E não vejo ninguém mais com condições de frequentar essa turma.
    Aliás, observação, como são fortes as bolas, é pancada o tempo todo!! Hoje vi num programa de tv alguns dos melhores momentos do Guga, jogando contra Agassi, Sampras etc, e o jogo parece lento! comparado com os de hoje! Foi impressão minha ou a coisa mudou muito nesses 10 anos? É isso mesmo? Fabrizio, o que acha?
    Abraços.

  • Gert

    Acho que esse ano o tenis está bem mais interessante. Ano passado, era sempre Nadal e tal.
    Esse ano, apesar do djocko estar invicto. Da para ver que ele não é imbátivel, por detalhes não perdeu do Bellucci e do Murray. Até as finais na quadra rápida contra o Nadal, foram bem apertadas, só no saibro (ironicamente) ele arrebentou o Nadal.
    Ta bem legal este ano, acho que tudo pode acontecer em RG.

  • Northon Motta

    Querida, sacar aberto nos iguais significa sacar próximo ao corredor, com grande ângulo a fim de tirar o adversário da quadra. Lado de iguais é o lado em que começa o game, lado direito.

  • Neto

    Agressividade nunca foi o forte do Nadal, então acho difícil ele superar o Djokovic enquanto o sérvio estiver nessa fase.

    O Federer é agressivo e num bom dia pode sim vencer. O Murray mostrou ontem que quando resolve ser agressivo, consegue dificultar a vida do sérvio, e poderia ter ganho se tivesse um pouquinho mais de cabeça.

    No momento me parece que Federer e Murray são os que tem mais chance de vencer o sérvio, mas o suíço não me parece em boa forma, então fica o escocês como favorito pra derrubar o Nole.
    abraços

  • HENRIQUE

    Gallas, voltando a dizer o que eu disse no blog passado. Vc colocou “preocupado com Roger Federer”. E eu te falei que na verdade a preocupação deveria ser com o Nadal. Mas vc sempre quer proteger o Nadal e falar mal do Federer….Ele está com 24 anos e está levando surra na superficie que ele melhor joga e onde os adversários dele pior joga. O Federer com 24 anos não levava surra na grama de ninguém e raramente perdia no piso rápido. Não vejo o Nadal como rei do saibro e muito menos como um dos melhores da historia no saibro. Essas duas derrotas desmoralizaram muito ele. Chega a ser vergonhoso ele perder pra um cara que jogou por mais de 3 horas no dia anterior, além de ter batido várias pedreiras pelo caminho e o espanhol só baba! Foi muito bom ver a cara de bunda do Nadal e de toda sua equipe hahaha!! Isso pra eles pararem com esse jogo ridículo de balao, é feio demais. A torcida toda estava com Nole, aquela turma do Nadal não tem carisma, eles são catimbeiros e sujos! Acho que a preocupacao deve ser com o Nadal, ele ja era depois dessa. No piso que nao há quase bons adversários no circuito ele não venceu quase nada e perdeu 4 finais seguidas!!! Que vergonhaa!!!!!!!!!!PARABENS NOLE!! ESSE SIM FAZ MUITO BEM AO TENIS!! GANHOU NA TÉCNICA, COM LINDAS JOGADAS, AGRESSIVIDADE E MUITA PRECISÃO NOS GOLPES!! TCHAUUUUUUUU NADALLLLLLLLLLLLLLL !!!!!!!!!!!!!! HAHAAHAHAAAHA IIIIIIIIIIRRRRRRRRRRRRUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!! CADE A TORCIDINHA DO ESPANHOL HEIN?????? CADEE???? CADE AQUELA CAMBADA QUE VIVIA FALANDO QUE O NADAL ERA O CARA ETC???? HAHAHAHAAHAHAAHA CADE GALLASS????? NADAL LIXOOOOOOOOO

    • Fabrizio Gallas

      Calma, não se exalte ehehe

      • HENRIQUE

        Eu estou bem calmo e vc??? Sera que vc está exaltado Gallas??? Sera que seu fanatismo vai ser o mesmo depois de ver o Nadal se desesperar jogando tantos baloes e querendo apelar em quadra e tomando pauuu um atras do outro!! Hahaahaaha….Gallas vc deve ta muito sem graça ne??? Fala a verdade…pode desabafar!! Seu idolo tomou 4 surras em 4 finais seguidas. Duas no saibro!!!Agora quero ver vc falar que o Federer que está acabado e não o Nadal. O espanhol ficou muito desmoralizado, chegou a cair de bunda no chao!! Dei muita risada!!! Nunca vi tanto balao na minha vida, desesperado ele estava e o Djoko martelando a cabeça dele!!! Ipuuuuuu!!! Vamo Djokoooo rumo a RG!!! Estou muito curioso pra ver o sorteio das chaves!! Quero ver se vao proteger o Nadal de novo!!! Se bem que agora que ele virou saco de pancada qualquer um vai bater nele lá e ai se ele cair vai ficar mais feia ainda a situaçao dele heheheeh!!! Valeu galera!

        • Fabrizio Gallas

          Menos, menos. Djokovic está derrubando todo mundo, tanto Nadal quanto Federer, como Murray, Soderling. Não está dando chance pra ninguém. E o Nadal não perde pra um tenista sem ser o Djokovic desde o Australian Open.

          • HENRIQUE

            Acontece que o Djokovic bateu no Nadal duas vezes no saibro Gallas!! Isso que doeu!! Hahahah…uma em casa, na espanha cara, e a outra em Roma após uma maratona de mais de très horas!! Ainda com o saibro molhado, que teoricamente favoreceria o Nadal!!! Ai é que está a grande vergonha que o Nadal passou!! Humilhação na minha singela opiniao!!! Ele foi humilhado e o Djokovic fez questão de grita na cara dele!!! Foii muito massaa ver !!! Gallas do Australian Open pra cá tem dois meses heheheh..calma que ele irá perder pra outro que não seja o Djoko, fique tranquilo. Além do mais, quase aconteceu já na estreia de Roma. E outra coisa, as chaves que ele pegou foi tudo moleza, venhamos e convenhamos ne? Assume logo Gallas seu tourinho tá tomando pauu. O joguinho mediocre defensivo dele nao cola mais….chega de balão!!! Vai ser surra atrás de surra agora!!!! Seguuuuuuura Djokovic!! Como diz o ditado italiano Dio perdoa, Djoko Vinci…..Traduzindo: Deus Perdoa, Djoko Vence !!! hahaha…..O Toni Nadal que se cuide, pq ja ja o espanhol vai querer mudar de técnico e ai ele ta na rua.

            Slogan das eleicoes 2011: Chega de balão, vote no Djokovic!

          • Gaspar

            Henrique, estou 100% com vc!!! Quando eu estava no servindo ao exercito e em algum exercício a gente caia no chao, como o Nadal, hahahahahahaha, o Tenente grritava nos nossos ouvidos: QUEM MANDOU DEITAR??? Queria estar lá na hora para fzer o mesmo!!!

    • Jussara

      Henrique,

      Seu comentário é desrespeitoso e ridículo. Demonstra que você não entende nada de tênis.

      Vai procurar sua turma!

    • cristiane

      Nossa, calma querido!
      Vc está muito exaltado.
      Tem muito pela frente.
      Djokovic está jogando muito. É fato!
      Não acho que a torcida do Nadal seja de sujos e catimbeiros. Vc está completamente errado ou não consegue enxergar nada além de um Djokovic na sua frente. Acredito até que vc esteja vendo a torcida do Djokovic que é péssima, mas isso devemos deixar de lado, né?
      O importante é o jogo e quem está jogando!
      Federer não está morto, ok? Tem muito ainda para mostrar, mas ele não precisa mostrar nada para ninguém!
      Nadal não é imbatível e pronto. Ele é um ser humano normal e que venceu muitas, mas não é o super-homem e tem que vencer todas. Eu queria muito, mas é pedir muito do meu ídolo e não posso fazer isso!
      Nadal jogou bem em todos os jogos e se não ganhou chegou às semi. Isso não é bom?
      É claro que vice não é nada, mas ele vai para cima.
      É agressivo qdo tem que ser, é duro nas jogadas, tem técnica, suor, velocidade, sagacidade, é um touro que não se abate nunca!
      Já era?
      Não my darling, acredite nisso.
      Parabenizo mais uma vez o Nole pelo momento fantástico que vem tendo em quadra. Fantástico mesmo e isso é bom para o bem de nós fanáticos pelo tênis.
      Assim teremos excelentes partidas, né?
      Agora desmerecer o próximo somente quem não curte tênis.
      Temos Soderling, Murray, Federer, Berdych, Del Potro, TSonga dentre outros.
      Muito bem taticamente e vamos aguardar RG.
      Tem muito pela frente!
      E não acho que fabrízio tenha alguém que ele torça como vc disse o Nadal. Ele é apenas um comentarista e muitas vezes eu acho até que ele é anti-Nadal..rss….
      O espanhol é meu queridinho seja o número 1, 2, 3, porque antes dele jogar muito ele é um ídolo adorado por seu caráter, sua dedicação e por tudo o que representa no tênis.
      Ah, e não há proteção para ninguém, entende?
      Não há saco de pancada nisso ou vc está no canal errado.
      Vá assistir aos Ultimate Fighting que lá é o canal de pancadaria.
      Abraços!

      • HENRIQUE

        Isso que dá mulher assistir esportes e não novelas heheheh….sem comentários para a srta. Cristiane.
        Sem mais. Grato
        Após RG a gente conversa turma. Deixa eu trabalhar. E tentem fazer o mesmo. Abraços;
        Djokovic o verdadeiro rei do saibro. Surrou o espanhol em casa na frente de todo mundo e depois em Roma (após uma maratona de mais de 3 horas) QUE Vergonha Nadall!!!!
        Como diz meu amigo Dácio Campos:
        NÃO FAZ ASSIMMMMMMMMMM DJOKOVIC

  • Junior

    Satisfeito, o cara ta demais, ele joga um outro esporte dos demais não é possivel, quando vi a sena do Nadal jogar bola para cima (ou seja apelou) pois nem em jogo amador eu vejo isso, o que deu para ver que o espanhol ficou louco de raiva, fazer o que o Nole ta demais e se jogar assim em RG não tem para ninguem

  • Berg

    Descrever o que se viu ontem em Roma é ser repetitivo. O fato é que se Djokovic vencer Roland Garros ele será o novo rei do saibro. Porem, sinceramente, estou imaginado e esperando semifinais de gala na frança. Torço para dar Federer x Nadal de um lado e Djokovic x Murray do outro. Gostaria muito de ver uma final de RG entre Federer e Djokovic. A classe do suiço contra a raça impressionante do servio, que fase.

    DETALHE: Nadal ficou tão desesperado ontem que foi notorio, ele voltou aquela tatica do BALÃO, que o consagrou no inicio da carreira. Contra a esquerda do Federer ela dá certo, mas contra a esquerda do NOLE. Que aula de tênis. Como disse o Dácio Campos: “Tênis tá bom demais”

    Fabrizio, você não acha que já estava mais do que na hora de alguem mostrar para o Nadal que ele não é imbativel no saibro? Que bom que chegou!

    • Fabrizio Gallas

      Berg,

      É sim um ótimo desafio pro Nadal. Vamos ver o que ele poderá fazer em Roland Garros

  • Marcos Nascimento

    Sou grande fã de Rafael Nadal, mas admito que Nole esta um “animal” nos ultimos tempos. O cara ta jogando, correndo como nunca, usando das armas que tanto o machucaram no passado. Um fourhand profundo que ta dificultando muito a vida dos adversários e um backhand muito eficiente quando solicitado
    Estou cada vez mais gostando do jogo do sérvio que até o ano passado demonstrava que seria apenas mais um coadjuvante no circuito mundial; mas que agora, se mostra mais um dos atores principais. No mundo do tênis atual, as cartas são dadas por apenas 3 jogadores e com alguns tropeços desses aparece algum outro correndo por fora.
    Rafa Nadal, Novak e ainda Roger Federer são os que dão as cartas nos torneios.
    Acho que será bom pro tênis que Novak seja o nº1, pois fará com que os outros jogadores como Rafa, Roger, Andy Murray dentre outros, melhorem ainda mais o seu jogo pra não ficarem pra trás.
    Quem ganha com isso é o esporte e nós, que amamos esse jogo.

    Abraço à todos.

    • cristiane

      Estou contigo e não abro!

  • jose caldas

    cara fernanda, é quando o tenista saca em 30×0,40×15, 40×40, isto é, da direita de quem saca pra direita de quem recebe

  • Felipe

    Fabrízio, finalmednte o Nadal achou alguém para incomoda-lo no saibro. tava ficando chato ver só ele ganhando, com essa supremacia toda no pó de tijolo. Acho que ele só é primeiro do mundo porque a temporada de saibro tem tres masters 1000 e um grandslam, ou seja distribui 5000 pontos. O feijão com arroz do Nadal ainda é no saibro. Se você pensar bem, a temporada de grama distribui no máximo 2250 pontos para o jogador que ganha tudo, Certo??? (não tenho certeza desse número mas estou trabalhando com ele). Isso é menos da metade do que no saibro. A gente sabe que federer “é ou foi” o rei da grama. Isso não o prejudica de alguma forma. Você não acha que seria interessante colocar ao menos dois masters 1000 antes de wimbledon. Não dá pra entender. O djockovic mesmo disse outro dia que seu sonho era Wimbledon, o Nadal nunca negou isso, fora Murray que é escocês ou britânico, ou seja todos os tops prestigiam muito este grand slam que não possui nenhum masters como preparação. O jogo na grama, é mais técnico, ainda possibilita mais subidas à rede, mais variação. não estou dizendo que se deve reduzir o número de masters no saibro, mesmo porque foi neste piso que o tênis começou, mas seria interessante tirar dois masters de quadra dura no EUA, por exemplo, e colocar na grama. O que vc acha????????????????????????????????????

  • Jader Magri

    Djokovic é um monstro, sem mais!

  • luques

    Olá FG, o que vejo é que Djoko ataca todas as bolas, batendo reto com a esquerda com as duas mãos ele anula o ataque do Nadal, aí fim de jogo, pois é dessa forma q o Nadal ganha de TODOS, não tem segredo, é o q eu acho. Abç.

    • HENRIQUE

      Luques,
      Sua forma de ver está equivocada. Primeiro, o Nadal não ataca e nunca atacou durante o jogo. Não é caracteristica dele. Ele simplesmente devolve a bola alta (balao) pro outro lado até o cara cansar ou perder a paciência e errar. O que o Djokovic está fazendo é justamente martelar esses balões na cabeça do espanhol. E ai o Nadal fica lá do outro lado correndo igual uma barata tonta até ele nao conseguir devolver pro outro lado, ou nao chegar a tempo na bola ou até mesmo cair com a buzanfa no chao heheeh….

  • MARCELO DOS SANTOS SILVA

    Luciano falou tudo. Federer dominou o circuito durante 5 anos e sempre sendo alvo. Isso não é fácil. Vamos ver até aonde o Sérvio vai aguentar a pancada. Não vai ser mole ver o Nole chegar a final em Paris. Primeiro pq ele jogou mais do q os outros, está desgastado. E tb em Grand Slam é melhor de 5 sets. Acho complicado para ele. Todos vão querer derrubá-lo. E ainda por cima ele pode pegar Federer ou Murray na semi , q não será fácil. Vejo Federer com grandes chances em Paris. Está sem pressão, e o Suíço sem pressão é perigosíssimo. Acho q estão falando em Nadal e Djokovic e esquecendo o Roger . Lembram de 2009? Vamos para frente. Veremos um Roland Garros com surpresas. Afinal , esse é o torneio que as zebras venceram mais. Guga 97, Gaudio, Coria e etc. Vamos a Parisssssss

    • rui costa

      apenas um reparo,coria nunca venceu RG

  • Bruno

    Caros amigos, para mim há uma explicação convincente para a ascenção do Djokovic, principalmente contra o Nadal, baseada em 3 questões:

    Primeira: Ele vem sendo ainda mais agressivo do que era antes e as suas bolas tem sido mais profundas, o que antigamente não era (passavam mais rente à rede e eram mais curtas, o que ocasionava mais erros).

    Segunda: O sérvio tem sido muito mais cauteloso do que era antes, ou seja, tem trocado mais bolas (mesmo sendo mais agressivo), recuando quando necessário e se impondo novamente no momento certo. Antes ele era mais afobado e grande parte disto em razão do descontrole mental, ocasionado até então pelo mal preparo físico (comparado ao nadal).

    Terceira: Está mais maduro como jogador, com um preparo físico muito melhor e ataques ainda mais potentes.

    Como pará-lo? Acho que seu maior adversário no momento é ele mesmo. Se continuar jogando desta maneira, o único que pode pará-lo é o Federer, caso jogue o seu melhor tênis, caso contrário, não vejo ninguém no momento, nem mesmo Murray, que na minha opinião só conseguiu pressionar o Djokovic nesta última partida, pois o sérvio estava muito debilitado pelos seguidos jogos, diferentemente do escocês que não vinha jogando muito.

    Valeus!

  • HENRIQUE

    OOOOOOOOOOOOOOO GALLASSSSSSSSSSSSSSSS !!! SOLTA NOSSOS COMENTÁRIOS AI!! PARA DE ENROLAR!!! TA QUERENDO ALIVIAR PRO NADAL??? HAHAHAHAHAHA….PUBLICA LOGOO!!! TA TODO MUNDO QUERENDO DEBATER A DECADÊNCIA DO NADAL E A BELA FASE DO DJOKOVIC O VERDADEIRO REI DO SAIBRO!
    ABRAÇOS

  • Fabrizio, eu acho que o Djokovic está ganhando do Nadal literalmente no grito!!! Aqueles berros, comemorações espalhafatosas, batidas no peito e punhos cerrados para a torcida está perturbando o Nadal, tirando êle do jogo! Parece jogo de juvenil, chamando o outro para a briga. Não é póstura de nº 1, como é a do Nadal, Federer e foi a do Sampras, Agassi e o nosso Guga, sempre respeitando o adversário. E, contra o Murray, fingia que estava morto, quando perdia o ponto, mancando e fazendo alongamentos, o que com certeza atrapalhou o Murray. Reconheço os méritos do tenista Djokovic, mas acho que Tênis não é Futebol.

    • Joao Alves

      Para Senaga, o Nadal é o que mais desconcetra os adversários, inventando que está doente, que está lesionado etc., Ai chega na hora do jogo ele tá la correndo normal igual barata tonta. Além do mais ele sempre solta aqueles gritinhos dele: Vamos! que em espanhol sai Bamos!!! e Fica tirando a cueca do ** tb heheheh…
      Djokovic ganhou no tenis, ponto a ponto, ta dando aula nos baloes do nadal…. cara para de tampar o sol com a peneira!

      • HENRIQUE

        Hahahaahha….tadinho do Nadal ne sr Senaga? Nao pode gritar perto dele? Hahahaah..manda ele dancar bale entao. Ou entao ir para a festa junina soltar os baloes dele, que como bem disse o jadir, nem na categoria principiante acontece!!
        A verdade e que o Djokovic enterrou o espanhol. Nunca vi uma sequencia de surras assim desde que assisto tenis. Alguem pode me dizer se ja houve 4 surras em 4 finais seguidas na historia do tenis? Você sabe Gallas? Alguma outra vez um tenista levou 4 surras do mesmo adversario seguidamente em 4 finais?
        Agora qto ao djoko ter gritado foi pra ver se esse espanhol toma jeito de homem e para de jogar balao e demorando pra sacar alem de inventar que esta doente e sempre ficar jogando a pressao pro outro, dizendo que os outros sao favoritos. Agora ele pode ate dizer isso, pois ao ver de muitos criticos ele nao e favorito mais nem pra torneio 250.

    • Filipe Cardoso

      Putz, nada da ver… Senaga ta arrumando desculpa e esquecendo do merito do servio, isso eh injusto…
      qm disse q nao pode gritar, bater no peito, afinal ele esta comemorando, ql o problema nisso? to cansado d ver o nadal comemorar… e mais uma coisa, os n° 1 naum precisam ser tds iguais naum, cada um tem sua personalidade, e nisso, o djoko da de 10 nos outros, eh carismatico, solidario, amigo, gente boa e eh engraçado (eu morro de rir com suas imitaçoes ‘nadal, federer, roddick, hewitt, mcenroe, sharapova, thriller do MJ’ entre outras coisas)
      Fabrizio, eu fiquei sabendo q o nadal reclamou do jeito q o nole comemorou os títulos, eh verdade?

  • jadir

    sr. Senaga, a comemoração do Djoko está perturbando o Nadal? Ora, vá arranjar desculpa assim embaixo do touro, meu sr.!!!. O sr. deve ser mais uma das viuvas do pedreiro baloeiro da espanha. Nem em campeonato infanto juvenil da federação paulista de tenis, a garotada apela para balão como fez o bezerrinho miura. Parabéns Djoko, Federer (O REI!), Murray, Soderling, del Potro, Ferrer, Tsonga,o tenis é esporte para ser jogado!!!!!

  • deco

    Tenho sido repetitivo quanto a estatistica,entao vai de novo,os numeros do Nadal sao infinitamente superior ao do Servio,levo em consideracao a idade,e volto a frizar,,Nadal e Federer sao fenomenos,,o Djoko vai ter que continuar com essas execelente sequencia,,,e daqui a ums 2 anos no minimo,se iguala ao Nadal,,isso se o Rafa nao ganhar mais nada,,e tirando o record de sequencia de vitorias do Djoko agora,o Nadal tem records muito mais expressivos e nao e de hoje,,o cara nao pode ter desaprendido gente,,e os numeros falam por si,entao quem tem que comer muito feijao ainda e o Nole e nao o Nadal,,os “”Djokoloucos”digo loucos pelo Djoko,se acalmem,e respeitem jogadores do nivel do Nadal e do Federer tambem,desculpem mas vai de novo,o Nole tem que chegar a mais 27 finais ganhar mais 21 titulos e ganhar mais 7 grands slams,o espanhol nao poderia ganhar mais nada,,,quantos anos ele tera quando isto acontecer?Ai vai ficar igual ao Nadal,em numeros,e pra finalizar hoje o Djoko esta melhor mas nao segnifica ser o melhor,,,,e viva o tenis,,,,,

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo