Será que Djokovic tem gasolina para aguentar Nadal ?



Que jogo de tênis nós tivemos amigos. Mais um baita espetáculo este ano com muitas alternativas de jogo, mudanças táticas, reviravoltas mentais e Novak Djokovic outra vez vencedor, pela 38ª seguida, 36ª em 2010.

A pergunta continua. Quem vai parar o sérvio ? Será que Rafael Nadal consegue neste domingo a partir das 11h ?

Tenho minhas dúvidas e ficarei em cima do muro. Vamos aos pontos principais:

– Djokovic segue muito confiante, distribuindo bem as pancadas no fundo,variando com deixadas e sacando muito bem

– Nadal vem evoluindo na semana, mas não está jogando de forma exuberante, segue cometendo alguns erros bobos. O saque deu uma melhorada em relação à Madri

– Mesmo estando em forma física exuberante, o sérvio chega à final com desvantagem. Jogou 3h na semi contra metade do tempo de Nadal, sentiu dores na perna e ainda terá menos de 17h de descanso contra 24h do número 1.

– Por outro lado, Nole chega com uma vantagem mental. Venceu os 3 últimos encontros e o derradeiro no saibro, superfície onde nunca havia ganho de Nadal.

Dados estes fatores, imagino que Djokovic não vai querer alongar muito a partida e virá pra cima de Nadal. Não é negócio pra ele jogar mais 3 sets e 3h. Assim como o espanhol deve querer evitar que Nole domine os pontos e adote uma postura mais ofensiva, indo pros winners e com um serviço mais potente do que na Espanha.

De qualquer forma, se a avaria física do sérvio não for tão grande, temos tudo para ter um jogo bem mais disputado do que na semana e muito equilibrado.

Que vença o melhor!

Curtinhas:

Andy Murray mais uma vez deu uma amarelada. Teve 4/3 e saque, 5/4 e saque, 30/30 e 40/40 salvando dois breaks e afinou o braço, deu dupla-falta e permitiu a reação de Djokovic.  Notável sua melhor no saibrocomo havíamos dito em Monte Carlo, mas em matéria de amarelar ele não deve muito ao saudoso Tim Henman.



  • LUISA RUMELYS

    A QUESTAO ESTA MUITO MAL COLOCADA…SERA K O NADAL TERA GASOLEO PARA PARAR DJOKOVIC? SIM PORKE O JOGO DO NADAL E COMO UM MOTOR A GASOLEO ..LENTO E BARULHENTO RSRSRS…LEVOU NO CORPO AS ULTIMAS 3 FINAIS,LOGO ISSO FAZ DE DJOKO O FAVORITO ,ISTO PARA ALEM DO SERVIO TER UM ESTILO DE JOGO BEM MAIS ATRAENTE DO K DO NADAL K VIVE ESSENCIALMENTE DO ERRO DO ADVERSARIO E CONSTANTES BALOES…VAMOS DJOKOVIC

  • Joao Alves

    Provavelmente amanha acaba a série incrível de Djokovic.
    O que esse cara fez foi incrível, pra mim o melhor jogador da atualidade disparado. Depois de surrar o Nadal em tres finais conseguiu fazer essa campanha emocionante em Roma e foi as finais num dos melhores jogos do ano batendo o Murray em 3horas de partida.

    Só continuo achando muita sacanagem a organização dos torneios darem sempre um jeito de favorecer o Nadal. Ele tem uma assessoria muito forte fazendo um trabalho nos bastidores, deixando sempre o caminho dele livre até as semis, escolhendo só fregues, e neste caso com o tropeço do Federer ficou ainda mais facil chegar as finais. Olha o que o Djokovic teve que fazer para chegar as finais, bateu no Soderling e no Murray e o Nadal no Cilic e no Gasquet, é muita diferença. O Djokovic chegou no seu limite físico, ficou nitido hj mas tenho certeza que todos nós, e até o Nadal sabe que se o Djokovic estivesse com 75% daria uma surra no Nadal fácil, ele está muito acima do espanhol. Mas creio que amanha ele estará abaixo dos 50% da sua capacidade, ai não tem como, ainda mais com dores na perna. É uma pena. O título nem sempre vai para o melhor, fazer o que. Amanhã todos nós saberemos quem merecia ser o campeão, mas devido a má distribuição da chave e da colaboração do nosso amigo Ferrer, espanhol e amigo do Nadal o título ficará nas mãos erradas. É uma pena. Mas vale a torcida! Se o Nadal perder amanhã pode aposentar heheheh…ai já era!! Se ele nao ganhar do Djokovic nestas condições Roland Garros ele vai inventa outra desculpa e vai cai fora ou perder na primeira rodada.

    • Fabrizio Gallas

      Opa. Concordamos em algo (finalmente! rsrs). Djokovic é o melhor do momento, sem dúvidas.

      • fábio

        putz, tem gente que é fanático, a distribuição da chave é feita por ranking/sorteio, e esse papinho de favorecimento que vem desde o US Open, que culpa tem o Nadal se os cabeças de chave não avançam? Que tal sermos menos torcedores e apreciarmos um pouco mais o tênis e esse belíssimo momento que ele está nos proporcionando.

        • rui costa

          ele kem? nadal? rsrsrs

        • leo

          pois é né fabio.
          se o Nadal é tâo ruim assim como ele ja fez quase todas as finais dos torneios que participo, como ja ganhou em todos os tipos de superfícies, como ele chegou ao topo do ranking??????
          acho que as pessoas nao enxergam isso, mais tudo bem!!!!!!!!!!

          coisa louca não!!!!!!!!!!!

        • Joao Alves

          O Nadal não está proporcionando nada de mais. O djokovic sim. Nadal vem no mesmo joguinho de sempre.

  • Rogerio

    Amanhã o Nadal quebra a série invicta do Nole, não por tantos méritos do Nadal, mas o jogo de hoje foi absurdo. Se o Nole ganhar amanhã, mesmo depois de uma maratona como a de hoje, ela passa a ser o principal favorito de RG.

  • Suellen Clemente

    Bem, há um favoritismo do Nadal pelo fato do fisíco do Djoko, pois ele além de jogar mais tarde ainda ficou mais tempo em quadra, mas não teria tanta certeza da vitória do Rafa, pois o Nole mostrou que também é guerreiro, mas só amanhã poderemos saber, minha torcida vai para Nole pois ele com certeza é o melhor tenista da temporada até agora, já o Nadal vem ganhando mas não está convencendo tanto..Podemos esperar um grande jogo!!
    Força Nole!!!:)

  • Jorge Saulo

    A pergunta e se Nadal tem gasolina pra aguentar Djokovic, o cara esta demais, ja desisti de esperar por uma derrota!!
    Se o nadal assistiu ao jogo de hoje tenho certeza que ficou paralisado no sofa de olhos esbugalhados, a comemoracao e o grito do Novak e de colocar medo em qualquer um.
    Concordo em partes com o Joao Alves, Djokovic deve entrar em quadra aos frangalhos, e nao so pela partida de hoje, mas pelas 36 vitorias do ano, um jogo entre nadal e djokovic e decidido na parte fisica e Nadal ficou muito menos em quadra, teremos que aguardar RG por um possivel duelo mais justo. Agora que o nadal tem uma sorte danada com as chaves do torneio isso tem, quando ele cai em uma chave digna de jogos decentes seus adversarios ficam pelo caminho, que sorte tem esse espanhol!

  • Mark

    Apesar de o Nadal ser favorito amanhã ainda acho que o Djokovic vai ser decisivo n vai se cansar e vai vencer bem a partida..

  • Mark

    Mas se o Djokovic perder tenho certeza que será em 3 sets..

  • sandra arbex

    concordo com todos acima, do jeito que jogou hoje amanhã não tera condições.
    Eu cheguei até torcer que o Nole perdesse, só para ele não ter de perder do Nadal.
    Amanhã Nadal se achará o maximo.
    Vai ganhar de cachorro morto.
    Tomara que Nadal caia logo em RG.
    Obs. Nadal não sabe perder, quando perdeu em Madri reclamou da maneira pela qual a equipe do Nole comemorou, o que Nadal queria? que o Nole comemorasse a vitoria com os espanhois?
    O que voce achou Fabricio?

    • rui costa

      o fabrizio kuando surgem estas perguntas complicadas se esconde rs rs rs

  • Gavio

    Fabrizio, eu acho estranho falar em desgaste fisico.

    Estes caras estão preparados pra lutar por 4, 5 horas.

    DJokovic jogou 3 partidas muito rapido, apbaixo de 1:15, ou seja, ele só jogou uma partida disputada nessa semi. E o que eu vi no final da partida foi Djokovic correndo em todas.

    Aquelas “dores” na perna pra mim foi uma especie de “catimba moral”.

    O cansaço no segundo e terceiro set foram de ordem mental, mas a vitoria acabou recompondo parte dessa energia.

    Pela vibração de Djokovic, ele vai querer ganhar a final, e se ele quer ganhar a final é porque ele não sentiu a partida fisicamente. E ele sabe que chegou numa fase da partida onde é possivel se recuperar pro dia seguinte.

    Em Indian Wells ele batalhou com Federer na semi e no dia seguinte atropelou Nadal na parte final do jogo.

    Acho que DJokovic estará apto amanha pra jogar de forma agressiva e ganhar em 2 sets. Ele não vai querer jogar mais 3 horas.

  • Luciano

    Que dureza para Djoko amanhã! O Jogo de hoje foi muito desgastante. Era visível no seu semblante. Talvez Nadal até ganhe, devido a exaustão so sérvio.

  • Luis

    Gasolina?? não sei… talvez outras cositas… ou um sangue bem oxigenado…tambem não sei!!!!

  • anderson montes

    Nadal deve vencer amanhã, mas por conta do desgaste do sérvio pq atualmente não há rival para ele em condições normais, nem Nadal no saibro. De qualquer forma, Djoko somou mais alguns pontos e em Roland Garros vai somar mais, enquanto o espanhol defende o título. A partir daí, vem a grama e Federer entra ( e muito) no jogo, acho que Murray tb ( pois já vai estar mais confiante depois da boa campanha no saibro, podendo ir longe em RG), Djoko já está nele e Nadal defende o título, aí é que vai ficar bom.

  • Kleber Araujo

    Nadal tem mta sorte mesmo…
    Caiu numa chave mais sussa (Com todo respeito que Cilic e Gasquet merecem) e não fez mais que a obrigação de chegar nessa final após a queda de Federer e a desistência do Ferrer.
    Já em Madrid ele havia dado sorte, com a desistência do Delpo, a chave ficou de boa até a semi outra vez.
    Sem contar que nos dois torneios ele fez a primeira semifinal…

    Mas acredito no Nole. Em Madrid ele tbm teve uma semi desgastante e no domingo estava lá dando uma aula de revés pro espanhol.

    Espero que o Djoker vença amanha e assim basta ele ser finalista em RG para chegar ao nº1!!!

  • Emílio

    Se o NOle ganhar do Nadal, num saibro lento, depois de um jogo de 3hs., naquela intensidade, pára tudo e entrega todos o trofeus do ano para ele de uma vez…

  • NASMONE

    A verdade é uma só independente do que aconteça nesta final o Nadal será condenado. Se vencer, ganhou de “cachorro morto”, se perder, perdeu de um cara “desgastado fisicamente”. Sendo que estes jogadores são preparados fisicamente para jorarem partidas de melhor de 5 sets, os famosos grand slams. Ninguém condenou o Federer quando ele ganhou do Nadal na final de Madri em 2009 (quando ele estava “morto” de uma semi contra o Djokovic). Acho que o Nole está em um nível superior a todos e vai dar a vida para vencer esse jogo de hoje e não vai ser surpresa se conseguir vencer. Vamos aguardar Roland Garros lá vai ser o verdadeira tira teima do saibro, mas o grande tenista de 2011, sem dúvida, é o Nole.

    • Joao Alves

      Nasmone, nos grand slans são 48 hrs de descanso. E outra coisa a discussão aqui não é os jogadores fazerem partidas de 3 ou 4 horas e jogar no outro dia. O problema é quando apenas um dos adversários faz isso, ficando desproporcional. Se o Nadal tivesse tido adversários mais difíceis pelo caminho também estaria desgastado e ai seria justo. O problema é que hoje na final só o djokovic está no seu limite, o Nadal tá zero bala. Mas vejo que todos aqui estão torcendo pelo Djokovic, o que prova que o Nadal não tem carisma, isso pelo estilo dele de jogo e por não saber perder, além de sempre em entrevistas dizer que os outros são favoritos, fazer catimba no jogo, e outras técnicas para desconcentrar os rivais, como foi o caso do jogo contra Lopez e etc. A torcida ve isso e por isso ele não é um tenista com carisma como Federer e Djokovic.

  • Zeca

    Olha a chuva ajudando o Djoko, é demorar mais umas 2 horas de chuva e essa final não sai hoje!!

    Eu torço por isto!!

  • Mani

    Não concordo com o post de hoje. O Djokovic vai estar cansado e vai jogar contra o Nadal… gente, contra o NADAL! No saibro!

    Série invicta, confiança, vitórias nos últimos três confrontos diretos… tudo isso não vale NADA se as pernas não obedecem mais. Alguém aqui ousaria dizer que dá pra ganhar do Nadal no saibro sem correr?

    Outros jogadores já tentaram encurtar os pontos contra o Nadal. O resultado: descidas à rede mal preparadas… e tome passadas do Nadal.

    Só um louco apostaria em uma vitória do Djokovic.

    E quanto ao fato dos jogadores terem preparo físico para jogos de cinco sets, esse argumento é simplesmente inválido sendo que em Grand Slams os jogadores normalmente não jogam em dias consecutivos. E até o Nadal, jogador com o melhor preparo físico na tour, cansa (Hamburgo 2007, Madri 2009, ATP Finals 2010).

    Quanto à tática do Nadal pra final: correr e fazer o Djokovic ter sempre que jogar uma bola a mais. O Djokovic, cansado, vai perder a paciência e os unforced errors virão (aonde eu já vi isso antes… ah, claro, em todos os jogos do Nadal no saibro.. rsrs). Ele tentou isso em Madri contra um Djokovic preparado e errando pouco (como nos últimos 38 jogos) e deu no que deu. Hoje, provavelmente, vai ser o suficiente. De qualquer forma, não vejo porque o Nadal deveria jogar agressivo e encurtar os pontos com isso. Estaria ajudando o Djokovic com isso.

  • Marcos

    Eu vou evitar comentários ridículos de uns e outros. Sempre torço por Rafa Nadal, mas admito que Nole é o melhor da atualidade. Como ele mesmo disse em entrevista semana passada, “Se você quer ganhar de Nadal no saibro, Madrid é o melhor lugar”. Vamos ver hoje na final. Se ele vencer, podemos colocá-lo como fiel candidato ao titulo de RG. Caso perca a final hoje…conversamos depois do GS do saibro…ai sim…quero ver. Ja na grama do All England Club, não acredito que Roger poderá renascer das cinzas, esta pipocando demais, muito ” cagão” pro gênio do esporte como ele é. A falta de confiança pegou o rapaz. Espero que volte ao seu melhor, mas acho que a identidade um pouco já amarelada pelo tempo, o esta machucando. Esses meninos 5, 6 anos mais jovem ja estão passando por cima do nome Roger Federer e não o respeitam (temem) como antes. Dessa forma, estão um passo a frente. Desejo que ele melhore, mas como Fabrizio mesmo disse esses dias…se continuar jogando mal, acho que seu prazo de validade esta chegando ao fim.

    Abraço à todos.

  • Paulo Fernandes

    Bem, levando-se apenas em consideração o desgaste do Nole no jogo de ontem, parece que a vantagem é do espanhol…contudo, outros fatores são relevantes, como por exemplo, a confiança, a parte técnica (Nole está 10 a zero à frente do nadal, hoje em dia), a maneira mais natural e plástica do servio executar todos os golpes, sobretudo um revés de cinema, que quebra o joguinho manjado do espanhol de jogar bolas altas na esquerda dos seus adversários, até eles cometerem um erro não forçado ou devolverem uma bola curta para o Nadal “montar”. Também na parte mental e tática do jogo, vejo o Nole melhor, no momento. Fisicamente, quando chegam em condições iguais de confronto, o que não é o caso em Roma, não acho que os músculos hipertrofiados, de laboratório, do Nadal sejam suficientes para subjugar o Nole, como acontece com os outros tenistas, inclusive o Federer. Enfim , eu não apostaria todas as fichas em uma vitória fácil do espanhol, mesmo com o servio desgastado pela semi. O Nadal pode ganhar? Pode, lógico. Até pelo fato de ele ser o primeiro do mundo, ainda, e o adversário ser o segundo, até o momento. Mas, não será nehuma surpresa se o Nole der “um pau” no Nadal, mais uma vez.

  • Marcos

    Sou fã do Rafael Nadal, mas Nole esta de parabéns. Realmente merece ser o novo numero 1 do mundo.
    Até que enfim alguém pra fazer uma trilogia, pois somente com 2 protagonistas, o esporte que tanto amo estava ficando muito chato de se assistir. Que bom, quem ganha somos nós, fãs do esporte.
    E que venha Rolland Garros.

  • Paulo Fernandes

    Caro Fabricio, quando é que eu posso entregar os meus documentos para assumir a função de nalista de tênis desse Blog do Lancenet (risos)? Brincadeiras a parte, aconteceu exatamente como eu disse que seria. O garoto musculoso (de laboratório) jogou como e o que pode, com todas as suas imensas limitações técnicas, que afloram diante de um tenista muito superior, técnica, tática e mentalmente, que é o Nole. Chega a ser ridículo aquelas tentantivas viciadas de tentar ganhar do servio jogando bolas altas (tipo jogo de menina, quando começa a aprender tênis). Hoje, ele, o espanhol, abusou nesse quesito e, como sempre tem acontecido nos últimos jogos entre ele e o Nole, levou um banho de categoria, firmeza, plástica e capacidade nata para jogar este esporte maravilhoso, que é o tênis. Viva o Nole! Que ele salve e espelhe as gerações jovens de tenistas, com o seu jogo clássico, bem jogando, nos livrando do tênis força e sem beleza praticado pelo espanhol, que ainda (falta pouco) ostenta o posto de número 1 do mundo.

  • Joao Alves

    hahahahahahahahahahahahahahahahahah
    hahahahahahahahahahahahahahahahaha
    tomaaaaaaaaaaaaaaaaaa gallasssssssssssssss
    tomaaaaaaaaaaaa nadallllllllllll
    djoko é o caraaaaaaaaaaaaa
    outra surraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e dalhe balao do espanhol e nada de ganhar hahahahahahahahahahahaha freguesssssssssssssss
    au au au o djokovic surrou nadal

  • andrey

    Ué, niinguem vai mais fazer comentário sobre a falta de gasolina do Nole

  • Leonardo Alves

    É… sempre que o Nole está pra perder, ou parece cansado ele ressurge.
    Impressionante o que o Djokovic vem fazendo.
    Pra mim agora ele é o favorito em Roland Garros, e se ele acabar ganhando mesmo, ninguém segura mais. Vai ser o primeiro colocado no ranking até o final do ano.

  • cezar

    Calma gente a invecibilidade de Djokovic esta por caír em Roland Garros o Feijão vem ai, ja chegou na final de Zagreb, o novo talento brasileiro… hahahaha..

  • Mani

    Mordi a língua… estava certo quanto à tática do Nadal, mas subestimei o Djokovic. Aguentou o tranco, jogou duas horas e quinze para um duplo 6/4 sem sinal de cansaço. De certa forma, me lembra a final do AO de 2009… mas não vou começar a especular sobre coisas que não tem como se provar.

    O Djokovic foi superior em quadra, tem mais bola do que o Nadal no momento. E digo mais, pelo que vi do Murray no sábado, se ele conseguir jogar o que sabe de forma constante (como o Djokovic tem feito), vai ser ele o maior oponente do Djokovic nos próximos tempos.

MaisRecentes

Federer pode sonhar com o Nº 1



Continue Lendo

Murray segue perdendo chances



Continue Lendo

A insana chave de Indian Wells



Continue Lendo