Djokovic está pronto e pode assumir o Nº 1 antes de Roland Garros



Não é porque Madri é jogado com 600m de altitude e faz a bola andar mais rápida. Definitivamente, Novak Djokovic está impossível. Ataca firme nos dois lados, devolve o saque do espanhol muito bem e consegue ficar mais sólido do que o espanhol na defesa contra-atacando com bolas mais pesadas do que o rival.

Rafael Nadal poderia ter se aplicado mais no serviço. Diferentemente de Miami, tentou colocar mais em quadra e quase sempre acabou pressionado por Djokovic. O espanhol arrumou uma encrenca danada pra ele no piso de saibro pelo qual somente havia perdido finais para Roger Federer anteriormente.

Djokovic havia se mostrado cansado mentalmente contra Thomaz Bellucci no sábado, mas passou no posto de gasolina pela manhã, encheu o tanque e renovou sua energia para conseguir quebrar outra barreira de Nadal.

A partir de agora podemos sim dizer que Novak Djokovic está pronto para ser o Número 1 do mundo.

E isto pode vir já dentro de oito dias. Basta que Nadal não passe das quartas de final em Roma (Itália) e que ele fature o título.

A matemática é a seguinte. Nadal terá 12470 pontos contra 10665 pontos de Nole. Vantagem de 1.805. O sérvio não descarta nada de Madri pois não jogou o torneio em 2010. Se vencer Roma irá para 11665. Nadal parando nas quartas soma 180 e descarta 1000 ficando com 11650.

Difícil ver Nadal caindo nas quartas na Itália, mas de qualquer forma, até mesmo se for o campeão do torneio e Nole fique com o vice-campeonato, o topo é questão de semanas para o sérvio.

Ele merece!

Curtinhas:

Alguns corneteiros podem dizer que é o fim de Nadal, que está jogando mal no ano por perder 3 finais seguidas para Djokovic. Pelo contrário. Nadal está muito bem, mas Djokovic está insuperável. São 34 vitórias seguidas, 32 no ano, segundo melhor início de temporada, seis títulos. Quem vai para-lo ?

E o brasileiro Bellucci esteve muito próximo de vencê-lo…uma pena.



  • Tino

    Boa tarde

    Não se pode dizer que o Nadal está a jogar mal. O Nole é que está a jogar demais, está tudo a correr bem e a prova disso é que o 1º set decide-se em duas bolas que tocam na fita e caem do lado do Nadal. No geral Nole foi superior e está de parabéns.
    O Nole é um alvo a abater. Ainda vamos ter muito ténis e que exigirá muito do fisico. Quem estiver melhor vai acabar na frente.
    Têm descartado o Federer da luta pelo 1º lugar e só quem não percebe nada de ténis é que tira essa conclusão, pois o Federer tem estado a um bom nível, só que não chega para quem está a 110%.
    O ténis está de parabéns e aqules que seguem este desporto só podem estar felizes porque a cada ano que passa temos mais jogadores de ténis com muita qualidade.

    • Tino

      Nole não deve assumir o nº 1 antes de Roland Garros. Como está na mó de cima todos vão querer ganhar dele, o que pode provacar um grande desgate fisico e mental. Vamos ver até que ponto aguenta. Se triunfar em Roland Garros, sim, temos Nole nº1 e quem sabe durante algum tempo.

  • João Ricardo dos Santos

    Acho que Nadal já perdeu os pontos de Roma, não?? Devido a mudança do calendário estes pontos já foram descontados, não é?

    • Fabrizio Gallas

      De Roma sim, semana que vem cairão os de Madri.

  • Junior

    Fabrizio o Nadal não esta morto, mas que o Nole já o incomoda isso é fato, o Federer esta ficando para tras, vejo o Nole bem melhor do que os dois, ontem as chances que o Federer teve nao aproveitou e ver o Nole agressivo hoje no saibro podemos dizer que uma nova rivalidade esta surgindo, ele jogou o nadal para um metro atras da linha de base, incrivel o servio esta jogando muito.

  • Mani

    Semana que vem o Djokovic vai assumir a liderança do ranking porque o Nadal vai parar na segunda rodada contra… advinhem quem? 😉

    • Fabrizio Gallas

      Boa!

      • Cássio Pimentel

        Boa(2), Quem sabe ele já não envolve pas cabeça!!! BORAA BELUCCI! EU CONFIO!

        • Pablo II

          Incrível a cabeça dos brasileiros. Há dez dias atrás estavam crucificando o Bellucci, agora já o colocam com herói e previamente já o consideram o vencedor do jogo contra Nadal em Roma.
          Agora só se fala nos pontos descartados de Nadal e a ascenção de Djoko. É certo que Djoko vai atingir o número 1 porque a pontuação do ATP é muito traiçoeira, colocando um campeão de três dos quatro Grand Slams, ter que descartar no ano seguinte, vale salientar que a permanência no primeiro posto é o grande desafio, e acredito que NOLE permaneça por apenas poucas semanas, e no ano que vem ele estará no banco dos réus descartando seus tão comentados pontos conquistados com esforço e MUITA SORTE. Novak Djokovic ainda tem que comer muito pó de tijolo, muita grama e muito cimento para ser comparado a Nadal e Federer.

          • Pablo II

            Já acertei o primeiro parágrafo….Perdeu para o famoso quem? Paolo Lorenzi.

    • Carlos

      O problema é que o Djokovic não vai ser campeão porque o título ficará com o jogador que derrotar o Nadal na segunda rodada.

      • Pablo II

        Que delírio, hein?

    • Lucas

      Hehe! Isso aee… Ele so nao vai assumir a lideranca porque o Belucci alem de dispachar o Nadal na segunda rodada vai qubrar a serie invicta do servio na final! Revaaanche nele Thomaz

      • Fabrizio Gallas

        Quanto otimisto! Mas tá valendo! hahaha

        • Rafael

          Confio demais no Bellucci!
          Axo q ele pode jogar de igual pra igual com o Nadal no saibro.
          O Larri mudou esse guri!!!!

          • Lucas

            Isso aee temos que confiar nele mesmo!!
            Maas sera dificil bater Nadal em Roma… como a altitude nao eh tao grande o jogo dele encaixa melhor

          • Pablo II

            Cuidado em quem vc confia….leia a barbaridade que você postou.

        • Mario Abrahim / Manaus

          Calma rapaziada não se empolguem, pois o destino escreve que não vai ser em Roma a glória do Belucci. Vamos esperar umas semaninhas a mais. Paris e Brasil, tem tudo a ver!

    • Pablo II

      Ihhhhhhhhh acho que Paolo Lorenzi vai tentar esta missão ingrata….hahaha, eu já sabia!

  • Helio Rodrigues

    Se o Nole não se machucar chegará logo logo ao topo como número um. Nota-se que ele está no ápice de sua carreira profissional e muito digno de figurar entre os melhores assumindo o numero 1. É incontestável a sua segurança e com a confiança lá em cima vai ser difícil derrotá-lo se continuar com essa motivação e a forma fisica e mental, porque a sua técnica dispensa comentários.

  • cidclay

    O djokovic tá impossível, e como ele passou a desenvolver um preparo físico incrível, se não tivesse penso eu um controle rigoroso de doping eu até suspeitaria, mas acho que é fruto de preparação mesmo. O cara pegava tudo até pensamento hehehehe. O Nadal estava intimidado, cara ele tá jogando demais, talvez o Federer por ter mais repertório talvez o desbanque, Nadal tá mortinho.

    • LEO

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk, o Nadal mortinho??????????????
      de onde vc tirou isso?????

      essa é muito boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • cristiane

        Morto? O cara joga muito, Nadal, e dizem que ele está morto????
        Djo é que jogou MUITO mais. Fazer o que !!!
        Federer tbm não está morto.
        Vamos aguardar Roma, porque muitas coisas ainda acontecerão!

        • Pablo II

          Cristiane, leia a minha resposta a Mani acima.
          Obrigado. VAMOS RAFA!!!

  • NASMONE

    Assistindo ao jogo de hoje, fiquei com a nítida sensação de que existem “duas ATPs” atualmente, a que disputam Nadal, Federer e o restante dos tenistas e a que o incrível Djokovic está jogando. Ele está em um nível diferente dos outros, jogando bem de qualquer lado, de backhand, forehand, o serviço e a devolução também. A força mental está incrível e a física está me fazendo quase ter a mesma dúvida do amigo acima (será possível todo esse vigor físico?). Claro que estou brincando, o Nole está mesmo é impossível. O número 1 é apenas uma questão de dias ou semanas, mas será inevitável com essa fase em que ele está. E olhe que o Nadal não está mal, está tendo o começo de temporada que todos os tenistas gostariam de ter, com final em todos os Master 1000 (só venceu a que o Nole não estava). Sou fã do Nadal e acho fantástica a facilidade com que o Federe joga tênis, mas no momento não tem pra ninguém. O Nadal se tornou esse grande tenista graças ao Federer. E o Federer se tornou melhor do que já é, graças a sua rivalidade com Nadal. Será que algum dos dois consegue evoluir a ponto de encontrar um meio de parar o Novak Djokvic?

    • Fabrizio Gallas

      São 34 jogos, 32 este ano, mentalmente Djokovic vai ficar estafado uma hora como ficou contra o Bellucci. Uma hora ele vai surtar e pode estar próximo. Mas enquanto tiver gás ele vai seguir assim.

  • theago

    Sinceramente o que eu vi nessa final foi só pancadaria dos dois lados com um Djokovic mais consistente na mesma, no restante deixou muito a desejar um jogo sem variação nenhuma. Infelismente o tênis de hoje está sendo dominado pela correria maluca dentro de quadra, dependo muito do físico, por isso que nadal já teve algumas contusões e djokovic também já já vai começar a sentir. Acho que ele vai se tornar número 1 mas não por muito tempo devido ao seu estilo de jogo, apesar dele ter apenas 23 anos. Ainda bem que ainda temos o Federer jogando bem, pra sair um pouco dessa pancadaria pra um tênis com mais plasticidade e mais classe com muitas variações nas suas jogadas.

  • Altaisio Paim

    Como está jogando o sérvio! É impressionante! Achei o jogo brilhante, muito bom. Não sei o que vai acontecer. Não mesmo. Nadal é incrível. Nadal é FENOMENAL. Vamos aguardar.

  • Rogerio

    O Bellucci tem sim chances de ganhar do Nadal. Eu vi o ultimo jogo entre os dois, no ano passado em RG, e o Bellucci deu trabalho nos dois ultimos sets. No primeiro set começou muito nervoso e mal. O jogo foi 6×2, 7×5 e 6×4. Fator importante é que hoje o Bellucci está melhor e mais confiante do que no ano passado e o Nadal está, no máximo, no mesmo nível, embora eu acredito que ele está um pouco abaixo do ano passado.

    • Pablo II

      Será que o Paolo Lorenzi tem chances também? Porque foi ele quem eliminou o brasileiro! Pelo amor de São Guga, tem gente que viaja na maionese.

  • Neto

    Analisando a chave de Roma, me parece que o Djokovic tem um caminho tranquilo até a final, só o Soderling e o Murray podem tentar complicar, mas acho q nao conseguem (nesse momento me parece difícil).

    O Federer tem nomes como Berdych e Monfils até a semi, oq não deve trazer grandes problemas tbm.

    Já Nadal tem Bellucci, Kohlschreiber e Ferrer na sequência, pegando o Federer na semi.
    Uma chave bem encardida pro espanhol (q. Acho q temos aí mais uma grande possibilidade de título para o sérvio.

    Eu vou torcer mesmo é pro bellucci, acreditar sempre!

  • Dimitri

    Será muito importante o Thomas avanças a segunda rodada.

    Depois da campanha em Madri, seria muito frustrante perder para um WC…

    Tem que focar com tudo nessa primeira partida e avançando, entrar soltinho para encarar Nadal!

    O importante nisso tudo é o Bellucci manter-se jogando entre os TOP’s, perdendo e ganhando, mas sempre ali, entre os melhores…

    Abraço.

    • Fabrizio Gallas

      Dimitri, o Lorenzi é qualifier e não WC. Mesmo assim será frustrante até porque o Lorenzi tem muito menos bola do que o Thomaz.

    • Dimitri

      Obrigado Fabrizio. De qualquer maneira, conforme vc mesmo escreveu, seria realmente frustrante cair para o Lorenzi. Espero que o Thomaz tenha descansado e aproveite a evolução de seu jogo para novamente ter a chance de encarar um TOP 5, Rafa Nadal. É isso que queremos, ver ele peleando contra os grandes, sempre!

  • Joao Alves

    Gallas, acho que após a incontestável vitória de Djokovic contra Nadal no saibro levanta a seguinte questão:
    O Nadal pode ainda ser chamado de o Rei do Saibro? O Djokovic deu uma aula de como se joga no pó de tijolo, nos levando a crer que os números do Nadal no saibro são superiores devido a deficiència de bons jogadores nessa superficie no circuito. Nos anos anteriores somente o Federer fazia frente a ele no saibro, e mesmo assim nem é a superficie preferida do suiço e muito menos a que ele melhor joga. O Nadal na epoca de biorg Born e guga seria como o David Ferrer é hoje, ou seja, mais um espanhol encardido no circuito. Por que os estilos sao parecidos, batalhadores, sem tecnica apurada, jogo defensivo no erro do adversario, muitos baloes e sem agressividade. O Djokovic apesar do placar quem assistiu o jogo viu que o Djokovic HUMILHOU o Nadal. Portanto acho que devemos repensar ao dizer que o Nadal é o Rei do Saibro e muito menos dizer que ele está entre os melhores da história nessa superficie. O espanhol ainda teve sorte do Del Potro estar machucado, porque este é outro que quando pegar o espanhol vai dar surra! Eu colocaria o Nadal entre os 10 melhores no saibro atras de borg, guga, villas, entre outros.

    • Fabrizio Gallas

      João,

      Levanta a questão sim. Mas o Djokovic está impossível. Jogando assim, até em Roland Garros ele bate o Nadal. Vamos aguardar.

    • Neto

      Na minha opinião o Borg foi superior ao Nadal, basta analisar a história dele. E em termos técnicos nem dá para comparar, em Wimbledon Borg jogava no saque e voleio, era um jogador completo.

      Agora tecnicamente guga foi melhor que Nadal, sem dúvida, o problema do Guga era o físico.

      • Joao Alves

        Concordo. O Guga era melhor jogador que o Nadal no saibro, mas perde no físico. Assim como muitos outros do circuito. Tanto que a maioria dos títulos do Nadal foram ganhos no cansaço do oponente. A derrota para Djokovic em Madri deixa o Nadal com o sentimento de que ele não é tão bom assim no saibro. Bastou um tenista chegar a um preparo físico igual ao delee cometer poucos erros que o derrotou. E foi assim que o Nadal ganhou tantas vezes do Federer. Trabalhou seu físico e taticamente em um jogo defensivo de erros do adversário. Só que além do Djokovic errar pouco ele ainda é muito agressivo. Portanto o Nadal está psicologicamente abalado e com certeza não irá faturar Roma e nem Roland Garros. Já devemos admitir que o Nadal ganhou muito no saibro pois não existem na atualidade jogadores de saibro e sim de quadras rápidas e ele é o que mais tem títulos de masters 1000 por existirem 3 masters no saibro e nenhum na grama. Essa é a diferença. Isso me fez crer que o Nadal não pode ser chamado de Rei do Saibro pois essa derrota o desmoralizou e nos mostrou que ele nada mais faz do que ficar passando bola pro outro lado esperando o adversário cansar e errar, O djokovic deu um “cala boca” nele e naquele tio troxa dele o Toni Nadal. Valeu!

  • Fernando Jota

    Hmm… Nole está indo muito bem… mas existe diferença entre enfrentar Nadal no Masters (3 sets) e no Roland Garros (5 sets)?

  • Luciano

    Que fase do Djoko. Está jogando demais. Sem contar sua inteligência tática. Pelo jeito o Nadal arrumou alguém para dividir os títulos no saibro, diferentemente da época do Guga em que haviam vários jogadores de altíssimo nível neste piso. É muito bom ver outros jogadores dominando o tênis. Segurem-se que Federer logo volta…

  • Pablo II

    Fabrizio,
    Postei um comentário antes do jogo entre Bellucci e Lorenzi, comentando sobre a eterna mania de carência de ídolos no Brasil. Fiz outro comentário inaltecendo os feitos de Nadal e Fededer e a famosa morte de véspera que algumas pessoas aqui postam o que bem intendem sem a interferência do mediador, colocando minha opinião sobre a temporada de Djokovic. Em nenhum momento ofendi, xinguei ou desrespeitei o blogueiro deste Fórum como já vi alguns escrevendo baixarias e por isso que estou indignado por não ver meu post publicado , uma vez que foi feito antes da DERROTA de Thomaz,pois estava aguardando mediação. Após o jogo do brasileiro, fiz algumas brincadeiras com alguns dos posts em resposta à crença de alguns – aqueles que estavam apostando na vitória na 2ª rodada de Bellucci contra o Touro Miúra, Rafael Nadal….HAHAHA.
    Este não é um BLOG sério, sei que não vão publicar isto e por isso me despeço, lamentando muito o nível das pessoas aqui, com algumas raríssimas exceções.

  • Junior

    Li uma noticia em que o Nadal alfineta o Djokovic do modo que ele comemorou o titulo, na entrevista ele substima as conquistas do Djoko, para mim isso nao passa de quem nao sabe perder e não reconhece a força do oponente, menos Nadal, reconheça que o cara esta num grande momento, falar bem do oponente quando ganha é facil, agora quando perde é dificil para caramba, portanto caso o Nole daqui para frente seja o grande rival do nadal ele vai ter que conviver e aceitar as grandes comemorações do servio, afinal até o ano passado tinhamos que envgolir o nadal comemorando de forma ridicula na cara do adversario aquele pulo no ar, menos Nadal menos.

    • Fabrizio Gallas

      Não entendi bem essado Nadal. Vi algumas celebrações do Nole e não achei nada demais.

      • Junior

        Tambem acho que não foi nada exagerado, cada um comemora de um jeito, mas ganhar é facil perder……~e aceitar são para poucos.

  • bentinho

    Bom vamos lá não tem como falar do Nole ser o primeiro sem chover no molhado não é mesmo, o Nadal não mudou em nada seu jogo, o que se pode observar claramente no Federer que já não tem mais a mesma condição fisica para jogar, o NAdal esta inteiro, o problema amigo é que o Nole me parece ser uma pedra de gelo, nada afeta o cara, vamos relembra a semana passada, O Belucci tava jogando muito ganhou o primeiro ser 6/4 no segundo poderia ter feito 3 a 1 e matar o jogo O Nole tava de cabeça baixa na quadra o que aconteceu o Cara respirou fundo não deixou o Belucci fazer 3×1 empatou em 2 a 2 e o resto todo mundo sabe o que foi. Só vejo uma saida para o Nadal: juntar ele o Almagro,Ferrer, Del Podro, e mais algum espanhol que esteja sobrando fazer um 6 contra 1 pra ganhar do Nole, gente num tem jeito não…

  • Mayara Verginio

    haha faço minhas as palavras do Pablo.
    É fato que o Bellucci evoluiu, não tem como negar isso. Mas pra ganhar do Nadal atualmente só se o Nadal der uma mega viajada no jogo.
    E não acho que o Nadal está morto, ainda é um grande tenista, Federer está ficando “velho” já penso que muito em breve se aposenta, mas ainda assim também continua sendo um grande tenista, mas é evidente que atualmente Nadal e Djokovic estão melhores que ele. Acho que se deve considerar que o Federer começou a jogar no profissional não era tão desgastante e exigente como tem ficado a cada ano. Todo ano o nível da competição sobe, e isso me deixa mais empolgada e mais fã ainda… rsrs

    Djokovic, é fato que ele esta jogando muito, muito mesmo. Fiquei impressionada ao ver como ele está bem nesse ano. Realmente não duvido que ele venha a passar o Nadal e se tornar o nº1, mas como já foi comentado duvido que ele fique por muito tempo.

    Falando novamente do Bellucci, realmente é um jogador que promete grandes coisas, mas tudo precisa de um preparo e avanço. Bellucci tem muito o que melhorar, afinal o dificil mesmo é se manter no topo e não chegar nele.

  • No vamos mentir essa a realidade disse Nadal..O suo Roger Federer que perdeu para Nadal nas semifinais do Masters 1000 de Madri segue na terceira colocao com 8.900 pontos com quase trs mil pontos de vantagem para o britnico Andy Murray. A excelente campanha no Masters 1000 de Madri quando superou dois tenistas do Top 10 do ranking da ATP – Murray e Berdych – e caiu apenas nas semifinais para Djokovic j surtiu efeitos para Thomaz Bellucci.

  • Lynna Kabala

    Substantially, the post is in reality the greatest on that deserving topic. I concur with your conclusions and also definitely will eagerly look forward to your future updates. Saying thanks will certainly not just be enough, for the exceptional clarity in your writing. I will directly grab your rss feed to stay abreast of any updates. Pleasant work and also much success in your business dealings!

MaisRecentes

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo

O verdadeiro Dia Mundial do Tênis



Continue Lendo