Semana Mágica. Será que Bellucci para Djokovic sem Freio ?



A Caja Mágica, moderno complexo que abriga o Masters de Madri, está trazendo uma magia para o jogo de Thomaz Bellucci. Ele finalmente incorporou a mentalidade vencedora, está acreditando em si e por isso consegue encaixar suas duas melhores atuações da vida contra dois top 8 em dias seguidos.

O que é melhor. Bellucci não comemorou o fato de bater batido Andy Murray – algo que é muito comum no tênis, você vence um tenista melhor e no outro dia não joga nada – e derrotou tenistas de alto calibre com estilos completamente opostos em dias seguidos.

Novamente Bellucci fez um jogo no nível Top 10. Saque muito firme, se safando de muitos complicados como 0/30, 40/40, consistente e firmeza da base, se impondo no jogo de fundo e na parte mental. Os números não mentem. Bellucci fez mais winners, 26 a 10 e menos erros que Berdych, 27 a 31.

Como já disse ontem, as condições rápidas de Madri ajudam ao estilo do brasileiro. Altitude (600m) faz a bola andar mais, principalmente no serviço, e a quadra de saibro ajuda na batida do brasileiro que tem golpes amplos principalmente no forehand.

Bellucci está na semifinal, sua melhor campanha na vida, nunca havia somado tantos pontos (360) assim. Mas ele precisa querer mais e pode conseguir mais. Tem jogo para ir à final, mas a montanha que precisará escalar neste sábado será maior do que a dos últimos dois dias.

Agora o desafio é enorme: Novak Djokovic.  Bellucci basicamente tem um Monte Everest a escalar neste sábado às 14h. Ninguém ganhou do sérvio este ano em 30 jogos, nem Nadal, nem Federer, nem Murray e nem Ferrer que nunca havia perdido para ele no saibro.

O que Bellucci precisa fazer é de jogar como franco-atirador, entrar solto e confiante em quadra como fez nos últimos dias. Bola pra incomodar e até mesmo tirar um set do sérvio ele tem. Precisará muito de um bom saque para não oferecer chances e aproveitar as poucas oportunidades que terá.

É muito difícil, mas seria perfeito Thomaz quebrar o tabu de Djokovic este ano. O brasileiro vive a semana dos seus sonhos, a semana mágica. Tomara que este encanto prossiga amanhã!

Ranking – Michael Llodra impede, por enquanto, que Bellucci iguale seu melhor ranking, o 21º. O brasileiro será no mínimo o 22º na próxima segunda-feira. Se for à final irá ao 17º ou 18º posto, alcançando o objetivo do top 20.

 



  • Jadir G. Rodrigues

    Boa tarde fabrizio, muito bacana esta vitória do Bellucci.
    Sempre acreditamos que ele tinha categoria para ser, pelo menos, Top 20. Ele tem apenas 23 anos, ainda pode evoluir muito.
    Tomara que faça um jogo consistente amanhã.
    Vamos torcer.

  • Leonardo

    Vamo Bellucci!Sua hora tá chegando,só falta confiaça!
    Detona que for amanhã!

  • ROGERIO

    Realmente, foram dois jogos em nível altíssimo, com bolas muito pesadas e profundas, além de um saque excelente. Todavia, técnica muito boa todos sabem que o Bellucci tem. A novidade, porém, foi demonstrar algo NOVO para ele e que sempre lhe faltava: poder de concentração nos momentos importantes, especialmente em tie breaks. Se continuar assim, Bellucci sai da saibro de RG como um top 10. Vamos torcer.

  • Fernando Pires

    Fabrizio e amigos, sempre acompanho esse blog e é um prazer poder postar meu primeiro comentário.

    Bellucci finalmente conseguiu a força mental que precisava para encarar os tops, pois jogo com golpes e saques para winners ele já tinha.

    A parceria com o Larri fez muito bem ao brazuca, o fortalecendo mentalmente para além de acreditar ser possível bater os melhores, mas principalmente deixar de ser tão inconstante e se manter focado nos pontos decisivos; não se abatendo com os erros, se desculpando rápido e concentrando-se para o próximo ponto. Com isso conseguiu a regularidade que precisava para encaixar com constância seus potentes forhands.

    Essas vitórias vão fazer muito bem para a confiança dele, fazendo com ele veja que esse é o jeito de jogar: Concentração; tática; agressividade e principalmente força mental para não se abater com os erros.

    Obrigado Bellucci por fazer com que nós nos orgulhemos do tênis brasileiro novamente.

    Pra cima deles!!!

    • Fabrizio Gallas

      Sem dúvida. Bellucci pode estar elevando seu tênis a um outro patamar esta semana

  • Gaspar

    Fabrizio,
    Concordo plenamente com sua matéria. Sem fazer oba oba pois o Thomaz coseguiu mais uma vitória jogando como um jogador de alto nível, penso que a estatística joga a seu favor se ele pegar o Djokovic. Este ja está a nao sei quantas partidas invicto e estatisticamente, ja esta chegando a hora de perder. E porque nao para o Bellucci? Tenis é momento, confianca, estar na “zona” como dizem os americanos. Acredito que ele esta neste ponto. Se entrar bem no jogo, aguentando a consistencia do Djokovic, pode ganhar sim. O Murray tbm é consistente e perdeu! Sigamos torcendo e acreditando um pouquinho mais a cada dia. Parabéns Bellucci!!!

  • A.RENATO

    A PARTE MENTAL DE THOMAZ,FOI O PONTO CHAVE NA PARTIDA.DESTA VEZ ELE NAO FOI AJUDADO PELO ADIVERSARIO COM UMA DUPLA FALTA,ELE PRESSIONOU O ADVERSARIO AO ERRO.VAMOS THOMAZ!!!!!

  • lucas

    sera q bellucci agora comecou a colher os frutos, da parceria com larri ?

    • Fabrizio Gallas

      Sim, está começando, mas tudo depende dele, como eu disse anteriormente, Larri não é Deus. Bellucci tem que ter força mental

  • Gavio

    Vocês são muito imaturos, DJokovic joga bem diferente do Murray e hoje ele é um tenista superior a todos os outros.

    Indiscutivel.

    Djokovic não deixa bola flutuando e nem deixa o adversario (principalmente grandalhões) baterem bolas de forma equilibrada, DJokovic busca os bontos e contra-ataca com muita velocidade, sem falar da pressão que ele poe na devolução, o outro aspecto é que ele não perde oportunidades.

    AInda tem as deixadinhas que vão funcionar muito contra o Bellucci, o que provoca no brasileiro uma duvida.

    A outra questão é que Murray subestimou Bellucci e Berdych já tinha perdido do Bellucci.

    O nivel do Bellucci está alto por causa do saque que ta andando nessa altitude de madrid.

    DJokovic é bem mais profissional que o Murray e vai respeitar o Bellucci e jogar com mais intensidade.

    Tenis não tão simples assim: ah, venceu Murray e Berdych, vai vencer Nadal e Djokovic, não não, Nadal e DJokovic são tenistas com um nivel superior. COm armas que incomodam o circuito inteiro.

    Ninguem ocupa o top 2 sem estar num nivel muito superior.

    • Renato josef

      É MAS DESSA VEZ O BELLUCCI VAI GANHAR MANU !!!!!!! E VAI SER EM CIMA DO DJOCKO!!!! ANOTA AI!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Simplicio Junior

    A característica do Bellucci que sempre considerei como ponto chave para levá-lo ao Top 10 é o saque. Quando entra, o 1º saque do brazuca dificulta, não só a devolução, mas o próprio jogo de qualquer adversário. Acontece que o percentual de acerto era quase sempre abaixo dos 55%. Muito pouco para quem já não tinha tanta confiança assim no próprio jogo. A mudança apontada pelo Larri surtiu efeito. Basta ver que o Thomaz foi quebrado pouquíssimas vezes essa semana e ainda assim, estava tão confiante que devolvia a quebra logo na sequência. O primeiro saque entrando bem, uma tática correta de aproveitamento deste fundamento, adaptada ao estilo do adversário e a força mental fizeram a diferença. Se continuar jogando com essas virtudes juntas, seja contra o Nole ou o Ferrer, pode, sim, chegar à final. Mas se jogar bem e não conseguir, não tem problema. É bom subir um degrau de cada vez. Agora, se o elevador parar na sua frente com a porta aberta, entra Bellucci, e aproveita a viagem!!

  • Allyson

    Fabrizio,

    Assisti aos dois jogos… E realmente o Bellucci apresentou mais consistência e o que me chamou a atenção hoje foi a capacidade de conseguir boas devoluções diante de um poderoso saque. Como você mesmo apontou a capacidade para superar momentos difíceis foi surpreendente. O tie break também foi algo fora do comum. Acho até que a derrota para o Pablo Cuevas não foi de todo ruim. Passo a achar que se o Ricardo Melo conseguir encaixar seu jogo poderemos superar o Uruguai com certa facilidade!

  • Rafael

    Muito legal isso.
    Confesso que quando vi que ele pegaria o Murray, já tinha dado como derrota certa.
    Mas que bom que o Bellucci me calou, como garanto que fez com muitos …
    Tudo de bom pra ele, que cresça cada vez mais!

  • Branca

    Olá Fabrizio,
    Boa tarde.
    Mais Orgulho, mais Orgulho, mais Orgulho!!!!
    Vamos a final Bellucci.

  • Gabriel – Paraná

    Além de tudo o que o Fabrizio e os amigos do blog destacaram, eu devo acrescentar e destacar a frieza impressionante do Bellucci, bateu um top4, 3/3 breaks contra 0/3 do Murray, e hoje ganhou no Tie!!!!(pasmem) e num jogo parelho, a unica oportunidade que teve converteu 1/1 em breaks, pra mim essa foi a maior diferença do seu atual jogo, vamos ver se mantém… Any way, amanhã estou torcendo e muito pra esse talento Verde-Amarelo.

    e Parabéns Fabrizio pelo Blog d++.

  • Alexandre

    É impressionante a mudança no semblante do Bellucci. A vibração e confiança agora são perceptíveis. Até os cabelos maiores ajudam. Seria exagero dizer que pode vencer qualquer tenista da atualidade ?

  • Berg

    Fabrizio o que você acha? Na minha opinião amanham Federer e Belucci vão tentar evitar o inevitável. Concorda comigo?

    Federer não vem jogando num alto nivel no saibro e Nadal continua voando. Não gostei da entrevista do suiço: “Espero que meus golpes entrem amanham”. Sei lá, achei meio derrotada essa entrevista. Mas torcerei pelo suiço.

    Assisti os jogos do Belucci, e foi incrivel vibrar como vibramos como o Guga anos atras. Mas também assistir o jogo do Djokovic, e é impressionante o nível do servio. Ferrer joga muito no saibro, e só não tirou sets do Nadal em Monte Carlo e Barcelona porque segundo o proprio Ferrer: (“Pagaria pra perder do Nadal”, que ridiculo). Ferrer lambe o chão do Nadal, mas tinha 3 vitorias sobre Nole, foi um jogão.

    Minha torcida é uma final entre FEDERER e BELLUCCI, mas tudo indica que vai dar a maior rivalidade da atualidade: NADAL e NOLE.

    Vamos aguardar! BORA FEDERER!

    • Fabrizio Gallas

      Concordo. Muito difícil pros dois. Mas quem sabe ?

  • Kamilla

    Meus dois jogadores favoritos na semi em Madrid. Djokovic vs. Bellucci e o que pode acontecer???
    Sinceramente não acredito que o Bellucci vá dar muito trabalho para o Djokovic. Hoje contra o Ferrer nós não vimos um Djokovic muito empolgado, errando um pouco mais do que o normal, mas concordando com Dácio Campos, parece que o Nole tem um estoque de energia escondido na manga e quando você menos espera ele ressurge…é certo que para o jogo de amanhã ele chegará mais cansado, mais pra quem tem 30 vitórias e nenhuma derrota na temporada e corre feito um louco atrás de cada bolinha que passa para o seu lado da rede….isso não quer dizer muita coisa.
    É só a minha opinião…mas, é tênis, e tudo pode acontecer.
    É por isso que eu amo esse esporte. 😉

  • sandra arbex

    gostaria até de torcer para o Belluci, mas ele não se chama Guga, super carismativo, pode até ser brasileiro, mas Dkokovic já substituiu o Guga na forma de ser.
    Se Belluci fosse um pouquinho mais simpatico!!!!!!

  • jack

    Bellucci fez os 2 ultimos jogos incriveis por não ter cedidos quebras, isso prova que ele pode ganhar de Nole, mas o que penso agora é sobre a próxima semana que será em Roma, se bellucci manter o seu nivel de jogo para a proxima semana, assim saberemos que ele pode ser top 10. Um ponto a ser observado e melhorado é sua devolução, precisa ser um pouco mais agressiva para criar dificuldades, e continuar sacando bem como nos 2 ultimos jogos.

  • Edu Godoi

    A Torcida tem papel fundamental nesta epata da vida do tenista, nao se pode crucifica-lo, como a semanas atras e nem achar que ja e Top 10.
    A Geraçao pos Guga esta sofrendo demais com as cobranças, ate de ex-tenistas.
    Muita calma nesta hora.

  • Carlos

    Fabrízio, essa semana um “sem-freio” acabou sendo parado à força quando era favoritaço, por 2×1. Tô prevendo mais uma freada brusca, de outro favorito, também por 2×1, se é que me entende.

    • Fabrizio Gallas

      Tomara!

  • dante letti

    Achei o jogo do Bellucci excelente! Ele melhorou muito e mentalmente parece estar mais forte e mais auto confiante! Parabens Bellucci e Larri pela substancial melhoria de performance!
    Sobre a parte fisica, surpreendeu a recuperacao do Nole….o cara vinha “morto” e de repente, lah estava ele “refeito” … Rally de 30 bolas e o cara nem transpira…..?! Que agua este cara bebe?
    Bellucci, ” vamo que vamo” …

  • Jadir G. Rodrigues

    Boa noite,
    Não posso deixar de perguntar ao Sr. Gavio: em que mundo o Sr. VIVE?
    Sem essa de maturidade, até porque quem é maduro não fica divulgando isso para o mundo todo. Na verdade a sua postura denuncia o seu despreparo e, ainda, indica o seu desconhecimento sobre o assunto. Leia um pouco, se informe, talvez assim, comece a falar coisas que mereçam reflexão.
    Boa noite, Fabrizio.

MaisRecentes

Federer pode sonhar com o Nº 1



Continue Lendo

Murray segue perdendo chances



Continue Lendo

A insana chave de Indian Wells



Continue Lendo