A Vitória! Atuação de Top 10



Muito Obrigado, Bellucci! Fez tudo que deveria fazer e está aí o resultado. UMA BAITA VITÓRIA, A VITÓRIA DA CARREIRA até aqui. Atuação perfeita na parte técnica, tática e mental. Bellucci jogou com nível de Top 10.

Foi bem no saque, agressivo e ao mesmo tempo consistente da linha de base e perfeito nos momentos chave. Segurou a cabeça para não ser quebrado e aproveitou todas as três chances de quebra que teve.

Murray não jogou mal, mas também não fez seu melhor. Não por seus deméritos e sim pela alta confiança de Thomaz que pouco deixou o britânico jogar. De qualquer forma, faltou a Murray atacar antes do brasileiro.

Bellucci pela primeira vez está nas quartas de final de um Masters 1000 e agora é hora de evitar uma comemoração pois amanhã de manhã tem mais. E outra pedreira, o tcheco Tomas Berdych, sétimo do mundo, um estilo totalmente diferente, mas que se Thomaz manter nível parecido com o de hoje pode ir à semifinal.

O grande problema de Bellucci e pelo qual os críticos – como eu – batemos na tecla, é a inconstância exagerada do brasileiro. Consegue jogar sets e games como fez o tempo todo de hoje e ao mesmo tempo joga parecendo um juvenil.

Se o brasileiro conseguer manter este alto nível com mais regularidade, os resultados vão aparecer com mais frequência e o ranking tomará um elevador rumo ao top 20.

Situação no ranking – A vitória de hoje coloca Bellucci no 31º lugar da ATP, voltando ao grupo dos 32 cabeças para Roland Garros. Se passar por Tomas Berdych sdoma ao todo 360 pontos e ficará em 21º, igualando sua melhor posição. Jogo muito valioso este desta sexta-feira.

Anote aí – Melhores resultados de Bellucci são no piso de saibro rápido e com altitude. Ele foi campeão em Santiago (600m), Gstaad (mais de 1 mil metros) e agora encaixa esta vitória em Madri (600m). Não é coincidência. A altitude faz a bola viajar mais veloz e isso ajuda no saque e potência dos golpes do brasileiro.

Por que ele não vai tão bem no piso duro ? Pois dá menos tempo de recuperação pros seus golpes amplos, principalmente no forehand.



  • Marcus

    Assisti todos jogos do torneio, menos do bellucci pq caiu na hora da minha aula (antes eu jogando doq ele ne) hahaha.
    me ligaram de la pra falar q ele havia vencido o primeiro set. confesso q ainda duvidei q ele fosse vencer a partida, mas de qualquer forma PARABENIZO o brasileiro, ja tinha esquecido como era bom essa sensação de patriotismo, fico aqui me perguntando como q os espanhóis devem se sentir tendo Rafael Nadal como ídolo. Sou fã ferrenho do espanhol, mas devo confessar q essa sensaçao de ter um brasileiro vencendo um top 4 na quadra central é inigualável, sei q as chances de ir adiante são poucas, devido a inconstância de Bellucci, pq esses bons momentos do brasileiro são raros, espero q ele cale a minha boca e avance. Vamos Bellucci, BAMOS RAFA !
    Abraços

  • Branca

    Olá Fabrizio, boa tarde.
    Só tenho a dizer: ORGULHO! ORGULHO! ORGULHO!!!!

  • Marcio

    Simplesmente incrível, sempre torci por um duelo de Bellucci contra o Murray no saibro pois eu sabia que o tênis do “filhinho de mamãe” não seria o suficiente para passar pelo brasileiro nesta superfície, cheguei a esta conclusão ano passado após a eliminação de Bellucci no Masters de Monte Carlo contra o alemão Philip Kolchreiber num tie-break decisivo, o tênis dos dois é muito parecido, então o alemão cruzou com o escocês na fase seguinte e passou por fáceis 6/1 6/2, por que o Bellucci não poderia vencê-lo também??
    Prova-se também que Bellucci é o tenista imprevisível também no ponto positivo, ninguém sabe qual vai ser o resultado dele quando entra num torneio.

  • Pedro

    É isso que nós brasileiros estavamos esperando do Bellucci.Sabíamos que ele tinha potencial
    para vencer os tops, e hj ele mostrou que se tiver cabeça no lugar e não errar tanto,pode
    chegar no top 10 SIM. Para quem nunca acreditou que ele fosse vencer ta ai o resultado.

  • paulo tiago-paragominas-pa

    que otima vitoria, nesse nivel ele pode bater ate mesmo o soderling e o delpotro. vou torcer para que ele continue assim.
    vamos la bellucci! vc representa a força do brasil !

    • Pablo

      Ei Paulo, Del Potro abandonou a competição e se não tiver maior gravidade, só retorna em Roland Garros. Em Roma também não joga, fique ligado.

  • Felipe

    Grande vitória do Bellucci! Calou a boca dos críticos, entre eles eu, pelo menos por enquanto! Grande e segura atuação, não deixou Murray jogar… Espero que ele mantenha o nível pois o Berdych não é um bicho-de-sete-cabeças, é muito possível que o Bellucci vença se mantiver o mesmo nível técnico e mental. Aí se ele passar, vem pedreira contra o pra mim campeão desse torneio, Djokovic… Aí é só torcer!

  • Reinaldo

    Fabrizio,

    Estou ancioso para ver a Grande Final: Del Potro x GASPAR.

    KKKKKKKKKKKK

    • Gaspar

      Vc nao sabia que o Del Potro correu da raia?

      • Pablo

        Como é que é? Em que planeta vc vive?

  • mauricio weiss

    Esse jogo deu gosto de ver. Melhor que eu já vi do Bellucci. Fez dois winners a 151 km/h. Impressionante como soube jogar bem os pontos decisivos, justamente aquilo que era seu fraco. Soube jogar na rede e dar slices. Bola pesada ele sempre teve e hoje botou dentro da quadra. Ele já vinha conseguindo fazer isso em outros jogos, mas apenas em alguns games.
    Fabrizio, será que isso é resultado da parceria com o Larri?

  • Jose Santana

    Grande vitória do Bellucci, já vejo ele derrotando o Djokovic, valeu….BRASILLLLLL

    • Pablo

      HAHAHAHA. Nem a mãe do Bellucci acredita nisso.

      • Marcio

        E quase que a mãe dele se surpreendeu!

  • Neto

    Conseguiu sacar bem, ser agressivo e, o que se deve destacar, pois não é uma característica do brasileiro, devolveu muito bem e de forma agressiva, colocando pressão no saque do murray. Acertou na estratégia e, vale ressaltar, conseguiu aplicá-la muito bem, uma vez que ser agressivo é uma estratégia de risco.

    • Fabrizio Gallas

      Devolveu bem em alguns games, pois em quase todo o 1º set só fazia um ponto na devolução. Mas jogou bem quando precisava, isso é o que vale!

  • Leonardo

    Fiz várias críticas ao Bellucci neste espaço, mas hoje é preciso dar os parabéns e reconhecer a excelente vitória. Independente da fase do Murray, ele é um Top 5 e se ganhou dele pode ganhar do Berdych.
    Parabéns ao Thomaz

  • Mani

    Esse foi o melhor jogo de Bellucci que eu já assisti, e com certeza foi o melhor jogo de sua carreira! É como vc disse, Fabrizio, ele jogou de forma agressiva, mas muito sólida. Quanto à parte mental, até parecia um outro jogador, e não o Bellucci que a gente conhece, principalmente não o Bellucci das últimas semanas. Não se abalou com os breaks contra, continuou impondo seu jogo. Mesmo que o Murray tenha dado espaço pra ele, o Bellucci executou seu jogo muito concentrado e com um jogo bonito, agressivo… Assim dá graça torcer… kkkkk 😀

    Jogando assim, tem totais condiçoes de ir à semifinal. É “só” manter esse nível..rs

    • Fabrizio Gallas

      Ta aí o problema, é só manter esse nível. Custou pro Bellucci jogar um jogo assim este ano. Será que consegue outro ? Tomara que sim!

  • Lucas Vendas

    Amanha sera outra grande pedreira e que fique bem claro que o Tcheco é favoritissimo pois é o atual numero 7 do mundo.Mas Belluci ja venceu o tcheco uma vez e tem total condiçoes de repetir o resultado amanha em madrid principalmente por que é no saibro onde Belluci foi criado e nao é o piso preferido do tcheco .Amanha sera um jogo totalmente diferente o tcheco bate muito reto nas bolas diferentemente do Escoces que coloca mais spin na bola varia melhor tbm o jogo.Acredito que amanha belluci vai ter que segurar a pancadaria do fundo e colocar Berdych pra se defender(ponto fraco do Tcheco).

  • Gaspar

    Fabrizio,
    Infelizmente o Del potro correu da raia. Sabia da pedreira que ia pegar e vazou. Eu estava pronto!!!
    Agora sobre o Bellucci, assisti somente o 1 set e confesso que ele me surpreendeu. Vc disse berm no titilo da materia: Atuacao de top 10. Vamos ver se ele consegue manter este nível de jogo, o que eu torco para que aconteca, mas infelizmente nao acredito. Vc sabe que o que faz a diferenca entre um jogador top 10 e um top 200 nao sao os golpes, pois todos os tem, mas o periodo de tempo em que ele consegue manter seu jogo em um nível altíssimo, como o Federer fez no passado, Djokovic e Nadal fazem no presente. Paarbens Bellucci!!!

  • jack

    Enfim uma atuação para poder ser chamado de tenista. Acompanho-o a muito tempo, e já vi uns 20 jogos do bellucci, inclusive em rolan garros que perdera para Nole, neste jogo por por sinal se estivesse mais forte mentalmente, poderia ganhar. O bellucci pode ganhar do Berdych, que perdera no ultimo encontro, joga como hoje e será top 10.

  • lucas

    valeu bellucci !!!so pra lembrar… ja que estamos com a confianca muito alta o ultimo jogo entre bellucci e berdych foi 6×2 e 6×2 em uma hora q pouquinho de jogo, entao temos q torcer mais ainda… pq contra murray era inedito.

  • Atuação impecável de Bellucci, só pra ter uma idéia:
    Foi ameaçado somente uma vez (com 15-40, se não me engano no terceiro game do primeiro set), consequentemente não teve seu serviço quebrado.
    Atacou constantemente, subiu à rede e não errou.
    Sacou mto bem, de forma potente e consistente.
    E o principal: Em nenhum momento perdeu a cabeça, jogou com tranquilidade e consciência!
    Esta partida juntamente com aquela em que venceu Ljubicic ano passado em Roland Garros, foram as melhores do Bellucci em sua carreira.
    Amanhã será outra pedreira, vai ser bem complicado, mas se jogar como hj tem grandes chances de vencer até porque Berdych, assim como Murray, não está em seu piso favorito!
    Vai Bellucciiiiiiiiiiiiii!!!!

  • Rafael Burgos

    Realmente jogou demais o Bellucci hoje!
    Berdych é outra pedreira!
    Uma vitória amanhã iria ajudar e muito hein!? 10 posições no ranking, de Top 30 pra 20… Nada mal!

  • guru do tenis

    parabens garoto,hoje tu jogou como um top 10

  • Berg

    Isso é o que ainda difere Belucci dos top 10. Os top 10 conseguem jogar no seu alto nivel com mais constancia, Belucci ainda nao provou isso. Mas quero a sua opinião Fabrizio, BELUCCI tem jogo pra top 10 fácil, falta apenas emocional de top 10. O que voce acha?

    • Fabrizio Gallas

      Falta muita coisa pra ele ser top 10. Melhorar movimentação, defesa e consequentemente jogo no piso rápido. Por enquanto ele tem jogo pra Top 20

  • Sergio M. Senaga

    É a 1ª vez que admito com o maior prazer que queimei a lingua ao falar que o Bellucci não tinha jeito. Grande garoto! Voltei a ser seu fã de carteirinha! Este é o modo de jogar de agora em diante. Agressivo, com segurança, até aparecer a chance para a bola de definição (winner).

  • Simplicio Junior

    É, depois do fim da era Guga, realmente ficamos carentes de um ídolo no tenis. Pelos posts(alguns de críticos ácidos) fica claro a ansiedade por voltar a sentir orgulho de ter um brasileiro novamente entre os tops do circuito profissional. Eu mesmo, que sempre manifestei a crença no quase eterno “grande potencial” do Bellucci, fraquejei e critiquei esta semana. Fico com a sensatez do Fabrizio e, feliz e orgulhoso com a vitória diante de um Murray surpreendido pela agressividade do Thomaz. SE repetir o nível, ganha já, já do Berdych. E será fantástico. Porém, não significará tanto SE, no próximo torneio, voltar a atuar mal e cair diante de um adversário sem grandes virtudes. SE não tiver constância, regularidade, o brazuca pode vencer tops, mas não será um deles. Agora SE, por outro lado, o Bellucci passar a acreditar de fato no controle mental que pregou antes do jogo contra o Britânico, aí acho que daqui para o fim do ano dá para abolir o uso de tantos “SEs” em meus comentários. Firme, Thomaz!!

  • Oberdan

    To ate vendo, do jeito que o Bellucci é imprevisível vai tirar a invencibilidade do Nole, rs!!! Já pensou?

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo