Bellucci – Sem paciência dentro e fora das quadras



Como afirmei no meu post anterior a grande pedra no caminho de Bellucci era Gilles Simon. Portanto, o resultado não é nenhuma zebra e tampouco desesperador. O jogo não encaixa. E foi provado isto na manhã desta terça-feira em Monte Carlo. Mesmo não tendo resultados tão expressivos nos últimos anos na superfície, ele conseguiu enrolar bem o brasileiro com seus contra-ataques e regularidade do fundo.

O que não foi legal foi tamanha impaciência do brasileiro. Cometeu 41 erros (número extremamente alto pra 17 games jogados) e ainda não converteu as oportunidades que teve, perdendo algumas delas com erro na devolução de segundo serviço.

Demissão do Preparador Físico – Bellucci demitiu o preparador físico, Cassiano Costa, como revelou matéria publicada em minha coluna do jornal LANCE! desta terça-feira e no site Tênis News (LEIA NOTÍCIA).

Os motivos foram o desgaste de relacionamento do jogador com o preparador aliado com a opção de Thomaz utilizar a equipe do Instituto de Larri Passos no Brasil. No momento Bellucci viajará nos torneios sem ninguém o acompanhando na parte física.

Hoje em dia não é legal para um tenista viajar sem preparador, principalmente se você é um top, joga os principais torneios e tem condições de ter um profissional deste ramo gabaritado viajando com você.

Inegável que a parte física de Thomaz foi um problema até meses atrás, mas dava sinais de melhoras nestes primeiros meses do ano com o paulista aguentando mais seus jogos longos.

O que não me agrada, e que já venho falando há meses, é que Bellucci mostra certa impaciência também fora das quadras. Seu histórico de mudanças de treinador e na equipe é extenso. Indepentemente dos motivos pelos rompimentos e da busca pela melhora, que certamente é o que ele deseja, trocar toda hora nem sempre é saudável.

Larri Passos é o seu 4º técnico desde 2007 (Leandro Afini, Leonardo Azevedo e João Zwetsch foram os anteriores). E agora o espaço está para ser preenchido com um novo preparador físico, o terceiro em dois anos. Rodrigo Gomes até julho de 2009 e Cassiano Costa de setembro do mesmo ano até abril de 2011.

Tomara que esta mudança de curso seja para melhor.

Curtinhas:

Explosão no hotel dos jogadores no challenger de Blumenau na tubulação de gás. Parte da recepção foi destruída e os tenistas tiveram que evacuar o hotel às pressas às 6h da manhã. A princípio ninguém ficou ferido, foi só um susto, mas será uma enorme dor de cabeça para todos eles principalmente para a maioria que estreia hoje.

O estresse causado por certo evento é enorme.




  • Leonardo

    Depois que os tenistas do circuito estudaram o jogo do Bellucci e identificaram o back-hand como principal ponto fraco do brasileiro, vai ficar difícil para ele ter sucesso até mesmo em torneios challenger. Bellucci precisa evoluir muito nesse golpe se não os adversários continuaram massacrando seu back-hand, gerando as dezenas de erros não forçandos e levando o brazuca a perder a cabeça e o jogo.

    • Fujita

      Discordo de vc. Eu assisti ao jogo e o que me surpreendeu foi a quantidade de erros não forçados de FOREHAND no meio da rede, nem fita dava, era meio de rede MESMO.
      O backhand dele já foi realmente um problema mas hj não acho que seja isto. A maior parte dos erros dele no jogo contra o Simon foi insideout de forehand na cruzada. Uma pena! 🙁

  • rafael

    O Larri nao vai aguentá-lo por muito tempo não

  • Felipe Rabello

    O Bellucci não foi nada inteligente. Todos sabem que para jogar contra o Simon tem que deixar o cara atacar, o que ele não consegue fazer direito. O Youzhny ganhou 7 vezes seguidas dele assim. Mas ele insiste em fazer winners em um saibro muito lento e acabou com 41 erros não forçados.

    O brasileiro é um dos jogadores com um dos piores mentais do top 100.

    • Sérgio

      Concordo plenamente com você, Felipe.

      Acabei de assistir ao Murray fazer exatamente isso que você descreveu acima. Muitos poderão dizer que o Simon estava machucado pois torceu o tornozelo no começo do segundo set. Mas estou me referindo mesmo ao primeiro set, onde o Murray fez exatamente o que vc escreveu acima. O segundo set já não pode ser considerado normal.

  • Rodrigo

    É surpreendente como um cara consegue cometer 41 erros em apenas dois sets. Se fosse em melhor de 5 sets e tal.

    Tá difícil acreditar

    • Wanda Ribeiro

      Não está difícil não. Não dá pra acreditar. Esse menino pensa que já chegou lá e falta muito. è preciso orientá-lo melhor.

  • Felipe

    O Bellucci pode ter o melhor preparador físico do mundo, mas não vai adiantar nada enquanto ele entrar na quadra já com pensamento de derrotado… Desistam de esperar alguma coisa dele, ele não tem encaixado seu jogo.tem que mudar muito tecnica e mentalmente… Não pode perder a cabeça e nem desistir de lutar pelos pontos, senão ele nunca vai chegar em lugar nenhum. Esse torneio tá quase na cara que vai ser vencido pelo Nadal pela sétima vez!

  • Simplicio Junior

    Já disse aqui e não fui o único. Técnica para ser top, o Bellucci tem. Agora, ela não se sobrepõe por causa do emocional dele. Instável demais. Não pode cometer duas, três falhas seguidas, que se entrega à derrota. Jogar a raquete no chão depois de um erro bobo, já vi em tops 5. O emotivo, porém racional John McCenroe fazia isso com frequência, mas tinha a capacidade de retomar o foco logo em seguida. O nosso Bellucci já vi até tomar de modo ríspido, a toalha oferecida pelo pegador de bolas. Se ele tem acompanhamento psicológico, não cumpre as orientações, ou então precisa trocar de profissional. Ou então, que vá a um medium tomar passes para se livrar desse espírito atrasado que lhe tira tanto a concentração. Continuo acreditando nele, mas precisa de uma atitude mental mais forte.

    • Fujita

      Concordo em gênero e grau! O mental dele é o problema. No ano passado ele tinha problemas físicos, não tinha a velocidade nas pernas de um top 20; hj ele tem. Técnica também acho que tem, não é à toa que Blake já o elogiou e o ex-treinador de Agassi tb. O que separa os homens das crianças no tênis é o fator mental. No nível que o Bellucci joga isto deve representar 90% de peso numa vitória ou derrota. Contra o Simon ele entrou já derrotado: deve ter lido as matérias nos sites que davam como certa a vitória do Simon. Ele ainda não tem a atitude mental e maturidade para quebrar paradigmas no Tênis, infelizmente, mas acho que vai chegar a esse nível.

  • Gaspar

    Prezado Fabrizio,
    Por favor, por humanidade, por qualquer sentimento de nobreza que ainda possa existir, parem de exigir do Bellucci o que ele nao pode dar! Só quem é cego que nao ve que ele esta muito proximo do máximo que ele tem para dar. Ainda vai melhorar, mas nao vai muito alem disso aí nao. Cada pessoa tem um potencial, o dele e este e temos que aceitar e parar de pedir e sonhar com mais. Se todo mundo que teinasse sério e com as pessoas certas fossem um Federer, Nadal, Djokovic… nao teria graca. Cada um vai até onde pode e ponto! É impossivel ir além. Como dise o colega a Rafael, nao acredito que o Larri vá ficar com ele muito tempo. Quem assitiu o jogo hoje viu as caras que ele fazia com os erros. Nunca o vi fazendo gesto de desaprovacao com a cabeca no tempo do Guga. Tempos melhores virao para nosso tenis, temos que ter paciencia e aguardar! Forte abraco!

    • PERFEITO. O AMIGO FEZ UMA ANALISE SIMPLESMENTE PERFEITA. O BELLUCCI É UM JOGADOR LIMITADO E COM UMA CABEÇA BOA. NAO É A CABEÇA DELE QUE ATRAPALHA, É O JOGO. ESSE SIM É FRACO. VOU DIZER UMA COISA, COM ESSE JOGO É POR PURA CABEÇA QUE ELE ESTA ONDE ESTA. DEVE SUBIR UM POUQUINHO SÓ. E ESTACIONA. PORQUE FALTA MUITO POUCO PRO SEU LIMITE MAXIMO.

  • Bellucci está sem confiança. Acho que ele vai despencar no ranking e o Larri tem que tirar um coelho da cartola urgente.

  • Wanda Ribeiro

    O problema do Bellucci é que ele ainda não se achou e está se “achando”. Não é assim não, tem muito que aprender.

  • Sergio M. Senaga

    Bellucci não tem jeito. Desisti de ver nêle um possível substituto para o nosso Guga. Estamos pior que os americanos após Agassi e Sampras.

    • Sergio M. Senaga

      Fabrizio, acho que estou sendo moderado.`É a minha opinião. Se não publicar, não emito mais comentários, pois não lerei mais esta coluna. Um abraço.

      • Fabrizio Gallas

        Sérgio, não entrei no blog ontem à noite, desculpe!

    • Fernando

      Aliás, vale lembrar que os americanos venceram a Davis em 2007…

  • Octavio

    Vi o Belluci jogar em Miami contra o Blake. E desesperador vê-ló de cabeça baixa em momentos chaves do jogo quando seria a hora de estar firme. Começou bem o jogo mas claramente não sustentou o emocional para manter o ritmo. Ele esta sem confiança. Larry me pareceu bem impaciente.

  • Vou pedir uma coisa nada a ver com o post!

    TROQUE A FOTO DO RAFA NA TELA “AO VIVO”, onde acompanhamos ponto a ponto.
    Tem tantas fotos dele mais bonita e há tempos está com esta! rsrsrsr
    Espero que atendam meu pedido! rsrsrs
    Abraços…

    Outra coisa… enquanto Bellucci cultivar esta arrogância dele, ele não chegará a lugar nenhum… Exemplo clássico??? Andy Murray!

  • O LARRI PASSOS É OUTRO PREPOTENTE. NAO FEZ O GUGA … E ISSO É OBVIO. QUEM O CONHECE SABE O TANTO QUE ELE SE ACHA. TEM UM PORCARIA DE ACADEMIA DE TENIS QUE NUNCA REVELOU NINGUÉM. LÁ, JOGA QUEM PAGA. SÓ TEM BABA LÁ. PEGOU O BABACA DO BELLUCCI PRA VER SE ARRANJA UNS “ALUNOS” A MAIS. TENHA DÓ.

  • cristiane

    Belluci joga com impaciência e jogar a raquete no chão para mim é algo muito feio e mostra ao seu oponente a sua fraqueza.
    Ele ainda tem que aprender muito sobre tudo e seu emocional abala se esta perdendo.
    Não é constante em nada!
    Acho até que ele joga bem e temos que dar chances a ele. Num dos jogos com Nadal ( não me recordo qual) vi um Belluci focado, equilibrado, preciso nas jogadas e um Nadal preocupado, pois foi um jogão. Tinha horas que Nadal olhava com aquele olhar de quem quer derrubar o outro..rss
    Mas…..
    Precisa fazer uma Yoga, concentrar, acertar mais as jogadas e não jogar pelo amor de Deus a raquete no chão que é feio demais para qq tenista seja ele Belluci, Djo, Nadal……….

  • luques

    Olá, o Bellucci já mandou técnico e preparador físico, sabemos que o problema é dele, não consegue jogar torneios grandes, somente Challengers e atps250, além de jogar sem vontade, não consegue trocar 5 bolas que estoura, logo estará no seu ranking real que deve ser top 60.

  • alexandre

    acho q no começo ele tava bem, trocando bolas com paciencia e com mto peso no BH do Simon. mas as chances de quebra q ele não realizou enquanto os nervos ainda estavam sob controle acabaram minando sua paciencia logo de cara.

    claro q isso não serve de desculpa. agressividade ele tem de sobra, acho q se ele treinar no tibet ele encontra seu equilibrio mental e quem sabe ele consiga emplacar um top20 😀

    • marcelo

      malta o thomaz bellucci é um grande jogador mas nao sabe ler o jogo, as alturas em que tem de atacar, ter paciencia, defender, ver se o adversario esta sem confiança para o suga lo. o thomaz faz me parecer um robot automatizado, os jogos que ele ganhar é pela sua tecnica nao pela sua tactica duranre o game. eu ou portugues mas o mei pai é brazuca e adoro ver o thomaz mas ele esta a desiludir me, Agora nao sei se voces conhecem o frederico gil. o melhor tenista portugues da actualidade, que esta agora no lugar 86, mas ja foi 66. Ele nao é por ai alem, mas tem uma coisa extraordinaria que é nao desiste nunca, luta todas as bolas como sefossem as ultima da sua vida, e tambem ja que ele é um pouco limitado tecnicamente , ele tacticamente é muito, mas muito inteligente, prefiro ver um jogo dele mas uqe perca porque o seu adversario nao deuhipoteses, do que ver o thomaz um cara cheio de potencialidades mas que nao sabe o que faz dentro do court. nota disso é que o gil ganhou a poucos instantes frente amonfils 7-6.6-2, ele nao tem medo de jogar contra tenistas top 10, é um jogo igual aos outros, ao contrario do thomaz que treme muito. observem amanha o fredderico gil contra o murrat ou o gilles simon e depois digam se eu nao estou certo. abraço e vamo dar apoio ao thomaz, um abraço de portugal

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo