Djokovic, o Homem que derrubou Nadal no físico, no mental e na defesa



Que partida foi essa amigos ? Não tivemos aquele nível absurdo de forma predominante – mais no 3º set -,mas não faltou emoção, nervosismo e tensão. Uma batalha campal.

E pela 1ª vez assistimos o Touro chegar em condições físicas perfeitas e colocar a língua de fora, não aguentando o ritmo do Toureiro após 3h21min de batalha.

Novak Djokovic superou Nadal na parte mental, a exemplo do que fez em Indian Wells, no quesito defensivo – muito ágil, consistente da base e forte nos contra-ataques -, e na parte física – terminou o jogo sem demonstrar exaustão em detrimento de um Touro que não aguentava mais no tie-break.

O mundo assistiu a um novo capítulo de uma nova rivalidade que só tende a se aflorar nesta temporada e Rafael Nadal começa a coçar a cabeça pois já descobriu que suas principais características, que o colocaram no topo, foram superadas.

Djokovic consegue quebrar um tabu importantíssimo que é o derrotar Nadal no físico, algo que lhe dará ainda maior confiança para repetir o feito no saibro, piso pelo qual ainda não derrotou o espanhol em nove partidas.

A temporada no piso lento promete e dará a tônica para ver se Djokovic realmente tem cacife para se tornar Número 1. Roger Federer corre por fora, mas não pode ser esquecido pois já mostrou seu valor no piso lento.

Curtinhas:

Não custa nada lembrar. Estive presente naquela batalha campal da semi de Madri em 2009 em 4h de jogo de Nadal x Djokovic, o maior jogo entre eles em minha opinião. Depois dali os dois se destruíram fisicamente. Será que acontecerá a mesma coisa em 2011 ?



  • Felipe Araújo de Queiroga

    Pois é Fabrizio, desse jeito quem Monte Carlo é o Federer.

    • Felipe Araújo de Queiroga

      ganha*

  • Fernando

    Fabrizio, o que mudou no jogo do Djokovic neste ano, em relação aos anos anteriores? Percebi que ele está jogando com bolas muito altas, como o Nadal. Deve ser por isso que ele está ganhando de todo mundo.

    • Fabrizio Gallas

      A cabeça, o físico e o saque. Mudanças fundamentais que aliadas à confiança e ao talento dele estão resultado nisso aí!

  • Alexandre Reis de Farias

    Perfeito suas colocações Fabrizio. Apesar de ainda acreditar em Roger Federer, Djokovic merece todos os elogios, pois além de se defender muito bem, onde tem demonstrado uma evolução acima do normal (o que não acontece com os demais tenistas), tem um contra-ataque e um saque poderosos. Não sei se ambos aguentarão o ritmo. Nadal já identifica problemas quando seus jogos ultrapassam as duas horas de partida e tem se machucado muito. Djokovic ainda não reclamou, mas o cansaço poderá vir no decorrer da temporada que está apenas começando. De resto é uma pena que tão somente três tenistas tem demonstrado um alto nível de tênis e não acredito que 2011 possa mudar esta tônica. Nadal ainda não ganhou nada e os 7000 ponto que defenderá até o final dos torneios na grama poderá colocar Djokovic muito perto do número 01. Ah!!! Federer, precisará ganhar winblendon se quiser ainda bater o record de Sampras de 286 semanas.

  • Elias Sousa da Cruz

    Sem duvidas,acho que na atualidade,novak Djokovic é o cara.Ele tem como caracteristicas a simplicidade e humildade,que ja o coloca num patamar de grande idolo popular mundial.Parabéns a Sérvia,por ter tamanho idolo representando o País.

  • felipe!!!

    Fabrizio, que final foi esta!! Não achei que djockovic ia aguentar, mas ele terminou a partida colocando o touro miúra no chão no Tie Break! Acho que ele pode sim bater Nadal no saibro, pois ele ta achando uma forma de aguentar a pancadaria no fundo de quadra e por mais que seja, ele apresenta mais variação do que o espanhol. Ele forçou muito o backhand do espanhol que não conseguiu atacar de volta. E também não teve medo de agredir!! Federer vai ter que comer muito arroz com feijão porque está claro que está um nível abaixo agora!! Talento não lhe falta pra voltar ao número um e ganhar slams, só que percisa ser mais paciente, usar mais o slice que é o melhor do circuito, sacar melhor e ir pra rede, porque ele tem recursos pra fazer isso é o tenista mais completo do tênis. fabrízio , Você concorda comigo???? Um abraço!! Felipe

  • Fernanda Mello

    Fabrizio,

    qual jogo pra vc teve um “nível absurdo de forma predominante”? rsrssr
    Quero ver demais esse jogo…

    Acredito que não acontecerá a mesma coisa que em 2009, por dois motivos: este jogo foi na final e quem venceu foi o Djoko. Aquela derrota pro Djokovic, depois de 2 finais perdidas pro próprio Nadal (Roma e Monte Carlo), deixou ele descrente… torço pra que Djoko ultrapasse o número de 39 vitórias no início da temporada rsrrsrs

    abraço,

    Fernanda

    • Fabrizio Gallas

      Federer x Nadal na final de Wimbledon em 2008. Incomparável

      • Fernanda Mello

        Muito obrigada! Vou procurar este jogo pra ver…
        Comecei a acompanhar tênis depois de Dubai 2009…
        Valeu!

        • Fabrizio Gallas

          Pode procurar, jogadas maravilhosas e tensão do início do fim!

          • Lucas

            Com certeza, concordo plenamente. Melhor jogo de tênis que eu já vi… Vale a pena procurar!!!

  • rodrigo

    Fabrizio,

    Ver o Nadal cansado realmente foi marcante. Ele jogou muito bem, mas não deu pra superar o Djocko. Esse Djocko tá simplesmente atropelando. É esperar as quadras lentas pra ver. Se continuar como está, Djocko será número 1 com sobras. Agora, Federer, infelizmente, não vai aguentar o ritimo desses dois. E a boa notícia é que aquele chato do Murray parece que ficou pelo caminho.

  • Bruno

    Boa noite a todos. Não preciso nem dizer para quem acompanhou a partida o quão emocionante esta foi. Uma atuação que condiz com o talento de ambos os jogadores. Já imaginava a dificuldade que o Djokovic teria, caso vencesse a partida, ao contrário do que foi em Indian Wells, onde o nível do Nadal decaiu bastante no decorrer do jogo. Fome de vitória, condições físicas ideais e um clima de revanche para o espanhol, ingredientes de sobra para mantê-lo 100% motivado. Mesmo assim, a força e a garra do Djokovic prevaleceu, o que não é muito comum, quando comparado com o Nadal. Me surpreendeu a superioridade do sérvio nas trocas de bola no fundo, assim como a sua consistência durante o jogo, embora tenha apresentando um nível bastante aquém do que costuma jogar no início da partida. Essa vitória era tudo o que o Djokovic precisava para comprovar a sua superioridade e para aumentar ainda mais a sua confiança para os torneios no Saibro. Temos tudo para ter um duelo ainda mais ferrenho no Saibro. Se continuarem neste ritmo, ambos tem tudo para serem os protagonistas do esporte neste ano.

    Abraços.

  • wellington

    a partida de hoje foi sensacional, e o Djokovic mostrou para o mundo que o seu nível esta acima do nadal e o do federer. Acredito que ele vem forte para o saibro e com mais confiança para bater o espanhol, mas acredito que o nadal leva tudo ate Roland garros.O Federer vai ter que elevar o seu nível na parte fisíca, técnica e principalmente mental e parar de dar as suas viajadas, se quiser recuperar o número 1. Sou fã do suiço e torço para se recuperar e ganhar mais grandslam, mas ele vai ter que se esforçar e estudar mais os seus adversários principalmente o espanhol e o sérvio ai ele podera ter uma chance de se reerguer.

  • MARCELO SILVA

    OLHA PESSOAL , VOU FALAR UMA COISA IMPORTANTÍSSIMA E QUE ACHO QUE VAI ACONTECER. EM 2009 FEDERER COMEÇOU O ANO MAL E NINGUÉM COLOCAVA FÉ NELE NO SAIBRO. ACABOU QUE ELE GANHOU EM PARIS E DAÍ DEU O PULO DO GATO PARA A LIDERANÇA. ESSE ANO SERÁ A MESMA COISA. NADAL E O SÉRVIO VÃO CHEGAR MUITO DESGASTADOS E COM MUITA PRESSÃO PSICOLÓGICA. O SUÍÇO CORRERÁ POR FORA E SEM PRESSÃO , ISSO SERÁ MARAVILHOSO PARA FEDERER. FEDERER VAI SE DESTACAR NO SAIBRO E CONQUISTARÁ PARIS E COM ISSO IRÁ COM A CONFIANÇA ALTA PARA LONDRES E VENCERÁ TB. DAÍ PARTIRÁ PARA O TOPO. DJOKOVIC JÁ GANHOU DEMAIS E FALTARÁ GÁS . COM CERTEZA. O SÉRVIO NÃO AGUENTARÁ O RITMO. A DERROTA DE HJ AFETARÁ O PSICOLÓGICO DE NADAL. SE LIGUEM , FEDERER SERÁ DESTAQUE NA EUROPA E PARTIRÁ PARA O TOPO.

  • cristiane

    Foi uma partida maravihosa e quem assistiu não esquecerá. Ambos lutando e um jogo tenso, lá e cá, sem nos deixar respirar. Nadal com fome de vitória e um Djokovic querendo mais e mais.
    É apenas o início da temporada em que temos muitos tenistas bons correndo por fora. Federer não caiu. Ele apenas não jogou com a intensidade e acertos dos dois. Mas vai correr por fora sem pressão.
    Nadal no tie cansou e Djokovic chegou inteiro, mas será que ele aguenta tanto tempo assim?
    Nadal está apenas começando o ano e ainda vai dar muito trabalho, pois ele está incentivado para conquistar uma taça e no saibro ele é o melhor!
    Essa partida não afetará o psicoógico do Nadal, pois ele é centradoe daqui para frente vais melhorar a cada jogo!
    É o que mais gosto nele. Foco, determinação, garra e luta.
    Meu voto é nos torneios para frente que ele cresça MUITO!!!!

  • Vitor Borges

    Fabrizio, como disseram Dácio e Eusébio na transmissão: os dois estão jogando em outra divisão… melhor dizendo: uma divisão acima de todos os outros do circuito. Acho que para o Federer vencer mais um slam terá que fazer como Sampras fez: escolha um, e se prepare como um louco para ele… e só para ele. O mesmo técnico ele já tem, só falta querer.
    Não sei se é papo para jornalista, mas me parece que ele está começando a lutar contra si para não demonstrar sua decadência. Enquanto ele não assumir isso, talvez não faça essa tal preparação que mencionei.
    Acha que pode ser? Abs.

    • Fabrizio Gallas

      Estão sim, um nível acima no piso rápido e provavelmente no saibro. Vamos ver o quanto Djokovic pode fazer no piso lento contra Nadal.

  • Bom dia Fabrízio!
    A partida de ontem foi decidida no tie break. Nadal poderia sair vencedor. Acho que faltou o primeiro saque do espanhol pra ele sair vitorioso. Djokovic também sentiu o cansaço. Foi nítido, não acha?

    • Daniela Nery

      Cansaço nítido??

      Acho q nao…

  • Gaspar

    Prezado Fabrízio,
    Ao meu ver, este Master 1000 de Miami, foi o divisor de águas para este ano e, talvez, para o próximo também. Vejamos: O extra terrestre Federer dá claros sinais de baixa em seu insuperável nível de jogo. Acredito que ele poderá ainda, antes de se aposentar, ganhar torneios importantes e até mesmo uns tres Grand Slam, ele nao e bobo e vai priorizar a agenda, assim como fez o Sampras nos seus últimos anos.
    Quanto ao Nadal, aqui vejo a maior alteracao. Vejo Nadal dando claríssimos sinais de declínio. Ele, que sempre que o adversário fazia uma bola sensasional, ele conseguia, sabe se lá como, devolver uma bola ainda melhor. Isso nao acontece mais. Ele esta cometendo erros que jamais cometeu, ele nao perdoava e tambem nao errava. No meu entender ele foi o melhor competidor que o tenis ja viu, mas isso ja nao esta sendo suficiente para mante-lo dominante. Como o tenis dele e fisico e mental, a idade (25 em junho) rouba a velocidade e explosao dos 22 – 23 anos. Com isso, o mental também desanda. Como vc bem disse, Djokovic o venceu no fisico e no mental, pois bola que bola, ele nunca teve. Tecnicamente, o tenis dele e horroroso. Sem os seus recursos, que os anos roubam rapidamente, nao vai durar muito eno topo.
    Agora e hora do Djokovic. Ele vai continuar na frente dos demais, está no início de seu ápice, entao, acredito que vai dominar este ano e talvez o proximo. Nao acredito que ele tenha estrutura para se manter dominante nem ao menos pelo numero de semanas que o Nadal somará como #1, mas vai chegar lá, tudo indica. Alguem poderá chegar para roubar a festa? Veremos!!!

  • Daniela Nery

    VAAAAAAAAAAAAAI DJOKO VC EH SHOW… VAI DJOKO!! hahahaha

  • Marcos

    Realmente foi um jogo emocionante. Eu particularmente acreditava na vitória do Espanhol, coisa que não aconteceu. Torço sempre por Nadal, mas meu segundo favorito é Nole. Realmente ele provou ser um gênio do esporte e merece oque conquistou. Apesar disso, não acredito que derrube Rafa no saibro. Pode até dar alguma dor de cabeça, mas acho muuuito dificil. Monte Carlo é praticamente impossível, vide os resultados do espanhol no ano passado. Não sei se Nadal jogará em Barcelona, mas se jogar tb acredito que leva o ATP 500,em Roma, não duvido em uma final entre os dois e apesar de acreditar que Rafa leva, não discarto uma vitória de Nole. Em Madri, tb acredito numa final entre eles, com Roger correndo por fora. Rollang Garros, tb acredito no título do Espanhol novamente. Depois disso o “bicho vai abraçar na grama” do Al England Club em Londres. Dai depois desses torneios podemos ver quem é o numero 1 do ano. Até ai Rafa defende 7000 mil pontos, e vai ter que provar que não é o numero 1 do mundo por acaso. Acredito nele, Dale Rafa, Dale Nole..Dale Del Potro…abraços à todos.

  • Joao Alves

    Fabrizio, vai ai uma ideia para seu próximo BLOG: ” DJOKOVIC, O ANDERSON SILVA DAS QUADRAS”.

    Galera, apesar do placar, o Djokovic deu um pau no Nadal. O Gallas ficou ai na reportagem dizendo que o touro isso e o touro aquilo, mas a verdade é que o Djokovic sempre teve mto mais tenis que o Nadal, tanto que seu retrospecto nas quadras duras é muito superior. O que acontecia era que o Nadal vencia no físico. O que o colega Gaspar disse ali eu ja havia antecipado quando o Nadal venceu o US OPEN e o Gallas começou a dizer que o espanhol ia chegar ao número de Grand Slans do Federer porque proporcionalmente pela idade dele ele chegaria na idade do Federer com mais titulos e bla bla bla…achando que o Nadal ia chegar aos 27 correndo igual corria com 22. Por que todos os titulos dele foram em torneios que ele chegou descansado, fez jogos faceis até a final e derrubava os adversarios na correria, baloes, na paciencia demorando para sacar e etc. Espero que o Federer e o Annacone tenham assistido essa final, pois o Djokovic deu um show de tática. Aquele troxa do Toni Nadal ficou com aquela cara de bunda dele hahahaha….foi muito bom ver ele pegar do próprio veneno!! E assim será esse ano, Djokovic batendo no espanhol no saibro e o Federer na Grama…Galera abram o olho com o Del Potro tb, ele vai entrar na briga podem esperar!!!!

  • cristiane

    Fabrizio, não acredito no declínio do Nadal em relação a idade ou cansaço. Já o colocaram para baixo há um tempo atrás e, que a carreira dele estava acabada. Ele deu a volta por cima e chegou ao número 1. Mas ele é um ser humano e pode errar, vacilar, até mesmo cansar sim . O Touro Miúra não gosta de errar, mas quem gosta?
    Portanto, vamos aguardar, pois o ano está apenas começando!
    Assim o nível dos jogos só tende a melhorar com tantos jogadores excelentes!!!
    Melhor para nós que estaremos assistindo a jogadas fantásticas onde cada um quer superar o outro nos pisos, jogadas, fôlego….
    Em relação ao jogo Nadal x Djo acho que Nadal poderia ter levado, mas no tie ele vacilou qdo perdeu o saque. Aquela dupla falta foi o erro fatal. Ele antes disso poderia ter finalizado o Djo, mas se não aconteceu era realmente o dia do Nole.
    Mas que foi um jogaço..isso foi!!!!!

  • NASMONE

    O tênis vive um momento fantástico atualmente. É evidente que a maior “revolução” quem está provocando é o Nole, mas podemos notar uma maior rivalidade este ano. Não há aquela enorme superioridade nem de Federer, nem de Nadal. Espero que o ano continue neste mesmo nível e que o Nadal possa encontrar uma mágica para conseguir vencendo. E só quem ganha são os torcedores e amantes do tênis.

  • Bem mais..Hoje eu arrisco a dizer que em condicoes normais sem lesao ou etc NINGUEM ganha do Nadal em um jogo de cinco sets..Por que?.Porque ele e completo. Tem tambem o contra ataque enfim um jogadoraco..Se o Federer anda sem saco cometendo 50 erros num jogo o problema e dele..Nadal vem ai para atropelar o suico.

    • cristiane

      Estou contigo e não abro!!!!
      Nadal vem agora com tudo para cima deles….Essa arrancada vai deixar poeira em todos…rss
      Mas sério! O ano está apenas começando e a cada jogo ele melhora.
      Agora é focar, fazer um trabalho mais pesado para manter o fôlego e não cansar e treinar mais saques. Errar pode ser fatal qdo se precisa do saque, né?

  • Joao Alves

    Gallas, estou aguardando a publicaçao do meu comentario.
    Nao sei o motivo de ainda nao ter o feito.
    Grato.

  • luiz guilherme tinoco

    todo mundo falando de nadal,djokovic e federer….ESQUECERAM de um tal JUAN MARTIN DEL POTRO…ACORDA PESSOAL…O HOMEM TEM A MAIOR ASCENÇAO NO RANKING EM 2011… TALVEZ JA SERIA O NUMERO 1 SE NAO TIVESSE MACHUCADO SERIAMENTE O PUNHO…. HE IS BACK!!!!!!!!!! PARECE QUE VCS ESQUECERAM US OPEN 2009…APOSTO NO DELPO!!!!!!!!!!!

  • duda knauer

    boa noite pessoal. fabrizio tenho visto os jogos do nadal, e acho q ele tem jogado mal ultimamente. o q vc acha? e como um cara numero 3 do mundo é considerado acabado? por favor alguem me explique, pq vi o o federer enfiar uma esquerda no nadal linda, pra mim o cara tem o tenis mais plastico do circuito.
    antes q comecem sou fã do nadal.

  • cristiane

    Amigos e fãs do tênis. Só teremos partidas maravilhosas com o alto nível que estamos assistindo.
    Nadal não esta ruim. O ano acabou de começar e ele a cada jogo melhora. Tenho certeza de que ele vai treinar mais e mais, pois não gosta de errar, é perfeccionista, dedicado, tem garra, lutador e quer ganhar!
    Nole esta numa fase maravilhosa, mas até qdo? Veremos. Conseguir pegar Nadal no saibro? Duvido!
    Federer não está morto. Virá sem pressão antenado com as críticas e ..vamos aguardar!
    Del Potro vem que vem…
    Murray vai ter que suar e treinar muito, pois está com a moral baixa.
    T Songa mudou de técnico…vamos ver como virá!
    E tem muitos jogadores excelentes…
    Eu sou Nadal sempre e espero que ele se supere, pois para mim, ele é o Touro Miúra e virá com força total!!!!!

  • Djokovic is best player in world.I love him

    Miranda

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo