Djokovic coroa o momento mágico



Quem vai parar Novak Djokovic ? Está impossível segurar Nole! Confesso que após o primeiro set achei que Nadal havia feito tudo certo para isso. Sacando bem e jogando de forma agressiva e consistente, tudo o que necessitava para desastabilizar o arsenal do sérvio. Mas eis que o Touro abriu a porta para Djokovic ao sacar muito mal no segundo set e ainda cometer erros bobos. Rafa fez esforço enorme na primeira etapa e parece ter cansado no serviço e aí seu jogo desmoronou aos poucos – Federer sentiu os mesmos efeitos só que no fundo de quadra com a intensidade de Djokovic.

Dois momentos decisivos para esta virada. A quebra do oitavo e depois a confirmação da vitória no nono. Tudo o que o sérvio queria para ganhar mais motivação e deixar um Nadal totalmente destruído mentalmente no terceiro set.

Só faltava Djokovic derrotar Rafael Nadal – quebrando o tabu das finais colocado no post de ontem – para coroar seus últimos quatro meses mágicos do sérvio. Título da Copa Davis, Australian Open, Masters 1000 de Indian Wells e ainda Dubai derrotando Roger Federer três vezes, Murray e Nadal uma.

Sobre o ranking. Nadal soma 240 pontos e vai pra 12630 pontos. Djokovic sobe para 8710. O sérvio abre 430 para Federer e vai com a segunda colocação mais folgada para Miami.

Sobre a briga pelo número 1 falarei no post de amanhã. Este aqui é reservado para comentários sobre a final de hoje.



  • rui

    GRANDE DJOKOVIC,SEM DUVIDA…PARA QUEM DIZIA QUE NADAL ERA INQUEBRAVEL A NIVEL MENTAL,FICA AI UMA RESPOSTA…PARECIA UM JOGADOR VULGAR,ALIAS,COMO ACONTECE COM FEDERER QUANDO SOFRE AQUELES APAGOES…
    PARABENS AO DJOKOVIC…MINHA ALEGRIA E VER O NADAL A PERDER,ATE VOU DORMIR MELHOR RS RS RS..

  • Felipe

    Fabrizio, quando foi a última vez que alguém do Nadal numa final?? É impressionante como é dificil ganhar dele. Nole realmente está na ponta do casco e só assim mesmo pra arrancar uma vitória deste espanhol. E quase que rafa ainda leva. Se não começasse a sacar tão mal no segundo set e nole perdido um pouco o foco, rafa levaria denovo. Ninguém ganha de Federer e Nadal se não estiver no auge da forma física e técnica. O que mais me impressiona é que djockovic ta encarando o forehand do Federer de igual pra igual, e olha que o suisso tem o melhor forehand do circuito, na minha opinião. Fabrizio, você acha que será possível djocko dominar também a temporada do saibro ou ele não tem gasolina pra ir até lá contra Rafa???? Abraço!!!!

  • Suellen Clemente

    Parabéns para o Nole, grande final…Ele mereceu demais esse título, pois seu jogo está muito regular e firme.A única parte ruim é que foi contra o Nadal, pois sou fã dos dois, mas o Djokovic está num ótimo momento e nada melhor para ele do que ganhar do número 1 do Mundo..Se a confiança do Djoko já estava lá em cima, agora então não tem limites!!:)
    Agora é esperar para o próximo Masters..Força Rafa e Nole!

  • Juliana Amorim

    O Djokovic está jogando o seu melhor tênis. Acredito que a tendência é continuar subindo no ranking.
    A final foi muito bem disputada, o saque atrapalhou muito o Nadal, no entanto acredito que a confiança do Djokovic foi a chave para o resultado final.
    Parabéns Nole! Futuro número 1 do mundo.

  • Felipe Araújo de Queiroga

    O Djokovic está realmente voando. Mas agora eu quero ver o pessoal dizer que o Federer perdeu por culpa própria. O sérvio está possuído, não vejo um defeito sequer no seu jogo. A direita está melhor do que nunca, a esquerda continua excelente, o saque tem feito estragos, vem voleando bem, está muito agressivo e como sempre uma força mental só comparada a de Nadal. Só resta saber se ele aguenta esse ritmo o ano inteiro, sendo que haverão trocas de superfícies. Para ser líder o cara tem que ser regular o ano todo, cabe ao Djokovic provar que está a altura do desafio.

  • Marcio

    Impressionante o tênis que esse garoto ta jogando, 18 partidas de invencibilidade, 3.500 pontos conquistados no ano nos 3 títulos. Nole chegou à maturidade, tem tudo para vencer em Miami e quem sabe arrancar alguns pontinhos do Nadal na temporada de saibro.
    Quero chamar a atenção sobre Roger Federer, amanhã ocupará a pior posição dos últimos 7 anos, a de nº 3. Acredito que a partir de agora sua queda será gradual, terminará o ano nessa posição e perderá alguns postos até se aposentar, mesmo assim ele se aposenta dentro do top 10.
    Del Potro está de volta, impressionante a temporada do argentino se considerarmos que ele ficou parado por quase um ano.
    Assim como o Tim Henman, Murray vai passar em branco quando o assunto são os Majors, é um tenista talentoso mas sem atitude, talvez o fato dele ser um filhinho de mamãe esteja atrapalhando, sua apresentação em IW foi simplesmente patética.

    • Felipe Araújo de Queiroga

      Aconteceu a mesma coisa ano passado, e disseram a mesma coisa. Saí ele ganhou Cincinnati, Basel, ATP World Tour Finals…

  • Bruno

    Tb pensei que o Nadal fosse vencer caso permanecesse jogando como jogou no 1 set. Notava-se uma ligeira vantagem em relação ao Djokovic. Quanto ao 1 lugar, djokovic tem um longo e dificílimo caminho pela frente para tomar o lugar do espanhol. Primeiro que o Nadal tem um amplo domínio no Saibro e não vejo o sérvio superando o espanhol nessa superfície. Segundo que o Djokovic embora esteja numa fase incrível, não costuma manter esta consistência por muito tempo. Acredito que com algumas derrotas ele passe a oscilar mais e com isso perder um pouco a confiança, o que acabará resultando em algumas derrotas e por consequência a perda de pontos importantes. Para mim, o sérvio precisará ganhar no mínimo mais um Grand Slam e se destacar nos torneios Master para obter o cargo de número 1.

    • Pablo

      Concordo com você, Bruno. Neste blog poucos coroaram Nadal durante a temporada passada, apesar de todos os feitos. Estamos no início e já querem comparar Djoko ao Nadal. Deixa prá lá, quem viver verá! Nadal esteve com falta de sorte, os números apontaram a quantidade de erros não forçados durante o 2° e 3° set….mas, é assim mesmo, ser o número 1 incomoda muita gente!

  • Rogerio

    Nole vem jogando muito bem desde o aberto dos EUA. Perdeu a final para o Nadal naquela oportunidade pq Nadal estava no seu melhor nível na carreira (muito melhor do que hoje). Mas Nole não assume a primeira posição por não manter o foco durante o ano todo. Além do mais, ele só joga bem assim no piso duro. A temporada de saibro vai tirar um pouco a confiança do servio e, para mim, o Nole não tem jogo para ganhar do Nadal nem do Federer nas quadras de saibro ou de grama. Nos dois pisos ele perde para qualquer um desses dois. Ele precisaria evoluir muito no saibro e na grama para pretender ser o número 1.

  • Djokovic mostrou que é o melhor jogador do circuito na atualidade. No primeiro set também achei que Nadal ia vencer fácil, mas Djoko mostrou muita garra para virar o jogo e liquidar Nadal.

    Djokovic é melhor que Federer e podemos dizer que se aproxima de Nadal.

  • Branca

    Olá Fabrizio,
    Errei de novo. Mas o troféu ficou em boas mãos.Djokovic mereceu, jogou melhor. Nadal, sacou muito mal, agora é pensar nos próximos torneios. Desculpas não se contabiliza, vitórias e derrotas sim.
    Abraços.

  • rui

    pois..se o federer tambem nao sacasse mal no 3. set kando estava 2-2 e com 40-15,se calhar estariamos aki a contar outra historia…ja se esta a cair novamente no erro de dar o federer como acabado,e depois engolem as palavras…lembrem-se k o agassi com 35 anos chegou a uma final do u.s open,na era d fed e nadal…roger tem 29,ainda tem muito fogo para dar…ande por onde andar,roger federer sera sempre lembrado como o tenista mais virtuoso da historia,ate o momento…de kalker forma assinalar k esta e talvez a melhor era do tenis,com grande jogadores em simultaneo como nadal,djoko,murray,soderling e del potro etc…

  • Luís Braga

    Djoko está jogando demais e mereceu, parabéns a ele. Perguntaram ( mais acima) qdo foi a última vez que alguém ganhou do Nadal numa final, pois foi exatamente na final anterior disputada pelo espanhol. Na ocasião Nadal perdeu ( 3-6, 6-3 e 1-6 ) para Federer na final do ATP Finals 2010.

  • marcelo

    fabricio obrigado, ja estou incrito no fantasy atp. agora uma coisa voce podia explicar me as regras do game, por exemplo se fizer as minhas escolhas hoje posso alterar amanha. ? abraçao e continuaçao do teu grande trabalho

    • Fabrizio Gallas

      pode sim até o início da chave q é quarta-feira

      • marcelo

        fabricio outra duvida, os qualifiers como é? sao conhecidos os nomes antes da nossas apostas.

        • Fabrizio Gallas

          Serão conhecidos no fim do dia de hoje, terça-feira. É ficar ligado para mudar os palpites.

  • Feliz com o titulo e o segundo lugar dele no raiking.
    Que ele aproveite o momento – que Nadal e Federer estão na casa dos 90% – e trabalhe mais o emocional!

MaisRecentes

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo

O verdadeiro Dia Mundial do Tênis



Continue Lendo