Federer e o duplo desafio. Frear Djokovic e Defender o Nº 2



Não tem mais graça quando Stanislas Wawrinka entra em quadra para enfrentar Roger Federer. O número dois da Suíça claramente respeita demais o compatriota e acaba jogando abaixo de suas capacidades, principalmente quando os pontos são importantes. É um prato cheio para o Roger se fazer.

Mas tirando este fator, vamos ao que é importante. Teremos a esperada semifinal de Federer x Djokovic. O suíço está jogando bem e o sérvio vem numa forma exuberante. Roger já provou por A + B que tem a qualidade necessária para derrotar o natural de Belgrado, afinal o fez por 13 vezes incluindo algumas no fim do ano passado.

A diferença é que a confiança de Nole está elevadíssima. Começa pela devolução, citada por Richard Gasquet como melhor do que a dos dois melhores do ranking, pelo baixo número de erros não-forçados e força mental nas horas chave do jogo. Barreiras que Federer pode quebrar com um bom serviço – algo que ainda não está sendo demolidor no torneio -, consistência no fundo e mudanças de ritmo. Ele não pode ficar trocando bolas no fundo, precisa dar slices, curtas, vir pra rede.

Não é simples, mas o arsenal de Federer é vasto e condições ele tem para evitar que a farra de Nole siga com 18 vitórias seguidas, 16 em 2011. Apesar de Federer dizer que o que vale mesmo é o número 1 do mundo, a derrota neste sábado o derruba pro 3º lugar. Logo, mais uma pimenta para o novo clássico do tênis.

Nadal x Del Potro – Outra promessa de jogão na semi. Nadal teve que suar e utilizar a raça para bater o saque de Karlovic numa das melhores partidas do torneio. Confiança virá em alta para enfrentar o argentino que está recuperando a boa forma.

Meu favoritismo é pro Nadal. Del Potro está jogando bem, mas patina em vários momentos dos jogos e seguidamente tem falhado na hora de encerrar sets e confrontos. O argentino, apesar de ter tido mais um dia de descanso, mostra-se ofegante e não tão bem na parte física.

– Não custa nada lembrar o perigo que Nadal corre, afinal, perdeu as três últimas de Delpo

– A Torre de Tandil ainda não ganhou de um Top 10 no retorno ao tênis desde o fim do ano passado.

Pra você leitor, quem disputa a final ? Opine!

Curtinhas:

Nadal igualou Sampras com 190 vitórias em Masters 1000 (perde apenas para Agassi com 209 e Federer com 228). Djokovic igualou Guga com 109.

Federer tem 17 títulos deste tipo de torneio e Nadal um a mais. Outra briga interessante pode ocorrer.

As semis trazem todos os últimos campeões de Grand Slams desde Roland Garros em 2005.



  • Theago

    Certamente amanhã teremos dois jogaços, mas sem favoritismo pra nenhum dos quatro. Mas vou dar meu palpite acho que da Delpo e Federer na final. abraços.

  • Suellen Clemente

    Vão ser duas semi finais de muita emoção:Entre Delpo x Nadal, acredito e torço para que Rafa vá para a final, apesar de gostar muito do jogo do Del Potro, eu torço pelo Nadal..Já a outra semi entre Nole x Federer, torço muito para que o Djokovic alcançe a final, pela sua motivação e seu jogo agressivo e firme, ele tem boas chances de ir para a final e tomar o 2º lugar!!!!

  • Mateus

    Pelo que Federer e Djokovic vêm apresentando, vai ser um jogaço, mas acho que a confiança do Djokovic vai fazer a diferença.

    Já entre Nadal e Del Potro, acho que o espanhol não vai ter problemas pra passar pelo argentino.

    Final entre Djokovic e Nadal, com vitória do sérvio seria o meu palpite.

  • Eduardo

    Com certeza todos repararam, a pança do Wawrinka tá demais. Taí um jogardorzasso, que se tivesse mais cabeça e cuidasse melhor do físico (está extremamente lento nos deslocamentos), incomodaria os top 3 na boa. Seus golpes não deixam nada a desejar… Aliás, o “shape” dele tá parecendo de um veterano duplista… Tem Federer (e Wawrinka) X Nadal daqui a pouco…

  • Rafael

    Federer vem com tudo nessa semifinal…certamente está com Nole engasgado !!! Djokovic está voando baixo sim, jogando demais…mas dessa vez o Suíço vai mostrar pq é o melhor de todos os tempos…

    Come On Roger, you are the best !!!

  • Branca

    Olá Fabrizio,
    Fiz umas continhas, é espantoso o aproveitamento do Nadal em Masters 84%. É um gênio esse moleque.
    Concordo com você sobre NadalXDelpo. Mas, na minha opinião, dessa vez vai dar Nadal.
    Quanto ao duelo Federer X Djokovic, apesar do desempenho do Nole no torneio, dessa vez estou apostando no Federer. Tem tudo pra ser uma final Nadal X Federer.
    Agora, sobre quem seria o campeão, pelo retrospecto, eu apontaria o Nadal, mesmo sabendo que ambos são favoritos.
    Abraços

  • Federer vs Nadal é o meu palpite pra final.
    Federer ganha a decisão conquistando seu 68° título.

  • Henrique S.

    A final é uma incógnita. Entre Federer e Djokovic, vai depender da eficiência do serviço e da disciplina tática do suíço, assim como disse o Fabrizio. Apesar de ser complicado colocar dessa forma, uma vez que coloca o resultado do jogo quase que somente nas mãos do atual nº 2, a verdade é que a solidez do Djokovic vem mostrou os seus primeiros sinais de desgaste hoje contra Gasquet. Acredito que esse jogo será decido naquilo que se considera ser a base do tênis, que é a dinâmica de saque x devolução. Quem for melhor nesses quesitos leva o confronto. Quanto a outra semi, entre Nadal e Del Potro, pode-se dizer que é ainda mais imprevisível. Em princípio, Nadal não teria problemas, uma vez que o argentino ainda não voltou a sua plena forma física. Porém, a Torre de Tandil chegou até essa fase por meio de uma atitude chave em jogos decisivos: jogar bem os pontos importantes. No jogo contra Dolgopolov, Delpo oscilou bastante, mas foi impecável nos momentos críticos. Além disso, vale lembrar que Nadal virá com grande confiança para esse confronto, mas ainda não deu mostras de ter entrado de fato no ritmo intenso que tem sido imposto nessa temporada (grandes promessas surgindo e muitos jogadores em forma excepcional, não só os top 10, mas também os top 20 e 30). Entre Nadal e Del Potro, o que vai decidir vai ser como eles vão se comportar nos momentos chave do jogo. Quem aproveitar melhor as poucas chances dadas no início, vai conseguir deslanchar na partida e fazer do restante do confronto quase que um passeio, levando em conta o fato de nenhum dos dois estar em um ritmo forte.

  • Eduardo

    com certeza Federer passa por Djokovic, quanto a Nadal, só vai ganhar porque Del Potro não esta na sua melhor forma. mas na final Federer vai estraçalhar Nadal, como fez no ultimo jogo entre eles, no atp finals.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo