Federer nunca mais vai ganhar um Grand Slam ?



Ivan Lendl, dono de oito Grand Slams e o terceiro maior líder da ATP com 270 semanas no topo, deu uma declaração forte que eu gostaria de trazer para discussão aqui no blog.

O tcheco naturalizado americano disse em Zurique (Suíça) onde disputou o evento Seniors da ATP, que “Roger Federer nunca mais vai ganhar um Grand Slam”.

Infelizmente não consegui a justificativa de Lendl para tal declaração, apenas esta publicada pelo jornalista suíço Christian Burge, do jornal Blick, que acompanha de perto a carreira de Federer.

Tal declaração repercute pois Lendl foi uma das maiores figuras no tênis e tem certo embasamento visto que o suíço está em jejum de Slams há mais de um ano e por enquanto está perdendo cada vez mais terreno para Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Agora minha opinião é de que essas palavras foram precipitadas. Federer está jogando um ótimo tênis, bastante agressivo e confiante e passa por quase todos os outros sem tantas dificuldades.

Por falta de sorte pegou um Djokovic inspirado nos últimos dois Majors, US Open e Australian Open. O suíço necessita deixas às vezes a teimosia de lado ao ficar medindo forças nas pancadas do fundo de quadra com Nadal e Djokovic. Usar a variação, com slices, deixadas, idas à rede dará resultado.

Ao mesmo tempo que acredito no suíço para ganhar mais uns três ou quatro Majors, me soa estranha sua declaração em entrevista coletiva em Indian Wells, que os Grand Slams estão sendo super valorizados e que todos os torneios do circuito são importantes. Há bem pouco tempo Federer deixava claro em suas palavras e atitudes que os Majors eram os que realmente valiam.  Por que será hein ?

Indian Wells – Esse menino Ryan Harrison, de apenas 18 anos, é bem talentoso. Agressivo, tem bom saque (nada espetacular), bons golpes do fundo. Boa promessa pro tênis americano. Muito melhor do que Donald Young que ganhou do Andy Murray.

E o Rafael Nadal ? Nunca vi ele jogar tão mal um set. Só não perdeu porque Somdev Devvarman é bem limitado.

Se o adversário fosse Novak Djokovic, Nadal teria entrado para sua borracharia. O sérvio aplicou três pneus contra adversários fortes (Golubev, Troicki e Gulbis). Será que Gasquet vai escapar ? São 17 vitórias seguidas e um tênis muito sólido, firme e regular do número 3. Aguardamos duelo da semi contra Federer.

Thomaz Bellucci fez uma apresentação ruim e foi totalmente dominado por Tomas Berdych. Uma pena. Atitude fraca em quadra do nosso número 1.

Caixinha aberta para comentários. Favor, torcedores de Federer e Nadal, sem ofensas ok ?



  • Felipe Araújo de Queiroga

    Absurdo! Esses caras não cansam de quebrar a cara, pelo amor de Deus!

  • Realmente acho muito difícil o Federer não vencer mais nenhum Slam. Na minha humilde opinião o Federer ainda leva uns 4, 5 Slams.. Porque não né?
    O Federer vem jogando muito bem, não tem tido muito o tal do “Apagão Federer”, tem liquidado as partidas rapidamente. Em Dubai jogou muito bem, foi campeão sem ceder sets. No Australian Open, teve um pouco de trabalho contra o Simon, mais conseguiu escapar. Nas quartas-de-final encontrou o seu compatriota Wawrinka, e deu uma aula de tênis, jogou demais, até Grand-Willy ele aplicou, massacrando o Wawrinka, depois daquela partida eu falei comigo mesmo: Ninguém vai parar esse tal de Roger Federer… Mais não foi assim.. Veio o tão inspirado Novak Djokovic, jogando demais, sólido, soltando o seu beckhand, que afundava a quadra suíça. Enfim Federer acabou perdendo por 3 sets a 0, e o sonho do seu 17 Grand Slam na Austrália tinha acabado.
    Ai veio Dubai, Federer como sempre muito confiante, jogando bem deu de cara novamente com Novak Djokovic, e se repetiu o resultado do ultimo confronto, vitória para Djokovic.
    E agora em Indian Wells, vem jogando bem também por enquanto vem fazendo o feijão com arroz, nada demais.. Uma ótima vitória por 6/0, 6/2 sobre o Chela. E agora veremos o que vai acontecer.
    Eu não só por ser Federista, mais também uma admiradora do tênis a 4 anos, aposto em vitória do Federer, neste torneio… Pesando pelo Djokovic na semi, e ganhando do Nadal na final 😉

  • Marcos

    Bom, eu acho que o Lendl está errado e que o Federer ainda vai vencer mais alguns Grand Slams, mas se não vencer, também não tem problema. Ele é o tenista que mais venceu Grand Slams e não tem que provar mais nada pra ninguém, são os outros tenistas que tem que correr atrás e tentar chegar perto do número de Slams do Federer.

    Uma hora ou outra ele vai parar de vencer mesmo, Nadal também vai, Djokovic também vai, isso é algo natural na vida de qualquer tenista.

  • LEO

    nao concordo com a declaracao do Ivan Lendl, apesar de torcer pro Nadal acho que o suico tem plenas chances de ganhar pelo menos mais dois Majors.
    O Nadal jogou muito mal o primeiro set, mais ele tem um impressionante poder de reacao, uma forca mental impressionante, ou seja, pro touro miura nao tem jogo perdido.
    O bellucci tem talento mais precisa de uma maior concentracao durante os jogos

    abcs!

    • Henrique S.

      Não foi o poder de reação do Nadal que ganhou a partida, foi o bom senso de parar de arriscar o forehand e deixar o indiano se afundar sozinho. Nadal tem muito mais qualidade que Devvarman e, por isso, não precisa fazer muito mais do que passar bola para vencer. O indiano deu sorte de fazer tantos games, pois até mesmo a parte tática do jogo dele foi favorecida pelo baixo nível do espanhol. Ele usou tática parecida com a que o Federer usou contra Nadal na sua derrota em Madrid 2010. Se o suíço não conseguiu, quem é Somdev Devvarman para conseguir? Mesmo com a vantagem do piso em relação ao saibro de Madrid, o asiático não tem recursos para finalizar a partida. Não seria necessário um Djokovic para dar um pneu no Nadal ontem, bastava um top 20.

  • luques

    Cada um fala o que quer, ainda acho que ele ainda tem chances, porém pequenas, já que outros jogadores começaram a ganhar dele.
    Já nosso Bellucci vai mal das pernas, tem tudo pra ser top 50.

  • luciano

    Fabrizzio, meu caro:

    16 Grand Slams;
    5 pentas consecutivos em 2 deles;
    237 semanas consecutivas como # 1 do mundo!

    São recordes que ninguém jamais vai bater.
    Portanto, Federer não precisa ganhar mais nada!
    Já ganhou demais!

    Abraços,
    Luciano

    • Fabrizio Gallas

      Luciano,

      Indiscutível o quanto ganhou e o que fez Roger Federer, mas o torcedor dele e quem gosta do tênis bem jogado quer mais mais títulos do Federer

      Todos, inclusive eu, ficaremos um pouco tristes de ele parar nos 16.

    • ANDRÉ

      Se as coisas continuassem como estão, sim, mas eu acredito que o recorde do Federer vai ser quebrado um dia em razão da evolução da medicina.
      Dizem os cientistas que no futuro o homem não envelhecerá e só morrerá por causas acidentais, eliminando o gens do envelhecimento. Isso vai prolongar a vida dos atletas de modo extraordinário. Não temos condições de saber as consequencias disso para o esporte, mas o certo é que cada vez mais a medicina ajuda aos bons atletas a se manterem mais tempo no esporte. Veja o Nadal, se não fosse aquela aplicação de plasma de sangue dele mesmo (acho que era isso) no tendão do joelho, teria parado a tempo por problema crÓnico de tendinite. O nadal deve os tres grand slan do ano passado à evolução da medicina (além de seus próprios méritos), coisa que outros atletas dos anos anteriores não tiveram. abç

  • Fernando

    É bom lembrar que desde o ATP Finals o Federer só perdeu pro Djokovic, que por sua vez perdeu seu último jogo para o próprio RF na semifinal do torneio de Londres.

  • Rosângela

    Federer não precisa ganhar mais nada pra provar que é o “melhor” tenista de todos os tempos. Mesmo sem ganhar, ele continua dando um show! Não existe tenista que tenha o charme, a elegância, a humildade e o brilho de Federer! Sem contar, é claro, com as jogadas que só ele sabe fazer. Federer é a realeza do tênis!

  • Felipe Rabello

    Na boa, o Federer ganhou, 4 meses atrás, do Murray, do Djokovic, do Soderling e do Nadal no ATP Finals, perdendo apenas um set.
    Será que neste intervalo ele perdeu a condição de fazer frente a esses jogadores?
    Lendl poderia cuidar de diminuir sua pança.

    • Andrigo Nunes

      Felipe….falou tudo.

      Para né!!! Pareçe que esse cara (Lendl) não entende nada de tênis…

      Por favor, o Federer tem condição de vencer muito ainda…ainda é o mais técnico dos tenistas e, veremos Wimbledom daqui a pouco…abraços.

    • janderson

      que mundo que esse lendl vive meu, olha o comentario do felipe meu caro lendl vc vais ser mais um com a lingua queimada.

  • Branca

    Olá Fabrizio,
    Lendl, é um frustado. “Nunca mais” é muita coisa. Fácil nunca será, pra qualquer um. O que o Federer ganhou, é o sonho de todo tenista, mas nós sabemos que as dificuldades aumentaram, por várias razões: idade, filhas, novos talentos no circuito, sem esquecermos o Nadal,Nole e outros , cada dia o jogo exige mais condicionamento físico. E a gente sabe, que todo tenista quer ganhar do Federer, o melhor de todos os tempos, o mais talentoso. Mas Fabrizio, araruta também tem seu dia de mingau, se em um Slam, Federer pegar uma chave boa, jogos que se encaixam com o jogo dele, um abraço, ele vai faturar, não tenho dúvidas.
    Campeão também tem sorte.
    Abraços.

    • Fabrizio Gallas

      Concordo e ainda acho que ele pode bater o Djokovic e o Nadal em Slams. Precisa deixar de ser um pouco teimoso.

      • Felipe Araújo de Queiroga

        Isso é muito verdade Fabrício. O Federer é muito teimoso, mas parece que com o Annacone ele está jogando um pouco mais taticamente. O incrível é que ele perdeu alguns slams para Nadal e também masters para o Murray por causa de sua teimosia, e acredito até, ignorância tática. O Federer sempre achou que poderia ganhar de qualquer um, jogando do jeito que quisesse e aliás jogando nos pontos fortes do adversário, e por algum tempo isso foi verdade, mas aí ele envelheceu e ficou “menos excepcional” e não conseguiu mais vencer da antiga maneira. Eu me lembro do jogo mais perfeito taticamente que ele fez contra o Nadal no saibro, Roma 2006, quando ele pegava todas as bolas de esquerda na subida, sufocou o Nadal com excelentes subidas à rede e um show de agressividade, perdeu, mas perdeu muito apertado. Nunca mais ele jogou daquela maneira, preferiu ficar na linha de base, e deu no que deu. O que mais me irrita, é que ele tem tanto recurso, que se ele fosse um jogador um pouco mais tático, no seu auge, seria realmente imbatível, mesmo para o Nadal (que na minha opinião é o jogador mais inteligente da história).

    • janderson

      quase perfeito o comentario!!!!so a parte da chave boa que discordo um pouco , federer AINDA pode ganhar de qualquer um.vide atp finals 2010.

  • ANDRÉ

    Como já respondi acima, eu gostaria de levantar uma questão futurística, mas que um dia ira estar presente.
    Eu acredito que o recorde do Federer vai ser quebrado um dia em razão da evolução da medicina.
    Dizem os cientistas que no futuro o homem não envelhecerá e só morrerá por causas acidentais, eliminando o gens do envelhecimento. Isso vai prolongar a vida dos atletas de modo extraordinário. Não temos condições de saber as consequencias disso para o esporte, mas o certo é que cada vez mais a medicina ajuda aos bons atletas a se manterem mais tempo no esporte. Veja o Nadal, se não fosse aquela aplicação de plasma de sangue dele mesmo (acho que era isso) no tendão do joelho, teria parado a tempo por problema crÓnico de tendinite. O nadal deve os tres grand slan do ano passado à evolução da medicina (além de seus próprios méritos), coisa que outros atletas dos anos anteriores não tiveram. abç

  • Rogério Comello Machado

    Lendl: (…)Many players catched up and Federer is getting older – that’s why it will be difficult for him.

    Q: You really think he won’t win any more major titles?
    Lendl: “It would be a surprise for me if he would manage to do so. (…)”

    Q: Most people still give him a few good years, especially in Wimbledon.
    Lendl: I agree with this. Maybe I need to clarify that we are going to talk about Federer here. He is different, has won more and things could be different for him. But when his way will be going like it has been for other players it will be very difficult.

    Aí está a conversa na íntegra, BEM DIFERENTE da chamada sensacionalista da notícia.

    • Fabrizio Gallas

      Rogério,

      Não tem nada de sensacionalismo. O Lendl diz isso mesmo que o post ressaltou através do que foi passado pelo twitter do jornalista suíço: “Você realmente pensa que o Federer não vai ganhar mais Majors ? Resposta: Seria uma surpresa pra mim se o Federer conseguir fazer isso (vencer um Grand Slam)”

      Q: You really think he won’t win any more major titles?
      Lendl: “It would be a surprise for me if he would manage to do so. (…)”
      🙂

      • Rogério Comello Machado

        Em qual lugar da entrevista o Lendl disse que “Roger Federer nunca mais vai ganhar um Grand Slam”, que é o quote que está entre aspas na notícia?

        Ele não usou essas palavras. Ou você acha que dizer “Eu ficaria supreso se ele vencer novamente” é a mesma coisa que afirmar categorigamente que “Ele nunca mais vencer”?

        No mais, obrigado por responder!

        • Fabrizio Gallas

          O quote foi dado pelo repórter suíço que é renomado e acompanha a carreira do Federer a tempos. E o Lendl realmente disse isso, só que com outras palavras. O fato do cara ficar surpreso se o Federer ganhar mais um Grand Slam quer dizer que afirma que o Federer nunca mais vai ganhar.

          Abraços!

  • marcos K.

    Ele tá certo. O Fedorento é um ultrapassado.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Andrigo Nunes

      É….ele é um ultrapassado…vc que joga muito!!!

  • Carlos Henrique Christofoletti

    Americanos, sempre dizendo asneiras. Pelo jeito o Lendl se tornou norte-americano de fato, de corpo e alma. Pelo menos no modo arrogante de agir e de emitir opiniões. Se o Federer ainda não passou da marca dos 20 Slams isso não denota sua decadência. Acontece, a bem da verdade, que Federer joga na era de um MONSTRO do tênis chamado Rafael Nadal. E pior, enfrenta agora a FERA sérvia Nole. Também Pete Sampras não logrou conquistar mais Slams, a seu tempo, pois teve tenistas durissimos em seu caminho, quais foram: Patrick Rafter, Marat Safin, André Agassi, Boris Becker, Yevgeny Kafelnikov entre outros. Federer tem tênis para ganhar tanto de Nadal quanto de Nole desde que retome seu modo predominante de jogar: Sólido jogo da linha de base (sem partir para a pancadaria) aliado com Saque/Voleio, Subidas à rede, Slice (mas não no segundo serviço de Nadal e Nole) e Drops-Shots (mas não quando tem break-points contra). Resumindo: se contra Nadal e Djoković, Federer usar mais o fundamento Saque/Volei, Subir mais à rede, dar mais e Slices e Drop-Shots com certeza passará da casa dos 20 Slams. Arrisco um palpite: Federer termina sua carreira com 20 Slams – ganhará mais 2 Wimbledon, mais um US OPEN e mais um Australian Open. Abraço a Todos.

  • Não concordo com Lendl. Recentemente o árbitro Carlos Bernardes disse a um jornal aqui de Salvador, que Federer quando não ganha alguns torneios, muitos pensam que o suíço acabou, não é mais o mesmo.. Ainda bem bem que Federer não liga pra essas opiniões. Encara numa boa.
    O que dizer do Federer? Genial, fantástico e claro que tem jogo pra vencer. Federer vai vencer mais Grand Slam. Grandes jogadores apareceram, e isso é bom pro tênis.
    Abraço.

  • Raul

    Quem tem boca fala o que quer, não é mesmo? À pouco tempo, vimos, ouvimos, o Agassi falar que o Nadal é melhor que o Federer, com todo respeito ao atual n1, mas melhor que o Federer, sinceramente, talvez nunca mais haja algum, se é que já existiu.
    Essa declaração nada mais é, àquelas declarações de pessoas que gostam de aparecer com polêmicas, afinal se ele falasse que o Federer é o melhor, pouco repercutiria, na nossa imprensa, principalmente a de futebol, temos muitas pessoas assim.
    Abraços.

  • Wagner Mendes

    Existe o insuperável e humilde Nadal e existiu o passado…e águas passadas não movem mionhos.

    • Andrigo Nunes

      Tão insuperável que demorou mais de 2 horas para ganhar do Karlovic, só saque….nº pra lá de 200 do mundo.

      Vc acha que um dia Nadal vai superar Federer em conquistas??? Não se iluda!!!

      • Fabrizio Gallas

        Quem disse isso ? Karlovic é 200 do mundo agora. Já ganhou do Federer e foi top 15. É um jogador de respeito.

  • Wagner Mendes

    O suíço gasta meio quilo de creme anti-transpirante, em todo o corpo, para cada partida que vai disputar. Mais um artifício para causar a impressão em seus adversários, torcedores e imprensa de que ele joga sem esforço. Lamentável.

  • Andrigo Nunes

    Rsrsrs…isso parece mágua sua. kkkkkk

    O “suíço” ainda vai atropelar muuuita gente…inclusive os mais magoadinhos.

  • Andrigo Nunes

    É incrível como o sucesso incomoda as pessoas. Não tendo o que falar sobre o jogo do Federer, pois todos sabemos que é o tenista mais tecnico de todos os tempos…o cara vai e começa a falar do desodorante do cara…é para acabar mesmo!!! É nitido que ele se esforça muito menos que o Nadal por exemplo, sem tirar os méritos do Nº 1 do mundo…mas o tênis dele é muito mais força e spin do que técnica…gostem ou não é a realidade.

  • Nunca, é uma palavra muito forte para se falar quando se trata de Roger Federer, porque ele é e sempre será o melhor do mundo, claro que temos aí alguns jovens tenistas aparecendo e dos antigos temos Djokovic atuando muito bem, Nadal continua bem, amis eu ainda acredito que federer ganhará ainda muitos títulos inclusive até um Grand Slam, mais Federer ainda incomodará a todos ainda por muito s anos para minha alegria e de todos os seus fans.

  • LeoBaldi

    Decepção total ler esta declaração do Lendl. Na minha infância, era muito fã dele. Quando comecei a acompanhar o Federer, sem querer me gabar, mas já me gabando, disse a todos que eu conhecia: Este cara será o maior da história. Deu no que deu. Bom, já deu pra ver que sou fanzasso dO CARA e tenho certeza de que o Nadal será o segundo maior da história. Suas lesões o impedirão de chegar mais alto.
    Bem, mas, voltando a declaração, o Federer claramente está passando por uma pequena modificação em seu jogo depois que passou a ser treinado, felizmente, pelo Paul Anacone. Perder para Djoco e Nadal é absolutamente normal. Mas daí a afirmar que nunca mais vai ganhar um Grand Slam… Queria ver se ela apostaria no que disse!
    Acho que o Federer deve jogar até 2012 em um nível pra vencer qualquer torneio!
    Eu pago pra ver!

  • Rafael

    Também não concordo com essa declaração !!! Apesar de Federer não precisar provar mais nada pra ninguém, certamente tem motivação suficiente para ganhar mais alguns Majors. Torço para isso realmente aconteça, porque é muito bom ver o suíço jogando sempre o seu melhor, liquidando os adversários de maneira consistente e clássica. É bonito de se ver…

    Let’s Go Roger, estamos na expectativa para que você volte a ganhar vários Grands Slam e carimbe de vez seu nome na história…Falando nisso, uma história que acredito ser imbatível !!!

    Abraços !!

  • Junior Floripa

    Olha, é muito complicado falar de Roger Federer… Não podemos nos esquecer que em 2009, ninguém acreditava muito nele e mesmo assim ele foi finalista dos 4 Grand Slams do ano e venceu DOIS!!! Nada é impossível para Roger Federer!!! Eu acredito que ele ainda ganhe um Grand Slam… aposto minhas fichas em Wimbledon!!! FEDERER ETERNO!!!

  • Ele ganha no minimo mais 3, só não ganha se sofrer lesão.

  • atençao torcedores de federer ,deixem de serem hipócritas,alem de ser um bom tenista o federer tem muita sorte ,vou dar alguns exemplos ,em 2009 uma semana antes de começar roland garros os reporteres perguntaram ao suiço se ele estava preparado para o saibro de roland garros ,olha só o que ele respondeu,meu probrema não é o saibro meu probrema é rafael nadal .conclusão ,ele ganhou roland garros devido as tendinites de nadal ,voltou a ser numero um com as contusões de nadal ,ganhou 43 semanas na liderança com as tendinites de nadal ,255semanas-43 =212 esse é o numero exato de numero um do federer que tem muita sorte, nadal em fórma voltou a ser numero um ,abriu 4400 pontos de vantagem, provavelmente federer jamais teria roland garros se tudo o que tá escrito aí em cima não tivesse acontecido, fãs de federer é a pura verdade, basta aceitar .

    • Andrigo Nunes

      Nossa….como fala besteira…senhor…prefiro nem comentar isso…kkkkk

    • Andrigo Nunes

      Atenção torcedores do Nadal.
      Não temos nada contra ele, porém nenhum outro tenista tem culpa se ele se machuca ou não!!!
      Quem tem que cuidar disso é ele e seus fisiologistas. Não lembro de Federer ter abandonado uma partida que estava perdendo por motivo de lesão, como aconteçe com Nadal quando está perdendo.

    • janderson

      que cara sortudo esse federer hein kkkkkk

    • janderson

      ta dificil de entender ne silvia , ele quis dizer que so nao ganhou RG antes pq tinha UM e SOMENTE UM cara melhor do que ele no saibro (rafael nadal)por isso ainda nao tinha ganho RG) tirando o nadal ele e o melhor no saibro dos ultimos anos e so ver os resultados.tem gente que precisa desanhar pra entender kkkkk

  • paulo afonso

    no minimo infeliz essa afirmativa . mesmo com teoria sempre a pratica mostra ao contrario. federer nao se contunde , nao cansa , tem todos os golpes , conhece seus adversarios diretos a titulos etc etc etc…. so o tempo ( e os torneios ) para mostrar isso

  • Junior

    Pelo visto,a profecia do Lendl esta se concretizando.Federer esta sendo massacrado nas quadras em Grand Slam.

    • Fabrizio Gallas

      Junior,

      Não estou vendo nenhum massacre ao Federer. Ele está perdendo por detalhes. Mas detalhes fazendo a diferença. Uma coisa é o cara tomar 3 a 0 fácil.

  • Karina

    Federer sempre será o melhor de todos os tempos … SEMPRE!!!
    Tá pra nascer alguém melhor q ele … Nadal e Djokovic são ótimos, mas tem muiiiiito pra eles chegarem no Federer!
    Ele não ganha por sorte e sim por competência e devido ao seu belissímo tênis. Ele não precisa provar mais nada e nem ganhar mais nada pq ele é e sempre será o melhor.
    Sinceramente espero ter o prazer de ver ele jogar por mais uns 5 anos … sempre será um jogo q dará gosto de assistir … ganhando ou perdendo.
    Sem mais …

  • Gerson

    Opa, acabo de assistir uma partidinha aqui, final de wimbledon 2012 em que Federer ganha de Murray que por acaso é pupilo de Lendl, que coisa ein kkkkk’

MaisRecentes

Orlandinho Luz, mais um talento se perdendo ?



Continue Lendo

Zverev é mais que uma realidade. Federer deveria jogar Cincinnati ?



Continue Lendo

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo