Bellucci será Top 30 e favorito no Masters de Indian Wells



Acompanhar um jogo de Thomaz Bellucci está se tornando um teste pro coração do torcedor brasileiro em 2011. É muita emoção, sofrimento, chances confirmadas, perdidas, reviravoltas. Mesmo com tudo isso finalmente Bellucci vem confirmando o favoritismo e aproveitando o fator de ter uma chave aberta esta semana. Situação que conquistou com méritos após a brilhante vitória sobre o Top 10 Fernando Verdasco.

Thomaz quebra mais um tabu psicológico ao atingir a semifinal de um evento ATP 500, o que equivale a mais pontos do que a final de um ATP 250 (180 a 150). Como recompensa subirá pelo menos aos 1285 pontos e vai ultrapassar Juan Carlos Ferrero, Ernests Gulbis, Philipp Kohlschreiber, John Isner, Juan I. Chela, Gilles Simon e Juan Monaco indo pelo menos ao 29º lugar no ranking.

O melhor ranking de Bellucci é o 21 em julho do ano passado, mas estar no top 30 é muito importante. Nosso número 1 será cabeça de chave no Masters 1000 de Indian Wells (que começa dentro de duas semanas) evitando assim um encontro com outro favorito nas duas primeiras rodadas.

Nesta sexta-feira o desafio é ainda maior contra o embalado Nicolas Almagro, bicampeão de 2008 e 2009 e que vem de 12 vitórias seguidas no piso lento com títulos no Sauípe e Buenos Aires. Bellucci já fez um bom jogo contra Almagro no piso rápido de Miami em 2010 e mostrou ter condições de vencer. Só não conseguiu na época por falta de experiência.

Pode pesar a favor um cansaço físico e mental do rival que está praticamente sem descanso nas últimas três semanas. Mas Bellucci precisa se superar e recuperar-se do desgaste acumulado dos três jogos acima de duas horas (último em 3h09).

Curtinhas:

Nossas duplas estão em alta. Melo e Soares na semi em Acapulco com 10 vitórias seguidas no saibro. Ferreiro e Sá nas quartas em Delray Beach com boa chance de ir à semi.



  • Eu acho que o Thomaz ta demorando nos jogos porq… ele mudou seu jeito de jogar, tá jogando mais dentro da quadra, jogando mais bolas cruzadas, então ele vai perder pro Almagro só por esse motivo, vc acha certo o Larri mudar o jogo do Thomaz sendo que ele joga no fundo desde os 13 anos?Eu ñ acho melhor esse novo estilo de jogo porq o Thomaz é lento.

    • Fabrizio Gallas

      Walter,

      Essa mudança pra ficar redonda precisa de tempo e Bellucci ainda vai sofrer com ela. Não é de um dia pro outro.

  • felipe

    grande apoio!! vamos ver se ele pode enfrentar um top10 de igual pra igual novamente.. queria ter a oportunidade de acompanhar o atp de acapulco.. valeu!!! =D

  • Gaspar

    Prezado Fabrizio, com muita alegria vejo a notavel evolucao do Bellucci, sob a batuta de Larri Passos! Primeiro, vence o #9, que estava mais interessado nas garantias, depois vem subindo de producao e com muita luta, consegue mais uma facanha: vence o #191, pasmem!!! Pensa que acabou? Nao!!! Em um embate espetacular, vence de forma heroica o temido #134!!! Nao posso conter meu alivio e diferentemente de vc, nao passo por nenhum teste cardíaco, pois sei do que o Bellucci e capaz!!! Almagro que se cuide, ja que é #13!
    Vale ainda enaltecer a grande evolucao da dupla Melo/Soares, esta sim, podera nos dar grandes alegrias este ano.
    Tambem resssalto a boa surpresa da dupla Sa/Ferrero, que tambem pode evoluir, isto é, se a mulher do Andre deixar ele jogar!!! Forte abraco!!!

  • Rui da Feira

    Esta parceria Bellucci/Larri ainda vai dá o que falar. Ao menos já está dando confiança ao Tomaz, buscar nos momentos dificeis inspiração para se concentrar e reverter a pressão para o adversário. Bom jogo hoje Bellucci! Os jovens brasileiros precisam de heróis no esporte para ter motivos/metas para vencer na vida! Pra cima dele!!!

  • quero ver o nosso Bellucci é no top 10 até o fim do ano e jogar o ATP Finals, sonhar não custa nada!!

  • O Bellucci hoje vai ter que jogar muito se quiser vencer o Almagro. Vai ser 2×1 pro bellucci
    Go SId!!!!!!!!

  • Cristiano Guimarães Melo

    Bellucci favorito para Indian Wells????? Menos Fabrizio, menos….

    • Fabrizio Gallas

      Cristiano,

      Favorito é modo de falar. Ele será um dos 32 cabeças de chave na chave com 96. Será um dos favoritos que tem regalias de enfrentar tenistas pior ranqueados 🙂

      • Severo

        Ele será favorito, mas sendo o adversario dele: Raonic ou Del Potro, é bom comprar a passagem de volta.

  • Joaquim

    Se eu não me engano master 1000 tem 16 cabeças de chave, 32 é apenas para gand slam… estou correto ??

    • Fabrizio Gallas

      Joaquim,

      Se enganou. Em Miami e Indian Wells são 32 cabeças.Os 16 primeiros ganham bye na 1ª rodada já que a chave é de 96 jogadores.

  • Kamile

    Como que o Bellucci vai ultrapassar o Ernests Gulbis se ele possui 1415 pontos e o bellucci com pelo menos mais 180 que é o que vc disse na materia iria para apenas 1330 pois possui 1150 + 180, e nao os 1285 como vc colocou, bom é isso que eu vejo nao sei se esta correto ou se tem mais pontos que sao computados e eu nao sei!

    • Fabrizio Gallas

      Gulbis defende o título do ATP de Delray Beach. Perde 250 e soma 45 pelas 8ªs em Dubai

  • nelson_serrinha-ba

    PESSOAL, bellucci E JOVEN E ESTAR MELHORANDO O SEU JOGO EM RELAÇÃO AO ULTIMO ANO… COBRAMOS DELE COMOSE FOSSE OBRIGAÇÃO DELE GANHAR TODAS, LEMBREM-SE QUE O TENIS E UM ESPORTE DE TRADIÇÃO PEQUENA NO PAIS, ESTE RPZ E UM HEROI PELO FATO DE ESTAR ENTR OS TRINTA MELHORES DO MUNDO….. FORÇA GUERRIRO, O BRASIL TE AMA…..

    • CAVALLARO

      SÃO PALAVRAS ASSIM QUE AJUDAM COM ENERGIAS POSITIVAS A NOSSO CAMPEAO, NAO É COMO A MAIORIA ESCROTA QUE NAO ENTENDE NADA DO TENIS E FALA M….ATRAS DE M… VAMOS BELLUCCI !!!!

  • Reinaldo

    Fabrizio,

    Você sabe as regras para classificação para as Olimpíadas do simples e das duplas? Em que data sai o ranking?

    • Fabrizio Gallas

      Deve sair em julho de 2012. Deve ser pelo ranking mesmo, dois jogadores por país em simples provável

      • Marcio

        Fabrizio,

        A WTA aprovou 4 tenistas por país nas chaves de simples, qual a chance disso ocorrer no masculino??

        • Fabrizio Gallas

          Eu diria que alta. Mas são entidades diferentes. Vamos esperar

  • Kamile

    Jura..nao sabia disto de defender pontos nao! obrigadaa pela informação!!
    bem interessante, mais fica complicado assim né, se ele por via das duvidas ganha um 1000 ele sobe no ranking mais dpois despenca se cair na primeira..

  • Davi Júnior

    Fabrizio Gallas você não acha que o belluci ajustando seu jogo tem potêncial ao top-10 ?
    EU vejo muito potêncial nele !

    • Fabrizio Gallas

      Davi,

      Potencial ele tem. Agora pra ser top 10 precisa melhorar em tudo. Ele tem jogo, no momento, para Top 20.

  • Pelo menos dessa vez o belucci, se aproveitou da chave e conseguiu avançar ate as semi-final, agora a parada e dura mas acho bem possivel uma vitoria do belucci sobre almagro, claro que o almagro e favorito não precisa nem dizer. mas acho que se o belucci conseguir manter a intensidade do começo ao fim tem muitas chances. o problema e não dá aqueles apagoes durante o jogo, pois contra um tenista desse nivel e fatal. mas mesmo que não vença hoje acho que o torneio valeu a pena. acredito que esse torneio vai servir para dar mais confiança para ele durante a temporada. belucci tem potencial, mas qualquer tenista sem confiança e facilmente batido pelos rivais. precisamos dar mais tempo para ver os resultados pelo menos ate wimbledom para fazer uma analise melhor da parceria com larri. mas acredito que vai dar bons frutos.

  • Geovanni

    Em relação ao Belluci acho que ele precisa trabalhar bolas mais chapadas para conseguir pressionar mais os adversários, só que aumenta a chance de erros, então mudança de jogo exige muito suor…E como torcedor me sinto mais ou menos como se fosse torcer para Venezuela no futebol, é sofrido, mas acredito em conquistas, pois zebras acontecem e hoje Belluci vai soltar a mão e vencer em dois sets seguidos o antipático do Almagro, DALI BRASIL!!!

  • Adriano

    Apesar de algumas vezes o Bellucci ter quebras na frente do adversário e ainda sim perder a partida, esse cara tem um grande potencial, acho que quando ele souber administrar melhor os bons momentos dele na partida será top 10 do mundo…. Torço pelo Bellucci, agora também por Larri Passos que é um grande treinador.

  • ITALO-BRASILEIRO

    QUEM ENTENDE UM POUCO DE TENIS,SABE DIFERENCIAR AS COISAS….ACONTECE QUE BELLUCCI VIVE A SOMBRA DE GUGA (ALIAS O COLOCAM LA) E POR NAO TEREM NOÇÃO DAS COISAS FAZEM COMPARAÇÕES COM BELLUCCI.
    PARA OS IGNORANTES,BELLUCCI NUNCA VAI SER COMO GUGA, SERÁ UM JOGADOR DE ALTO NIVEL QUE “BELISCARÁ O TOP 5” QUE PARA UM JOGADOR DE TENIS ISSO É ESPETACULAR !!!
    CREIO QUE NESTA TEMPORADA BELLUCCI FECHA NO TOP 15, ANO QUE VEM NO TOP 5 !!!
    VAMOS BELLUCCI VOCE É O ORGULHO DO BRASIL !!! CONFIAMOS EM VOCE…
    HOJE 2X0 EM ALMAGRO !!!

    • Fernando

      Pelo jeito quem não entende nada aqui é você. Bellucci “top 5”? AHUAHAUHAUAHUAHUAUAH

  • Pedro

    Eu a duas semanas atrás quando vi Bellucci ter aquelas derrotas medíocres que ele teve para o Juan I. Chela,Jan Hernich e Fabio Fognini decidi que realmente não iria mais torcer para ele.Mas me surpreendeu ele vencer Verdasco,achei que ia ser triturado pelo espanhol.Então mudei minha opinião, vou dar meu voto de confiança, passar a acreditar nele hj e sempre porque é o único brasileiro que venceu um top 10 desde muito tempo,mostrou que tem tênis e merece apoio dos brasileiros.
    Hj é 6/4 6/3 pra ele nesse Almagro que já passou da hora de perder.

    • gu

      voce estava certo mais vai cer 7/5 6/4

  • eduardo pinheiro

    acho que o bellucci está evoluindo bastante com o larri ,ele tem que por a cabeça no para vencer o almagro um bom jogador diga-se por passagem,ele pondo a cabeça no jogar tem tênis para ser até um top

    • gu

      o belucci vai peder quem ta bom e o melo e o soares nas duplas top5

  • Rui da Feira

    Poxa, desta vez fiquei realmente sentido. Entendi perfeitamente pq Tomaz meteu a raquete no chão no final do jogo. Foi um partidaço. De igual pra igual. Quem so viu o resultado, 2 a 0 almagro, acha q o jogo foi facil. Uma unica quebra de serviço valeu a vitoria p/ o espanhol. Ganhou num pequeno detalhe… jogou a responsabilidade p/ o brasileiro. Bellucci precisa quebrar o ritmo de vez em quando e ate jogar feio quando preciso p/ irritar o adversario. Mas ta ganhando cancha. Tenho certeza q larri vai encontrar o ponto de equilibrio deste garoto de tiete. Avante em Indian Wells.

  • Fernando

    A pergunta que eu faço a todos é: Você torceria por um tenista mediano, limitado, sem absolutamente nenhum carisma, sem nenhum golpe espetacular, que nunca fez nada de impressionante no circuito, fraco mental e fisicamente, marrento, que só sabe jogar de uma maneira burra e sem nenhuma variação, e que volta e meia perde pra caras de ranking 200, 400…?

    Não?

    Então porque vocês torcem pra esse Bellucci?

  • Fernando

    Aliás, sr. Fabrizio Gallas, me impressiono quando você diz que a vitória sobre Verdasco foi “brilhante”. Diz Alexandre Cossenza em seu blog que a partida não teve transmissão. Então, como você pode afirmar isso?

    Tendencioso? Imagina…

    • Fabrizio Gallas

      Não teve TV, mas ganhar de um Top 10 em condições normais para um tenista que nunca havia ganho de um Top 10 é um feito. Não tem nada de tendencioso. Sempre que é para bater no Bellucci eu bato, ok ?

      Abs

  • Ceará

    Apesar da derrota para o Almagro, fiquei empolgado com o desempenho do Bellucci em Acapulco, conseguiu ganhar pela primeira vez na carreira de um tenista top 10 e deu trabalho para Almagro que vem em uma série invicta no saibro até aqui. O Bellucci não pode ser comparado ao guga, pois
    o guga foi um gênio do tênis mundial, que se não fossem os seus problemas que o forçaram a parar de jogar com certeza teria alcançado muito mais em sua carreira, mas, voltando ao Bellucci vejo com bons olhos um bom futuro em sua carreira, e esse ano acredito que ele alcançara um lugar no top 20, o que já seria uma grande evolução. Torço sempre pelo Brasil mesmo que o sofrimento seja grande em muitas oportunidades rsrs!

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo