Bellucci (teoricamente) tranquilo para a semi na Bahia



Como disse no post anterior, o começo de Thomaz Bellucci em 2011 não é ruim, mas tampouco animador. Ele manteve aquela inconstância da segunda metade do ano passado. Oras joga bons sets e games no nível de top 20, oras joga os mesmos no nível de juvenil errando todas.

Por esse momento precisamos ter cautela quando analisamos a chave de Thomaz Bellucci nos sorteios dos ATPs. Em Auckland ele poderia fazer semi, não fez. Se enrolou na 1ª rodada com quem não deveria. Ganhou o até agora seu melhor jogo do ano na 2ª com o Robredo, mas jogou bem mal nas quartas. Na Austrália esperavamos uma terceira rodada e não correspondeu. E agora em Santiago tinha tudo pra fazer uma semi e deu no que já postei ontem.

No Sauípe o caminho parece animador. Veja bem, eu disse parece. Carlos Berlocq ou um qualifier. Não posso falar sobre o quali pois ainda não foi decidido, mas sempre um tenista que sai da fase prévia está com ritmo de jogo e adaptado à quadra, condições e etc. Sobre o Berlocq. Ele bate legal de fundo, tem boa direita, mas não é aquele corredor, passador de bola. Bellucci tem muito mais qualidade.

Pras quartas de final a coisa engrossa se ele pegar o Chela. O argentino está aos poucos crescendo, já figura no top 40 e será um jogo de troca de pancadas no fundo. Mais uma vez a questão das regularidade será o ponto chave e Bellucci vem falhando muito.

A semi é ponto que Bellucci pode chegar bem senão der as costumeiras viajadas. Daí por diante o perigo se chama Nicolas Almagro que do fim do ano passado pra cá voltou a jogar seu melhor tênis.

Sobre os outros brasileiros. Mello tem uma primeira rodada perigosa, mas que até pode ser boa. Santiago Giraldo. Tenista que disputa amanhã sua primeira final no circuito. Bate muito forte na bola e é meio kamikaze. Se está bem fisicamente e afiado ele pode bater tops, caso contrário perde feio para tenistas mais regulares e o brasileiro se encaixa neste nicho. Um detalhe interessante. O campeão de Santiago chega no Brasil na segunda-feira à tarde e quase não descansa pra jogar no dia seguinte (caso do Bellucci em 2010). Daí que Mello pode se dar bem. Estará fresco.

Caso o brasileiro avance, duelo dos corredores com o Montañes. Este espanhol é bom no saibro, mas não me inspira confiança. Acredito no brasileiro.

Feijão tem tudo para avançar diante do inexperiente Guilherme Clezar, mas precisa ter cuidado. Se o gaúcho não sentir o fato de jogar o maior torneio do Brasil virá com muito apetite. Nas oitavas João Souza tem possibilidades de incomodar bastante Almagro que fará seu primeiro jogo no saibro no ano e estará sem o ritmo adequado no piso.

Fernando Romboli faz seu 1º jogo ATP contrao experiente Ruben Hidalgo de 33 anos. A consistência e boa fase do brasileiro podem gerar aí uma surpresa ou pelo menos um jogo duro de maisde duas horas. Vamos aguardar.

Curtinhas:

No duelo dos palpitões do blog do meu amigo jornalista Alexandre Cossenza eu coloquei o campeão do torneio como Tommy Robredo. Aposto que ele virá confiante após a final em Santiago (pode descansar até quarta-feira por ter bye no Sauípe).

No Tennis Game do Fórum Tennis News as apostas seguem abertas pro Brasil Open. Você pode levar uma Raquete do Nadal, um Tênis de Wimbledon do Federer e mais 33 prêmios durante o ano.

No Sauípe são 4 grupos com 4 tenistas. Você escolhe o seu melhor de cada grupo. Se ele tiver o melhor desempenho do torneio real, você leva os pontos do mesmo. O game jáconta com 280 participantes.  CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

Bellucci terá ranking 37 na semana que vem. Perderá seis posições. Já fica fora de cabeça de chave de Grand Slams assim. Prejuízo em vista para Roland Garros.

Se eu critiquei a organizaçãodo Brasil Open na questão de um convidado. Elogio pelos WCs dados no quali. Privilegiaram os juvenis e eles fizeram bons jogos. Karue Sell engrossou e teve até chance de tirar um set do top 150 Daniel de La Nava, da Espanha. E Bruno Sant´anna tirou um set do experiente e ex-top 200 André Ghem.

Meninada toda no top 30, top 40 juvenil que tem futuro. Sant´anna ganhou um torneio Grau A em Casablanca (México) em janeiro, evento com mesmo patamar dos Grand Slams.




  • Fabrizio o Lindell ñ está no brasil open?

    • Fabrizio Gallas

      Não. Não sei o que houve

  • Branca

    Olá Fabrizio,
    Vamos torcer para o Bellucci jogar bem em casa. Será? Tenho minhas dúvidas. Berlocq é moleza, mas Chela a história é outra. A chave não favorece o Bellucci ao título, são muitos os jogadores bons de saibro, Almagro, Chela, Robredo, Fognini etc… Vamos torcer, tomara que o Bellucci não vista a roupa de astronauta.
    Abraços.

    • Fabrizio Gallas

      kkk foi boa esta, astronauta. Tomara que não

  • Gaspar

    Prezado Fabrizio,
    Infelizmente, nao acho que vai ser facil assim a chave do Bellucci, por dois motivos: Acredito que o Berloq passa e ele nao e um cara tao facil de ser batido. Luta muito e e chato. Se nao estiver em um dia ruim pode complicar.
    O segundo motivo e o proprio Bellucci. Entendo o papel da imprensa em motivar e trazer interesse para o publico, mas nao acho legal ficar tapando o sol com peneira. E preciso ter coragem de dar opiniao sincera e sem ter receio de magoar este ou aquele. Entendo o vazio que tomou conta do tenis brasileiro apos a retirada do genial Gustavo Kuerten. Genios nao aparecem todo dia. Estao fazendo com o Bellucci o que fizeram com o Barrichello. Assim como o Barrichello, o Bellucci e muito fraco. Nao tem Larri que de jeito. Penso que ele ja foi muito alem do seu real potencial. Ser 21 do mundo so pode ter acontecido por combinacao de resultados altamente favoraveis a ele. Na realidade, ele e um jogador de challenger. Vamos ter a coragem de conviver com isso aguerdando e torcendo para que outro grande tenista surja em quadras brasileiras. Forte abraco!

    • Fabrizio Gallas

      Gaspar,

      Bellucci definitivamente não é de challenger e jáprovou ao vencer dois ATPs

      • Gaspar

        Tem muitos jogadores que ganharam ATPs e continuaram sendo jogadores de challenger. O Ricardo Mello e um exemplo, mas tem inumeros outros.

        • Fabrizio Gallas

          É, mas o Mello infelizmente só teve esse highlight na sua carreira e aindamescla com ATPs. O Bellucci só joga ATP hoje em dia. O nível dele tá muito acima dos challengers

  • Rodrigo

    Ignorancia pura desse Gaspar.. se ele chegou a 21o do mundo, foi por mérito total do jogo dele, e se é o primeiro do Brasil e porque tem jogo para ser.. com certeza chegara entre os top 20 nesse ano!

  • Carlos

    Eu sinceramente não sei oque esperar do Bellucci. Pode tanto entrar inflado(como faz as vezes) e atropelar todo mundo pra conquistar o título, como entar apático em algum jogo e perder até pro Berlocq. O Feijão acho que vai conseguir perder pro Clezar, o Mello vai longe e o Romboli acho que dificilmente passa pelo Hidalgo e, se o fizer, toma pau do Dolgopolov. Zampieri, Rogerinho e Hocevar tem boas chances de furar e qualquer um deles pode passar da primeira rodada, tendo como mais difícil adversário Chela. Aposto em Bellucci campeão(não consigo não fazer isso) ganhando do Mello ou Dolgopolov na final.

  • Rafael Mendonça

    Eu acho que não faz muita diferença saber com quem Bellucci vai jogar, pois ele só depende de sua “cabeça de ovo” para vencer. O que ficou claro foi em Auckland, passou por cima do Robredo com muita facilidade, depois perdeu do Giraldo em um jogo praticamente entregue pelo brasileiro.
    Vamos torcer para ele honrar o país que representa.

  • Diogo

    o bellucci e forte pra challenger e fraco pra semis finais de. Master 1000 e grand slams, comsidero ele como um 70 do mundo seu jogo, acho que ele sem mantem numas quartas de final em atps 500 no maximo e umas semis finais e finais raramente em em atps 250 e 500

  • Diogo

    bellucci perde nas Quartas de final

  • wagnaomga

    Eu sou quase da opinião do Gaspar Estao fazendo com o Bellucci o que fizeram com o Barrichello. Assim como o Barrichello, o Bellucci e muito fraco. Nao tem Larri que de jeito.Eu gosto muito dele hoje eh sem duvida o melhor do Brasil mas não eh o GUGA não adianta ele sai pra viajar no meio das partidas tem dia que começa arasando daqui a pouco ta la em Tiete e perde os outras set
    Passo as noites e madrugadas como a do australia acordador falando pro celular ou tv vai Belluci vc e top 30 não pode perder p um cara desses ai. Eu torço pro Larri melhoar isso nele mas lembrem não eh o Guga top 20 ta bom…Fabrizio, vc poderia colocar no site ou no blog um lugar pra gente procurar o jogador e saber a onde ele esta jogando ex. que torneio esta jogando o Del Potro ( ele se acha muito pro giro do saibro sulamericano) ou ta machucado.

  • luques

    Vamos torcer pra ele não amarelar, pois pelo q está jogando não boto fé nele, acho q ainda o Larri não conseguiu mudar nada nele, vamos torcer.

  • Cesar

    Do jeito que Pete Sampras jogou contra Monfilis com certeza se jogasse contra o Bellucci no piso duro o americano ganharia com tranquilidade, isto que esta com 39 anos… e no piso de grama nem se fale…

MaisRecentes

Orlandinho Luz, mais um talento se perdendo ?



Continue Lendo

Zverev é mais que uma realidade. Federer deveria jogar Cincinnati ?



Continue Lendo

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo