Djokovic sublime. Fim da Dinastia ? Não…



Há tempos que não via uma atuação desse porte de Novak Djokovic. O sérvio simplesmente dominou Roger Federer. Pegou a bola com antecipação, respondeu muito bem aos ataques do suíço, devolveu firme e o principal: esteve praticamente perfeito nos momentos decisivos.

As únicas falhas do sérvio foram de ter jogado mal o game do 2/1 no 2º set quando errou demais e permitiu a reação de Roger, e o game do 4/3 e saque na 3ª etapa quando deu uma seguradinha de braço. Mas como ele mesmo disse na entrevista pós-jogo, Federer te coloca pressão o tempo inteiro.

Não acredito que Federer tenha propriamente jogado mal. Ele não esteve na ponta dos cascos como esteve diante de Wawrinka. Foi o Nole que tirou esta partida de Roger. E o primeiro passo pra isso foi vencer o 1º set. Como já disse em outros posts Federer não tem as mesmas atuações quando está atrás no placar principalmente contra tops. Tanto que a confiança se esvaiou quase que 100% na terceira etapa e Nole leu corretamente explorando seu revés e colhendo vários pontos sem precisar ir pro winner ou ataque.

– Não teremos Federer e Nadal em uma final de Slam após 3 anos. A última vez foi exatamente na Austrália. Nole ganhou de Roger e Tsonga bateu Nadal. O sérvio foi o campeão. Será que repetirá a façanha para vencer seu 2º Slam na quarta final ? (foi vice no US Open de 2007 e 2010).

– Federer soma mais de um ano sem ganhar um Grand Slam. Seu maior jejum desde que começou a vencer este tipo de torneio em Wimbledon 2003.

– Federer e Nadal completam 2 anos sem se enfrentar em um Major. Última vez na final da Austrália em 2009.

Com este resultado, Murray e Ferrer se agitam pra segunda semifinal de amanhã. Sem Federer e Nadal na final os dois vão entrar ansiosos e talvez até mais nervosos do que o habitual sabendo que suas chances de debutarem como campeões aumentaram.

– Djokovic é meu grande favorito pro título após a brilhante exibição de hoje.

Toni Nadal, técnico de Rafa, profetizou esta semana que 2011 seria o ano do fim da Dinastia de seu pupilo e o suíço. Acredito que é cedo para afirmar que isso pode acontecer após a queda dos dois antes da decisão. Um se machucou durante o jogo e outro sucumbiu diante de uma atuação primorosa de Nole. Estava na hora de algum outro jogador se quebrar esta corrente. Sem dúvida, Federer e Nadal voltarão mais fortes pra Roland Garros e Wimbledon. Se os dois não obtiverem sucesso nestes Majors aí sim é um sinal…

Curtinhas:

Como uma tenista pode ser número 1 e querer ganhar um Grand Slam dando 10 winners em jogo de 2h30min,apenas dois na primeira etapa e nenhum na terceira ? Esta é Caroline Wozniacki. Está sim uma baloeira de primeira categoria, com agressividade quase nuka em seu jogo. Uma pena ter uma líder assim. Dessa forma o 1º Slam vai demorar ou nunca vir como Jankovic e Safina.

Na Li foi premiada pela atitude ofensiva e boa cabeça na hora de salvafr o match-point indo pras bolas. Primeira chinesa numa final de Major. Mas a tarefa dela é indigesta. Clijsters resolveu jogar seu melhor no estágio final do torneio

No Tênis News há um tributo à Justine Henin que ontem anunciou sua retirada definitiva das quadras. Perdemos o backhand mais bonito do circuito e uma das maiores campeões. Uma pena.



  • João Ricardo dos Santos

    Fabrizio, o que o Toni Nadal profetizou foi o que aconteceu, o fim da hegemonia de Federer e Nadal em Grand Slams.

  • Paulo Filho

    Fabrizio, em relação ao Nole e ao Federer, não tiro e nem coloco uma vírgula do que vc disse, mais ainda em relação à hegemonia de Federer e Nadal. Se em RG o Nadal não for campeão e se em Wimbledon o Federer não se recuperar, aí sim poderermos ter alguma mudança, não antes disso. Em relação à Wozniacki, digo mais uma vez: o Nadal era jogador de uma superfície só até 2008 quando venceu Wimbledon, e ainda depois disso pastou pra ficar bom mesmo no piso duro. A Wozniacki só virou número 1 porque a Serena se machucou, senão era para ser a número 2, como foi por bastante tempo ano passado e no final do 2009. Ela tem potencial para melhorar muito, porque ela se movimenta muito bem e comete poucos erros (igual ao Nadal no início da carreira), mas falta potência nos ataques. Vamos esperar para ver, mas eu acho que ela não será um fiasco igual a Jankovic ou a Safina. No que diz respeito à Henin, é uma verdadeira pena. Aprendi a respeitar o tênis feminino mais por causa dela do que por causa das Williams, sempre muito polêmicas. Ela, ao contrário, sempre foi muito discreta e lutadora. Uma verdadeira referência, com um backhand maravilhoso e uma atitude de dar inveja a muito machão por aí. Salve Justine! Que o seu legado permaneça por mais de 100 anos!

  • Berg

    Nole jogou demais e Federer errou demais (na esquerda principalmente). Por isso os 3 x 0. Mas o principal motivo da derrota do suiço foi que de novo o saque lhe abandonou. Infelizmente o Federer de hoje é muito oscilante. E só voltará a ganhar um slam se seus momentos de alto nivel for contra os top e de baixo o nivel contra os mais fracos (pois ele ainda ganha jogando mal). Detalhe: Concordo com o Fabrizio, só Roland Garros e Wimbledon dirão se acabou a dinastia. Porem com o que Nole esta jogando, Nadal tem que abri o olho na temporada de saibro.

  • JFK

    Muitos acharam absurdo tal comentário, mas na minha opinião os jogos de Nadal e Federe deixaram um cheiro de fraude no ar. Nadal não explicou a contusão repentina, estando ele ótimo na partida anterior. Contra Ferrer, passou bolinha e raramente atacaou, exceto em alguns lances, onde deu a entender que poderia ter massacrado Ferrer. Federer foi ridículo, só passou bolinha por cima da rede, coisa que até o zelador da quadra onde jogo é capaz de fazer (e muito mais convincente!). Federer nem soube disfarçar, e nem sequer ameaçou um movimento quando Joko devolveu uma cruzada que passou no focinho do suiço: era só esticar o braço que o ponto estava ganho. Que vergonha!!! – prá mim o jogo foi só para inglês (ou australiano) ver. Jogadores do nível de Federer e Nadal não jogam dessa maneira, mesmo nos piores momentos. Prá quem passeou em quadra contra Wavrinka ou nem tomou conhecimento de Cilic, perder jogos assim deixa muita interrogação no ar. Acho que Federer desaprendeu a jogar; acho que Nadal perdeu completamente a força física e mental. Se não for isso, então devem ter ganhado muito dinheiro para entregar a partida para deixar a final australiana mais emocionante, de forma a aumentar a audiência da TV. Lembrem-se de que o Tio de Nadal já havia cantado a pedra. Acho que esse homem tem uma eficiente “bola de cristal”. já tem uma nova profissão quando o sobrinho se aposentar.

  • Nada como um dia após o outro! rsrsrsrsrs
    Fiquei super chateada ontem por conta da lesão do Rafa… mas recuperei o humor hoje com a lavada que Nole aplicou em Federer…
    Como comentei ontem, gostaria de ver uma final diferente, entre Nole e Murray… Metade já foi…
    Agora, vamos aguardar…
    Estou torcendo pelo Nole pq, depois de hoje, merece muito!

    • Suellen Clemente

      Concordo plenamente…. Só faço uma ressalva….Fiquei muito feliz com a vitória do Nole, pois sou uma super fã dele, mas quando a vitória vem contra o Federer é melhor ainda.
      Vamos Nole!!!!

  • Branca

    SONHAR PORQUE NÃO !
    Alguns dos favoritos se foram. Como sou torcedora heclética, vou torcer pró Ferrer, tomara que corra tudo certo prá ele. Mas se for o Murray ou Djokovic, aplaudo também. Que vença o melhor.
    Já fomos agraciados com belíssimos confrontos.Esse ano tá prometendo, novos talentos surgindo, e quem ganha somos nós.
    Abraços, Fabrizio.

  • Branca

    Por favor corrigindo meu erro: sou torcedora ECLÉTICA.

  • RAUL

    Essa é a diferença do suiço para os demais. Para perder, seu adversário precisa jogar o fino da bola, e o suiço ter uma exibição apagada, pois quando joga seu verdadeiro jogo, não tem pra ninguém.
    Mas, lamentos à parte, parabéns para o sérvio, realmente jogou muito e mereceu ganhar. Com certeza fará um belo papel na final, e jogando assim, deverá ser campeão.

  • Zacarias Novais

    O povo some quando Federer perde é?

  • Não tem muito que dizer para defender Federer, realmente é uma pena ele ter perdido, tava há vários jogos sem perder, até contratou um técnico, estava mais motivado, mais agressivo e esbarra em djokovic em uma semi de slam de novo; Federer falhou na parte mental, estava sem confiança, o que tem acontecido com frequência e o sérvio jogou muito bem, conseguiu salvar break-points e jogou muito nos momentos decisivos.

  • Luiz Fernando

    Ola! Realmente acho que temos que nos lembrar de algo que nao tem sido devidamente comentado: O EFEITO SIMON!!! Se observamos bem, veremos que o Federer do final do ano passado, do inicio desse, sobreviveu ate os 2 primeiros sets contra SIMON! Depois disso, ele desapareceu!!1 Contra o Wawrinka ele jogou melhor, mas nada comparado com o que vinha fazendo! Acredito que SIMON contribuiu significartivamente para a perda de confiança do suiço, que a partir daquele jogo percebido que nao era imbativel! O Djoko foi perfeito hoje, mas o Federer nao fez, nem de longe, uma boa atuacao!! Nao sacou bem, nao foi agressivo com a direita e voltou a errar absurdamente com a esquerda… O Federer que destruiu Nole na Basileia e no ATP Finals, infelizmente, nao entrou em quadra hoje! Uma pena, ja que, se tivesse entrado, o jogo seria outro!! Nao tiro o merito do Djokovic que se mostrou, como sempre, um grande jogador de SEMIS!!! Resta a ele torcer contra o Murray!!!
    Abraço

  • raphael

    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    baloeira de primeira,é triste mas é a verdade ,pelo menos ela é uma gata

  • Rafaela

    Acho que roger e rafa sao tao amigos que combinaram de pegar o mesmo voo, ” se vc nao vai a final eu tbm nao vou ” hahahahaha é a unica explicacao pra essas ultimas atuaçoes dos dois.
    Com um ngm sabe o que realmente aconteceu, varreu o cilic da quadra e praticamente se lesionou no aquecimento contra o ferrer, um mistério, falou tanto que nao comentaria sobre a lesão que a bola de neve só aumentou com a sua permanencia em quadra com milhoes de caras e bocas, tenho ctz que o ferrer iria comemorar o abandono…o outro errou demais, sacou de menos, sacou em 5 a 2 e perdeu o set, parecia um iniciante em quadra, nao desmerecendo o Nole que jogou demais e nao tinha nada a ver com o surto retardado do federer, mas perder em sets direto na semi de um Slam é palhaçada. Achei que finalmente teriamos uma final maravilhosa entre federer e nadal com os dois jogando no mais alto nivel, DANÇEI!! PRAGA DO TIO TONI!

  • Thiago

    Perder de Lavada é 6/4 6/2 6/3 para o sétimo do mundo que nunca ganhou nada e não 7/6(3) 7/5 6/4 para um jogador que já venceu Grand Slam rsrsrs
    Quanto rancor no coração…
    E o Nole voltou a jogar bem…já tinha passado da hora né!!!Vamos ver na final,pq nao vai colar a desculpa que tá cansado pq ano passado(US Open) até colou pq jogou 5 sets contra o Federer,mas esse ano foram em sets diretos e do outro lado não vai estar o Nadal para assustar ele.Independente do adversário ele vai ser o favorito….Vamos Djoko ta na hora de ganhar outro Grand Slam…

  • Paulo Fernandes

    Para mim ficou provado que daqui para frente o Federer está a um passo da aposentadoria e só está “contando tempo”, pois não vejo como ele terá mais a “pegada” para enfrentar os outros top 5, Nadal, Nole, Murray e Del Potro, sobretudo em Slams. Quanto ao Nadal, por ser mais jovem, continuará por mais algum tempo alternando momentos em que a sua poderosa força física e mental subjugará os adversários e em outros perderá ridiculamente, como ontém, quando, sem aqueles atributos, ficou evidente que se trata de um jogadorzinho comum, com técnica sem refinamento e produzido em “laboratório”.

    • Fabrizio Gallas

      Paulo,

      Federer quer ganhar as Olimpíadas em Wimbledon 2012. Pelo menos um ano e meio a mais ele joga 🙂

  • Jadir G. Rodrigues

    Parabéns ao Djokovic pela grande vitória, jogou o fino da bolinha amarela.
    Que venham outros Slam, assim poderá se confirmar, ou não, a previsão do “pai de Santo” Tony Nadal.

  • Luís Braga

    Torci muito pro suíço genial, mas Federer jogou sem saque e sem a esquerda, e Djoko jogou, como ele mesmo disse, uma das melhores partidas da sua vida. Mas isso não importa, o que conta é que Nole venceu porque jogou muito tênis e soube explorar bem o tênis nem 60% do Federer hoje, é lamentar e não reclamar, vitória justa. Aliás, reclamações e chororô não é departamento de quem torce ( pelo menos a grande maioria da torcida) para o genial Federer, sabemos dar o crédito ao adversário e não camuflamos as derrotas com intermináveis e variadas desculpas. Mas não vou torcer pro Djokovic porque ele está jogando um tênis sublime, como disse o Fabrizio, e até merecer, quero é ver o Murray campeão de GS pela 1a.vez. Se o Murray confirmar contra o Ferrer, que partidaço vamos ter no domingo, bastante indefinida ( mais pro Djoko, se ele repetir o que fez hoje). Se Ferrer vencer, acho dificílimo o sérvio perder o título.

  • Vinicius

    Federer muito apagado hoje..abaixo da critica…o jogo foi simples, nos momentos cruciais da partida ele só passava a bolinha pro outro lado com medo de errar enquanto Nole enfiava a mão na bola confiante.. e sempre que seu primeiro serviço nao entrava era um Deus nos acuda!!ficava jogo de igual para igual…Só que do outro lado estava um Djokovic muito inspirado, agressivo e confirmando seus saques.Federer executou poucos winners e Nole correndo também igual um louco..Fim da dinastia?? duvido! Nadal e Federer vão sempre entrar em GS como favoritos e chegando em semis e finais pelo menos esse ano posso afirmar.Quantos jogos esses caras costumam perder para abaixo de TOP 10 ? raridade!! .por enquanto n arrisco..Torço agora pelo Murray e digo que ele está bem perto de ganhar esse GSlam..pq se passar Ferrer, pode dar o troféu para Djokovic…

  • Suellen Clemente

    Adorei o jogo de hoje, e realmente dou todos os créditos ao Nole, gosto muito dele e do seu jogo, e não acho justo que falem que o Federer quem não jogou tudo o que joga, etc….
    Mas, acho que o jogo demonstrou tudo, Djokovic soube ser agressivo e jogar um tênis de alto nível. Já sobre o que disse Toni, eu não concordo, pois, é difícil prever qualquer tipo de coisa, e no Tênis principalmente, pois tudo pode acontecer, mas no geral torço para que a temporada seja ótima para Nole e Rafa.
    Na minha opinião a final vai ser entre Murray x Nole e torço muito para uma vitória do Djoko, ele merece!!!!

  • Jean Souza

    Quando o Federer não diz, seus fãs dizem por ele “jogou mal, não entrou em quadra blá,blá,blá….
    O que vimos foi um passeio do Nole pra cima do suíço, mais uma vez como foi em Flushing Meadows. Torço para ele Novak Djokovic levar esta ele merece!! Abraços moçada!

  • rui

    resta so dar os parabens ao nole k fez um grande jogo…federer contra um jogador da classe
    d djokovik nao pode falhar tanto,tem k ter mais percentagem de 1. serviço e acertar mais com a
    esquerda,hoje ele foi demasiado passivo falhando mt…ainda assim foram sets mt apertados
    e federer teve mts chances nos 2 primeiros,principalmente no 2 depois de estar a servir pra fechar
    o set…respondendo a karla kristina,o federer nao da a desculpa k joga lesionado,sabe dar merito ao adversario,nadal e sempre o mesmo porco,dando desculpa pra tudo…no jogo anterior estava em grande forma e de plena saude,no jogo a seguir ja estava gravemente lesionado,sem k alguem desse conta loool…a minha alegria e nao ver o nadal a ganhar,se assim continua esta bem,o fed ja tem 16 majors no papo,o nadal pra la chegar vai ter de penar muito ainda….uma palavra de desagrado pelas palavras de mats wilander e sampras que tiraram merito aos titulos de nadal e principalmente de federer,dizendo k eles nao tem concorrentes…eu gostava de os ver no seu auge contra estes 2 jogadores,certamente levavam algumas bicicletas para casa…o tenis hoje em dia e mt mais espetacular e bem jogado do k a 15 ,20 anos atras…

  • Oq aconteceu foi q o djokovic além de jogar demais, deu a vida pra ganhar, também jogou muito bem nos momentos importantes, tanto q salvou vários break-points com ace. E isso tudo, foi tirando a confiança do suiço… Agora, já q os fãs do nadal estão tão felizes, me arrisco a dizer q se o nole pegasse o nadal do jeito q o nole jogou seria 6/0 6/0 e desistencia do nadal, alegando problemas no joelho, e dizendo q já havia se sentido mais cansado e suando mais q o normal!!

    • Mani

      hahahahaha.. talvez vc tenha razão! De qualquer forma, do jeito que o Djokovic jogou, não tem muitos jogadores que poderiam ter ganho dele. O Federer, como o Fabrizio disse, não esteve tão afiado como contra o Wawrinka. Os fãs do Nadal podem falar o que quiserem, tirar sarro e tudo… quem assistiu o jogo e entende um pouco sobre o esporte confirma esse fato. O Federer não jogou o seu melhor e o Nole jogou. Vitória merecida pro Nole.

      De qualquer forma, o Nole é o favorito ao título depois do que eu vi do Murray hoje. Ficou nervoso só para ganhar a semifinal contra o Ferrer, imagina na final então… Se ele entrar com medo de ganhar que nem hoje, o Djokovic vai estraçalhar ele. Mas se ele entrar com corajem, esses dois poderão fazer um SUPER jogo!

      Quanto à Wozniacki, Fabrizio concordo plenamente com vc! Joguinho feio dela… se tivesse passado à final, teria sido desmoralizada pela Clijsters.. que, aliás, vai desmoralizar a chinesa agora..rsrs

  • OTAVIO NEVES

    A atuação do Nole foi melhor ainda no US OPEN 2010 – quando ele foi muito mais pressionado por Federer – mas mesmo assim venceu. Agora, no A.O. 2011 o Federer tava com a esquerda descalibrada – foram inúmeras as madeiradas … Achei aquela semi do US OPEN 2010 um jogo muito mais bonito e emocionante …

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo