Wawrinka recebeu o Módulo VII da Apostila de Federer



Stanislas Wawrinka chegou com toda a banca de que poderia fazer aquele questionamento complicado que o mestre não saiba responder e se enrole – afinal, vinha aplicando direitinho aquilo que aprendeu com seu mentor nas seis lições anteriores diante de Gael Monfils e Andy Roddick.

Mas o Professor Roger Federer não se intimidou com a perspicácia do aluno sabichão, se impôs e tratou de comandar a aula do Módulo VII de sua apostila, daquelas bem grande e pesada, guardada no armário de Stan.

Na lição desta madrugada, mostrada pela TV para milhões de pessoas, Federer fez mais uma demonstração precisa da grand-willy, ensinou como se usa o slice e os drop-shots com perfeição, como um jogo de pernas eficiente somam para a defesa e como a eficiência do saque dá conforto para a devolução.

Sem contar que o lado mental do professor sempre supera o do aluno. Wawrinka teve aquela chance de desconsertar o professor com um break-point, mas falhou e o mestre tratou de por os pingos no i para quebrar e comandar as ações.

Deixando as comparações de lado, se deu bem quem ficou acordado para assistir mais uma bela exibição de Federer. Wawrinka não teve a mesma atuação dos outros encontros. Sacou 58% do primeiro serviço, fez só um ace, cometeu muitos erros e quando teve a oportunidade, que poderia até mudar os rumos do encontro, não converteu. Duvido que ele erraria aquele revés fácil se fosse contra o Roddick.

O mental pesa quando você tem um Federer ou Nadal do outro lado da rede. Wawrinka tem apenas uma vitória contra a dupla Federer-Nadal. Foi em Monte Carlo 2009. Na época Federer errou tudo o que podia e não podia.

Curtinhas:

Tênis juvenil brasileiro em alta. João Pedro Sorgi conquistou o Cosat da Colômbia e pulou ao 28º lugar no ranking. Temos o Bruno Sant´anna em 19º, Karue Sell em 36º e o Tiago Fernandes (que não joga mais) em 2º. Ainda possuimos outros dois top 100, Vitor Galvão e Thiago Monteiro, este pupilo de Larri Passos.



  • Felipe

    Federer, nessa partida, deu uma aula de tênis. Para mim, está tudo se encaixando para dar uma final Federer x Murray. Acho que Nadal bate Ferrer facilmente e se encontra com Murray na semi, mas do jeito que o britânico vem jogando, ele vence Nadal, na teoria acredito. E Federer bate o tanto Djoko como Berdych. Aí a final é imprevísivel, ainda mais que Murray é a “pedra no sapato” do na minha opinião, o “melhor de todos os tempos”.

  • Altaisio Paim

    Olá Fabrízio! Tudo bem?
    Meu Deus!! Que espetáculo! Que aula! Genial! Não há palavras pra descrever esse suíço.
    Abraço.

  • Simplicio Junior

    Olá, Fabrizio! Não acompanhei o Australian Open 2010. Mesmo assim, dá para fazer uma projeção do ranking do Bellucci na próxima semana, considerando as quedas do Davydenko, do Querrey, do Isner, do Gulbis, do Cilic, do Nalba e a não participação do Ferrero este ano? Assim dá pra ter uma idéia do tamanho do prejuízo dele, caso não consiga defender o título de Santiago.

    • Fabrizio Gallas

      Por enquanto ele cai pro 31º. Se o Dolgopolov ganhar ele termina em 32º

  • Daniela

    Oi! Pq o Thiago Fernandes não joga mais?? Abraço

    • Fabrizio Gallas

      Porque ele tá focando no profissional. O que é certo no meu ponto de vista.

  • Helena

    Federer humilhou. Wawrinka não jogou mal, porém, Federer jogou bem demais.

  • Quando Federer perdeu para Wawrinka foi em Monte Carlo 2009, porque ele tinha se casado dias antes e chegou “atrasado” no torneio, sem muito tempo pra treinar e estava numa fase horrível também.

    • Fabrizio Gallas

      Obrigado, foi em 2009, me confundi.Tem esse detalhe também do casamento, bem lembrado.

  • MARCELO SILVA

    Federer é gênio. O cara é impressionante. Faz o que quer com a bola. Meu Deus. É assustador. Ele humilhou o wawrinka. E olhe que o oponente jogou bem. Roger na hora de a onça beber água sempre eleva o nível. Se ele mantiver esse nível o Sérvio não terá chances. Do outro lado da chave , acho que o Murray será o finalista. Nadal não será páreo para ele. E na final, Federer levará mais uma vez o título. Murray sentirá a pressão , e qdo ele imaginar e olhar para o outro lado da rede , verá que é o cara que atropelou ele nas únicas finais de Grand Slam. Com certeza o emocional vai pesar.Acho que o Suíço será Penta campeão.

  • Branca

    Fabrizio tudo bem!
    Sou fã dos jogos do Federer,mas infelizmente tenho que adimitir, que o Wawrinka entregou o jogo, mais uma vez ´para favorecer o amigo e compatriota.
    O Wawrinka vinha jogando bem, não tinha perdido set e de repente perde sem lutar. O Federer jogou muito, mas o Wawrinka se esforçou prá não jogar. Foi lamentável, poderia de ter sido um belíssimo confronto.
    Abraços.

    • Fabrizio Gallas

      Prefiro acreditar que não existe essa de entregar. O que existe é um tenista sentir o peso de enfrentar o outro em uma rodada iportante de Grand Slam

  • Luís Braga

    Federer é genial demais! E lá vem o tio Nadal com a velha conversa mole, reforçando o pupilo: “Federer é o favorito (?), Nadal, além de não ser o favorito (?), talvez nem vá à final”(?). Me digam: quem o tio Nadal pensa que engana? É muita cara-de-pau… Tio Nadal, o favorito para o titulo é o no.01 do mundo, que vem de três Slams vencidos e seu nome é Rafael Nadal, seu sobrinho. Entendeu agora, ou precisamos explicar novamente? Essa jogada ( melhor chamar de golpe) já está manjada demais, tio, muda o disco…

  • Henrique Campos

    Branca, acho que você viu o jogo errado, pois ambos os tenistas estavam em altíssimo nível e o Wawrinka não deixou de lutar em momento algum. De fato, assim como disse o Fabrizio, ele sentiu a pressão em alguns momentos, mas não errou tanto assim, com exceção do menor percentual de primeiro serviço em relação às partidas anteriores. O Federer foi bom demais para o Wawrinka.

  • Aldori Tadeu Córdova

    O wawrinka,precisa “URGENTEMENTE” contratar um “PARAPSICÓLOGO”, joga muito bem,haja vista,que nas estapas: 1ª, até as oitavas,atropelou e triturou seus oponentes, em especial Andy Roddick.Nesta madrugada, o mesmo já entrou em quadra CAGADO e com muito RECEIO,para enfrentar o FEDERER, não deu outra, LEVOU UMA BAITA SUMANTA, FOI LITERAMENTE HUMILHADO,pelo FEDERER.Aliás, esse WAWRINKA, já é FREGUÊS,há muito tempo do Suíço.Para mim, SEM MEDO DE ERRAR, o PROFESSOR DE TÊNIS é o nr. ” 1 ” RAFAEL NADAL, o melhor tenista atual.Neste caso Federer é o nr. 2. Chega de IDOLATRIA. DAI A CEZAR O QUE É DE CEZAR. Por oportuno, Wawrinka, jogou somente 20 % do que jogou com o RODDICK.Estou CERTO ? ou Estou ERRADO ? Nas ausências de outras verdades despeço-me,

    Aldori Tadeu Córdova
    Lages – SC.

  • Fabiana

    Ô Branca… vc realmente acha que um tenista do gabarito do Wawrinka, que contratou o ex-treinador do Federer para voltar ao top 10, entregaria o jogo?
    Nossa… eu vi como o Wawrinka tentava. No 2º set ele tava acelerando d+ as bolas… assustador pra mim que sou fã do Rei!
    Mas a verdade é que o Federer tava no God Mode e não tem jeito… qdo ele internaliza é assim… quem não lembra do pneu que ele deu no Nadal no saibro? Pois então, quer dizer que o Nadal entregou pq o Federer jogou como um mestre?
    De forma alguma… estamos falando dos melhores jogadores do mundo e ontem o Wawrinka jogou muito bem, mas o Federer jogou melhor!
    Bjus a todos

  • Osvaldina

    Realmente eu concordo, o Federer estava impecável e seu compatriota nõ sabia mais o que fazer
    para conte-lo, até o seu treinador foi obrigado a aplaudir uma das belas jogadas do que para mim
    continua sendo o melhor de todos os tempos.

  • olga

    inevitavel ñ
    é q o outro é enciguro
    e se torna inevitavel pra ele
    ñ sentir ciume
    ou as vzs a pessoa q se gosta pode estar cercada de pessoas q pode ser um motivo pra se perder por falta de confiaçca propria
    e aí na mente do ciumento
    ele acha q ñ casife
    pra manter
    e acha q esplodindo
    vai ivaidecer a pessoa ou mesmo evitar q na cabeça dele acha q é o inevitavel q é perder o q ama
    eu se que ama deixa livre
    e se ouver que libertar liberta
    eu sei que quem ama deixa livre
    e se houver q libertar liberta
    é o q acho

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo