Nadal começa a se complicar. Palpitões pras 8ªs



Acabou a calmaria pro Nadal. Não jogou tão bem nesta 3ª rodada, mas passou em sets diretos. Todavia terá um duro desafio contra Marin Cilic nas oitavas e ainda enfrenta outro problema. O número 1 relata que vem se desgastando e suando mais do que o habitual nos jogos e nos treinos.

Nadal saiu de uma gripe há uma semana e é estranho ainda estar comeste tipo de sintoma. Estaria ele escondendo algum outro problema ? Normalmente é contada a verdade apenas depois da derrota no torneio o que pode soar como uma desculpa. Aguardemos.

O fato é que Cilic arrasou Nadal no fim de 2009 no ATP de Pequim. O espanhol ainda não estava em seu melhor momento na época, mas o triunfo não deixa de ter sido marcante. O croata jogou 4h30 contra John Isner. Estará cansado ? Claro que sim, mais na exigência mental e nervos que foi o jogo. Isner tem um estilo corta-físico (saque e definição rápida) onde não alonga os pontos. Pelo contrário,  Cilic virá com uma confiança que não tinha nos últimos meses pelo qual se encontrava em fase ruim.

Será importante pro croata ficar junto no placar com Nadal e vencer o primeiro set. Se ele perder a primeira parcial pode desanimar e o cansaço mental destruí-lo.

Analisando outros jogos das 8ªs de Final.

Federer x Robredo – Robredo provocou. Disse que Federer não é o mesmo de 4 anos atrás. Mas Federer não precisa de maior motivação do que ele tem para vencer este torneio por fatos já citados em posts anteriores. Se jogar perto do que sabe o suíço vence tranquilo. Se der algumas apagadas perde um set.

Roddick x Wawrinka – Um dos mais complicados de se palpitar. Wawrinka ganhou em Chennai está trabalhando para voltar ao top 10, mas àsvezes falha no mental. Tem tudo praser um jogo de cinco sets. Vou pela mística das semifinais de Roddick na Austrália emanos ímpares. Curiosidade. Retrospecto mostra 2-1 pro suíço. As duas vitórias foram por desistência do americano no 1º set.

Djokovic x Almagro – Sérvio é mais jogador que o espanhol, mas precisa tomar cuidado com o saque e a direito do rival. Como o Djokovic gosta de se enrolar, acredito que vencerá em quatro sets.

Verdasco x Berdych – Jogão. Outro dos mais difíceis de se palpitar. Verdasco não está jogando seu melhor há muito tempo e está nas oitavas mais pela ajuda dos oponentes do que seu próprio mérito. Por isso e pelo saque vou de Berdych em cinco sets.

Murray x Melzer – Britânico tá jogando fácil e muito bem. Ganha em sets diretos.

Soderling x Dolgopolov – Já deu pro ucraniano. O sueco vem de oito vitórias seguidos, está com bom físicoe deve passar em 3 sets.

Ferrer x Raonic – Vou por uma zebra aqui. O canadense tá jogando muito esacando demais. Eliminou Youzhny com 33 aces. Servindo assim fica complicado pro Ferrer. Acho que Raonic leva em cinco sets em uma batalha.

Nadal x Cilic – Nadal ganha em quatro sets.

O legal deste Australian Open são as revelações. Dolgopolov (que não é tão novo assim),  Raonic, Tomic e Berankis fizeram boas aparições. Jovens que já estão ganhando e dando o que falar.

Curtinhas:

Os jogos femininos foram empolgantes ontem, mas hoje muito fracos. Clijsters errou 41 bolas e venceu jogando muito mal. Zvonareva deu uma amarelada na hora de fechar, fez bobagens, mas concluiu. Espero coisa melhor nas oitavas.



  • Uma pergunta, você acha que o Nadal vai se recuperar para o jogo contra o Cilic? Ou devido a sua condição física ele sera prejudicado? Caso a final seja Nadal vs Federer você apostaria em quem?

    • Fabrizio Gallas

      Isabele,

      O Nadal ainda não está debilitado. Mas como ele está falando isso,se mostrando cansado, pode se dar mal se os jogos se alongarem. Vamos esperar

  • O Tomic só tem 18 anos e já se movimenta melhor que o Bellucci, que coisa neh? ah e o Raonic tem só 20 e já ganhou de um top 10 em um slam, quando o brasileiro o fará?

    • Fabrizio Gallas

      Tomic tem menos altura que o Bellucci logo a movimentação melhor é algo normal. Pois é coisas do esporte. Bellucci já tomou de 9 top 10 e nunca ganhou em dois anos de circuito. Fazer oq ? Torcer apenas.

      • Fabrizio, de acordo com minhas informações o Bellucci tem 188 cm de altura e o Tomic tem 193 cm, e ainda deve crescer mais nos próximos anos.

        • Fabrizio Gallas

          Blz. Me enganei então. Desculpe. Bellucci tem problemas na movimentação algo que precisa melhorar e muito. Cobertura de quadra

  • Bruno Araújo

    SODERLING e MURRAY vem atropelando,também gostei de ver o RODDICK,o VERDASCO mesmo jogando mal é perigoso mas ainda aposto numa final NADAL vs FEDERER.

  • Marcelo Oliveira

    Fabrizio,

    Alguns posicionamento meus a respeito dos jogos:

    Robredo é um brincalhão!
    Berdych e Verdasco promete!
    Roddick e Stanley = to achando o americano passivo demais nos seus jogos, vou no nº2 da suíça!
    Nadal e Cilic = bom o Animal cansado ainda corre como um maluco!
    Raonic = vi o jogo dele, saca absurdo e tem bons golpes! O Operário que se cuide!
    Murray ta jogando muito, mas ele gosta de aprontar neh então é cedo pra falar que agora chegou a hora dele!
    Soderling = esse cara não tem braço, tem é um gatilho, só paulada!

    No feminino quero ver o duelo Sharapova vs Schiavone (desculpa Carol)! Espero que elas vençam e cheguem a se enfrentar na semi!
    Na chave debaixo a belga deve arrasar todo mundo, bom pelo menos em tese!

  • cristiane

    Não é fácil vc admitir que está mais cansado do que o habitual. Duro para qualquer um e ainda mais para o número 1 do mundo.
    Não acho que ele esteja escondendo algo, mas algo pode estar escondido dentro dele.
    Mostrou que tem mais do que garra e jogo para detonar qualquer um sendo ele com 18 anos ou mais. O Tomic jogou bem, mas é muito esnobe e isso não o ajuda pelo contrário. Precisa de mais humildade e isso não se aprende. Vai sofrer muito até chegar a ser uma pessoa humilde e ser um jogador valioso como Nadal, Federer, Djo e outros.
    Australian está tendo jogos maravilhosos e os melhores procuro assistir embora seja Nadal sempre!
    Que ele passe por Cilic bravamente!
    As coisas acontecem quando tem que acontecer!

  • Saidecow

    Os palpites estão corretíssimos, só uma leve pontinha de dúvida no jogo do Ferrer vs Raonic, acho q os espanhol leva. Mas até aqui há uma superioridade muito grande de Federer e Nadal e Murray. Não que os outros não possam crescer nas rodadas finais, mas pelo nível que vi, se o título fugir desses 3 será considerada uma zebra. O feminino realmente, não está empolgando, mas fico feliz pelo nível da Sharapova, há muito tempo não via ela jogando com essa garra e determinação, já a Clijsters dispensa comentários, está um degrau acima das demais, apesar do último jogo. O título feminino deve ir pra uma dessas duas. Abraço…

    • Fabrizio Gallas

      Eu apostei numa zebra aí. Só pra ter umazinha!

  • Esse nadal tá de brincadeira, né? Suando mais nos treinos e nos jogos… Q desculpinha esfarrapada

  • Domênica

    É evidente que Nadal não está totalmente recuperado. Estranhei como ele suava de forma incontralada, típica de uma virose mal curada. O jogo contra o Cilic é difícil, mas de agora em diante todos os jogos se tornam cada vez mais difícieis. Torço pela recuperação do touro e espero que ele vença em três sets e um show neste Gram Slam. VAMOS RAFA!!!

    Robredo quer aparecer de alguma forma, não terá chances contra Federer, acredito que também em 3 sets.

    Murray está jogando muito e acho que ele estará na final. Melzer vai perder os 3 sets.

    Djokovic, Soderling, Berdich vão às quartas de final, mas acho que Raoni surpreenderá Ferrer.

  • Gabriela

    Vc já não conhece o jogo do Nadal?? qualquer joguinho mais dificil ele não te bem…aí depois ganha outro, diz que ta otimo e se perder volta a se sentir mal….é a vida…com quem vc acha que o Murray aprendeu???kkkkkkkkkk

  • Roberto Moreira

    As famosas desculpinhas esfarrapadas do Nadal para não se assumir como no.01 e jogar a pressão para outros – ou será outro? – jogadores são bastante conhecidas ( no.01 que não quer ser pressionado? É, pode acreditar). Estas geralmente começavam antes do torneio ou no seu início, mas as famigeradas desculpas para as improváveis derrotas que possa vir a ter, estas geralmente vinham depois dos jogos ( o de sempre: cansaço, muito cansaço, esgotamento, fadiga generalizada, o pulso, a perna, o joelho, o ombro, a gripe, a febre, o mal-estar, etc.etc etc….) . Mas agora, fazendo o gênero “profeta de si mesmo”, o espanhol se superou. E já vai avisando ( ou pré-ajustando) que, sim, venceu, mas “não estava se sentindo bem”. Assim, ele deixa muitíssimo claro que, se por um acaso do destino ele perder, já sabemos: “eu tinha avisado que não estava bem”. ???!!! Anotem aí: nos próximos jogos ele vai correr feito louco com seu preparo físico impressionante e dizer que não estava muito bem, mas se sentia melhor que no jogo anterior ( ou não, isso vai depender do que é melhor dizer no momento). Isso, claro, se continuar vencendo. Se perder, bem, aí, já sabíamos: ele “tinha avisado que não estava bem” e exatamente naquele jogo, “ficou ruim de verdade”. ???!!! A verdade mesmo é uma só e é triste: este é o no.01 do tênis atual, aquele que quer apenas o bônus, mas não o ônus de ser no.01. E pensar que já tivemos Sampras e Federer como no.01 do mundo. Estes sim, assumiam o no.01 e a pressão. E pronto. Serão sinais dos tempos?

    • Domênica

      Acorda!!! você está falando “about” # 1 Rafa Nadal. Não há desculpas, quando ele está 100% bem, ninguém tem chances. Comparemos Rafael Nadal ao fanástico Federer: Lago dos cisnes X Dança flamenca; ambos com uma técnica inagualável, porém a foça e habilidade são sob eranas….Vamos RAFA!!!

    • Domênica

      Acorda!!! você está falando “about” # 1 Rafa Nadal. Não há desculpas, quando ele está 100% bem, ninguém tem chances. Comparemos Rafael Nadal ao fanástico Federer: Lago dos cisnes X Dança flamenca; ambos com uma técnica inagualável, porém a força e habilidade são soberanas….Vamos RAFA!!!

  • Gostei dos palpites. algumas “zebras” poderão acontecer. Almagro pode surpreender e Cilic também.

  • Domênica

    Meus Palpites:
    Nadal em quatro contra Cilic
    – Ferrer em quatro contra Raonic
    – Soderling em três contra Dolgopolov
    – Murray em quatro contra Melzer
    – Verdasco em quatro contra Berdych
    – Djokovic em três contra Almagro
    – Wawrinka em quatro contra Roddick
    – Federer em três sobre Robredo

  • Aninha

    Apesar do Nadal sempre suar muito e bem mais que os outros jogadores, achei estranho a suadeira no jogo das oitavas. Ele tava ensopado, até a bermuda tava ensopada! Achei até que ela ia mudar a camisa, como geralmente faz, mas no final parecia um choveiro mal fechado, o suor pingava descontroladamente. Se ele teve uma virose mais forte, realmente acho que o organismo não se recuperou totalmente.
    Outra coisa, ele é o nº1, ganhou 3 slams seguidos, acho que não precisa ficar dando desculpas pra nada, apesar de ele SEMPRE ter dado desculpas, sendo nº 1 ou nº 4 (quando caiu no ranking em 2009). É o jeito dele, e isso não o torna um jogador pior ou melhor; ele não vai mudar o que sempre foi pela sua posição no ranking. Da mesma forma o Federer, que quando perde é sempre porque não conseguiu jogar bem, e nunca por mérito do adversário.

  • Jean Souza

    Suando ou não o espanhol está indo bem. Na minha opinião leva o título….

MaisRecentes

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo

O verdadeiro Dia Mundial do Tênis



Continue Lendo