Começou o show de Federer na Austrália



Há muito tempo não via Roger Federer jogar com tanta determinação na estreia de um Grand Slam. Normalmente o suíço faz o básico, joga pro gasto e só engrena à medida que vai pegando oponentes mais fortes ou quando é exigido.

O natural da Basileia deu um show na madrugada de segunda-feira. Tênis agressivo, preciso, de alta qualidade e jogadas fenomenais na defesa e no ataque. A fase de Roger é muito boa e é fruto do trabalho de orientação tática, mental e motivacional feita por Paul Annacone, técnico contratado em agosto do ano passado. NOTA 10 pra ele!

Outro detalhe para que Federer chegue com tanto apetite é acabar com a farra de Nadal nos Majors. Após o espanhol ganhar o US Open, iniciaram os questionamentos de Federer como o maior de todos os tempos. O caneco de Rafa em Melbourne faria com que o espanhol se tornasse o primeiro desde 1969 a vencer quatro Slams seguidos igualando Rod Laver. Roger Federer teve essa chance em 2006 e 2007, mas Nadal o parou em Roland Garros.

O único perigo de Federer está na segunda rodada contra Gilles Simon com o qual tem retrospecto negativo. O francês, que teve um 2010 ruim, parece se reerguer após ganhar no último sábado o ATP de Sydney e tem um estilo de contra-ataque e defesa que incomodam Federer. Mas mesmo assim a fase fantástica do suíço deve dar o tom para o bom resultado.

O caminho do número 2 na Austrália está bom e ficou ainda melhor com a despedida de Nikolay Davydenko. O russo segue sendo as decepções nos Grand Slams. Muito perigoso pra jogos de três sets em Masters ou ATPs, mas não aguenta no físico e se enrola com mais fracos em partidas de cinco sets.

Curtinhas:

Depois de ver Federer e Djokovic dando surra neste primeiro dia estou temendo por Marcos Daniel hoje às 23h30. Espero que elefaça uma boa partida.

O Tênis News/Lancenet! mostra ao vivo este jogo mais Bellucci x Mello também às 23h30.

Wozniacki passou bem por um primeiro teste difícil na chave feminina . Dulko já eliminou Maria Sharapova de Wimbledon e não dá ritmo às oponentes.  Falando em Sharapova ela começou o show de…duplas-faltas…foram 10 na estreia. A sorte é que pegou uma oponente totalmente fora de forma físicae fraca e atropelou.

O dia teve algumas viradas. Monfils sobre De Bakker – o folgado francês disse saber que o rival iria “amarelar” na hora de fechar o jogo e aconteceu. Mardy Fish contra Victor Hanescu e Kohlschreiber contra Kamke. Esses tipos de jogos podem não ser tecnicamente os melhores, mas simbolizam a emoção e a magia de um Grand Slam.

Nicolas Lapentti é mais um da nostálgica época de Guga que se retira do tênis. Era uma boa pessoa e tenista batalhador, chegando ao top 6 e Masters Cup, incluindo uma semifinal de Australian Open em 1999.A prova de que muitas vezes a perseverança e determinação valem muito mais do que ter todos os golpes geniais. Uma pena que ele atrapalhou a vida do Brasil em 2009, mas foi uma ótima figura no tênis.



  • Joao Alves

    Mesmo o blog sendo da excelente estréia do Federer o Gallas não poderia deixar de querer colocar o ídolo dele ao lado. Olha a frase do Gallas: “Após o espanhol ganhar o US Open, iniciaram os questionamentos de Federer como o maior de todos os tempos.”

    Fabrizio, o unico lugar onde se abriu essa discussão foi aqui, isso devido ao seu fanatismo por ele, pois não se viu esse tipo de comparaçao em nenhum outro meio de comunicaçao. Todos elogiaram a bela temporada que ele fez em 2010, porém colocá-lo em discussão como o maior de todos os tempos ao lado de Federer só vc fez heheh….Bela estréia do suíço ontem, vamos ver o desenrolar do torneio e torcer para que haja grandes partidas, o Federer já vai pegar uma pedreira na próxima rodada, espero que o Nadal tb pegue algumas e pelo que vi na chave só nas oitavas ele deve ter um pouco de trabalho…isso se o Cilic chegar em boas condições, nao sei como está o nível dele hj, mas até lá o Nadal só mamata de novo, a começar pelo lambão marcos daniel.

    • Fabrizio Gallas

      Quando você vai parar de pegar no meu pé hein ? (risos). Vou abrir uma premiação do “Leitor mais Corneteiro do Blog” (risos).

      Veja bem. Eu apontei os motivos pelo qual Federer está com mais apetite e como o mesmo suíço disso um deles é acabar com a farra dele nos Slams.

      Não sou eu que estou colocando isso pra cima, a mídia em geral fala. Basta você olhar os sites do mundo todo que os questionamentos são esses do Rafa Slam. E não é somente a mídia espanhola e sim a mundial.

      Será que algum dia vou ganhar algum elogio de você ? (risos)

      Abraços!

  • Berg

    Nadal pode até ser o numero 1 do mundo, ter o restrospecto favoravel contra federer, e ser um monstro em quadra. Rod laver pode ate ter ganho os 4 slam seguidos, mas vamos combinar (como diz Dacio Campos) Fabricio você já viu sinceramente um tenista com tantos requisitos de qualidade como Federer? O que ele jogou hoje foi algo impressionante, um tenis que eu nunca vi alguem fazendo (além dele mesmo). O cara tem muito, mais muito talento e agora que está com fome… num sei não. Um final contra Nadal seria promessa de 5 sets. É minha opinião!

    • Fabrizio Gallas

      Berg,

      O talento e magia de Federer são inquestionáveis. Ele faz jogadas incríveis parecendo um homem-borracha em certos momentos.

      O fato de estar como número 2 do mundo era previsto após a evolução de Nadal nos últimos anos na grama e no piso rápido. E isso,aliado a contratação de um técnico, vem fazendo Federer se motivar a treinar mais para voltar ao auge. Benéfico pro tênis!

  • Joao Alves

    Quanto ao Nadal ganhar os 4 slans seguidos sim, realmente isso está sendo comentado em alguns sites e jornais pelo mundo.
    Estou me referindo ao seu comentário sobre a discussão do melhor de todos os tempos se abrir quando o Nadal ganhou o US OPEN. Isso só vi aqui no seu site.
    Acho que o Nadal ainda está na metade do caminho para se INICIAR essa discussão. Ele teria que ganhar tudo que já ganhou novamente para se emparelhar ao Federer como talvez os melhores de todos os tempos.

    Mas tirando sua vontade de já colocar o Nadal ao lado do Federer mesmo ainda o espanhol tendo muito o que provar Gallas, vc é um bom jornalista. Seu site é bom, e por isso entro sempre. Aqui ficamos sabendo sempre dos horários dos jogos, da tabela, comentários dos jogadores antes e depois dos jogos e outras matérias interessantes. Parabens. Ta ai os elogios heheheh!!
    Abraços

    • Fabrizio Gallas

      Opa obrigado pelos elogios! Vai chover hoje! kkkk

      Então. Não sou eu que estou criando isso. Quem começou a discussão foi o Agassi antes do US Open, depois o McEnroe falou. Só estes jogadores levantarem a polêmica que a discussão começa a aparecer pra imprensa.

      À propósito. Seus comentários são bem-vindos mesmo que me cornetando em 99% deles. Desde que sejam respeitosos, sem ofensas amim e aoutros membros eles serão publicados e respondidos.

      • Cezar

        Fabrizio, so pra recapitular em 2004 o Federer teve a chance de ganhar o 4 slam, mas parou em Roland Garros, e quem foi o autor da façanha?? ele nosso Guga!
        Abraço

      • marcosRfRN

        Você poderia, para fins de justificar sua defesa, citar, com aspas, os comentários daqueles que, segundo vc, levantaram esta questão? Eu também não vi esse tipo de comentário. Abçs.

  • Roberto Moreira

    Não há polêmica alguma, pessoal. Federer é Federer, o maior gênio do tênis de toda a história ( o jogo de ontem só exemplifica o que já se sabe há tempos), dono de 16 Slams e falta mais um pouco pro título de mais semanas como no.01 ( para isso, vai ter de voltar a liderar o ranking). Nadal é um fantástico jogador, preparo físico impressionante ( no qual baseia todo o seu jogo), é louvável seu esforço pessoal e físico pra chegar aonde chegou, com méritos. Como no saibro é quase imbatível, tem muito mais vitórias do que o suíço neste piso ( em jogos entre eles), e perde nos demais. E acho que ambos ainda vão ganhar mais Slams, contudo, tênis por tênis, o espanhol é um excelente jogador, acima da média e é um fortíssimo competidor e o suíço é um gênio do esporte, e isso diz tudo. E só. O resto, seja da parte de torcedores ou ex-tenistas, é conversa de botequim.

    • RAUL

      Roberto, parabéns pelas sábias palavras.

  • Henrique

    Que papelão do Marcos Daniel! O nadal nasceu com o %%% pra lua mesmo!!! Depois de levar o US OPEN e Wimbledom sem enfrentar grandes tenistas olha só quem ele pega na primeira rodada do Australian OPEN. Marcos Daniel que vergonha o que o brasileiro fez…eu me senti envergonhado! Que cena horrivel! Ele ia perder de 3 x0 e todos de 6×0 certeza!!! Nao ia conseguir fazer nenhum game,….aquela lesao no joelho foi invençao dele, nao tinha nda e foi uma forma dele desistir do jogo!! O nadal começou a campanha do melhor jeito, sem nenhuum esforço e com uma contribuiçao historica do brasileiro

  • luciano

    Estou fechado com o Roberto Moreira:
    Não há polêmica alguma, pessoal. Federer é Federer, o maior gênio do tênis de toda a história! Dono de 16 Slams!! Nadal é um fantástico jogador, preparo físico impressionante ( no qual baseia todo o seu jogo), é louvável seu esforço pessoal e físico pra chegar aonde chegou, com méritos. Como no saibro é quase imbatível, tem muito mais vitórias do que o suíço neste piso (em jogos entre eles), e perde nos demais. O espanhol é um excelente jogador, acima da média e é um fortíssimo competidor, e o suíço é um gênio do esporte, e isso diz tudo. E só. O resto, seja da parte de torcedores ou ex-tenistas, é conversa de botequim.
    Só queria acrescentar o seguinte:
    Há um recorde impressionante que pertence ao Federer e que ninguém fala: o número de semanas consecutivas como # 1 do mundo! Foram 237 semanas, ou seja, 4 anos e meio!!
    Para se ter uma idéia do que é isso, basta dizer que Sampras ficou 102 consecutivas.
    E Nadal, que conseguiu 48 consecutivas, jamais chegará a 100!

    Fui !!!!!!!!!!!!!!

  • Edmárcio Pinheiro dos Santos

    Pessoal,

    Não existe polêmica alguma… para se iniciar isso Rafa tem que no mínimo mais dois anos perfeitos ganhando pelo menos mais 5 Slams…. depois voltamos a fazer comparações sem sentidos no momento.

    Abraços

  • Há muito tempo que Federer e Nadal não chegam tão favoritos em relação aos outros em um Grands Slam, os dois estão voando, e uma final entre os dois seria fantástico, com perspectivas de ser talvez o melhor confronto da história entre eles, ainda mais com o aperitivo de Federer impedir que Nadal conquiste o Rafa Slam, coisa que o suiço não conseguiu, com o próprio Nadal tendo o impedido por três anos em Roland Garros.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo