Bellucci no top 15 em 2011. Eu acredito!



É hora de projetar o novo ano que entra dentro de alguns dias. Minha expectativa é otimista quanto aos tenistas brasileiros principalmente pelas parcerias que nossos jogadores estão realizando. O trabalho da CBT não é mil maravilhas, mas é positivo e aos poucos estamos colhendo frutos.

Primeiro sobre a Copa Davis. Enfrentar a Colômbia na estreia seria o pior adversário já que eles possuem tenistas de qualidade. Mas é nossa obrigação passar mais uma vez para o Playoff do Grupo Mundial e nosso grupo está amadurecido para voltar à elite em 2012.

Thomaz Bellucci. Larri Passos dará mentalidade de vencedor e vai melhorar algumas deficiências no paulista. Vai terminar o ano entre os 15 melhores. Faço a projeção de que consiga pelo menos seis ou sete vitórias sobre top 20, umas duas sobre top 10, quartas de final em um Grand Slam e Masters 1000 e dois títulos ATP. Não é sonho. Ele pode até mais do que isso.

Marcos Daniel pode manter a consistência do fim do ano passado e voltar a ter bons resultados nos ATPs de saibro, quem sabe fazendo sua primeira final. Ir bem no Brasil Open, passar uma rodada em Roland Garros, ganhar dois ou três challengers. Fecha o ano entre os 70 melhores.

Ricardo Mello terá que implantar um estilo mais agressivo para poder evoluir . Ele vem tentando algumas adaptações, mas para alguns adversários nos ATPs fica presa fácil. Terá um ano difícil com muita defesa de pontos principalmente até o Brasil Open. Se sobreviver bem pode entre os 60 melhores.

João Souza,o Feijão, tem físico, agressividade e bom saque, qualidades que vem crescendo nos tenistas atuais. Também precisa defender muitos pontos até abril,mas seu potencial pode levá-lo aos 70 melhores em 2011.

Tiago Fernandes é agrande esperança entre os mais jovens. Acredito que se fixa nos challengers e termina entre os 300. Não dá pra esperar mais do que isso. Thiago Monteiro e Guilherme Clezar são boas apostas.

Com mais torneios e apoio espero mais meninas entre as 300 do mundo. Ana Clara Duarte e Roxane Vaisemberg tem nível para terminar entre as 200 do mundo.

Brasil Open – Saiu a lista da Costa do Sauípe. Como esperado os espanhois vieram. Ferrero, Almagro e Robredo. A lista não está ruim, mas é melhor do que eu esperava. Todavia estamos atrás de todos os outros ATPs na Américas. Uma pena!

Veja a lista da Costa do Sauípe!

Perguntas que deixo. Concorda ou discorda das minhas projeções ? Bellucci pode ser top 15 ? E os outros brazucas ? E a lista do Brasil Open, o que achou ?

Me perguntaram sobre aprevisão das duplas. Melo e Soares terminam no top 10 e brigam pelo Masters, mas acredito que irão como reservas. Ferreiro e Sá se firmam nos ATPs, talvez belisquem um título.




  • paulo

    essa era lista que imaginava e sera bem competitiva,axo que o almagro ou o bellucci levara o caneco esse ano.em relaçao ao wild card axo que a organizaçao poderia tentar a vinda de wawrinka que jogara semana que vem em buenos aires e o brasil open poderia lhe servir como um otimo treino.

  • paulo

    ola fabrizio,pra min o bellucci terminara o ano no top 25 por ai,axo ele ainda muito irregular para ser top 15,mas torço por isso,em relaçao ao brasil open a lista ta boa,legal a presença do dolgopolov e a volta do robredo,os tres convites daria para o joao souza,thiago fernandes e tentaria a vinda de mais um tenista top como o wawrinka,nalbandian e ate o federer num sonho quase impossivel,ja o titulo axo que fica com o almagro,bellucci ou robredo.

  • Vamos la primeiro o Thomaz, que acabou de fazer uma boa partida com o nalba, mas ñ vejo ele ainda com jogo de top 15 porém se o almagro é top 15 então pode ser, mas insistu que o Thomaz tem q melhorar na movimentação.Marcos Daniel se ñ fosse a iadade até qui botava fé porq terminou o ano jogando muito.ricardo mello esse ai… ta jogando mal num sei como ta entre os 80 ñ vejo um futuro animador pra ele, é lento, ñ tem bom saque, e ñ tem pancadas.Feijão erra muito troca de bola, saca bem, bate forte na bola, mas ñ é solido.Tiago tem algum potencial ja mostro isso, ñ erra tanto no fundo da quadra, e tem um bom saque, mas ñ o vejo como a maior promessa.olha Fabrizio vc piso na bola esqueceu o lindel pô esse sim pra mim é a maior promessa saca bem é sólido e passo por cima do Feijão que vc tanto aposta e do tiago alves.

    • Fabrizio Gallas

      Tiago alves eu não aposto nele. O Lindell precisa ver se joga ou não pelo Brasil pra falar mais sobre ele. Mello como eu disse no post precisa sobreviver esses primeiros meses onde defende muito. Se não conseguir chegar perto do que fez pode sair do top 100 e ter um ano fraco. O Daniel tem caminho livre e pra mim o Feijão e o Tiago Fernandes podem evoluir muito em 2011 dentro de seus certames

      • ñ disse q vc aposta no Alves, falei q vc aposta no Fejão. A cbt num disse que o Lindel ia jogar pelo Brasil? e vc acha qui Lindel termina em qual colocação?

        • Fabrizio Gallas

          É uma aposta da CBT. Mas ainda não existe nada confirmado. O Lindell acho que fecha entre os 200, 150

  • Luiz

    Pelo que eu vi hoje no jogo do Bellucci, ele ainda precisa melhorar bastante o backhand. Espero que o Larri faça isso e também consiga melhorar a cabeça dele. É difícil ver o Bellucci ganhando um TB, ainda mais quando o cara é melhor ranqueado que ele.

    Eu acho que o melhor brasileiro em 2011 vai ser o Henrique Cunha, que provavelmente deve ganhar o nacional universitário americano em simples ou duplas.

    Pra mim, o Marcos Daniel tem mais chance de se dar bem nos ATPs do que o Mello. O jogo do Mello não bate com os tops.

    Nas duplas eu acho que o Brasil vai ter um ano melhor que ano passado. Ferreiro e Sá devem subir bem no ranking e espero que uma das duplas consigam ganhar alguns torneios ATPs.

    • Fabrizio Gallas

      É um problema isso. Bellucci tem um problema com tie-break e isto foi verificado em 2010.

  • Gaspar

    Suas projecoes sao muito boas, mas discordo de duas: Nao acredito no Bellucci top 15 e o Ricardo Mello se tornar agressivo aos 30-31 anos e bricadeira! Minha projecao para ele: Deve se aposentar! Jogar a 1a classe da FPT e o lugar dele.
    Quanto a lista do Brasil Open, e uma pena que o maior e mais importante pais da América Latina tenha uma lista tao fraca, se comparada aos vizinhos. Falar que eles tem mais dinheiro que nos nao cola. Deve ter outros motivos que nao sei. Que ai tem algo, pode ter certeza que tem.

    • Fabrizio Gallas

      Olha, a Koch Tavares andou passando por problemas nos últimos anos, perdeu o grande patrocínio do Banco do Brasil que colocava mais grana lá. Outro motivo, que já falei em posts anteriores, é a logística ruim. Você joga Santiago se despenca lá pro Sauípe e volta pra Buenos Aires e volta depois pra Acapulco lá em cima que é torneio mais valioso. E na mesma semana do Sauípe tem o ATP 500 de Roterdã. O Ferrer, por exemplo, que joga Buenos Aires e Acapulco, está em Roterdã…

  • César Luiz

    Não sou Pai de santo, mas vou mandar minhas previsões:

    Bellucci: Ganha 3 títulos de ATP(Santiago, Gstaad e Hamburgo), faz quartas em RG e chega na final em Monte Carlos. Termina o ano como top10!!!

    Daniel: Ganha o Brasil Open, faz oitavas em RG e ganha 4 challengers. Chega ao top50!!!

    Mello: Ganha o tri no Aberto de SP, vence 4 jogos em GS. Chega no top80!!!

    Feijão: Será eleito o melhor jogador de challenger em 2011!!! Com 8 finais e 5 títulos nas challengers!!! Chega na final da ATP de Estoril!!! Chega e termina o ano como top50!!!

    Fernandes: Chega a final em uma challenger no Brasil!!! Ganha 3 futures e termina o ano como top250!!!

    Ana Clara Duarte: Vai vencer 3 jogos em GS, chega a uma final de WTA e termina o ano próximo ao top100!!!

    Ferreiro/Sá: Campeões de duplas em RG, ganha 4 títulos de ATP e 1 master1000. Os 2 no top10 e 4 melhor dupla no ano de 2011!!!

    Melo/Soares: Chega no ATP Finals com a última vaga, com 3 títulos de ATP e semi em Wimbledon!!!

    Juvenil: Monteiro ganha RG no juvenil e se torna o número 1 do mundo!!!

    Davis: Com uma equipe muito forte no saibro, Brasil ganha da Índia e sobe para o Grupo Mundial!!!

    • Fabrizio Gallas

      Bem otimista pra ele fazer final de Monte Carlo. Mas se pega uma confiança nessa primeira parte do ano quem sabe…

      Cinco títulos de Challenger em um ano eu nunca vi (se alguém viu por favor comente).

      Aprevisão do Fernandes é boa

      • César Luiz

        Sim, já teve! O Zeballos ganhou 5 ou 6 challenger em 1 ano! Tem o Franco Ferreiro esse ganhou 8 challenger em duplas em 2010!

        • Fabrizio Gallas

          Zeballos guerreiro! Ganhar challenger de duplas é bem mais fácil

  • Darlon

    Minhas previsões:
    O Bellucci irá evoluir bastante c o Larri em 2011 e irá ganhar 2 ou 3 atp’s e terminará o ano no top 20.
    O Daniel irá se tornar o número 2 do Brasil até o ATP do Brasil c boas campanhas em Chalengers e chegando em quartas de final em alguns ATP’s terminando o ano no top 60.
    O Mello terá dificuldades p se manter no top 100 até o ATP do Brasil, mas, acredito q mesmo q saia do top 100 irá se recuperar e fechar o ano novamente entre os 100.
    O Feijão tem um grande potencial, mas, tem q se manter mais constante entre um torneio e outro, se ele conseguir isso c certeza chegará ao top 70.
    C isso acredito q o Brasil fechará o ano c 4 tenistas no top 100.
    O Tiago ganhará seu primeiro future no ano e ganhará muitas partidas em nível challenger e terminará o ano entre os 300.
    C relação as duplas acredito q Ferreiro/Sá será a melhor dupla brasileira do ano.
    C relação as mulheres acredito q a Teliana pereira será a q subirá mais no ranking e disputará c a Clara p v quem será a número 1 do país até o final da temporada. Acredito q a Clara e a Teliana podem alcançar o top 200, coisa q a algum tempo o tênis feminino do Brasil n consegue.

  • EU ACREDITO QUE ELE PODE SER TOP 20, TOP 15 UM POUCO DIFICIL. NAO ACREDITO QUE O MARCOS DANIEL VAI REPETIR OS TITULOS DE 2010 POIS A IDADE VAI PESAR, O MESMO SERVE PARA O MELLO. DEVE CAIR PARA 120 OU 130. ACREDITO SIM NO FEIJAO QUE ELE VAI TERMINAR ENTRE OS 80. E O TIAGO FERNADES ENTRE OS 300. ACREDITO MUITO NO LINDEL ESSE VAI SURPREENDER E VAI TERMINAR ESSE ANO ENTRE OS TOP 100. ACHO QUE O BELUCCI VAI EVOLUIR MUITO COM O LARRI DEVE GANHAR UNS 2 ATPS 250 E TERMINAR ENTRE 17 E 20 NO RANKING.

  • Cadu

    Bellucci deve cair p/ baixo dos 40 até os MS da América, contudo chegando os MS do saibro deve voltar pro top 30.

    Acho que ele termina no top 20, apresentando melhoras visíveis no jogo e encarando os tops com mais autoridade (incluindo aí vitória sobre top 10);

    Sobre Mello e Daniel, o mais provável que aconteça é que joguem bem mais Challengers que grandes torneios, joguem os 4 GS do ano , se mantenham no top 100 (na faixa do 85 ao 99) e faturem ao menos 2 Challengers cada.

    Feijão VAI CAIR, é inevitável ! O garoto tem quase de 300 pontos pra defender agora no começo do ano; ele ainda mal sabe “andar” em uma hard, alé da tremenda instabilidade/previsibilidade de seu jogo. Acho que depois de cair pra 170 e pouco, ele dá uma recuperada no fim do ano e termina entre os 130, 120 quem sabe.

    T. Fernandes deve vencer seu 1º future (até mais de um), e subir pro top 350. 2012 será o “ano da verdade” pra ele.

    Sobre as duplas, Melo/So continuaram perdendo STB e pra duplas inexpressivas, e prejudicando o time da Davis. Franco vai querer virar DJ, e Sà vai procurar outro parceiro até se aposentar no fim do ano.

  • Cadu

    E achei a lista do Brasil Open forte !!!

    Não sei pq essa necessidade tão grande de um top 10 vir aqui a passeio;

    É uma ATP 250 (top 10 quase não joga) , no saibro (a maioria prefere hard) e em semana com Atp 500 rolando.

    Lista forte, fechando no 76 do mundo, somente com top 50 como cabeça, e os 4 principais favoritos entre os 31 do mundo.

  • Diego Vidal

    Olá Fabrizio, como vai?
    Aqui vai minhas apostas:
    Thiago Fernandes: pelo menos top 250, dai pra cima no Ranking.

    João Olavo Feijão: termina entre os 80 melhores este ano.

    Ricardo Mello se ficar entre os 130 melhores, já é otimo resultado.

    Marcos Daniel: ente os 100 no maximo.

    Lindell (q vai jogar pelo Brasil em meados março) Top 200

    Bellucci: entre os 15 EU ACREDITOO…..

  • luques

    este ano o Bellucci vai se firmar no top 50, afinal este é o seu nível, pra baixo disso ele não ganha de ninguém. abçs.

  • Oi , Fabrizio, com relação ao Thomaz,não acredito tanto assim, ele tem de melhorar na movimentação,voleio,saque e nas trocas de bola. Tem grande potencial,bate forte nos dois lados sua bola é pesada mas acredito que está longe ainda de um top 15. Quem sabem em 2012?
    Marcos Daniel, demorou muito a crescer mentalmente, tinha um futuro brilhante quando juvenil talvez o melhor juvenil

    • que tenha visto jogar na categoria 16 anos. Está velho demais para fazer algo ainda melhor.
      Mello, acredito que irá ficar entre os 100 do mundo , jogador forte mentalmente e aguerrido,porém falta força nos golpes.Feijão não tem intensidade ,falta cabeça deve ficar entre os 200 do mundo.
      Tiago é uma promessa que estou apostando em ficar entre os 100 do mundo ainda este ano, vai aflorar a partir do segundo semestre.

MaisRecentes

O melhor Rafael Nadal entra para a história do esporte



Continue Lendo

Djokovic ou Thiem podem parar Nadal ?



Continue Lendo

Um novo patamar para o Next Gen



Continue Lendo