Veja quantos jogadores diferentes cada clube utilizou no Brasileirão-2018



Paraná e Vitória são os clubes que mais utilizaram jogadores no Brasileirão-2018 (Foto: Romildo de Jesus)

Não tem jeito, com pelo menos três competições em disputa ao mesmo tempo, os clubes acabam priorizando uma, e escolhem outra para poupar jogadores e esse tem sido o caso do Brasileirão, principal competição nacional, que tem visto suas rodadas repletas de times reservas preocupados com outros torneios. Situação previsível diante do sufocante calendário do futebol brasileiro.

Após 178 jogos do Campeonato Brasileiro deste ano, o blog levantou o número de jogadores utilizados por cada um dos 20 clubes da Série A, mas os líderes do ranking não estão entre aqueles que se dividem em competições, pelo contrário. Vitória e Paraná só estão ‘vivos’ no Brasileirão e já colocaram em campo 38 atletas diferentes cada um.

O Santos, por sua vez, que está em três competições (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), é o clube que menos utilizou jogadores até aqui: apenas 26, sendo que até enfrentar o Botafogo, pela 17ª Rodada, eram 22. Isso mostra uma limitação de elenco, as opções são mais escassas do que nos concorrentes, até mesmo aqueles com objetivos mais modestos.

Outra surpresa da lista fica por conta do Palmeiras que, de acordo com analistas ‘profissionais’, tem problemas por ter um vestiário muito lotado, um elenco inchado, técnicos com dificuldade para saber a fisionomia dos jogadores… Pois é, olhando para o ranking essa teoria desinformada cai por terra, uma vez que Verdão é um dos clubes que menos atletas diferentes utilizou: somente 28.

Nem sempre a variedade de competições implica na necessidade de ter um elenco maior. O número de jogadores é determinado por fatores como contratações equivocadas, reposição ou não de peças perdidas, lançamento de jovens da base, problemas financeiros, contusões… Fazer um rodízio dos atletas para disputar outras competições é só mais um desses fatores. A variação aconteceria de qualquer maneira, a diferença é que colocar um time alternativo em campo é uma decisão pensada e não provocada.

Confira o ranking de jogadores utilizados no Brasileirão-2018:

Número de Jogadores Utilizados por cada clube no Brasileirão-2018



MaisRecentes

Chapecoense bate o Inter e se destaca na Seleção da 25ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo

Palmeiras x Corinthians foi o jogo mais ‘caro’ do Brasileirão-2018; veja a lista



Continue Lendo

Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Fluminense dominam a Seleção da 24ª Rodada do Brasileirão-2018



Continue Lendo