Vamos falar de mérito? Enquanto Flamengo, Santos e Atlético-MG tropeçaram, Palmeiras somou pontos



Até aqui, Palmeiras aproveitou tropeço dos rivais e somou pontos na liderança (Foto: Luis Moura/WPP/Lancepress!)

Até aqui, Palmeiras aproveitou tropeço dos rivais e somou pontos na liderança (Foto: Luis Moura/WPP/Lancepress!)

Está em disputa a 14ª edição do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. O formato, apesar de dividir opiniões por questões de gosto, está consolidado, principalmente após ser definido com 20 times, algo que acontece desde 2006.

No entanto, há quem ainda não consiga entender o que faz uma equipe ser campeã por pontos corridos. É bastante simples, a grande maioria dos amantes do esporte já conhece e este espaço não seria para isso, mas vale sempre lembrar especialmente agora que o desfecho da competição se aproxima.

Vamos lá… Vence quem somar mais pontos ao final das 38 rodadas. Além disso, a vitória vale três pontos sempre, não recebe bonificações nas rodadas finais ou descontos quando o campeonato está em seu início.

A pontuação é construída jogo a jogo e, por ser um torneio longo, nem sempre os times conseguem manter a mesma qualidade, portanto quem conseguir regularidade, levará vantagem, jogando bem ou não.

Fazendo uma comparação com pintar uma parede, pode-se dizer que é a última mão de tinta que será passada nos próximos cinco duelos. As primeiras mãos já formaram a camada que dará a cor definitiva.

No entanto, por mais que o Atlético-MG, por exemplo, capriche nesta última mão de tinta, dificilmente conseguirá compensar a sequência de sete jogos sem vencer nas primeiras dez rodadas. Naquela ocasião, o Galo ficou nove pontos atrás do Palmeiras, então vice-líder. Hoje, a diferença é de sete pontos, lembrando que no confronto direto os mineiros levaram a melhor sobre o Verdão.

O Flamengo, por sua vez, só conseguiu mais de duas vitórias consecutivas depois da 21ª rodada, ou seja, não havia estabelecido uma sequência positiva suficiente para atingir a liderança, algo que, inclusive, não ocorreu até aqui. A diferença para o Palmeiras era a mesma de hoje: cinco pontos. É outro time que, mesmo jogando o fino da bola daqui pra frente, não depende mais de si para ser campeão.

Já o Santos teve apenas uma vitória nas primeiras cinco rodadas do campeonato, ficando cinco pontos atrás do Verdão, mas conseguiu se recuperar. Ao final da 17ª rodada estava empatado com o time de Cuca. Depois de alcançar o rival, porém, o Peixe escorregou.

Nos seis jogos seguintes a equipe de Dorival Junior teve apenas uma vitória. Caiu do terceiro para o quinto lugar e viu a distância para o Palmeiras crescer dez pontos. Em que pese o triunfo recente no confronto direto, a situação atual (seis pontos atrás) ainda é reflexo daqueles tropeços.

Enquanto os rivais tropeçavam, o Palmeiras somou pontos e, ao todo, esteve na liderança em 24 rodadas. A vantagem de cinco pontos na primeira posição lhe dá a opção de administrar os jogos da maneira que quiser. Depender só de si é um prêmio conquistado ao longo do campeonato, mérito incontestável segundo o formato de disputa.

Caso o Alviverde não seja campeão, mesmo com todo o caminho que preparou, aí sim o mérito deve ser discutido. Com o cenário atual, dizer que Cuca e seus comandados não merecem chegar ao título não seria justo. A cobrança deve vir se o time fracassar nas próximas cinco rodadas, não pela maneira que chegar ao título – jogando bem ou mal.

Por isso, talvez devamos focar não apenas naquilo que o líder não será capaz de fazer, mas sim no que os concorrentes não fizeram para estarem em primeiro lugar neste momento. Se o Verdão mantiver a regularidade, atingirá seu objetivo. É assim que se disputa um campeonato por pontos corridos.



  • airton

    Palavras da FIFA:
    . o PALMEIRAS não é apenas o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL.
    É o mais legítimo e o mais aclamado Campeão Mundial de todos os tempos.

  • airton

    Segundo A FIFA:
    O PALMEIRAS não é apenas o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL.

    É o mais legítimo e o mais aplaudido detodos os campeões mundiais em todos os tempos.

MaisRecentes

Análise conveniente da Florida Cup expõe falta de respeito pela inteligência do torcedor



Continue Lendo

Barcelona supera saída de Neymar e sustenta a maior invencibilidade da elite europeia



Continue Lendo

Kane e Immobile superam Cavani e lideram artilharia na elite da Europa em 2017/2018



Continue Lendo