Sem dependência, Palmeiras vê gols pulverizados e aproveita herança da temporada passada



Até aqui, 15 jogadores diferentes marcaram gols pelo Palmeiras na temporada (Foto: Flickr Palmeiras)

Desde meados do ano passado o Palmeiras já convivia com fato de que iria perder Gabriel Jesus, seu principal jogador, para o Manchester City. O garoto deixou o clube após o título brasileiro no ano em que marcou 21 gols, sendo o goleador do time na temporada. Evidentemente que Jesus foi uma perda sentida, como seria com qualquer jogador que ostenta tal talento, mas os danos foram menores do que o esperado, principalmente em relação à artilharia.

Em 2016, o Verdão marcou 108 gols em jogos oficiais, anotados por 23 jogadores diferentes. De certa forma, o time já não tinha tanta dependência dos tentos de Gabriel, mesmo que sua liderança nessa lista fosse com larga vantagem para o segundo colocado, Alecsandro, que marcou 12 vezes.

Jogadores do Palmeiras que marcaram gols em jogos oficiais em 2016

Jogadores do Palmeiras que marcaram gols em jogos oficiais em 2016

Na reta final da campanha do Brasileirão, Gabriel Jesus passou a fazer menos gols, mas anotou alguns considerados decisivos como nos empates com o Flamengo, no Allianz Parque, e com o Atlético-MG, no Independência. As convocações para a Seleção (olímpica e principal) fizeram com que seus companheiros de equipe também assumissem a responsabilidade dos gols, criando opções para amenizar a ausência do craque.

Em 2017, já sem Jesus, o Palmeiras foi ao mercado para buscar um centroavante de peso semelhante. Depois de longa negociação trouxe Borja, colombiano do Atlético Nacional. Além dele, contratou Willian, que estava no Cruzeiro. Mas nem a vinda dessas duas peças, nem mesmo a do campeão da Libertadores, comprado por mais de R$ 30 milhões, fez com que o time criasse, até aqui, uma dependência de gols de um ou de outro.

Pelo contrário, juntos fizeram dez tentos na temporada, mas são apenas dois dos 15 jogadores diferentes que marcaram os 34 tentos do Verdão em jogos oficiais. Talvez uma das principais características que esta configuração atual do elenco tenha herdado do ano passado seja essa independência de um jogador para balançar a rede ou decidir uma partida.

Jogadores do Palmeiras que marcaram gols em jogos oficiais em 2017

Jogadores do Palmeiras que marcaram gols em jogos oficiais em 2017

Mais reforçado e estrelado, o grupo palmeirense em 2017 parece sofrer ainda menos com ausências. Claro que jogar sem Prass, Mina, Felipe Melo, Tchê Tchê, Dudu ou Borja, não significa ter vida fácil, mas também não quer dizer que o time passará apuros ou ficará completamente descaracterizado como já tem acontecido em algumas equipes.

Na comparação com os rivais, o elenco numeroso e de qualidade pode sim ser o fator diferencial, mas o que parece pesar, acima de tudo, é a responsabilidade compartilhada entre todos e não somente entre um ou dois jogadores.

Contra o Peñarol, na última quarta-feira, basta ver que após Borja desperdiçar cobrança de pênalti, Tchê Tchê ter um gol salvo em cima da linha e William perder oportunidade clara, quem decidiu a partida foi Fabiano, lateral-direito, que marcou o gol que garantiu o título brasileiro ao Palmeiras em 2016, na vitória sobre a Chapecoense.



MaisRecentes

No Brasileirão, Corinthians se dá melhor quando não tem vantagem na posse de bola



Continue Lendo

Aproveitamento do Corinthians na temporada 2017 seria Top 10 na elite da Europa



Continue Lendo

Corinthians é o time que menos (e melhor) utiliza jogadores no Brasileirão-2017



Continue Lendo