São Paulo tem menos de 50% de aproveitamento em 2016 e vê que nem tudo é Libertadores



Derrota para o Atlético-PR foi a 12ª do São Paulo nesta temporada (Foto: Alan Morici/Lancepress!)

Derrota para o Atlético-PR foi a 12ª do São Paulo nesta temporada (Foto: Alan Morici/Lancepress!)

Sem dúvidas o nosso campeonato nacional é um dos mais equilibrados do mundo e neste ano não tem sido diferente. O nível pode não ser dos melhores, mas todos sabem que a diferença entre os times é muito pequena. Por isso, a regularidade nesse tipo de competição é crucial para uma boa colocação.

Diferente das competições disputadas com mata-mata, em que os times podem tropeçar e mesmo assim chegar longe, os pontos corridos não permitem tantas oscilações. Dessa forma, para aqueles que fizeram uma temporada aos trancos e barrancos, é preciso que comecem a ficar atentos para as consequências.

Um desses casos e, talvez, o mais emblemático, é o do São Paulo. Único brasileiro nas semifinais da Copa Libertadores, evoluiu ao longo dos últimos meses e conseguiu alcançar alguns objetivos, porém o retrospecto registrado até aqui não é nem de perto parecido com o de uma potência no futebol continental.

O que mais chama a atenção é o número de derrotas na temporada. São 12 em 35 jogos oficiais, é o segundo time que mais perdeu entre os participantes da Série A do Brasileirão. Somente o Sport, com 14 derrotas, teve mais infortúnios em 2016. Veja na lista:

Ranking mostra o número de derrotas de cada equipe da Série A do Brasileirão-16

Ranking mostra o número de derrotas das equipes da Série A do Brasileirão em 2016

Completando os números, são também 14 vitórias e 9 empates, ou seja, o Tricolor não venceu 60% das partidas que disputou neste ano. Algo que não o colocaria entre os postulantes ao título ou a uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Mas não para por aí. O São Paulo conquistou apenas 49% dos pontos que disputou até o momento. Outra vez, em comparação com seus concorrentes da Série A, é o segundo pior aproveitamento, tendo vantagem apenas sobre o Sport, que foi aos 43% após derrota para o Coritiba e se igualando ao América-MG.

Lista mostra o aproveitamento de cada time da Série do Brasileirão em 2016

Lista mostra o aproveitamento de cada time da Série A do Brasileirão em 2016

Como dito anteriormente, não há demérito na campanha são-paulina, pelo contrário. Bauza e seus comandados souberam jogar o torneio continental com o regulamento debaixo do braço, ganhando em casa, empatando ou perdendo fora. Foi essa tática que também influenciou a confecção dos dados esmiuçados acima.

A diferença é que no Brasileirão a concorrência é com outras 19 equipes. Se ficar nesse esquema de vencer uma e perder outra, é bem possível que um ou mais times tenham emplacado uma sequência de vitórias que já dará vantagem na tabela e a recuperação fica cada vez mais difícil.

Ser derrotado de virada, em casa, para o Atlético-PR, pode não ser uma tragédia, mas é mais uma pedra no caminho que impede que o time chegue perto dos líderes novamente.

Fica claro que a Libertadores é a prioridade do São Paulo em 2016, porém ainda há o Campeonato Brasileiro para disputar, se o caminho não for endireitado, a aposta pode ser alta demais e o saldo negativo tende a ser cobrado na temporada 2017.



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo