São Paulo é o mais ‘eliminado’ e o único sem título entre os 12 grandes desde 2013



São Paulo sofreu 19 eliminações desde 2013, ano seguinte ao de seu último título (Foto: Diego Lima/AFP)

O São Paulo tem passado por um início de temporada bastante complicado, com eliminação da Copa Libertadores e campanha ruim no estadual, mas esse roteiro não é exclusividade de 2019, já que essa má fase já vem de um bom tempo, pelo menos desde o seu último título, na Copa Sul-Americana de 2012. De lá pra cá, o Tricolor acumula fracassos e não conseguiu levantar taças. Não é à toa que lidera o ranking de eliminações entre os 12 maiores* clubes do país e é o único da lista que está sem conquistas no período.

Esse levantamento feito pelo blog considera apenas competições oficiais com mata-mata, como estaduais, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Copa Libertadores, Primeira Liga, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e Mundial de Clubes. Vale destacar também que são contabilizadas as eliminações até as semifinais, enquanto as finais são listadas de forma separada.

Outro ponto a ser observado é que o Campeonato Carioca é dividido entre Taça Guanabara e Taça Rio que, em boa parte das edições do período, tiveram finais próprias, além daquela que decide o título estadual. O mesmo ocorreu no Campeonato Gaúcho de 2013, com a Taça Piratini e a Taça Farroupilha. Como são decisões, entram na conta das conquistas.

O São Paulo disputou 43 confrontos de mata-mata, de uma ou duas partidas, desde 2013 e foi eliminado em 19, ou seja, 44% do total. Isso lhe dá a liderança do ranking de eliminações, à frente do Fluminense, que caiu em 17 dos 45 duelos, e do Flamengo, que amargou 15 fracassos em 41 tentativas.

Já no ranking de finais e conquistas o Tricolor paulista é o último colocado. Foram apenas duas no período, ambas em 2013: Recopa Sul-Americana, perdida para o Corinthians, e Copa Suruga, quando foi derrotado pelo Kashima Antlers, do Japão. O Atlético-MG, por sua vez, disputou 11 decisões e venceu seis: Copa Libertadores-2013, Recopa Sul-Americana-2014, Copa do Brasil-2014 e três estaduais (2013, 2015 e 2017).

Confira os números citados acima na galeria abaixo:

* Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco



MaisRecentes

É possível admirar o estilo Fernando Diniz no São Paulo sem ser um Dinizete fanático



Continue Lendo

Corinthians vai de ‘melhor técnico do Brasil’ ao alto risco de eliminação no Paulista



Continue Lendo

Empolgação ou desonestidade? Estreia no Paulista pareceu rodada da Premier League



Continue Lendo