São Paulo é o mais ‘eliminado’ e o único sem título entre os 12 grandes desde 2013



São Paulo sofreu 19 eliminações desde 2013, ano seguinte ao de seu último título (Foto: Diego Lima/AFP)

O São Paulo tem passado por um início de temporada bastante complicado, com eliminação da Copa Libertadores e campanha ruim no estadual, mas esse roteiro não é exclusividade de 2019, já que essa má fase já vem de um bom tempo, pelo menos desde o seu último título, na Copa Sul-Americana de 2012. De lá pra cá, o Tricolor acumula fracassos e não conseguiu levantar taças. Não é à toa que lidera o ranking de eliminações entre os 12 maiores* clubes do país e é o único da lista que está sem conquistas no período.

Esse levantamento feito pelo blog considera apenas competições oficiais com mata-mata, como estaduais, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Copa Libertadores, Primeira Liga, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e Mundial de Clubes. Vale destacar também que são contabilizadas as eliminações até as semifinais, enquanto as finais são listadas de forma separada.

Outro ponto a ser observado é que o Campeonato Carioca é dividido entre Taça Guanabara e Taça Rio que, em boa parte das edições do período, tiveram finais próprias, além daquela que decide o título estadual. O mesmo ocorreu no Campeonato Gaúcho de 2013, com a Taça Piratini e a Taça Farroupilha. Como são decisões, entram na conta das conquistas.

O São Paulo disputou 43 confrontos de mata-mata, de uma ou duas partidas, desde 2013 e foi eliminado em 19, ou seja, 44% do total. Isso lhe dá a liderança do ranking de eliminações, à frente do Fluminense, que caiu em 17 dos 45 duelos, e do Flamengo, que amargou 15 fracassos em 41 tentativas.

Já no ranking de finais e conquistas o Tricolor paulista é o último colocado. Foram apenas duas no período, ambas em 2013: Recopa Sul-Americana, perdida para o Corinthians, e Copa Suruga, quando foi derrotado pelo Kashima Antlers, do Japão. O Atlético-MG, por sua vez, disputou 11 decisões e venceu seis: Copa Libertadores-2013, Recopa Sul-Americana-2014, Copa do Brasil-2014 e três estaduais (2013, 2015 e 2017).

Confira os números citados acima na galeria abaixo:

* Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco



MaisRecentes

Venha sem preconceitos, pois precisamos falar da fase de Felipe Melo no Palmeiras



Continue Lendo

No futebol nossa torcida é mais contra ou a favor? Até que ponto a paixão nos cega?



Continue Lendo

Mesmo sem estar com a barriga cheia, Palmeiras parece não ter fome em 2019



Continue Lendo