São Paulo e Atlético-GO são as piores defesas do ano e Timão sobra na liderança: veja ranking



19º São Paulo - 34,72% de aproveitamento (Foto: Marcello Fim/Raw Image)

São Paulo e Atlético-GO ostentam as piores defesas da temporada entre os clubes de Série A (Foto: Marcello Fim/Raw Image)

Alguns torcedores podem até ter se empolgado com a virada do São Paulo sobre o Botafogo no último sábado, mas os mais conscientes e menos iludidos devem ter se preocupado com o número de gols que o time sofreu. Renan Ribeiro viu sua rede balançada três vezes, o que forçou o seu ataque a buscar o resultado positivo e anotar quatro tentos.

Mas não é de hoje que a defesa são-paulina é um problema. Desde o começo da temporada, quando a equipe ainda era (mal) treinada por Rogério Ceni, os números se mostravam absurdos, chegando a ter o setor defensivo mais vazado entre aqueles que disputam a Série A. Atualmente, o Atlético-GO, lanterna do Brasileirão, passou a ter esse status, porém com uma diferença muito pequena para o Tricolor paulista. (Confira ranking na galeria abaixo)

Embora para os olhos mais racionais ter uma defesa com números semelhantes ao do último colocado do campeonato nacional não seja normal, para muitos outros a má fase já está contornada e o título se aproxima.  Não surpreende, são os mesmo que se encantavam com o time de Ceni e demoraram quase um semestre para cair na real. Há muito a ser feito.

Isso não acontece com o Corinthians, líder invicto do Brasileirão. Os motivos dessa liderança não são poucos, mas um deles chama a atenção e escancara a diferença para os demais adversários: a defesa impecável. O Timão é também o primeiro colocado no ranking de média de gols sofridos entre os clubes que disputam a Série A.

Os números do setor defensivo corintiano são tão bons que a média é de um gol sofrido a cada dois jogos. Um time que não é vazado, dificilmente é batido, e esse é o espírito de Fábio Carille e seus comandados desde o início de 2017. Tudo isso dá confiança ao grupo e aos torcedores, que podem sim se apoiar no favoritismo para ganhar o Brasileirão. Como uma organização tão sólida, é difícil pensar que haverá alguma mudança drástica daqui até as últimas rodadas.

Veja o ranking de média de gols sofridos na galeria abaixo:



MaisRecentes

PSG, City e mais dez clubes da elite europeia chegaram aos cem gols na temporada; veja lista



Continue Lendo

Debate pobre, ignorância rica: por que demonizamos o alto investimento no futebol?



Continue Lendo

Neymar e Firmino lideram artilharia brasileira na elite da Europa; veja ranking



Continue Lendo