Santos tem o segundo pior aproveitamento da temporada; Cruzeiro e Flamengo lideram ranking



Santos está há três jogos sem vencer na temporada. Início é o pior desde 2012 (Foto: Guilherme Dionizio/Photo Press)

Santos teve o melhor aproveitamento da temporada passada e neste ano está entre os piores (Foto: Guilherme Dionizio/Photo Press)

Apesar de ainda ser início de temporada e a base de comparação seja pequena para determinar qualquer coisa, é possível analisar o momento de cada um dos clubes que estarão na disputa da Série A do Brasileirão neste ano. Dentro desse contexto, chama a atenção o aproveitamento do Santos, time que foi, com certa vantagem, o mais regular de 2016.

O Peixe até aqui entrou em campo em oito jogos oficiais, venceu três, empatou dois e perdeu três, resultando em um aproveitamento de 45,8% dos pontos disputados, é o segundo pior entre os 20 times da Série A, empatado com o Coritiba e apenas à frente do Atlético-PR, com 42,4%.  Os santistas passam por um período de oscilação que nem um pouco se parece com a regularidade apresentada no ano passado. (Confira no ranking na galeria abaixo)

Em 2016, a equipe de Dorival Junior teve o melhor aproveitamento da temporada com 65,1%, após 38 vitórias, 15 empates e 13 derrotas. O Palmeiras, segundo lugar naquele ranking, terminou sua participação no ano com 61,5% dos pontos disputados. (Veja ranking na galeria abaixo)

Um dos motivos do desempenho ruim do Santos é o retrospecto como mandante nesta temporada. Até o momento foram duas vitórias e duas derrotas, apenas 50% de aproveitamento, o segundo pior em comparação com os times da elite do Brasileirão. Vale lembrar que em 2016 os santistas perderam somente duas partidas como mandante (Observe a lista completa na galeria abaixo). Já como visitante, atualmente, o Peixe ostenta a quarta pior campanha.

No topo do ranking está o Cruzeiro, com dez vitórias e um empate, 93,9% dos pontos disputados. O time de Mano Menezes venceu todos os seus jogos como mandante e só empatou com o URT em 1 a 1, fora de casa. Atrás da Raposa está o Flamengo, que venceu oito e empatou duas, resultando em um aproveitamento de 87,9%. Os dois são os únicos clubes da Série A que ainda estão invictos em jogos oficiais.

O Corinthians, considerado a quarta força entre os clubes de São Paulo, aparece com o terceiro melhor aproveitamento da Série A, conquistando 83,3% dos pontos que disputa. O Timão só foi vazado em duas oportunidades, na derrota (única) para o Santo André, no Paulistão, e na vitória por 3 a 2 sobre o Mirassol, também pelo estadual.

Veja na galeria os rankings citados acima:

IMPORTANTE: São contabilizados apenas os jogos oficiais da temporada!!!



MaisRecentes

Mais de 30% das partidas dos clubes de Série A tiveram prejuízo com bilheteria



Continue Lendo

Coutinho faz sua temporada mais artilheira e fica entre os brasileiros com mais gols



Continue Lendo

Corinthians é o primeiro clube a liderar o Brasileirão em cinco edições consecutivas



Continue Lendo